XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD
Tema Geral: Estudos organizacionais, Democracia e Participação Social
ISSN Principal: 2177-2371 versão online
Evento On-line, 26 e 27 de maio de 2022
O XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD – EnEO 2022 será realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2022, no formato on-line, sob promoção da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD e de responsabilidade da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais – EOR. A temática do evento será “Estudos Organizacionais, Democracia e Participação Social”.
O EnEO é um espaço de discussão de temas científicos no âmbito da Divisão. Esta Chamada de Trabalhos é um convite aos pesquisadores e professores de quaisquer instituições do país e do exterior. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento da área de estudos organizacionais, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, observando, preferencialmente, os Temas de Interesse da divisão.
CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia) - (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Charles Kirschbaum (Prog de Mestr Prof em Admin / Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa)
Josiane Silva de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás) - (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Marina Dantas de Figueiredo (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Ana Silvia Rocha Ipiranga:
Luiz Alex Silva Saraiva: (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
As cidades, enquanto uma junção de estruturas físicas espaciais, regras e direitos, atores, redes e saberes, culturas e diferenças, design e tecnologias, têm se apresentado de modo cada vez mais profícuo no campo dos Estudos Organizacionais, ampliando a sólida produção acadêmica interdisciplinar sobre o espaço urbano. No âmbito desta proposta, e dando continuidade ao tema de interesse dos anos anteriores, destacamos alguns aspectos associados à relação entre Cidade e Estudos Organizacionais: a perspectiva histórica, que situa os meandros da reflexão sobre o tempo na construção de espaços urbanos de história e memória; a perspectiva econômica, na qual se destacam a gestão e a criatividade como aspectos centrais; a perspectiva das margens que abriga múltiplos feixes associados a saberes e existências produzidos à margem do hegemônico; e, por fim, os processos relacionados a organização de territórios educativos na construção de cidades educadoras e inclusivas. Convidamos pesquisadores a submeterem artigos empíricos e ou teórico-conceituais para este tema de interesse a partir de diferentes posicionamentos epistemológicos e metodológicos que tenham como eixos as Cidades e os Estudos Organizacionais nos seguintes temas e tópicos, não exaustivos do tema:
Ana Flávia Rezende: (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Josiane Barbosa Gouvêa:
Juliana Cristina Teixeira: (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGAdm / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
Este tema visa discutir desigualdades sociais produzidas no mundo do trabalho e nas organizações, bem como os privilégios dos grupos tidos como hegemônicos, considerando principalmente os seguintes eixos de opressão e exploração: raça e etnia, gênero, sexualidade e classe social. Privilegiamos estudos que partam de uma perspectiva interseccional, considerando não só como as diferenças constituem-se em desigualdades, mas também como se articulam no trabalho e nas organizações, gerando mecanismos de exclusão, discriminação e privilégios. Tais discussões têm ganhado destaque acadêmico e político, dada a crescente preocupação com a construção de um ambiente de trabalho, gestão e de organizações democráticas e inclusivas. Ressaltamos o interesse por pesquisas que evidenciem relações e dinâmicas de poder, enfatizando a dimensão política das diferenças em termos ideológicos, sócio-históricos e culturais. A visão de trabalho adotada inclui discussões relacionadas ao mundo do trabalho produtivo e reprodutivo, às organizações, à gestão e à administração pública e privada. No mesmo sentido, a concepção de organização inclui organizações públicas e privadas, não governamentais, associações, movimentos sociais, entre outras múltiplas dimensões organizativas da vida social. Convidamos estudos que abordem como as desigualdades sociais têm sido construídas e reproduzidas no trabalho, enfocando tanto grupos historicamente constituídos como subalternos (mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBT, pessoas com deficiência, etc.), quanto aqueles que ocupam lugares de privilégio (masculinidades, branquidades, etc.). Esse debate inclui análises sobre desigualdades no mercado de trabalho em nível nacional e/ou internacional; atuação de movimentos sociais e experiências organizacionais sobre os modos como as diferenças e desigualdades são vividas no trabalho, assim como sobre práticas de gestão direcionadas ao enfrentamento desse cenário. Destacamos, ainda, o interesse por trabalhos sobre as variadas perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas, a exemplo de debates decoloniais e afrocentrados, incursões sobre novas agendas de pesquisa, ou outros eixos marcadores de diferenças não explicitados nesta proposta.
Amon Barros: (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Denise Franca Barros: (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Fernanda Tarabal Lopes: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) - (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
A partir de uma abordagem histórico-temporal, o tema explora as relações políticas, econômicas e psicossociais estabelecidas entre sujeitos, organizações e sociedades. Convidamos trabalhos que investiguem administração e organizações a partir de quaisquer paradigmas epistemológicos ou ontológicos. Entendemos as organizações de forma ampliada, contemplando empresas, mas também movimentos sociais, o cotidiano do trabalho, organizações familiares, ou educacionais.
Destacamos a experiência das pessoas e organizações no tempo e as representações dos sujeitos sobre a história, incluindo sua história de vida. Também esperamos textos utilizando métodos biográficos ou história de vida em suas abordagens. Trata-se do registro de memórias individuais e coletivas, de experiências e trajetórias resgatadas para transformação, emancipação e visibilização de coletividades e sujeitos.
São bem-vindos, ainda, o resgate de clássicos do pensamento social brasileiro e temas estruturantes da realidade país. Também aguardamos trabalhos investigando conceitos caros à história ou à memória. Igualmente para teorias psicossociológicas, dentre outras vertentes, que versem sobre biografias, história e história de vida.
São bem-vindos estudos que:
- Analisem como fontes e arquivos históricos contribuem para entender fenômenos organizacionais e sua articulação com o social e o político;
- Estimulem debates sobre a pesquisa histórica em administração e estudos organizacionais;
- Discutam os usos do passado nos estudos organizacionais e investiguem como as organizações criam e gerem seus acervos e arquivos documentais, construindo significados a partir de disputas entre memórias oficiais e memórias silenciadas;
- Sejam baseados em fontes tais como arquivos públicos, privados e/ou empresariais, jornais de época; filmes; documentários;
- Utilizem as abordagens teórico-metodológicas de História de Vida e/ou História Oral, nas quais se destacam: a centralidade no sujeito e em sua experiência vivida, importância da oralidade;
- Resgatem as relações entre políticas públicas
Fabio Vizeu: (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
Samir Adamoglu de Oliveira: (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFPB - Universidade Federal da Paraíba) - (IBEPES / Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES)
ARISTON AZEVEDO: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
O tema é voltado para o aprofundamento teórico-metodológico que contribua com a compreensão da relação entre as organizações e a subjetividade situada no imbrincamento entre a cultura/tradição, a linguagem e a mudança social. Partimos do pressuposto ontológico de que a realidade humana é construída socialmente e condicionada pela prática, especialmente aquela mediada pela interação linguística. Isto implica em se adotar o ponto de vista epistemológico de matrizes teóricas interpretativas, históricas e dialógicas, de onde decorrem a adoção de métodos qualitativos de base hermenêutica e crítica. Neste sentido, é preciso destacar a noção ampla de linguagem, vista sob a perspectiva da filosofia da linguagem e onde se destaca o aspecto comunicativo da ontologia sócio-linguística. Por isso mesmo, assume-se uma abordagem muito próxima da corrente de pesquisa denominada por “Communication Constitutes Organization”.
Tendo sido posto as premissas onto-epistemológicas do tema de interesse, abre-se espaço para trabalhos sensíveis a questões sociais contemporâneas sob três prismas: i) a perspectiva de mudança e emancipação; ii) o pressuposto da linguagem como articulador do social e do momento histórico, seja na construção de processos de dominação, seja na ideação de possibilidades de superação; e iii) a prática administrativa e organizacional como uma prática retórica.
Outro ponto de destaque para esse tema são as temáticas sociais denominadas como ‘grand challenges’ ou ‘wicked problems’, reconhendo a necessidade de implicação do campo científico-acadêmico da administração e organizações na construção de caminhos possíveis de superação e articulação na mudança social. Alguns temas que podem ser relacionados a esse ponto são a questão das fake News, a articulação/organização da sociedade civil pelos mecanismos digitais de comunicação social, a criação de departamentos e organizações especializados em discurso para a emancipação de minorias e o combate as diferentes formas de intolerância, entre outros assuntos.
Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna: (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Francis Kanashiro Meneghetti: (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr Acadêmico em Admin/PPGA / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) - (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
As inovações tecnológicas, enquanto ferramentas do neoliberalismo, têm produzido uma nova ordem econômica e social baseada em práticas veladas de extração, predição e vendas de dados. Essa exploração dos dados permite a maximização do lucro das organizações e potencializa a expropriação de direitos e de captura das experiências humanas, resultando em um discurso de solucionismo neutro tecnológico, indispensável para o crescimento e a produtividade das organizações. Essa racionalidade tecnológica tem permitido a reconfiguração das relações laborais e desarticulação dos trabalhadores, bem como o controle das ações e disputa de poder por meio de aplicativos de serviços, mídias sociais e gestão algorítmica.
Nesse sentido, esse fenômeno apresenta como efeito colateral: a acentuação da (re)produção de desigualdade, exclusão e discriminação social. Problematizar a ética das tecnologias digitais, desvelando suas predisposições de (re)produzir privilégios e os seus compromissos de manutenção de lógicas hegemônicas, torna-se uma agenda necessária e que contribui para a discussão da discriminação por gênero, raça, entre outras importantes questões denunciadas nas relações sociais.
A chamada pretende reunir abordagens e métodos plurais, e almeja instigar o desenvolvimento de pesquisas sobre o mundo digitalizado e os estudos organizacionais, focando nas assimetrias de poder entre usuários, trabalhadores, plataformas digitais, tal como, o papel do Estado na mediação e controle dessas relações.
Para isso, são propostas seis temáticas principais:
1)Capitalismo de vigilância, colonialismo de dados e mediação algorítmica;
2)Trabalho digitalizado, cultura de vigilância e gestão por algoritmo;
3) Digitalização como ferramenta de desigualdade, exclusão e discriminação (posições sociais, raciais, de gênero entre outras);
4)Poder e tecnorresistência;
5) Mídias Sociais e identidade;
6) A relação entre a digitalização e os contextos atípicos, como as consequências da pandemia da COVID-19, e suas repercussões nas e pelas tecnologias digitais.
Manolita Correia Lima: (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA / ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Fernanda Geremias Leal: (Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Ivor Prolo: (PROFNIT - PF Cuiabá (UFMT) / UNEMAT)
Desde sua gênese, as universidades estão submetidas a processos de transformação e a movimentos que colocam suas razões de ser em xeque. Os esforços para justificar sua relevância têm exigido capacidade de reconfiguração, preservando as responsabilidades originais e sugerindo novos desafios. Contudo, a historiografia da universidade permite afirmar que suas transformações nunca foram capazes de satisfazer plenamente às expectativas sociais. Frente à centralidade de uma instituição cujos compromissos ultrapassam os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se fomentar o debate sobre a universidade, sobretudo a pública. Nesse sentido, espera-se receber textos nestes tópicos: educação superior como direito humano universal; autonomia e liberdade acadêmica; limites éticos e políticos da universidade; gestão universitária contemporânea; formas de proteção contra a universidade mercantilista, corporativista e negacionista; questões emergentes sobre internacionalização, ranqueamentos e suas implicações; limitações orçamentárias e padrões de excelência de produção e difusão de conhecimento; responsabilidades quanto à inclusão social e à redução de desigualdades; disfuncionalidades e zonas de obsolência; interdisciplinaridade; relação entre educação e formação cidadã e a democratização do acesso aliada aos desafios da permanência discente; responsabilidades dos servidores técnico-administrativos em educação na gestão universitária e em atividades-fim, notadamente na pesquisa e na extensão; bem como aprendizado a partir das arquiteturas universitárias e os novos arranjos institucionais criados a partir do REUNI. Espera-se que os textos favoreçam o entendimento de caminhos deliberados e/ou emergentes para a rede de instituições de ensino superior em tempos de demandas crescentes, de escassez de meios e de incertezas – potencializadas por novas relações sociais, tecnologias de produção e comunicação e restrições sanitárias pós-pandemia. Nesse sentido, priorizam-se estudos sobre o âmbito público da educação, traduzido em projetos universitários arrojados e socialmente relevantes, suportados por abordagens teórico-metodológicas críticas e propositivas, voltadas à tríade ensino, pesquisa e extensão, mas, também, à gestão universitária.
Romulo Carvalho Cristaldo: (Profiap - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) - (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAD / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Elcio Gustavo Benini: (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAD / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) - (Mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
THIAGO CHAGAS SILVA SANTOS:
Historicamente, a análise de organizações tem como perspectiva a compreensão desse processo social a partir de suas dinâmicas idiossincráticas, da cooperação ao conflito, das relações internas à integração externa, desde a coletividade organizacional ao indivíduo. Sem deixar de reconhecer a riqueza dessas abordagens, corre concomitante uma cada vez mais fecunda literatura que procura integrar a análise das organizações à compreensão de como estas se relacionam com estruturas, instituições e outros processos sociais em um largo escopo marcro, por assim dizer.
Destacam-se, nessa seara, os estudos econômicos das formas de organização, desde as perspectivas neoclássicas (Barney & Hesterly, 1996), até as perspectivas críticas, como a teoria francesa da regulação (Boyer, 1990), neocorporatismo (Oliveira, 2004), a economia das convenções (Erber, 2011), sociologia econômica (Smelser & Swedberg, 2005), economia política internacional (Cohen, 2014), análise de sistema-mundo (Hopkins & Wallerstein, 1982), entre outras. Se a abordagem neoclássica engendra análises micro/meso-organizacionais, as perspectivas críticas, por outro lado, convergem em dois sentidos: o estudo da macro-integração de organizações ao capitalismo e os aspectos macro-gestoriais do modo de produção, em nível local, nacional, regional ou global.
Esta proposta temática tem por objetivo reunir trabalhos e resultados de investigação cujas modalidades de análise organizacional que (i) se fundamentem em base econômica e macrogerencial, (ii) a partir de perspectivas crítico-reflexivas, (iii) considerando as interfaces de integração entre as organizações e a sociedade. Por conseguinte, podem ser elencadas os seguintes temas de interesse:
Cada uma dessas linhas pode ser desdobrada em diferentes subtemas. São bem-vindos desde trabalhos de aprofundamento teórico, como trabalhos empíricos que problematizem as perspectivas aqui listadas.
Ana Paula Paes de Paula: (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Maurício Roque Serva de Oliveira: (Programa de Pós-Gradução em Administração / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
O ambiente acadêmico nacional já assimilou a necessidade da reflexão sobre a produção do conhecimento científico a respeito das organizações e da prática administrativa. A epistemologia está inserida como disciplina específica, ou como tópico particular de discussão na maioria das grades curriculares dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Epistemologia também é tema central de eventos científicos, como no caso do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, e diversas vezes já recebeu, por parte de periódicos da área, edições inteiramente dedicadas à sua discussão. No âmbito da ANPAD, o Tema foi criado em 2009, na Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EPQ), e, em 2010, na Divisão de Estudos Organizacionais (EOR). Enquanto estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos, a epistemologia ocupa um lugar importantíssimo para o exame crítico de nosso próprio produzir ciências e saberes, auxiliando-nos, desta forma, na tomada de consciência crítica de nossa prática cotidiana.
Para a Divisão EOR, a proposta é que o tema seja dedicado à epistemologia nos estudos organizacionais e busque focalizar a reflexão sobre a produção de saberes e conhecimento científico dos fenômenos organizacionais e administrativos, como também discutir as condições sociais de produção desse conhecimento, sempre com o intuito de promover diálogos entre epistemologias e disciplinas. Com esses objetivos, o tema contempla as diversas abordagens epistêmicas (positivismo, funcionalismo, estruturalismo, institucionalismo, interpretativismo, teoria crítica, marxismo, pragmatismo, pós-estruturalismo, realismo crítico, pós-crítica, entre outras), a partir de contribuições de disciplinas como administração, sociologia, antropologia, filosofia, história, semiótica e psicanálise. Ontologia e metodologia podem ser abordadas, mas a partir da articulação dessas com as epistemologias, construindo-se princípios, argumentos, hipóteses, procedimentos, resultados, interpretações e práticas para analisar criticamente as diversas abordagens ou correntes epistemológicas.
Alexandre de Pádua Carrieri: (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Elisa Yoshie Ichikawa: (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Luciano Mendes: (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo) - (Ecologia Aplicada / USP - Universidade de São Paulo)
O presente grupo de trabalho objetiva fomentar, visibilizar e articular pesquisas sobre práticas organizativas que rompem, desestabilizam ou abrem brechas e fissuras às lógicas de trabalho neoliberal, principalmente aquelas referentes ao universo do que é dito “popular”: negócios, comércio, artes, festas, economias informais, coisas do povo invisibilizadas que, de alguma forma, resistem ao sistema mundo globalizado.
Propomos fomentar a reflexão sobre os processos de produção e de organização de diferentes espaços, saberes e poderes: a casa, a rua, a cidade, grupos, organizações populares. O olhar se volta para os outros modos de existir e organizar que frequentemente são ignorados ou ativamente invisibilizados dentro de um mainstream da administração e que constituem múltiplas possiblidades de romper com pensamentos e práticas totalizantes na área.
Em um momento em que dispositivos e maquinários do poder buscam controlar e dar uma forma única à vida em meio a um capitalismo global, a resistência se intensifica justamente sobre a vida, na sobrevivência e criação de outros modos de ser e organizar que escapam, escorregam e invertem os jogos dados (FOUCAULT, 2017; LAZZARATO, 2014). Neste cenário, como indicado por Pelbart (2000, 2003, 2016), mapear outros modos de existir torna-se um projeto relevante, destacando multiplicidades que não permitem serem englobadas pelos maquinários totalizantes do poder. Na área de Estudos Organizacionais, outros modos de organizar que constantemente sobrevivem e se recriam num cotidiano formam um reservatório de saberes menores e potencialidades de superação de seu status quo.
Embasados por construções teóricas múltiplas, elaboradas por autores como Benjamin, Foucault, Deleuze, Guattari, De Certeau, Lazaratto, Negri, Didi-Huberman, Pelbart, entre outros, ressaltamos os conceitos de experiência, heterotopias, resistência, popular e fazer cotidiano para visibilizar práticas populares de resistência histórica (DIDI-HUBERMAN, 2011) que possibilitam modos de existência (PELBART, 2016) dissonantes aos modelos de negócio segundo o mainstream administrativo, baseados no trinômio avaliação,
Mário Sacomano Neto: (Engenharia de Produção / UFSCar)
Raphael Jonathas da Costa Lima: (Mestr Prof em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin - MPA/PPGA / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Maurício Reinert do Nascimento: (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Diferentes mercados e seus processos, tais como competição, cooperação, risco, avaliação e valoração, impactam as organizações, suas estratégias, estruturas e governança. Poder, política, moralidade, as leis e interesses também são aspectos relevantes para a compreensão da construção de mercados e de como as organizações nele se relacionam. Além disso, a diversidade institucional é influenciada fortemente por agentes econômicos. Tomando esses fenômenos em consideração, a Sociologia Econômica é uma das áreas que mais tem contribuído e ainda apresenta grande potencial para estimular novas teorizações no campo de Estudos Organizacionais. Esse ramo da sociologia tem ampliado o entendimento da ação econômica, principalmente ao transpor os pressupostos racionalistas da Teoria Econômica Tradicional e privilegiar aspectos culturais, sociais, cognitivos e políticos na dinâmica dos mercados e das organizações. Entendemos que o caráter distintivo da Sociologia Econômica, entre tantas outras teorias em Estudos Organizacionais, é a concepção de ação econômica imersa (embedded) socialmente e a sua relação com mercados, organizações e instituições. Portanto, tendo como objetivo o aprofundamento do conhecimento na área de Estudos Organizacionais acerca da relação entre Mercados, Organizações e Instituições, destacamos que são bem-vindos nesse tema trabalhos teórico-empíricos e ensaios de várias perspectivas teóricas, tais como: Sociologia Econômica, Sociologia dos Mercados, Economia Política, Socio-Economia, Nova Economia Institucional, Teoria Institucional, Análise Institucional Comparativa, Teoria dos Campos, Análise de Redes Sociais e Ciência Política. O tema está aberto a trabalhos de natureza tanto qualitativa quanto quantitativa.
Letícia Dias Fantinel: (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGAdm / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
Fábio Freitas Schilling Marquesan: (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
YUNA SOUZA DOS REIS DA FONTOURA: (Mest Executivo em Gestão Empresarial / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
A COP26 - onde se discutiu o Relatório do IPCC sobre Mudanças Climáticas - levantou um alerta sobre a urgência de cortes sustentados nas emissões de gases de efeito estufa e a necessidade de se agir “glocalmente” para, pelo menos, mitigar (e se adaptar a) os efeitos negativos do Antropoceno. Alguns autores argumentam que o termo “Antropoceno” poderia ser um “Capitaloceno” (Moore, 2016) ou um “Econoceno” (Norgaard, 2013), um “Tecnoceno” (Hornborg, 2015) ou mesmo um “Plutoceno” (Glikson, 2017), entre outros, para representar as desigualdades inerentes ao capitalismo global, em que a exploração da natureza e as emissões de gases de efeito estufa são “justificáveis” para o benefício de poucos (Ergene et al., 2020). Extinções, ecocídios, desastres, crises climáticas e de saúde, entre outros, são fenômenos profundamente relacionados às estruturas de dominação e exploração que se desdobram em práticas organizacionais marcadas pelo excepcionalismo humano, individualismo, desigualdade e racismo ambiental. Também argumentamos que as organizações (o organizar, a ação humana organizada) são grandes agentes de destruição da natureza (Banerjee, 2008; Shrivastava, 1994) e pouco tem sido feito em termos de mudanças realmente efetivas na forma como as práticas organizacionais são engendradas. O mesmo vale para as teorizações sobre isso (Kallio; Nordberg, 2006; Cunha et al., 2008; Banerjee, 2011; Heikkurinen et al., 2016; Jermier; Forbes, 2016; Ergene; Calás; Smircich, 2018). Dito isso, já que somos convidados a “seguir com o incômodo” (Haraway, 2016) colocado pelo Antropoceno, convocamos artigos que reflitam criticamente sobre o papel dos diferentes atores (humanos, não humanos e coletivos multiespécies) na crise climática; (in)segurança alimentar, hídrica e energética; formas alternativas de organização, resiliência, resistência e (re)existência; políticas ambientais; teorias críticas de RSC e sustentabilidade corporativa; bem como artigos que encorajem o uso de metodologias e epistemologias não convencionais para empoderar vozes e realidades silenciadas na sociedade, especialmente do Sul.
Aline Lourenço de Oliveira: (Programa de pós-graduação de gestão pública e sociedade / Universidade Federal de Alfenas)
Fernanda Mitsue Soares Onuma: (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) / UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas/MG)
Júlia Moretto Amâncio: (Programa de Pós Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
A presente proposta temática tem por objetivo desmistificar, no âmbito dos Estudos Organizacionais, o trabalho como restrito à esfera dita “produtiva”, apontando ainda para o potencial de contribuição da teoria sobre a reprodução social para a compreensão materialista, feminista, antirracista e decolonial das mudanças organizacionais, educacionais e sociais em curso no contexto do neoliberalismo contemporâneo. Neste tema, busca-se conferir visibilidade ao trabalho desvalorizado considerado “feminino”, nos termos de Jules Falquet, realizado por mulheres empobrecidas, racializadas e proletarizadas que, ao redor do globo, exercem as atividades mal (ou não) remuneradas do trabalho reprodutivo. Este, também chamado de “trabalho doméstico” é um conjunto de atividades de natureza física, emocional e sexual por meio do qual mulheres garantem a existência e manutenção do capitalismo pela via da reprodução social. Silvia Federici compreende a reprodução social em duplo sentido: pela reprodução da mão-de-obra explorada, via nascimento, sustento e educação de crianças que comporão o futuro proletariado, bem como pelos trabalhos realizados (principalmente) por mulheres nos lares, garantindo que a classe trabalhadora (sobretudo, os homens) esteja apta a retornar à exploração capitalista do dia seguinte. Desta forma, a reprodução social consiste na base material da cultura do patriarcado. Como Heleieth Saffioti explica, descarta-se a cultura patriarcal como fonte última de explicação da discriminação de mulheres no capitalismo. A partir da teoria unitária, como explica Cinzia Arruzza, compreende-se as relações geradoras de opressões de gênero, classe e raça como elementos integrantes da sociedade capitalista que, ao longo de processos históricos, dissolveu formas de vida social precedentes a fim de atender às necessidades das classes dominantes em cada contexto. Em período de crise econômica mundial, em que a sanha especulativa neoliberal acentua os ditames ideológicos da austeridade fiscal e cortes orçamentários de políticas públicas essenciais à reprodução social, observa-se a plena compatibilidade entre liberalismo econômico e conservadorismo moral. O avanço mundial de discursos contrários às mulheres, à população negra, indígenas e à comunidade LGBTQIA+ servem de verniz ideológico para empurrar cada vez mais mulheres racializadas e empobrecidas ao trabalho doméstico mal (ou não) remunerado, respondendo à importância concreta do trabalho reprodutivo para os donos dos meios de produção, que deixou de ser financiado coletivamente via Estado por políticas sociais para ser assumido na (suposta) esfera privada do lar. O tema se propõe, nesse sentido, a fomentar e discutir trabalhos relacionados a questões como: romantização da maternidade, trabalho doméstico, controle reprodutivo, acesso e condições de permanência da mulher na escola, reforço a estereótipos de gênero, genocídio de populações indígenas e da juventude negra, avanço de práticas e discursos liberais colonizados, aumento do encarceramento em massa de pessoas (sobretudo, mulheres) racializadas e proletarizadas ao redor do globo e que configuram, portanto, críticas a instrumentos de gestão da pobreza usados para mascarar a necessidade no contexto neoliberal atual de se empurrar pessoas racializadas e proletarizadas (sobretudo, mulheres) ao trabalho reprodutivo compulsório e/ou ao cárcere, a fim de mascarar a face essencialmente predatória e discriminatória da ordem social.Felipe Fróes Couto: (PPGDEE - Programa de Pós-Graduação Profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial / UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) - (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Jussara Jessica Pereira: (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Caio Coelho: (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
O papel político-social desempenhado pelas organizações tem ganhado a atenção de autores nos estudos organizacionais com os temas de empreendedorismo (Battilana, Leca, & Boxenbaum, 2009), liderança (Yuan & Woodman, 2010) e direitos humanos (Barros, 2018). Já alguns trabalhos têm estudado a corrupção e a relação direta com o setor privado (Collins, Uhlenbruck, & Rodriguez, 2009; Chowdhury, Audretsch, & Belitski, 2015). Isso se dá em função de escândalos recentes de corrupção (Coelho & Barros, 2020), bem como crimes e desastres ambientais (Pereira, Barros & Rezende, 2020). Pesquisas recentes têm explorado a necessidade e o insucesso de políticas de governança corporativa, programas de integridade/compliance (Aldeguer et al. 2020; Couto & Carrieri, 2020; Zattoni & Cuomo, 2008) e responsabilidade social corporativa (Bansal, & Song, 2017). Ao mesmo tempo em que divulgam suas ações sociais, organizações ocultam atuações irresponsáveis e até mesmo ilícitas como corrupção, crimes corporativos, crimes ambientais e discriminação por gênero, raça e idade (Costa & Borin, 2018). Neste tema, são bem-vindas as pesquisas com diversas perspectivas de análises, bem como diferentes abordagens ontológicas, epistemológicas, metodológicas e teóricas que discutam sobre a função político-social das organizações. As pesquisas podem incluir, mas não se limitam aos seguintes temas: -O papel das organizações na promoção de Direitos Humanos ou na sua violação; -Ativismo político e estratégias de não-mercado (relações eleitorais-partidárias); -Ativismo político junto à sociedade (construções discursivas da imagem empresarial e disseminação de discursos de diversidade); -Transparência empresarial diante da sociedade em casos de escândalos; -RSC como discurso neoliberal e outras perspectivas críticas; -Abordagens teóricas, epistemológicas e metodológicas alternativas para se analisar a função política e social das organizações; -Envolvimento de organizações em viradas e momentos políticos históricos; -As organizações frente à sustentabilidade, ao meio ambiente e à sociedade; -Reflexões sobre eventos de irresponsabilidade corporativa; -Incentivo ao pensamento crítico sobre CSR e CPA.Painel - "A questão do Estado em Guerreiro Ramos"
Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). A trajetória intelectual do professor tem sido dedicada à conversa, ao estudo e à pesquisa sobre filosofia da Administração.
Painel - "A questão do Estado em Guerreiro Ramos"
Bacharel em História (2001), Mestre em Sociologia (2004), Doutor (2008-2012) e Pós-Doutor em História da África (2014-2016), todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) e consultor da UNESCO-Brasil para o Programa Brasil-África: histórias cruzadas (2011-2012). Trabalha atualmente com temáticas relativas ao Pan-africanismo, União Africana, Sul Global, Relações Étnico-Raciais e Teorias do Sul. É professor adjunto do Bacharelado em Ciências e Humanidades, do Bacharelado em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial, da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFABC (NEAB-UFABC). É autor dos livros "Guerreiro Ramos e o personalismo negro" (Paco, 2015) e "A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo" (Todavia, 2020), além de artigos especializados. Ganhador do Prêmio Jabuti em Ciências Sociais (2021), por "A razão africana" (2020).
O(A) participante poderá se inscrever nas seguintes categorias:
Autores com trabalhos aprovados: 12/04/2022 a 28/04/2022
Demais participantes: 12/04/2022 a 12/05/2022 23/05/2022
A confirmação da inscrição somente ocorrerá após a identificação do pagamento da taxa de inscrição ou envio da nota de empenho.
A inscrição como congressista dá o direito de (i) participar de sessões de apresentação de trabalhos; (ii) apresentar trabalho(s); (iii) debater trabalho(s), (iv) receber certificado(s); (v) participar de eventual entrega da premiação; e (vi) ter extensão da anuidade de sua associação individual da ANPAD por mais 12 meses (com exceção dos discentes com isenção e voluntários).
A inscrição como Ouvinte dá o direito de participar de algumas atividades selecionadas. Essa categoria de inscrição não permite assistir nem apresentar trabalhos, não confere certificado e não inclui anuidade da associação individual da ANPAD.
Mantendo os princípios estabelecidos na política de preços para eventos divisionais e EnANPAD para os anos de 2021, 2022 e 2023 e considerando os critérios de isenção propostos pelo Projeto ANPAD Inclusiva e descontos apresentamos os valores de taxa de inscrição para o EnEO 2022.
Tipo de Inscrição | Valores |
---|---|
Docente associado |
R$ 210,00 |
Acadêmico aposentado |
R$ 150,00 |
Discente associado |
R$ 90,00 |
Discente não associado |
R$ 150,00 |
Docente e profissional não associado |
R$ 300,00 |
Ouvinte |
R$ 45,00 |
Líder de Tema - Divisão EOR |
R$ 168,00 |
Discente voluntário |
isento |
Discente com isenção (baixa renda/étnico racial) |
isento |
Notas:
Caso queira solicitar cancelamento, favor observar as seguintes condições:
a) Enviar solicitação por escrito para o e-mail eventos@anpad.org.br até o dia 19 de maio de 2022.
b) O reembolsado será de 80% do valor da taxa de inscrição.
c) O reembolso ocorrerá, por meio de transferência bancária, em até 45 dias após o prazo final para solicitação do cancelamento.
d) Participantes com trabalho(s) aprovado(s) não terão direito a reembolso do valor da taxa de inscrição, mesmo que outro(s) autor(es) já tenha(m) realizado inscrição no evento.
A inscrição por meio de “Nota de Empenho” deverá ser providenciada diretamente pelo participante junto à sua instituição.
Autores com trabalhos aprovados deverão enviar o documento de empenho até o dia 28 de abril de 2022.
Não aceitaremos notas de empenhos de Instituições que ainda não efetuaram o pagamento de inscrições de eventos passados promovidos pela ANPAD.
Dados da ANPAD para emissão da Nota de Empenho:
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD
CNPJ 42.595.652/0001-66
Av. Pedro Taques, 294 – sala 1402
87030-008 – Maringá/PR
Dados bancários:
Banco do Brasil - 001
Agência: 3519-X
Conta Corrente: 15112-2
A isenção da taxa de inscrição é um benefício concedido pela ANPAD às pessoas que, dentro de critérios preestabelecidos, comprovem:
É de inteira e exclusiva responsabilidade administrativa, civil e penal do requerente a veracidade da informação prestada e o correto preenchimento de todos os documentos que se fizerem necessários à análise do pedido de isenção da taxa de inscrição.
Poderá solicitar o benefício da isenção de taxa de inscrição o estudante que estiver vinculado a Programa de Pós-Graduação em Administração, Ciências Contábeis ou áreas afins, associado ou não e:
Todos os interessados em solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição deverão, obrigatoriamente, requerer via formulário específico até o dia 24/04/2022.
O resultado do pedido de isenção será divulgado até o dia 26/04/2022.
Os pedidos deferidos devem se inscrever no evento entre os dias 27 e 28/04/2022.
Poderão se candidatar discentes que atendam aos seguintes critérios:
Para candidatar-se como voluntário(a) no EnEO 2022, é necessário seguir os passos abaixo:
Serão publicados nos anais eletrônicos do evento os artigos cuja inscrição de no mínimo um dos autores for feita em uma das categorias pagantes, e cujo pagamento da taxa da inscrição for feito até o dia 28 de abril de 2022, e que forem efetivamente apresentados.
O não comparecimento para apresentação do artigo incluído na programação final do evento, implicará o impedimento do(a) autor(a) de submeter trabalhos para qualquer encontro realizado sob o patrocínio e no âmbito da ANPAD até o fim do ano subsequente.
Não há a possibilidade de escolha de data e horários de apresentação dos trabalhos. A programação seguirá o planejamento realizado pela Divisão Acadêmica e pela Diretoria Científica da ANPAD.
Data |
Horário |
Atividade |
26 de maioquinta-feira |
8h30 - 10h15 | Apresentações de Trabalhos |
10h15 - 10h45 | Intervalo | |
10h45 - 12h30 | Apresentações de Trabalhos | |
10h45 - 12h30 | Participação da criança na esfera pública. Abordagens, propostas e metodologias de orçamentos participativos infantis Título original: La Participación Infantil en el ambito público. Abordajes, propuestas y metodologias de los presupuestos participativos infantiles |
|
12h30 - 14h | Intervalo do Almoço | |
14h - 15h45 |
Mesa de Discussão - Universidade Pública: um projeto em disputa na contemporaneidade Painelistas: Mediadora:
|
|
15h45 - 16h15 | Intervalo | |
16h15 - 18h |
Apresentações de Trabalhos |
|
16h15 - 18h |
Dra. Alessia Contu – UMass Boston, EUA |
|
18h - 18h15 | Intervalo | |
18h15 - 20h15 |
Abertura e Premiação Comitê Científico: |
|
27 de maiosexta-feira |
8h30 - 10h15 | Apresentações de Trabalhos |
10h15 - 10h45 | Intervalo | |
10h45 - 12h30 | Apresentações de Trabalhos | |
10h45 - 12h30 |
Proponente: |
|
12h30 - 14h | Intervalo do Almoço | |
14h - 15h45 |
Dr. Fabio Vizeu – Universidade Positivo |
|
15h45 - 16h15 | Intervalo | |
16h15 - 18h | Apresentações de Trabalhos | |
16h15 - 18h |
Convidada: Aline Rieira – Coletivo Señoritas Courier |
|
18h - 18h15 | Intervalo | |
18h15 - 20h15 |
Coordenadora: Cintia Rodrigues de Oliveira - Programa de Pós-Graduação em Administração/UFU e Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas/FGV/EAESP |
As Práticas de Espaço à Luz da Perspectiva Histórica: O Mercado de Ferro da Cidade
Luma Louise Sousa Lopes
Ana Silvia Rocha Ipiranga
Vanessa Pereira Pinheiro (PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração / Universidade Estadual do Ceará)
As Organizações Abertas e os Espaços Intermediários na Cidade: o Caso do Quatro Varas
FELIPE KAISER FERNANDES (Doutorado em Antropologia Polític / EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales))
Ana Silvia Rocha Ipiranga
Turismo como Solución Espacial: el Proceso de Urbanización Extensiva y Concentrada del Turismo en Destinos de Sol y Playa de la Periferia del Capitalismo
Marcela Costa Bifano de Oliveira (Ciencias para el Desarrollo la Sustentabilidad y el Turismo / Universidad de Guadalajara - CUC)
THIAGO DUARTE PIMENTEL (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Admin e Ciências Contábeis/Curso de Mest Acad em Admin/PPGA/FACC/CMAA / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) - (PPG em Ciencias Sociais / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
As contribuições do conceito de pacto narcísico da branquitude para as análises organizacionais
Janaine dos Santos Braga
Josiane Silva de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás) - (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Raça, Branquitudes e Eugenia na Produção de Conhecimento: Um Estudo com Pesquisadoras Brancas e Pesquisadores Brancos na área de Administração no Brasil
Maycon Douglas Floriano da Silva (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Josiane Silva de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás) - (Prog de Pós-Grad em Admin - PPA / UEM - Universidade Estadual de Maringá)
Josiane Barbosa Gouvêa
INTERSECCIONALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE COM BASE NO PENSAMENTO DE GILBERTO FREYRE
FABIO ROLAND OLIVEIRA ALVES (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Rafael Pereira Telha (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley (PPGA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Classe Trabalhadora e Relações Raciais no Brasil: reflexões a partir da obra de Clóvis Moura
Renata Elisa Feitosa Brust (Pós graduação em psicologia / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Camila Bruning (Ppgpsi Programa de Pós Graduação em Psicologia / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Carolina de Souza Walger (Psicologia / UP - Universidade Positivo)
Seria a universidade uma matriosca territorial? Notas sobre uma possível relação conceitual
Ives Romero Tavares do Nascimento (Curso de Administração / Universidade Federal do Cariri)
Raimundo Dalmir Luiz de Souza (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Mairla Santos de Alencar
Wegilla Pinheiro Inácio
A Gestão da Sustentabilidade em prática: um estudo sobre uma “novíssima” universidade federal
Raimundo Dalmir Luiz de Souza (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Ives Romero Tavares do Nascimento (Curso de Administração / Universidade Federal do Cariri)
Iniciativas Green Campus em Instituições de Ensino Superior e Proatividade do Estudante em relação ao Desenvolvimento Sustentável
JUCELIA APPIO FRIZON (Graduação em Administração / UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) - (Pós-doc em Gestão / Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
TERESA EUGÉNIO (Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia / Instituto Politécnico de Leiria)
NELSON NATALINO FRIZON (Graduação em Agronomia / UNISEP - União de Ensino do Sudoeste do Paraná)
Instituições Comunitárias de Educação Superior: uma revisão integrativa da literatura
Gabriela Buffon (Programa de Pós-graduação em Administração / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Mário César Barreto Moraes (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Martha Kaschny Borges (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
(RE)CONFIGURANDO A ZONA RURAL: ASSENTAMENTOS RURAIS ENQUANTO ESPAÇOS DE EXPERIMENTAÇÕES DEMOCRÁTICAS
Anderson Luís do Espírito Santo (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Maria Carolina Martinez Andion (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Feira Agroecológica: um Espaço de Resistência
Rúbia Goi Becker (Prog de Pós-Grad em Admin/Centro de Ciências Sociais Humanas – PPGA/CCSH / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Simone Alves Pacheco de Campos (Prog de Pós-Grad em Admin/Centro de Ciências Sociais Humanas – PPGA/CCSH / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Inovação Social em Práticas da Economia Solidária no Meio Rural
Denise de Oliveira
ADRIANE VIEIRA FERRARINI (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais / UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Corpos, Intenções e Afetos: Reflexões para os Estudos das Práticas Organizacionais
Ítalo da Silva (Graduação / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Pâmela Karolina Dias (Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo – PPGIC / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Elisabeth Cavalcante dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo – PPGIC / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
A Intersecção entre Gentrificação, Feminismo e Identidades LGBTQIA+
EDUARDO EIDAM MILIAN (Planejamento e Governança Pública / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) - (Administração Autárquica / Instituto Politécnico de Bragança)
Por uma Outra Compreensão da Gestão: reflexões teóricas e empíricas
Elinaldo Leal Santos
Renata Fagundes de Souza Araújo (Programa de iniciação científica da FAPESB / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
A Administração na Perspectiva de Consultores: Reflexões Epistêmicas e Empíricas
Adller Moreira Chaves (Administração / UESB)
Elinaldo Leal Santos
Gabriela Pereira Lima
A Organização Alternativa na Perspectiva da História dos Conceitos
Matheus Machado (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Fabio Bittencourt Meira (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Platforms for Collaborative Governance: an organizational strategy
Eduardo Bizzo de Pinho Borges (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Por uma Crítica ao Discurso Empresarial da Responsabilidade Social Corporativa: Distinções entre Obrigações e Engajamento Voluntário na Gestão da Petrobrás
Vinicius Brasil Taborda (Graduação / UP - Universidade Positivo)
Luiz Gustavo Alves de lara (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar na Administração Pública: Considerações acerca dos Processos de Compras do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia
Larry Silva Pereira (54 / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Cristiane Betanho (Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO) / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
EDUARDO GIAROLA (54 / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Ações Coletivas em Cadeias de Suprimentos de Cafés Especiais
Geraldo Magela Jardim Barra (Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC)/UFSJ / UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei)
Mercados Locais e Redes Agroalimentares: um estudo com pequenos produtores rurais
Georgiana Luna Batinga (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr Acadêmico em Admin/PPGA / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Marcelo de Rezende Pinto (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Participação da criança na esfera pública. Abordagens, propostas e metodologias de orçamentos participativos infantis
Título original: La Participación Infantil en el ambito público. Abordajes, propuestas y metodologias de los presupuestos participativos infantiles
Moderador: Dr. Felipe Fróes Couto – UFMG
Debatedores:
Dra. María Ángeles Abellán López – Universidad de Valéncia
Dr. Gonzalo Pardo Beneyto – Universidad de Valéncia
Economia Criativa, Simbolismo e Cultura Organizacional em uma Comunidade de Negócios: O Beco da Poeira em Fortaleza – Ceará.
CARLOS KLEBER SARAIVA DE SOUSA (Programa de Pós Graduação em Antropologia / UFC - Universidade Federal do Ceará) - (Programa Pós Graduação em Antropologia - UNILAB / UFC - Universidade Federal do Ceará)
VALDENIA MARIA LIMA LEANDRO SARAIVA (Graduação / Uninassau)
Atuação Empresarial no Processo de Construção Histórico-Cultural do Município de Cantagalo (RJ)
Juliani Moreno Rohem Gualberto Cardoso (Mest Executivo em Gestão Empresarial / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Marisol Rodriguez Goia (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) - (Mest Executivo em Gestão Empresarial / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Estratégias de Place Branding e Dilemas Urbanos – Legitimidade, Eficiência e Participação Social nas urbes do século XXI
Sérgio Czajkowski Jr. (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
Eduardo André Teixeira Ayrosa (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
Políticas de Gestão da Diversidade: Uma Análise a partir das Percepções de Pessoas LGBTQIA+
Marcos Braga de Oliveira (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
CLAUDIA SIRANGELO ECCEL (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Masculinidades Hegemônicas e Subordinadas: Novos Olhares Sobre os Casais Dual Career
Danilo Andretta (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Thais Fernandes (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Dual-Career e Homoparentalidade: Relacionando Trabalho e Família em um Contexto de Desigualdades
Guilherme Pinheiro Maria (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Heliani Berlato (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Transexualidade nas Organizações: os Espaços Ocupados na Mídia de Negócios
Felipe Albuquerque Sobral e Silva (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Márcia de Freitas Duarte (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Formação de Estratégias de Financiamento das Universidades Públicas: um Estudo de Caso na UFRGS
roger de bem jaeger (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Takeyoshi Imasato (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Avaliando Caminhos Organizacionais Internos Para Reduzir O Desperdício De Conhecimento: Uma Perspectiva Lean
Gabriel Adolfo Garcia (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Patrícia Inês Schwantz (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Leander Luiz Klein (Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas - PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Kelmara Mendes Vieira (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) - (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Gestão na Educação Superior: um estudo sobre os impactos dos Períodos Letivos Excepcionais (PLEs) enquanto Estratégia Emergente de uma Universidade Federal
Elylian do Rêgo Maciel Pereira (Prog de Mestr Prof em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste/Cent de Ciênc Soc Aplic - MGP/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Maria Lêda da Silva Coelho (Prog de Mestr Prof em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste/Cent de Ciênc Soc Aplic - MGP/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
MATHEUS BATISTA DO NASCIMENTO (Prog de Mestr Prof em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste/Cent de Ciênc Soc Aplic - MGP/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
RODOLPHO BELARMINO DA SILVA (Prog de Mestr Prof em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste/Cent de Ciênc Soc Aplic - MGP/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Taciana de Barros Jeronimo (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) - (Prog de Mestr Prof em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste/Cent de Ciênc Soc Aplic - MGP/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Virna de Souza Godoy Oliveira (Prog de Mestr Prof em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste/Cent de Ciênc Soc Aplic - MGP/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Explorando Antecedentes Da Melhoria Continua E Eliminação De Desperdícios Uma Análise Sobre A Performance Organizacional
DIEGO RUSSOWSKY MARÇAL (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Leander Luiz Klein (Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas - PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Kelmara Mendes Vieira (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) - (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Dicotomia entre Homem e Natureza: A noção de modernidade e colonialidade como projeto estruturante da crise ecológica
Jussara Jessica Pereira (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Filipe Cabacine Lopes Machado
Por um Antropoceno visto, sentido, vivido, desde o Sul
Fábio Freitas Schilling Marquesan (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Letícia Dias Fantinel (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGAdm / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
CRIME CORPORATIVO EM BRUMADINHO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE CHARGES
Felipe Gouvêa Pena (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Maraísa da Silva Soares Costa (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Daniel Francisco Bastos Monteiro
A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS GEOECOLÓGICOS SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SEUS EFEITOS NO ANTROPOCENO
Ednael Macedo Felix (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Inovação de Base: Revisão Integrativa da Literatura para uma Agenda de Pesquisa Futura
Cristiane Aparecida da Silva (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Jose de Arimateia Dias Valadao (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Gisleine do Carmo (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Vanessa de Souza Silva (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT / Universidade Federal de São João del-Rei )
Ambiente-Organização e Teorias Organizacionais: diálogos e contribuições para desafios da era pós-industrial
Mariana Carneiro Fraga (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
ANA LUIZA DE SOUTO SILVA (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Ecologia Organizacional: Explorando a Teoria
Stela Freesz (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Admin e Ciências Contábeis/Curso de Mest Acad em Admin/PPGA/FACC/CMAA / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
THIAGO DUARTE PIMENTEL (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Admin e Ciências Contábeis/Curso de Mest Acad em Admin/PPGA/FACC/CMAA / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) - (PPG em Ciencias Sociais / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
Criatividade no Plural: Panorama, Desafios e Perspectiva para a Produção Acadêmica em Administração
Rafaela Gonçalves Freitas (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Eduardo Paes Barreto Davel (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (CIAGS / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
A Influência da Heterogeneidade Relacional do Cooperativismo de Crédito na Inovação e o Papel da Cooperativa Central
Pedro Henrique Rodrigues de Sousa (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Edgar Reyes Junior (in memoriam) (57 / UnB - Universidade de Brasília)
Obediência e Resignação: Como a Legitimidade do Sistema de Autoridade e a Validade e Propriedade das Ordens Afetam as Respostas Emocionais Negativas
Alexandre Francisco Tochetto Botelho da Silva (Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) / Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO))
Luciano Rossoni (54 / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Considerando os Aspectos Declarativos e Não Declarativos da Análise Cultural nos Estudos Organizacionais
Daniel Victor de Sousa Ferreira (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Luciano Rossoni (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Práticas de Governança nas Cooperativas de crédito brasileiras
Clarissa Cabral Leite (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Alexsandra Silva (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Mesa de Discussão - Universidade Pública: um projeto em disputa na contemporaneidade
Painelistas:
Pedro Demo - Professor Emérito pela Universidade de Brasília
José Henrique de Faria - Professor Titular Sênior da UFPR
Mediadora:
Elisângela de Jesus Furtado da Silva - UFMG
‘’100 anos de Paulo Freire’’: Repensando a pedagogia crítica, o ensino e a educação em Administração
Dra. Alessia Contu – UMass Boston, EUA
Dra. Alex Bristow – Open University, Reino Unido
Dr. Ajnesh Prassad – Royal Roads University, Canada
Dr. Amon Barros – FGV/EAESP, Brasil
Dr. Sergio Wanderley – UNIGRANRIO, Brasil
A Cidade e suas Margens em Movimento
Luiz Alex Silva Saraiva (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
“Transformando Cruz em Encruzilhada”: Blocos Afro de Carnaval e Produção de Espaços Negros em Belo Horizonte
Ana Flávia Rezende (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Luiz Alex Silva Saraiva (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Luís Fernando Silva Andrade
Festa do Vermelhense Ausente: aspectos identitários de uma festa popular mineira
Lusvanio Carlos Teixeira (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Wescley Silva Xavier (PPGAdm/UFV / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Análise crítica do discurso das falas das diaristas nos vídeos da plataforma de serviços domésticos Parafuzo
Renata Couto de Azevedo de Oliveira (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Carreiras de Influenciadoras Digitais: Padrões Socialmente Construídos que Permeiam a Atuação das Mulheres no Instagram
Ananda Silveira Bacelar (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (Administração / UESB)
Mônica Carvalho Alves Cappelle (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
O fim do improviso no home-office: um estudo de caso sobre a cápsula de trabalho
Ianaira Barretto Souza Neves (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Juliana da Rosa Maia Ressetti Vianna (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr Acadêmico em Admin/PPGA / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Representações Sociais sobre o Ser Mulher na Administração e no Mercado de Trabalho: um olhar das discentes do curso
Leidiane Carvalho Silva
Diego Costa Mendes (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa) - (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
As amarras da opressão feminina e o discurso contraproducente das cotas de gênero: contribuição da teoria crítica feminista de Nancy Fraser
Thais Fernandes (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Danilo Andretta (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Heliani Berlato (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Desafios Vivenciados e Dificuldades Enfrentadas por Mulheres Empreendedoras no Segmento de Alimentação
Flávia de Vasconcellos Puerari (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - PPGAdm/FEAC / UPF - Universidade de Passo Fundo)
DENIZE GRZYBOVSKI (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - PPGAdm/FEAC / UPF - Universidade de Passo Fundo)
Para Além do Diploma: Os Impactos da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Lavras na Ascensão Social de Estudantes Egressos
Rossano Wagner de Lima Botelho (Programa de Pós Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Júlia Moretto Amâncio (Programa de Pós Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Estudantes como Agentes de Transformações: Uma Análise sob a Ótica da Ação Empreendedora Social
Elisa Pereira Murad (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Daniela Meirelles Andrade (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
“Tem Dias que Acho Melhor Mudar de Carreira”: Tensões na Identidade Profissional de Professor na Pós-Graduação Stricto-Sensu Contemporânea
Johnnata Cavalcante Silva (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Márcia Zabdiele Moreira (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Choices and challenges of Brazilian international students: a necessary investigation based on the theory of planned behavior
Fernando Eduardo Kerschbaumer (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo) - (ESGCN / Uninter - Centro Universitário Internacional)
Marcello Romani-Dias (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo) - (Graduação em Engenharia de Produção e Administração / Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG))
Aline dos Santos Barbosa (Mestr em Admin e Desenv Empresarial – MADE / UNESA - Universidade Estácio de Sá)
Pressupostos da Adequação Sociotécnica para estudos em Tecnologia Social
Cristiane Aparecida da Silva (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Jose de Arimateia Dias Valadao (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Gisleine do Carmo (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Vanessa de Souza Silva (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT / Universidade Federal de São João del-Rei )
O Anarquismo nos Estudos Organizacionais Brasileiros: O Resgate De Teorias Alternativas Radicais ao Modelo Capitalista Vigente.
Kárita Barbosa dos Santos (Faculdade de Gestão de Negócios. FAGEN/UFU / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Rodrigo Miranda (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Estudos críticos em Administração: uma análise bibliométrica
Acsa Keren Hosken Gusmão (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Daiane Ferreira Arantes Beraldo (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Jose de Arimateia Dias Valadao (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
O Son(h)o da Administração produz Monstros: por uma Vigilância Crítica da Razão
Ricardo Vinicius Cornélio dos Santos e Carvalho (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Ana Paula Paes de Paula (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Necrocapitalismo e suas Implicações para a Green Criminology
Ana Flávia Martins de Lima (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) - (54 / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Consumo Sustentável: do Conceito às Convenções Trajetória Política e Estratégica de 2001 a 2021
ERIDINAIDE MACHADO NEGROMONTE (PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO / UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)
Verônica Macário de Oliveira Motta (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Radical ecocentrism or greening business? A review of the organization-nature relation on Paul Shrivastava’s contributions to the Organizational Theory
Marina Dantas de Figueiredo (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Fábio Freitas Schilling Marquesan (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Stakeholders Capitalism: Perspectivas e tendências da Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) no Agronegócio do Brasil
Roberto Bazanini (Prog de Mestr em Admin / UNIP - Universidade Paulista)
Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova (Prog de Mestr em Admin / UNIP - Universidade Paulista)
Arnaldo Luiz Ryngelblum (Programa de Mestrado e Doutorado em Administração / UNIP - Universidade Paulista)
Abertura, Premiação e Painel - "A questão do Estado em Guerreiro Ramos"
Abertura e Premiação
Coordenadora: Cintia Rodrigues de Oliveira (UFU e FGV/EAESP)
Comitê Científico:
Charles Kirschbaum (Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa)
Josiane Silva de Oliveira (PPGADM/UFG e PPA/UEM)
Marina Dantas de Figueiredo (PPGA/UNIFOR)
Painel - "A questão do Estado em Guerreiro Ramos"
Palestrante: Prof. Muryatan Santana Barbosa
Mediador: Prof. Ariston Azevedo
A Carreira Migrante e as (I)mobilidades Migratórias: conexões entre gênero e etnia
Luise Bittencourt Peres (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Andrea Poleto Oltramari (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) - (SOCIUS / Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (ISEG/UL))
O Bom e o Mau Imigrante: o que a Administração no Brasil Tem a Dizer (ou não) Sobre a Violência Contra o Imigrante
Stefânia de Castro Helmold (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Carolina Maria Mota Santos (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
“A Gente Tá Vencendo na Porrada”: Imobilidades Sociais Duráveis e a Trajetória de Carreira de Mulheres Pretas, Pobres Cariocas
Nina braga cavalcanti de albuquerque (Mestr em Admin e Desenv Empresarial – MADE / UNESA - Universidade Estácio de Sá)
Aline dos Santos Barbosa (Mestr em Admin e Desenv Empresarial – MADE / UNESA - Universidade Estácio de Sá)
Carreiras Docentes de Mulheres Negras no Ensino Superior: uma Revisão de Escopo
Marcelo Oliveira Júnior (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Camila de Assis Silva (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
SARAH LOPES SILVA SOUTO (Bacharelado em Administração / IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga))
Curta! Compartilhe! Comente! O dark side das redes sociais online na sociedade do consumo
Gabriela Nogueira Rauber (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
André Francisco Alcântara Fagundes (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
A Cultura do Cancelamento nas Redes Sociais: a Nova Forma de Suplício
Gloria Maria de Sousa dos Santos (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Sidnei Paixão dos Santos (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense) - (Graduação Administração Pública / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Daniella Munhoz da Costa Lima (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Poder na Economia de Plataforma: Um Estudo Sobre as Avaliações em uma Plataforma de Food Delivery.
Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
JURANDIR PEINADO (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr Acadêmico em Admin/PPGA / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Ianaira Barretto Souza Neves (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Francis Kanashiro Meneghetti (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr Acadêmico em Admin/PPGA / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) - (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Ideologias Modernas e Consolidação da Sociedade Burguesa enquanto bases cognitivas das Organizações Contemporâneas.
Alexandre Hochmann Behar (Campus Paulista / IFPE)
Marcos Gilson Gomes Feitosa (Departamento de Ciências Administrativas / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
A Formação do Mercado de Alimentos Transgênicos no Brasil: Uma Análise Histórica das Controvérsias Reportadas no Jornal O Estado de São Paulo
ROSANA OLIVEIRA DA SILVA (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Denise Franca Barros (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Performando a História da Volkswagen na Ditadura Empresarial-Militar Brasileira por meio da Anti-History.
Patricia Cipriano Barcellos da Silva (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Aline Rocha Santana da Silva (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) - (EBTT / Colégio Pedro II)
Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley (PPGA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
João Felipe Rammelt Sauerbronn (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Igreja Católica e Movimentos Sociais: A Influência dos Setores Progressistas nas Questões Políticas e Sociais no Período do Regime Militar.
Mariane Beatriz Silva Teixeira (Graduação / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Hermenêutica Ricoeuriana: Narratividade e a organização como comunic(ação)
Jéssica Cristina Ceni (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná) - (EAD / UP - Universidade Positivo)
Natália Rese (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
O Silêncio, o Silenciamento e o Silêncio Cúmplice Como Mecanismos de Perpetuação do Racismo nas Organizações
Mário Marcos Menezes Silva (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Luciano Mendes (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo) - (Ecologia Aplicada / USP - Universidade de São Paulo)
Práticas do Trabalho Docente Universitário Como Práticas Sociais
Joelma Soares da Silva (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Francisco Roberto Pinto (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / UECE - Universidade Estadual do Ceará)
Produzir o Que, Para Quem? Um Ensaio Sobre Sentidos da Produção Acadêmica Orientada para a Crítica Social
Luiz Gustavo Alves de lara (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
O Papel das Organizações Estruturantes na Inovação Cooperativista: Um estudo de múltiplos casos
Pedro Henrique Rodrigues de Sousa (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Assédio Moral em Organizações de Trabalho: uma revisão de literatura sobre possibilidades de intervenção
PAULA PAYÃO FRANCO (Graduada / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Camila Bruning (Ppgpsi Programa de Pós Graduação em Psicologia / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Carolina de Souza Walger (Psicologia / UP - Universidade Positivo)
El neoinstitucionalismo sociológico como enfoque de análisis en las Ciencias Sociales: la consolidación de un enfoque maduro
Gonzalo Pardo Beneyto (Máster Oficial en Organización de Eventos, Protocolo y Relaciones Institucionales / Instituto Mediterráneo de Estudios de Protocolo) - (Ciencia Política / Universitat de València)
Maria Angeles Abellan Lopez
"When in Rome, do as the Romans do": Restructuring the continuum of destructiveness
Caio Coelho (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
A Instituição de Novos Hábitos Alimentares: Por uma Agenda de Redução do Consumo de Carne Vermelha
Fabio Melges (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAD / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) - (Esan / UFMS)
MAURILIO BARBOSA DE OLIVEIRA DA SILVA
Elcio Gustavo Benini (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAD / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) - (Mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Joao Bosco de Moura Filho (Prog de Pós-Grad em Adm/Mestr e Dout em Admin/Esc de Admin e Neg - PPGAD/ESAN / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Proposta de Diagnóstico de Sistemas Agroalimentares Sustentáveis
Larissa Lemos Dias (Administração Pública / Universidade Federal de Alfenas)
EVERTON RODRIGUES DA SILVA (Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) / UNIFAL-MG)
Ana Paula Silva dos Santos (Programa de Pós Graduação em Economia / Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG))
ORGANIZATIONAL IKIGAI: towards purpose in organizations
Ricardo Pereira (PPGEGC- Engenharia e Gestão do Conhecimento / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Débora Cardoso da Silva (PPGEGC / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Anneliese Migosky Maia (Engenharia e Gestão do Conhecimento / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Carolina Santana
FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO (PPGEGC / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Ensaio Sobre o Papel das Mulheres e da Assistência Social na Sociedade Capitalista
Kellen Cristina de Abreu (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Júlia Moretto Amâncio (Programa de Pós Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Lidiane Souza Santos (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
ENSAIO SOBRE A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Alyne Gonçalves Siqueira Luz e Silva
Aline Lourenço de Oliveira (Programa de pós-graduação de gestão pública e sociedade / Universidade Federal de Alfenas)
O Programa Bolsa Família: uma análise da sua contribuição para a desfamiliarização das mulheres beneficiárias
Lidiane Souza Santos (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Nathália de Fátima Joaquim (Programa de Pós Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Kellen Cristina de Abreu (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Estudos Organizacionais e Cidades: Quem somos, onde estamos e para onde vamos
Proponente:
Luiz Alex Silva Saraiva – CEPEAD/UFMG
Participantes:
Alexandre de Pádua Carrieri - CEPEAD/UFMG
Ana Silvia Rocha Ipiranga - PPGA/UECE
Cintia Rodrigues de Oliveira - PPGA/UFU
Elisa Yoshie Ichikawa - PPA/UEM
Leticia Dias Fantinel - PPGAdm/UFES
Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva - NPGA/UFBA
Priscilla Borgonhoni Chagas - PPA/UEM
Tânia Maria Diederich Fischer - CIAGS/UFBA
William Antonio Borges - PPA/UEM
“Resume doesn't need a face”: Analyzing the Public’s Reaction to Magazine Luiza’s Trainee Program
PAOLA RODRIGUES DE MATOS (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
A trajetória de docentes negras no labirinto de cristal: reflexões sobre a universidade a partir da interseccionalidade
Bruna Gonçalves de Souza (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Admin e Ciências Contábeis/Curso de Mest Acad em Admin/PPGA/FACC/CMAA / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
Transmodernizing diversity with/from the perspective of ‘the (too) diverse/black’
Alexandre de Almeida Faria (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Mulheres Exaustas na Pandemia: Tempo, Corpo e Reprodução Social no Capitalismo Dependente
Fernanda Mitsue Soares Onuma (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) / UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas/MG)
Aline Lourenço de Oliveira (Programa de pós-graduação de gestão pública e sociedade / Universidade Federal de Alfenas)
Júlia Moretto Amâncio (Programa de Pós Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
A Maternidade Conciliada Com A Formação Pessoal e Profissional em Contexto de Pandemia: os desafios das mulheres/mães matriculadas em um programa de pós-graduação stricto sensu
Tanísia Célia Messias (Mestrado em Gestão Pública e Socieade / UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas)
Camila Ferreira Tavares da Silva (Programa de pós graduação stricto senso em Gestão Publica e Sociedade / Universidade Federal de Alfenas)
Greicy Kelly Sant'Ana Gonçalves (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade / Universidade Federal de Alfenas)
Paula Quinteiro Felix Sabino (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade / UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas)
Carreira, Gênero e Sexualidade: Estudo Bibliométrico da Produção Científica nos Eventos da Anpad
Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Bianca Spode Beltrame (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Maria Beatriz Rodrigues (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Os Desafios da Feminização da Ciência no Brasil Contemporâneo
Maria Nair Rodrigues Salvá (Mestr e Dout Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Ciências Sociais Aplicadas - PPGA/ECSA / UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Uma proposta de uso das 'lentes da prática' para reflexão sobre a extensão na internacionalização em uma universidade pública federal
Stefani de Souza (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Mário César Barreto Moraes (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Fernanda Geremias Leal (Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Uma reflexão sobre o tornar-se docente na prática de cursos de graduação em gestão
Olga Marques Souza Lessa Delamonica (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Marina Dantas de Figueiredo (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza)
Universidades Públicas, Interesses Privados: Análise Crítica do Discurso do Primeiro Fórum Acadêmico-Profissional da ANPCONT
Paulo Frederico Homero Junior (Campus Caxias do Sul' / Instituto Federal do Rio Grande do Sul)
A Construção Pós-Modernista de Centralidade e Poder nas Redes Organizacionais
Rafael Antunes Fidelis (Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT/UnB) / UnB - Universidade de Brasília)
Actor-Network Theory and the Functionalist Paradigm: is there a possible dialogue in organization studies?
Daiane Pereira da Fonseca Lopes (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Karim Marini Thomé (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Etnografia em Campos de Análises Imagéticos: A Corporalidade e Brasilidade Em Uma Campanha Eleitoral Nacional
CARLOS KLEBER SARAIVA DE SOUSA (Programa de Pós Graduação em Antropologia / UFC - Universidade Federal do Ceará) - (Programa Pós Graduação em Antropologia - UNILAB / UFC - Universidade Federal do Ceará)
VALDENIA MARIA LIMA LEANDRO SARAIVA (Graduação / Uninassau)
RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: ANALISANDO ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DE CAPITALISMO NEOLIBERAL A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DA GLOBAL REPORTING INITIATIVE
Rafael Santana Galvão Oliveira (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Gustavo Forapani (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Patrick dos Santos Pereira (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Responsabilidade Social Corporativa no Setor Bancário: Uma Revisão Sistemática
RAYSSA CLEIDE DE OLIVEIRA (PÓS GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA / UERN- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
Elisabete Stradiotto Siqueira (Direito / UFERSA)
Empresas B: Uma Agenda de Pesquisa em Estudos Organizacionais
PRISCILLA FARIAS PITTS
Adrianne Garcia (Mestr Acad em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin - PROPADM / UFS - Universidade Federal de Sergipe)
EXPLORANDO OS IMPACTOS DA MOTIVAÇÃO VOLUNTÁRIA NA CIDADANIA À LUZ DA TEORIA DE MARSHALL
Tairine Vieira Ferraz (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Carlos Eduardo Cavalcante (66 / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
José Ricardo Costa de Mendonça (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) - (Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - UNICAP / Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP)
Patrícia Trindade Caldas (Programa de Pós-Graduação em Administração / UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)
HISTÓRIA ORAL DE VIDA, TRAJETÓRIAS FEMININAS NA ÁREA DE RADIODIFUSÃO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS
DANIELE DA SILVA NEUMANN (MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE DO PARANÁ)
Juliane Sachser Angnes (PPGADM / Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná)
Sandra Mara de Andrade (Mestr Prof em Admin / UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Entre desafios e superações: história e memória dos servidores da Fundação CEPERJ (2009-2021)
Vivian Cristina da Silva Zampa
Leonardo Mazzurana
Márcia Cristina Silva Flor
Leandro Galheigo Damaceno (Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPEC) / Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro)
História de Vida e Trajetórias de Carreiras na Medicina: Reflexões sobre as Potencialidades Metodológicas
Rodilon Teixeira (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG / PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Ana Heloisa da Costa Lemos (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG / PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Narrativas de Vida e Escritas de Si: possibilidades metodológicas para visibilidade e (re) inscrição na vida de sujeitos-trabalhadores
Cláudio Humberto Lessa (Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Georgiana Luna Batinga (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr Acadêmico em Admin/PPGA / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Administração Política: Estado e Gestão
Romulo Carvalho Cristaldo (Profiap - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional / UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)
Validação de Escala de Mensuração do Princípio da Intercooperação
Pedro Henrique Rodrigues de Sousa (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Capacidades Estatais em Xeque: Considerações Teóricas à Luz da Crise Democrática
TELMA FERREIRA FARIAS TELES COSTA (PROFIAP - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / UFF - Universidade Federal Fluminense) - (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - LINHA DE PESQUISA: FINANÇAS PÚBLICAS, TRIBUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO / UERJ)
Arnaldo Provasi Lanzara (Mestrado Profissional em Administração Pública / UFF - Universidade Federal Fluminense)
DISCURSO DE SUSTENTABILIDADE FACE AO CRIME DA BRASKEM EM MACEIÓ: REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA PECHEUTIANA.
Paulo Everton Mota Simões (Administração Pública - Bacharelado / UFAL - Universidade Federal de Alagoas) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
O pesquisador de Estudos Organizacionais e suas estratégias de Engajamento social nos seus temas de pesquisa
Dr. Fabio Vizeu – Universidade Positivo
Dr. Carlos Osmar Bertero – EAESP-FGV
Dr. Francis Kanashiro Meneghetti – UTFPR
Dr. Teodósio Armindo dos Santos de Souza – PUC-MINAS
Plataformas digitais, organizações e tecnologia
Convidada: Aline Rieira – Coletivo Señoritas Courier
Debatedora: Ianaira Barretto Souza Neves– EAESP-FGV
Mediador: Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna– EAESP – FGV
Sankofa: Relações entre a Identidade do Empreendedor Negro Brasileiro e as Fronteiras Dinâmicas do Afroempreendedorismo
Patrick dos Santos Pereira (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
QUEILA REGINA SOUZA MATITZ (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
“A vaga é sua, desde que você não seja negra”: racismo, sexismo e resquícios do escravismo em anúncios de vagas de empregos
Ana Flávia Rezende (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Luís Fernando Silva Andrade
Proteção da Mulher Negra no Mercado de Trabalho Doméstico no Cenário da Pandemia de Covid-19
Cacilda Nacur Lorentz (- / UEMG- Universidade do Estado de Minas Gerais) - (Curso de Psicologia / FUMEC - Universidade FUMEC)
Luciana Cristina de Souza
Míriam de Castro Possas (Graduação / UEMG) - (Estudos Literários (Póslit) / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Experiências Estéticas e a Produção de Sentidos Plurais nas Organizações
Jéssyca Fraga Vieira (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGAdm / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
Arthur Gabriel Guedes Rocha (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGAdm / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)
Antonio Strati, Estética Organizacional e Estudos Organizacionais Brasileiro: uma Revisão Sistemática na base Spell
José Edemir da Silva Anjo (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Cartografia e Teoria dos Afetos: Um Caminho para os Estudos Organizacionais
Fabiana Florio Domingues (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Luiz Alex Silva Saraiva (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Os Campos de Concentração nas Margens da Cidade: Ruínas como Nexo Histórico
Carlos Cesar de Oliveira Lacerda (PPGA-UECE / Universidade Estadual do Ceará - UECE)
Ana Silvia Rocha Ipiranga
Ulf Thoene
Data sources to study the past in Management and Organization Studies: Archives and other records
Amon Barros (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Habitus and Dépaysement: Spectra and Lessons from Catacumba (Rio de Janeiro, Brazil) regarding the Transition to the Fourth Industrial Revolution
Anderson de Souza Sant Anna (Mestr Prof em Gestão para a Competitividade - MPGC / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
O Papel Das Cidades No Século XXI: Secretarias Do Clima Na Mitigação Das Consequências Do Antropoceno
Ana Paula Silva dos Santos (Programa de Pós Graduação em Economia / Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG))
Fernando Batista Pereira (Programa de Pós Graduação em Gestão Pública e Sociedade / Universidade Federeal de Alfenas) - (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Universidade Federeal de Alfenas)
Larissa Lemos Dias (Administração Pública / Universidade Federal de Alfenas)
A ECONOMIA CIRCULAR COMO FATOR MOTIVADOR PARA A INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA ARTEMISIA
Sibeli Cardoso Borba Machado (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr em Admin – PPGA/CMA / UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina)
TIAGO HENNEMANN HILARIO DA SILVA (. / .)
NEI ANTONIO NUNES (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr em Admin – PPGA/CMA / UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina)
Simone Sehnem (Prog de Dout Acadêmico em Admin / UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina) - (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr em Admin – PPGA/CMA / UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina)
Jacir Leonir Casagrande (Prog de Pós-Grad em Admin/Curso de Mestr em Admin – PPGA/CMA / UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina)
A Relação do Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias
KATHIA MORGANA SOUZA CARDOSO (PROPADM / UFS - universidade Federal de Sergipe)
Maria Conceição Melo Silva Luft (Programa de Pós-graduação em Administração - PROPADM / Universidade Federal de Sergipe - UFS) - (Mestrado Profissional em Admin Pública-PROFIAP / Universidade Federal de Sergipe - UFS)
FLORENCE HEBER (PROPADM/UFS / UFS - Universidade Federal de Sergipe) - (PROFIAP-Mestrado profissional em Administração Pública / UFS - Universidade Federal de Sergipe)
Expropriação, Reprodução Social e Neoliberalismo: a tríade por detrás do aumento da população em situação de rua no Brasil durante a pandemia da COVID-19
Carla Sandra Aguiar Siqueira dos Santos (Gestão Pública e Sociedade / Universidade Federal de Alfenas)
Fernanda Mitsue Soares Onuma (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) / UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas/MG)
Mapeo de las Características Cualitativas del Trabajo y Propuesta de Síntesis para Generar Indicadores de su Medición
Fernanda Barcellos Mathiasi (Posgrado en Ciencias Sociales / Universidad Autonoma de Sinaloa)
THIAGO DUARTE PIMENTEL (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Admin e Ciências Contábeis/Curso de Mest Acad em Admin/PPGA/FACC/CMAA / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) - (PPG em Ciencias Sociais / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
A Política de Acumulação em Tempos de Globalização é o Encarceramento Feminino
Aline Cangira Medeiros (Administração Pública / Universidade Federal de Alfenas)
Caio Correia dos Santos Quina (Administração Pública / Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG)
Fernanda Mitsue Soares Onuma (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) / UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas/MG)
Gestión Penal de la Pobreza y Reproducción Social: Un Análisis del Código de Ejecución Penal en Atención a las Mujeres Privadas de su Libertad en el Perú
FERMINA AURELIA GARCIA CHARCA (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade / UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS)
Aline Lourenço de Oliveira (Programa de pós-graduação de gestão pública e sociedade / Universidade Federal de Alfenas)
Aproximações Históricas entre Ideologias Bélicas e o Pensamento Organizacional Moderno: a Proposta de uma Agenda de Pesquisa.
Alexandre Hochmann Behar (Campus Paulista / IFPE)
Marcos Gilson Gomes Feitosa (Departamento de Ciências Administrativas / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Neoliberalismo, Relações de Poder e Heterotopias: uma leitura a partir de Michel Foucault
Marcos Paulo de Oliveira Corrêa (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) - (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Brumadinho entre Existências e Resistências: um contexto marcado pela Minero-Dependência
Frederico Dornellas Martins Quintão (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
André Luiz Freitas Dias (Programa de Pós-Graduação em Direito (Doutorado e Mestrado Acadêmicos) / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Reunião da divisão e Encerramento
Coordenadora: Cintia Rodrigues de Oliveira - Programa de Pós-Graduação em Administração/UFU e Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas/FGV/EAESP
Comitê Científico
Charles Kirschbaum - Programa de Mestrado Profissional em Administração/Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa
Josiane Silva de Oliveira - PPGADM/UFG e PPA/UEM
Marina Dantas de Figueiredo - PPGA/UNIFOR
EnEO4130 Tema 11
Crime Corporativo em Brumadinho: uma análise a partir de charges
Felipe Gouvêa Pena (PPGA/PUC Minas)
Maraísa da Silva Soares Costa (PPGA/PUC Minas)
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PPGA/PUC Minas)
Daniel Francisco Bastos Monteiro
EnEO4504 Tema 4
O Silêncio, o Silenciamento e o Silêncio Cúmplice Como Mecanismos de Perpetuação do Racismo nas Organizações
Mário Marcos Menezes Silva (PPGA/ESALQ/USP)
Luciano Mendes (PPGA/ESALQ/USP) - (Ecologia Aplicada/USP)
EnEO4743 Tema 7
Discurso de Sustentabilidade Face ao Crime da Braskem em Maceió: reflexões sob a perspectiva pecheutiana
Paulo Everton Mota Simões (Administração Pública - Bacharelado/UFAL) - (NPGA/UFBA)
EnEO4171 Tema 3
Os Campos de Concentração nas Margens da Cidade: Ruínas como Nexo Histórico
Carlos Cesar de Oliveira Lacerda (PPGA/UECE)
Ana Silvia Rocha Ipiranga
Ulf Thoene
EnEO4196 Tema 1
As Práticas de Espaço à Luz da Perspectiva Histórica: O Mercado de Ferro da Cidade
Luma Louise Sousa Lopes
Ana Silvia Rocha Ipiranga
Vanessa Pereira Pinheiro (PPGA/Universidade Estadual do Ceará)
EnEO4672 Tema 11
Dicotomia entre Homem e Natureza: A noção de modernidade e colonialidade como projeto estruturante da crise ecológica
Jussara Jessica Pereira (Mestr e Dout em Admin de Empresas/FGV/EAESP)
Filipe Cabacine Lopes Machado
O XI EnEO será realizado on-line por meio da plataforma Zoom. Por gentileza, verifique os pré-requisitos de utilização da plataforma para verificar se seu computador está pronto para utilizá-la.
Todo o evento será realizado através do ZOOM, a plataforma é de simples compreensão e utilização, para saber se está pronto para utilizá-la basta clicar no link abaixo e participar de uma reunião "teste" que é disponibilizada pela própria plataforma, nela você poderá testar áudio e vídeo e se familiarizar com a utilização da mesma.
Clique aqui para testar o ZOOM
É necessário ter uma velocidade de internet de no mínimo 2.5 Mbit/s, mas com velocidades menores você consegue acessar, porém poderá ter perda de qualidade e falhas na conexão, portanto recomendamos que verifique a velocidade da internet clicando no botão abaixo.
Clique aqui para testar sua velocidade
Atenção: Para acessar os links de acesso das salas virtuais do evento é necessário estar com a inscrição quitada e logado no site da ANPAD. Os links estarão disponíveis no dia do evento.
É proibida a divulgação dos links de transmissão das sessões. Os links são exclusivos para os inscritos no evento.
Dúvidas? Entre em contato
E-mail: eventos@anpad.org.br
Tem certeza de que deseja excluir $type $name?
Esta ação não poderá ser desfeita!
Para confirmar a exclusão $type $name, digite a palavra $word abaixo e confirme.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.