IX ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ANPAD – EnAPG 2022
VI Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública
Parceria: ISCSP-ULisboa e Fórum Lusófono de Gestão e Administração
ISSN Principal: 2177-2517 versão online
Evento On-line, 30 de maio a 01 de junho de 2022
O IX Encontro de Administração Pública da ANPAD – EnAPG 2022 será realizado nos dias 30 de maio a 01 de junho de 2022, no formato on-line, sob promoção da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD e de responsabilidade da Divisão Acadêmica de Administração Pública – APB.
O EnAPG é um espaço de discussão de temas científicos no âmbito da Divisão. Esta Chamada de Trabalhos é um convite aos pesquisadores e professores de quaisquer instituições do país e do exterior. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento da área de Administração Pública, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, observando, preferencialmente, os Temas de Interesse da divisão.
Será realizado, em articulação com o EnAPG 2022, o VI Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública. Essa parceria entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e a ANPAD tem o objetivo de aproximar as comunidades científicas e de praticantes da Administração Pública dos países lusófonos para a troca de saberes, com vista ao aprofundamento da compreensão sobre o “estilo lusófono” de gerir e avançar a pesquisa e a reflexão conjuntas sobre temas relacionados à gestão de pessoas na Administração Pública nos países de língua portuguesa.
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Suely de Fátima Ramos Silveira (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa) - (Programa de Pós-Grad. em Economia Dom. -PPGED / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Suylan de Almeida Midlej e Silva (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Thiago Ferreira Dias (Prog de Pós-Grad em Gestão Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PPGP/CCSA / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Marcelo Marchesini da Costa: (Mestrado Profissional em Políticas Públicas / Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa)
Paula Chies Schommer: (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina) - (Programa de Desenvolvimento e Gestão Social, PDGS / Universidade Federal da Bahia)
Luiza Reis Teixeira: (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Este tema tem o intuito de debater características, potencialidades, dilemas e desafios encontrados nas relações entre Estado e diferentes formas de organização da sociedade civil, sendo estas formalizadas ou não. As relações entre Estado e organizações não estatais são componentes estruturantes da democracia e têm efeito na maneira como a sociedade lida com aquilo que é público e com problemas públicos.
Ainda ressoam em instâncias acadêmicas e na gestão pública certas recomendações do movimento da Nova Gestão Pública, que preconiza a contratação de organizações sem fins lucrativos para a entrega de serviços públicos. No entanto, as possibilidades de relação entre Estado, cidadãos e organizações da sociedade civil extrapolam esse tipo de interação, contemplando diversidade de formas e conteúdos para definir e lidar com os problemas públicos, o que pode ser compreendido como parte de uma Nova Governança Pública. Neste sentido, as práticas abordadas neste tema podem incluir, mas não se restringem a:
Este tema abarca com especial atenção, mas não de forma exclusiva, trabalhos focados nos seguintes tópicos:
Lindomar Pinto da Silva: (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr em Admin – PPGA / UNIFACS - Universidade Salvador) - (Administração / Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana)
Manuela Ramos da Silva: (PROPADM / UFS)
A Administração Pública, considerada como um agente operativo do Estado, é requerido que se reorganize, e elabore modelos de gestão que atendam às exigências e às necessidades sociais, políticas e econômicas. A reformulação e a modernização da administração pública, no sentido de racionalizar as ações e aumentar a efetividade das suas instituições, respondendo com agilidade e competência às demandas do Governo e da sociedade, fazem-se cada vez mais necessárias.
As novas perspectivas teóricas apontam no sentido tanto de uma maior importância quanto de uma maior complexidade do papel do Estado, argumentando que instituições públicas eficientes e novas conexões políticas com a sociedade tornam-se fundamentais na oferta de serviços associados à expansão das capacidades humanas (POLLITT; BOUCKAERT, 2000).
Considerando tais aspectos, justifica-se a relevância e pertinências da proposição do tema Estado, Burocracia e Gestão Pública no âmbito da Divisão de Administração Pública.
De acordo com Kliksberg (1992, p.45), a administração pública e o seu funcionamento, modernização do Estado e as reformas administrativas não são a-históricos: "?fazem parte de um processo histórico global que a marcou profundamente em suas características centrais e que ela por sua vez, contribuiu para modelar. (...) Sua historicidade visceral determina que muitos dos problemas que apresenta não são endógenos; são as manifestações, em seu nível, de problemas estruturais da sociedade em seu conjunto?"
Diante do exposto, este tema acolherá os estudos teóricos, empíricos e /ou teóricos-empíricos sobre 1) estratégias, estrutura, atores, processos, relações e poder intrínsecos ao Estado e à sua administração pública; 2) crises e as reformas no Executivo, no Legislativo e no Judiciário, tanto no contexto nacional e internacional; 3) relações entre poderes e a governabilidade;4) transformações nas configurações, papéis e funções assumidos pelo Estado. Além disso, há interesse em receber contribuições sobre temas atuais e emergentes com conexão com esses temas.
Maria Carolina Martinez Andion: (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Lindijane de Souza Bento Almeida: (Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Flavia de Paula Duque Brasil: (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Este tema busca abrir espaço para trabalhos,teóricos e empíricos, sobre o experimentalismo democrático, a partir do agir
participativo na administração pública. Focaliza os processos de baixo pra cima fundados na participação democrática e na
interface entre diversos atores, recursos, práticas, dispositivos e saberes na gestão pública. Esse debate é de suma
importância, ainda mais diante dos efeitos da pandemia de COVID-19 e das crises das democracias em todo o mundo e seus
desdobramentos na administração pública e nas discussões sobre governança pública. Isso abre uma ampla agenda de
pesquisa sobre os alcances e os limites da governança colaborativa e de outras formas do agir democrático na renovação da
administração pública, tanto em âmbito internacional (Fung e Wright, 2003, Bohman, 2012; Ansell, 2007, 2012; Ansell e
Torfing, 2018, Ansell, Sorensen e Torfing, 2020) quanto no Brasil (Milani, 2008; Vaz, 2011; Avritzer, 2017; Midlej e Silva, 2019,
Andion, 2020). Diante disso, propomos discutir as relações entre administração pública, a participação e o Estado
democrático de direito. Em particular interessa compreender os alcances e os limites das experimentações democráticas e
suas relações com a ampliação da efetividade, da legitimidade, da justiça social e da inovação (considerando as suas múltiplas
dimensões) na administração pública. Avanços e retrocessos do agir participativo democrático nos sistemas políticos, na
governança e na ação públicas em territórios, instituições e organizações governamentais e não governamentais, diante da
regressão democrática no Brasil e em outros países do mundo. Desafios das dinâmicas de aprendizado coletivo, colaborativo,
da investigação pública, do controle social e accountability. Experiências de inovações sociais, redes de colaboração, ecossistemas de inovação social e a sua relação com o setor público, as políticas públicas e a ação púbilca. Trajetórias no enfrentamento, na
resistência e na co-construção de respostas aos problemas públicos, pela participação social e pela governança pública.
Fabiano Maury Raupp: (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Ana Rita Silva Sacramento: (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Elaine Cristina de Oliveira Menezes: (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
O tema abrange os trabalhos sobre o processo de planejamento e orçamento governamental. Finanças públicas: tributação/arrecadação, gasto público e financiamento. Função de controle interno e externo; estudo sobre os órgãos de controle e compliance no setor público; políticas; gestão; mecanismos; e instrumentos relacionados com as questões de transparência, prestação de contas, accountability, responsabilidade fiscal, contratualização de resultados e auditoria operacional no setor público; combate à corrupção; e qualidade do gasto público.
Denise Ribeiro de Almeida: (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Liliane Magalhaes Girardin Pimentel Furtado: (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense) - (Instituto COPPEAD de Admin – COPPEAD / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Marco Antonio Catussi Paschoalotto: (Pós-Doutorado em Administração Pública e Governo / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (David Rockefeller Center for Latin American Studies / Harvard University)
O tema é orientado para os artigos sobre funções e instrumentos gerenciais de planejamento estratégico, organização, direção e execução no âmbito intraorganizacional. Estilo e tomada de decisão em órgãos públicos. Estruturas, processos e comportamentos administrativos nas organizações públicas nas áreas funcionais de: gestão de pessoas, liderança e cultura organizacional; comunicação, marketing e qualidade em serviços públicos; gestão de materiais e patrimônio; logística, operações e suprimentos; gestão financeira e contábil; gestão por processos, sistemas de informações gerenciais (uso de TICs, governo eletrônico e governança digital). Abordagens e técnicas de gestão emergentes nas organizações públicas, tais como: gerenciamento de projetos, gestão do conhecimento, organizações matriciais, transformação digital no setor público, design thinking, análise de stakeholders, dentre outros. Trata-se de tema relevante na medida em que busca reunir pesquisas que explorem os caminhos para uma gestão pública de qualidade nas mais diferentes frentes, isto é, nas suas diversas áreas funcionais. Particularmente no contexto atual, no qual restrições diversas aliam-se às mudanças do contexto ambiental, notadamente aquelas advindas da pandemia da COVID-19 sobre as organizações públicas, torna-se fundamental a construção de uma agenda de pesquisa que vise promover a busca pela eficiência organizacional e a qualidade na prestação dos serviços públicos frente a esse cenário desafiador.
GEMAEL CHAEBO: (Profiap UFMS / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Lilian Ribeiro de Oliveira: (Escola de Negócios / Centro Universitário Barão de Mauá)
Vicente da Rocha Soares Ferreira: (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás) - (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás)
O tema destina-se aos trabalhos sobre gestão de serviços públicos pela perspectiva da prestação de serviços públicos em setores específicos: energia, transporte, telecomunicações, recursos hídricos, saneamento, saúde, educação, segurança pública e atendimento ao cidadão, entre outros. Modos de provisão dos serviços públicos: prestação direta ou delegada; desestatização, privatização, publicização, desregulamentação, concessão, coprodução e terceirização. Novos formatos organizacionais e a prestação de serviços públicos: organizações sociais (OSs), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPS), Parcerias Público-Privadas (PPPs) e serviços sociais autônomos. Agências executivas e agências reguladoras.
O tema envolve tópicos fundamentais na gestão de organizações públicas e serviços públicos. Com os avanços tecnológicos, as reformas da administração pública as preocupações dos governos com uma gestão pública voltada para resultados, tornam-se indispensáveis reflexões sobre modelos organizacionais, estruturas de governança e arranjos institucionais que facilitem a entrega de serviços públicos de qualidade.
Trabalhos a partir de diferentes abordagens teóricas e recortes metodológicos, inclusive com orientação para a prática da Administração Pública, são muito bem vindos.
Washington Jose de Sousa: (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Fátima Bayma de Oliveira: (Mestr e Dout em Admin Pública / EBAPE / FGV / Mestr e Dout em Admin Pública / EBAPE / FGV)
Diana Cruz Rodrigues: (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
O tema volta-se a estudos e aplicações de políticas públicas sob perspectiva multi e interdisciplinar na tradição de policy orientation. Estudos orientados a política pública (policy oriented), nos termos em que é definida na literatura das policy sciences, são aqueles que acumulam aspectos de multidisciplinaridade (e interdisciplinaridade), normatividade e ânimo na resolução de problemas. Enfatiza a análise de casos de políticas, programas, projetos e ações públicas estatais e públicas não-estatais originárias de organizações da sociedade sob vieses técnico-econômico, socioambiental, cultural, de infraestrutura, educacional, de ciência, tecnologia e inovação e de desenvolvimento territorial, entre outros. Contempla aspectos teórico-metodológicos de técnicas e aplicações de políticas públicas e mudanças organizacionais. Outras possibilidades estão na concepção e aplicabilidade da política pública a partir de contraditórios, de leituras crítico-reflexivas a partir de casos. Metodologicamente, o tema prioriza estudos de casos, multicascos e análises comparativas sem, entretanto, descartar outros interesses. As montagens das seções serão realizadas prioritariamente por políticas públicas setoriais sem prejuízo à noção de intersetorialidade quando possível.
Antonio Sergio Araujo Fernandes: (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo: (Ciência Política / UnB - Universidade de Brasília) - (Administração Pública / Instituto Brasiliense de Direito Público)
marco antonio carvalho teixeira: (Mestr e Dout em Admin Pública e Governo / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Mestr Prof em Gestão e Políticas Públicas - MPGPP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Visa discutir o pacto federativo e as relações intergovernamentais no Brasil diante de uma conjuntura política de crise de sistemas de políticas públicas constitucionalmente estabelecidas, sedimentadas em coordenação federativa. A crise econômica, atinge a maioria da população do país, sobretudo a população mais vulnerável. Além disso, desemprego e pobreza extrema, são problemas atualmente experimentados que tem como principal causa a negligência do desenho estrutural e da execução institucional dos sistemas de políticas sociais, capazes de assegurar um mínimo de inclusão e proteção social aos mais vulneráveis ao mesmo tempo que visa reduzir as desigualdades sociais e regionais do país. Ressalve-se que um dos elementos mais importantes que definem o Federalismo brasileiro é a existência de um modelo de cooperação inter federativa, dos sistemas de políticas públicas, as quais são necessárias descentralização e responsabilização pela implementação em nível subnacional, acompanhada de coordenação e repasses de recursos federais. A análise em perspectiva mostra no contexto político atual do federalismo brasileiro, que os efeitos não se referem apenas aos atuais sistemas de políticas sociais (saúde, assistência social e educação), mas também, no que se refere às novas policy issues que serão necessárias para tratar o momento pós-pandemia. As relações intergovernamentais que já estavam em processo de desordem e descoordenação, podem acentuar esta crise dado que o momento atual necessita de um papel coordenador e cooperativo de todos os entes federados. O tema quer construir uma discussão a partir de trabalhos relacionados às políticas sociais, setoriais e intersetoriais federativamente coordenadas (educação, saúde, meio ambiente, assistência social, cash transfer, política urbana, infra-estrutura), experiências de cooperação inter federativas nas unidades subnacionais (consórcios inter federativos), finanças públicas e processo decisório orçamentário, relação executivo-legislativo, entre outros.
Eduardo José Grin: (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
MAGDA DE LIMA LUCIO: (Programa de Pós Graduação em Governança e Inovação em Políticas Pùblicas / UnB - Universidade de Brasília)
Alex Bruno Ferreira Marques do Nascimento: (PPGA/UFCG / Universidade Federal de Campina Grande)
O tema debate os papeis e a configuração dos municípios brasileiros que, após 1988, com seu novo status constitucional, passaram a desfrutar de autonomia administrativa, financeira e política. Os municípios têm passado por inúmeras transformações nos últimos trinta anos. Chave nesse processo foi o aumento de responsabilidades, pois as municipalidades tornaram-se a principal esfera de governo responsáveis pela implementação das políticas públicas, sobretudo as de bem-estar social. A descentralização de políticas, responsável pela transferência de responsabilidades para a esfera municipal, não deixou de ser influenciada em seus resultados pelas limitações institucionais e financeiras locais para responder aos encargos assumidos. Resta pouca dúvida que os municípios, no geral, possuem poucas capacidades estatais para lidarem com a ampliação das suas responsabilidades. Nesse contexto, é importante atualizar o debate sobre os desafios dos governos locais que requerem maior profissionalização da gestão municipal, bem como da relevância de instituir instrumentos controle social para qualificar a ação governamental. As exigências para qualificar a ação municipal tem sido um dos mais difíceis obstáculos para a implementação de políticas públicas no país. Contudo, ainda se conhece pouco sobre como as administrações municipais estão organizadas. Ampliar este conhecimento é uma primeira razão para o tema proposto. Esta situação se torna ainda mais desafiadora no contexto das múltiplas demandas que recairão sobre a gestão municipal brasileira no cenário pós-COVID-19. O município que sairá desta crise não será o mesmo de antes da pandemia. Capacidades estatais serão testadas para implementar políticas públicas com menos recursos, para responder a maiores demandas coletivas por serviços públicos, além da necessidade de criar canais de interlocução com a sociedade para lidar com os diversos problemas gerados pela pandemia. Nesse cenário, analisar as perspectivas e desafios dos municípios, além de um tema atual, é importante pelo papel central que ocupam na provisão de políticas públicas.
Julio Araujo Carneiro da Cunha: (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA / UNINOVE - Universidade Nove de Julho)
Victor Silva Corrêa: (Prog de Mestr em Admin / UNIP - Universidade Paulista)
Os desafios do desenvolvimento regional é algo relevante para a academia pelos seus efeitos no bem estar social local. Especialmente por ser um propulsor da promoção de desenvolvimento social, econômico e local. Entretanto, esse desenvolvimento ocorre de forma efetiva quando existe troca de capital social entre os agentes e organizações locais. A existência de capital social (confiança, comprometimento, identidade local, cultura compartilhada, colaboração etc.) estimula e fortalece a relação entre eles. Isso faz com que haja a criação de especialidades locais e conhecimentos diferenciais, baseados na forma específica de trabalhar localmente, que se sobrepõe à atuação individual de cada organização. Diante disso, cabe ao poder público, especialmente aos policymakers, estimular os agentes locais não somente com apoio institucional, mas promovendo também o relacionamento e as trocas entre eles. Criam-se potencialidades locais de base social capazes de incrementar a legitimação de conhecimentos locais a partir da criação de marcas regionais, indicações geográficas e clusters com maior poder de competitividade conjunta. Além do mais, cria-se um ecossistema de trocas que estimula o desenvolvimento de indústrias locais especializadas e que, consequentemente, estimula o empreendedorismo local a partir de movimentos de spill-over e spin-offs.
Partindo, portanto, do pensamento associado da localidade, desenvolvimento regional e do capital social, espera-se gerar discussões intrigantes e importantes sobre como a localidade pode se desenvolver e catalisar seu crescimento. Além de se buscar o aprofundamento de discussões de cunho social para o desenvolvimento regional, espera-se entender como agentes intermediadores, como é o caso dos policymakers, podem trazer contribuições efetivas para trocas entre agentes locais e estimular o desenvolvimento regional.
São bem vindas teorias de Capital Social, Trocas Sociais, Social Crítica, Relacionamento Estratégico, Institucional, Estruturação Social, Controle Social (ou Laços Sociais), Aprendizagem Social, Penetração Social, Imersão Social, Identidade Social, Socio-Materialidade, Redes Sociais, Cultura Local, Desenvolvimento Regional, e outras abordagens.
Ana Paula Rodrigues Diniz:
Bruno Lazzarotti Diniz Costa: (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Mariana Mazzini Marcondes: (Prog de Pós-Grad em Gestão Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PPGP/CCSA / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
O tema aborda discussões clássicas e contemporâneas relativas às teorias, metodologias e práticas de políticas públicas, enfocando, principalmente, sua relação com as desigualdades sociais e territoriais. O campo de políticas públicas, constituído pela interdisciplinaridade e pela dialética entre teoria e prática, é um campo de saber-fazer consolidado no Brasil e no mundo. No entanto, ainda é necessário avançar em abordagens críticas, especialmente para enfrentar as desigualdades em sua multidimensionalidade e multicausalidade. Seguindo essa abordagem, políticas públicas podem ser compreendidas como parte de um processo contraditório em torno da construção dos problemas públicos e do curso da ação pública, cujos contornos podem resultar tanto em reprodução, quanto em enfrentamento das desigualdades, comportando nuances e ambiguidades. Neste contexto, esperamos receber trabalhos que abordam desde discussões mais consolidadas (ex. ciclo de políticas públicas; relação com o federalismo e com a participação social; articulações intergovernamentais) até temas mais contemporâneos (políticas públicas baseadas em evidências, territorialidades, intersetorialidade, interseccionalidade, transversalidade, etc) no campo de políticas públicas. Convidamos, em especial, trabalhos que investiguem as relações entre políticas públicas e desigualdades, incluindo tanto análises sobre os efeitos das ações governamentais na (re)produção de desigualdades sociais, quanto sobre inovações para a transformação social rumo à igualdade e inclusão.
TATIANA DIAS SILVA:
Pedro Jaime: (Prog de Pós-Grad em Admin da FEI - PPGA-FEI / FEI - Centro Universitário da FEI) - (Graduação / ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Reginaldo Souza Santos: (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Campos de Arapiraca / UFAL- Universidade Federal de Alagoas)
Embora possua mais de um século de presença na produção acadêmica em Sociologia e Antropologia no Brasil, o tema das Relações Raciais é ainda pouco discutido no campo da Administração, e mais especificamente na área de Administração Pública e Políticas Públicas. A nossa sociedade negou a existência do racismo como elemento estruturante para o nosso processo de subdesenvolvimento e causa motora das diversas formas de desigualdades sociais. O mito da democracia racial que vigorou de forma hegemônica desde o fim da escravidão até meados dos anos de 1980, pressupunha a convivência harmônica entre negros e brancos, diferentemente das situações dos EUA ou da África do Sul, países que viveram processos formais de segregação racial. A partir das históricas denúncias da sociedade civil organizada liderada pelas diversas correntes do movimento negro e de análises empreendidas por pesquisadores de instituições acadêmicas e governamentais sobre as relações verticais em todos os setores da sociedade, essa utopia brasileira foi desnudada, deixando evidente as intensas desigualdades raciais expressas em inúmeros indicadores sociais. No entanto, apenas nas últimas duas décadas, o governo passou a reconhecer esse abismo social e a implementar medidas para enfrentá-lo. Até o século passado, tais medidas se restringiram a iniciativas de combate ao racismo (repressivas) e de valorização da matriz africana (culturalista). Essa nova resposta do governo brasileiro deveu-se à pressão cada vez mais qualificada dos movimentos negros, acadêmicos e setores progressistas, além de tensionamento institucional em universidades, governos subnacionais e organizações da sociedade. A literatura mostra que a partir dos resultados da III Conferência Mundial contra o Racismo (Durban, 2001), o Brasil passou a ser um dos países que mais implementaram políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Diego Mota Vieira: (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Ricardo Correa Gomes: (Mestr e Dout em Admin Pública e Governo / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Lia de Azevedo Almeida: (programa de pós-graduaçao em desenvolvimento regional / UFt)
Na administração pública e na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, observa-se a influência de stakeholders em esforços de cooperação e competição. O tema enfoca trabalhos teóricos e empíricos que utilizem a teoria de stakeholders, os modelos de análise de stakeholders e abordagens híbridas combinando outros referenciais teóricos com origem na administração, na ciência política e na sociologia, por exemplo. Algumas questões constituem a sua agenda de pesquisa: como os stakeholders atuam em processos de co-criação de valor na administração pública? Quais são as estratégias e recursos adotados pelos stakeholders para influenciar as políticas públicas? Como atuam no desenho de políticas públicas? De que forma os stakeholders lidam com as pressões institucionais? Como as organizações públicas podem realizar a gestão do relacionamento com seus stakeholders? De que maneira os stakeholders podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades estatais? Qual é o impacto da influência de stakeholders no desempenho de políticas públicas? Como os stakeholders operam em redes de políticas públicas? Como a análise de stakeholders pode contribuir em estudos sobre participação social e advocacy? De que forma as especificidades políticas no Brasil, tais como federalismo e presidencialismo de coalizão, interferem na atuação dos stakeholders de políticas públicas? Quais são as críticas e os limites aos quais os estudos sobre stakeholders na administração pública estão sujeitos?
Antonio Isidro da Silva Filho: (57 / UnB - Universidade de Brasília)
Micheline Gaia Hoffmann: (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Fernando do Amaral Nogueira: (Mestr Prof em Gestão e Políticas Públicas - MPGPP / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Este tema tem como proposta a discussão acadêmica sobre o tema da inovação pública, em suas mais variadas abordagens. É um assunto que vem ganhando crescente interesse, tanto no meio acadêmico como profissional, no Brasil e no mundo. Entende-se que a inovação traz o potencial de uma gestão pública mais eficiente, efetiva, transparente e democrática, com projetos, iniciativas e estruturas mais capazes de gerar valor público. Mas há também diversos desafios e barreiras nesse caminho, bem como potenciais efeitos adversos de iniciativas inovadoras.
Entre as diferentes abordagens para o tema, podemos citar os seguintes conceitos ou subáreas de pesquisa: inovação no setor público sob uma abordagem de serviços; inovação em políticas públicas; plataformas e arenas de cocriação de soluções inovadoras para problemas públicos; laboratórios de inovação pública; redes e processos colaborativos de inovação; inovação pública e governança colaborativa; transformação digital em governo; metodologias para a inovação; inovação aberta pública; capacidade estatal para a inovação; experimentalismo e a importância do erro no processo inovador; avaliação de processos, serviços e políticas públicas inovadoras.
Esperamos receber tanto ensaios teóricos como estudos empíricos. Os artigos podem ter como foco primário teorias diretamente ligadas à discussão sobre inovação bem como dialogar com outras correntes teóricas do campo público ampliado.
Magnus Luiz Emmendoerfer: (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Daniela Meirelles Andrade: (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Ana Maria Santos: (Administração Pública / ISCSP-ULisboa)
As organizações do setor público têm, paulatinamente, adotado práticas de mudança organizacional e expressões que remetem ao empreendedorismo, visando contribuir com sua eficiência para mitigar problemas públicos e gerar valor social para a comunidade e seu entorno. Adicionalmente, observa-se esforços e condutas colaborativas para além do setor público,
envolvendo indivíduos e organizações para cocriarem projetos e soluções para o bem comum ou de uma determinada
comunidade. Assim, o tema Empreendedorismo no Setor Público busca congregar pesquisadores e fortalecer o fomento de
agendas de investigação inter(multi)disciplinares e produções teórico-conceituais a partir de estudos nacionais e em
perspectiva comparada internacional, por meio de ações colaborativas e em rede, as quais ainda são, em sua maioria, difusas
e carentes de um lócus profícuo para debates e avanços. Espera-se receber trabalhos com diferentes epistemológicas e métodos que abordem sobre:
Verônica Macário de Oliveira Motta: (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Jeová Torres Silva Júnior: (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social - PDGS / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Estudos recentes sobre gestão social apontam que sua definição busca incorporar aspectos relacionados aos espaços de cidadania, relações interorganizacionais e administração pública. A proposta é incorporar a gestão social na prática comunitária, mostrando seu potencial para se desenvolver em contextos diversos.
Considera-se, portanto, que as interfaces entre Gestão Pública e Gestão Social discutem as interseções e distinções teórico-metodológicas, bem como as práticas entre gestão social, administração pública e desenvolvimento. Na democracia participativa espera-se uma relação mais estreita entre o Estado e a sociedade cujo protagonista deixa de ser o Estado que passa a intermediar as discussões e deliberações com os vários atores da sociedade civil. Nessa vertente e, sobretudo, considerando os desafios do atual contexto político e social do país, torna-se relevante a proposição de artigos que envolvam pesquisas sobre: Gestão social, governança e políticas públicas. Gestão Social, transparência e accountability. Gestão Social e coprodução de bens públicos. Gestão social em programas e projetos de desenvolvimento sustentável - dimensões social, ambiental e territorial. Gestão Social em políticas culturais. Gestão de políticas sociais: desigualdade, justiça e democracia. Inovação social, ação coletiva e cooperação para o bem comum. Cidadania ativa, participação e ação pública. Gestão social e controle social em ambientes públicos coletivos: fóruns, colegiados e conselhos.
A proposta desse tema é explorar pesquisas acadêmicas que busquem contribuir com o avanço teórico e empíricos nas interfaces entre Gestão Social e Gestão Pública – com modelos teóricos e conceituais, bem como com aplicações empíricas que busquem analisar exemplos pragmáticos.
Josiel Lopes Valadares: (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Stephanie Ingrid Souza Barboza: (rograma de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
No contexto da administração pública no Brasil, a discussão de matrizes ontológicas e epistemológicas, tem sido levantada no intuito de relatar a importância de compreensão do campo por um olhar multifacetado. Especificamente existe a necessidade de se pensar novos caminhos metateóricos pouco explorados tendo como inspiração referenciais diversos na análise das novas demandas da administração pública contemporânea. Há ainda uma escassez de trabalhos que utilizam abordagens críticas, hermenêuticas e fenomenológicas – aqui especificamente a teoria crítica como norteadora dos estudos na administração pública. Diante deste contexto, este tema, propõe-se fortalecer uma agenda de pesquisas que debata o fortalecimento teórico do campo da administração pública para além da perspectiva empírica. Busca-se, sobretudo fortalecer uma investigação disciplinar, interdisciplinar e/ou multidisciplinar na administração pública. São bem vindas propostas de trabalho que visem articular a administração pública tanto em âmbito técnico, quanto na perspectiva política, social e cultural. Assim, o tema volta-se ao debate sobre os fundamentos teóricos multi/interdisciplinares da administração pública. Processo de construção, delineamento e desenvolvimento do campo da administração pública do ponto de vista ontológico, epistemológico e metodológico. Paradigmas e modelos de gestão pública. Discussões sobre as abordagens teóricas que incidem na reflexão e análise dos objetos de estudo do campo: correntes do institucionalismo, nova gestão pública, novo serviço público, governança pública, entre outras. Estudos sobre as perspectivas metodológicas na pesquisa em administração pública
ELZA MARIA MARINHO LUSTOSA DA COSTA: (Mestr Prof em Admin/Prog de Pós-Grad em Admin - MPA/PPGA / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Luciana de Oliveira Miranda: (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - FUP/UnB / UnB - Universidade de Brasília)
Vânia Aparecida Rezende:
Nos últimos anos, na esteira da celebração de várias efemérides importantes, como os 200 anos da transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro e os 130 anos de República, ao lado de iniciativas mais perenes, surgiram esforços pontuais (mas significativos) que atestam a renovação do interesse pelos estudos históricos no campo da administração pública. Assim, diversas publicações recentes vêm se juntar à vigorosa produção historiográfica que vicejou na área até a década de 1980.
É verdade, que estamos longe do vigor da produção acadêmica de ensaios e livros didáticos dos anos 1950, 1960 e 1970. Mas, em 2019, a República completou 130 anos e no próximo 2022, o Brasil vai comemorar 200 anos de Independência. Certamente, o interesse pelo tema vai crescer e suscitar a valorização da produção intelectual no campo.
Por ouro lado, pouco se avançou no sentido de incorporar a essa produção historiográfica as principais conquistas da historiografia contemporânea. Com efeito, a maioria dos trabalhos recentes que vieram contribuir para renovação do campo pouco contribuiu para a superação das limitações indicadas pela crítica que se dirigia à monumental História Administrativa do Brasil, iniciada pelo DASP ainda nos anos 1950.
A redescoberta da importância do conhecimento histórico e da influência mútua entre países no campo da Administração Pública deve vir acompanhada da renovação de temas, fontes e métodos de pesquisa, com a produção de dissertações, artigos e livros que discutem as transformações do Estado e da Administração Pública brasileira em perspectiva histórica e comparada. Há muito o que discutir sobre esse processo, sobretudo no atual momento da vida brasileira em que todos as instituições estão em causa. Como já disse Unamuno, precisamos conhecer a história para evitar repeti-la. Nem como tragédia nem como farsa.
O tema acolhe trabalhos que resgatem a memória da Administração Pública brasileira.
Elinaldo Leal Santos:
ELIZABETH MATOS RIBEIRO: (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
MONICA MATOS RIBEIRO: (Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas / UNIFACS - Universidade Salvador)
A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA) é pioneira na discussão sobre administração política no País. História essa que tem origem nas contribuições de João Ubaldo Ribeiro, quando exerceu a cátedra da disciplina Ciência Política na EAUFBA, no trabalho seminal Política e Administração (1969), (re)publicado em 2006 pelo periódico Organizações & Sociedade. A discussão ganha consistência com a tese defendida por Reginaldo Souza Santos no Instituto de Economia da UNICAMP (1991) e com o artigo Administração Política Brasileira (1993), publicado na Revista de Administração Pública. Mas, é nos idos dos anos 2000 que a definição de administração política, como campo de conhecimento se destaca na literatura brasileira. A Administração Política, na condição de subcampo da Administração, tem por finalidade científica e profissional, contribuir para que os administradores políticos e profissionais possam se capacitar para observar, descrever, explicar, evidenciar, criticar, normatizar e propor soluções administrativas e organizacionais (no campo da gestão e da gerência) que contribuam, de forma efetiva, para articular as duas dimensões indissociáveis que envolvem os ‘atos e fatos administrativos e organizacionais’ e/ou as ‘práticas e saberes administrativos e organizacionais’, através da integração entre o ‘Pensar e o Agir’; entre a dimensão política da gestão e a dimensão técnico-operacional da gerência. O tema proposto objetiva abrir espaço para a apresentação e discussão de estudos voltados para a análise dos modelos de gestão do desenvolvimento de correntes teóricas diversas como o estruturalismo, o pós-estruturalismo, o multiculturalismo e o pós-colonialismo (Desenvolvimentismo Cepalino, Neoliberalismo, Novo-Desenvolvimentismo, Pós-Desenvolvimentismo, etc.), de modo a evidenciar as implicações dos modelos no cotidiano dos indivíduos, das organizações e da sociedade; bem como de estudos dirigidos à análise e/ou avaliação dos efeitos da Administração Política Brasileira sobre a distribuição da riqueza e da renda social.
Maria Elisa Huber Pessina: (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr em Admin – PPGA / UNIFACS - Universidade Salvador)
Ives Romero Tavares do Nascimento: (Curso de Administração / Universidade Federal do Cariri)
Thiago Lima: (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
Elencamos como objetivo principal tratar das interfaces, diálogos e convergências entre a Administração e os estudos acerca do internacional. Parte-se da premissa de que no plano global e das relações inter/supranacionais, localizam-se fenômenos sociais que se relacionam profundamente com os objetos de estudo da Administração, desde as empresas, o Estado, as políticas públicas, a gestão e sustentabilidade de organizações da sociedade civil ou o próprio manejo dos modos de desenvolvimento e produção capitalistas, entre outros. São investigações nessa natureza que o tema que aqui se propõe pretende reunir.
Nesse contexto, é importante registrar o quanto a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ganharam força e vem direcionando a atuação de governos, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e do mercado em todo o mundo.
Visamos concentrar trabalhos que abordem (i) organizações supranacionais, internacionais ou multinacionais, (ii) cooperação internacional, suas agendas, gestão, discussão da eficácia e implicações na gestão pública, social e de empresa local, (iii) governança internacional, (iv) internacionalização do capital, sistema-mundo e economia mundo, (v) relação entre agendas internacionais para o desenvolvimento e políticas públicas locais, (vi) organizações da sociedade civil transnacional, (vii) cadeias produtivas globais, (viii) geopolítica e geoestratégia da empresa, (ix) Agenda 2030 e engajamento do setor privado, (x) Cooperação Sul-Sul e Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi): gestão, atores e políticas. Serão bem vindos ainda resultados de investigações sobre outros fenômenos internacionais associados à área, mas que não tenham sido mencionados.
João Ricardo Catarino: (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa / ISCSP)
Fernanda Nogueira: (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa / ISCSP)
Sónia P. Gonçalves: (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa / ISCSP)
O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e a Divisão de Administração Pública da ANPAD receberão mais uma edição desta iniciativa que se iniciou por um grupo de investigadores em 2011, com o objetivo de aproximar as comunidades científicas e empresariais para a troca de informações e conhecimentos, com vista ao aprofundamento da compreensão sobre o “estilo lusófono” de gerir, estimulando deste modo a pesquisa e o desenvolvimento de temas relacionados com a Gestão de Recursos Humanos e a Administração Pública.
Podem ser submetidos artigos para as seguintes áreas temáticas:
Comportamento Organizacional
Descentralização, Mobilidade e Ordenamento do Território
Empreendedorismo e Inovação
Envelhecimento: desafios e oportunidades para a gestão de pessoas
Gestão de Recursos Humanos no Serviço Público
Governação e Políticas Públicas de Saúde
Governança Pública e Reforma Administrativa
Governança Digital
Liderança e Governance
Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Políticas de Inovação na Administração Pública
Saúde e Bem-Estar no Trabalho
Graduado em Economia (UAB), pós-graduado em Análise de Dados para Ciências Sociais (Universidade de Essex) e Doutor em Ciência Política e Administração (UAB). Realizou períodos de pesquisa nas Universidades de Oxford e Cambridge, além de ter participado de Congressos e Seminários e ministrado cursos em diversas Universidades e instituições acadêmicas na Espanha, Europa e América Latina. Desenvolveu sua atividade de ensino e pesquisa nas áreas de gestão pública, governo local, participação cidadã e análise de políticas públicas. Em formato mais informativo, publicou o livro “Es la Política, Idiotas”. Diretor Geral de Participação Cidadã no Governo da Catalunha (2004-2008), diretor do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP) da UAB (2009-2014) e presidente da Associação Espanhola de Ciência Política (AECPA) (2015-2017). Atualmente Professor de Ciência Política e Administração e professor da Universidade de Girona, onde dirige o Campus setor de Coesão e Responsabilidade Social.
O(A) participante poderá se inscrever nas seguintes categorias:
Autores com trabalhos aprovados: 12/04/2022 a 28/04/2022
Demais participantes: 12/04/2022 a 12/05/2022 25/05/2022
A confirmação da inscrição somente ocorrerá após a identificação do pagamento da taxa de inscrição ou envio da nota de empenho.
A inscrição como congressista dá o direito de (i) participar de sessões de apresentação de trabalhos; (ii) apresentar trabalho(s); (iii) debater trabalho(s), (iv) receber certificado(s); (v) participar de eventual entrega da premiação; e (vi) ter extensão da anuidade de sua associação individual da ANPAD por mais 12 meses (com exceção dos discentes com isenção e voluntários).
A inscrição como Ouvinte dá o direito de participar de algumas atividades selecionadas. Essa categoria de inscrição não permite assistir nem apresentar trabalhos, não confere certificado e não inclui anuidade da associação individual da ANPAD.
Mantendo os princípios estabelecidos na política de preços para eventos divisionais e EnANPAD para os anos de 2021, 2022 e 2023 e considerando os critérios de isenção propostos pelo Projeto ANPAD Inclusiva e descontos apresentamos os valores de taxa de inscrição para o EnAPG 2022.
Tipo de Inscrição | Valores |
---|---|
Docente associado |
R$ 210,00 |
Acadêmico aposentado |
R$ 150,00 |
Discente associado |
R$ 90,00 |
Discente não associado |
R$ 150,00 |
Docente e profissional não associado |
R$ 300,00 |
Ouvinte |
R$ 45,00 |
Líder de Tema - Divisão APB |
R$ 168,00 |
Discente voluntário |
isento |
Discente com isenção (baixa renda/étnico racial) |
isento |
Notas:
Caso queira solicitar cancelamento, favor observar as seguintes condições:
a) Enviar solicitação por escrito para o e-mail eventos@anpad.org.br até o dia 19 de maio de 2022.
b) O reembolsado será de 80% do valor da taxa de inscrição.
c) O reembolso ocorrerá, por meio de transferência bancária, em até 45 dias após o prazo final para solicitação do cancelamento.
d) Participantes com trabalho(s) aprovado(s) não terão direito a reembolso do valor da taxa de inscrição, mesmo que outro(s) autor(es) já tenha(m) realizado inscrição no evento.
A inscrição por meio de “Nota de Empenho” deverá ser providenciada diretamente pelo participante junto à sua instituição.
Autores com trabalhos aprovados deverão enviar o documento de empenho até o dia 28 de abril de 2022.
Não aceitaremos notas de empenhos de Instituições que ainda não efetuaram o pagamento de inscrições de eventos passados promovidos pela ANPAD.
Dados da ANPAD para emissão da Nota de Empenho:
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD
CNPJ 42.595.652/0001-66
Av. Pedro Taques, 294 – sala 1402
87030-008 – Maringá/PR
Dados bancários:
Banco do Brasil - 001
Agência: 3519-X
Conta Corrente: 15112-2
A isenção da taxa de inscrição é um benefício concedido pela ANPAD às pessoas que, dentro de critérios preestabelecidos, comprovem:
É de inteira e exclusiva responsabilidade administrativa, civil e penal do requerente a veracidade da informação prestada e o correto preenchimento de todos os documentos que se fizerem necessários à análise do pedido de isenção da taxa de inscrição.
Poderá solicitar o benefício da isenção de taxa de inscrição o estudante que estiver vinculado a Programa de Pós-Graduação em Administração, Ciências Contábeis ou áreas afins, associado ou não e:
Todos os interessados em solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição deverão, obrigatoriamente, requerer via formulário específico até o dia 24/04/2022.
O resultado do pedido de isenção será divulgado até o dia 26/04/2022.
Os pedidos deferidos devem se inscrever no evento entre os dias 27 e 28/04/2022.
Poderão se candidatar discentes que atendam aos seguintes critérios:
Para candidatar-se como voluntário(a) no EnAPG 2022, é necessário seguir os passos abaixo:
Serão publicados nos anais eletrônicos do evento os artigos cuja inscrição de no mínimo um dos autores for feita em uma das categorias pagantes, e cujo pagamento da taxa da inscrição for feito até o dia 28 de abril de 2022, e que forem efetivamente apresentados.
O não comparecimento para apresentação do artigo incluído na programação final do evento, implicará o impedimento do(a) autor(a) de submeter trabalhos para qualquer encontro realizado sob o patrocínio e no âmbito da ANPAD até o fim do ano subsequente.
Não há a possibilidade de escolha de data e horários de apresentação dos trabalhos. A programação seguirá o planejamento realizado pela Divisão Acadêmica e pela Diretoria Científica da ANPAD.
Data |
Horário |
Atividade |
30 de maiosegunda-feira |
8h30 - 10h15 |
|
10h15 - 10h45 | Intervalo | |
10h45 - 12h30 | Apresentações de Trabalhos | |
12h30 - 14h | Intervalo do Almoço | |
14h - 15h45 | Apresentações de Trabalhos | |
15h45 - 16h15 | Intervalo | |
16h15 - 18h |
|
|
18h - 18h15 | Intervalo | |
18h15 - 20h15 |
Abertura e Premiação Coordenador Comitê Científico |
|
31 de maioterça-feira |
8h30 - 10h15 | Apresentações de Trabalhos |
10h15 - 10h45 | Intervalo | |
10h45 - 12h30 |
Participantes: |
|
12h30 - 14h | Intervalo do Almoço | |
14h - 15h45 | Apresentações de Trabalhos | |
15h45 - 16h15 | Intervalo | |
16h15 - 18h | Apresentações de Trabalhos | |
18h - 18h15 | Intervalo | |
18h15 - 20h15 |
Participantes: Jeová Torres Silva Júnior (Professor da Universidade Federal do Cariri-UFCA, pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social-LIEGS/UFCA) Moderadora |
|
01 de junhoquarta-feira |
8h30 - 10h15 |
Conferencistas Moderadora Debatedor |
10h15 - 10h45 | Intervalo | |
10h45 - 12h30 | Apresentações de Trabalhos | |
12h30 - 14h | Intervalo do Almoço | |
14h - 15h45 |
Conferencistas Moderadora |
|
15h45 - 16h15 | Intervalo | |
16h15 - 18h |
Coordenador Comitê Científico |
Palestra Internacional - Inovação Democrática
Palestrante: Joaquin Brugué Torruella - Universidade de Girona (Espanha)
Transparência x contaminação: Iniciativas de governo aberto no contexto da pandemia de Covid-19
Leticia de Almeida Corrêa (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Ana Cláudia Azevedo (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
A Influência de Fatores Políticos do Ambiente de Governança dos Países para a Transparência Corporativa Anticorrupção
Benedita Bruna Camelo Brito (PPGA / Universidade Estadual do Ceará)
Elias Pereira Lopes Júnior (Graduação em Administração / UFCA - Universidade Federal do Cariri)
Samuel Façanha Camara (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / UECE - Universidade Estadual do Ceará) - (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / UECE - Universidade Estadual do Ceará)
O CUMPRIMENTO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PELO GOVERNO FEDERAL NO BIÊNIO 2019- 2020
Matheus Gomes de Almeida
Vânia Aparecida Rezende
Maria Clara Oliveira Santos
Caroline Miriã Fontes Martins (Profiap / Universidade Federal de São João del-Rei)
Social innovation, experimentalism and public governance: an ethnographical approach to study public arenas in the city
Maria Carolina Martinez Andion (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
INOVAÇÃO SOCIAL RURAL: APRENDIZADOS DE UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
Anderson Luís do Espírito Santo (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Maria Carolina Martinez Andion (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
MANDATOS COLETIVOS E MANDATOS COMPARTILHADOS: o estado da arte
Cláudia Torres Lopes
INCURSÕES COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS EM EXPERIMENTAÇÕES DEMOCRÁTICAS: uma proposição em minipúblicos deliberativos
Kelly Valerio Souza (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Jane Henriques Gonçalves Marinho Gomes (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Lívia Maria de Pádua Ribeiro (125 / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Lilian Bambirra de Assis (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Eficiência Na Aplicação Dos Gastos Públicos Com Saúde No Combate A Pandemia: Uma Análise Nas Unidades Federativas Brasileiras No Ano 2020
GEYSA GABRIELA PINHEIRO GOMES (Ciências Contábeis / Universidade Federal do Cariri - UFCA)
Maria Raquel Xavier de Alencar
Larissa da Silva Miranda
MILTON JARBAS RODRIGUES CHAGAS (PROGRAMA DE DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL / UnB - Universidade de Brasília)
Hugo Azevedo Rangel de Morais (Prog de Pós-Grad em Admin / USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
Covid-19 e gastos públicos com saúde: o que se pesquisou a respeito disso durante o ano de 2020?
Ane Caroline Rodrigues Leite
Antonio Rafael Valério de Oliveira (Servidor Efetivo - Contador / UFCA - Universidade Federal do Cariri) - (Programa de Pós-Gaduação em Administração e Controladoria – PPAC Profissional / UFC - Universidade Federal do Ceará)
MARIA ISABEL DA CRUZ FEITOSA
Maria Raquel Xavier de Alencar
MILTON JARBAS RODRIGUES CHAGAS (PROGRAMA DE DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL / UnB - Universidade de Brasília)
PAULO HENRIQUE LEAL (Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA / Universidade Federal do Cariri - UFCA) - (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Análise das despesas executadas pelas Secretarias Municipais de Assistência Social nos Municípios da Região Intermediária de Caicó para o enfrentamento da Covid-19
Jonathan Dantas de Araújo (Concluinte de Graduação - Ciências Contábeis / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
MARIA DO SOCORRO VALENTIM (Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais - PPGCS / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Edivaldo do Nascimento Duda (CERES Caicó/RN / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - (PPG em Ciências Contábeis / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Sócrates Dantas Lopes (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis / UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Exploração de Dados como Instrumento de Apoio ao Planejamento da Auditoria do SUS/BA Diante da Pandemia Covid-19
Thaienny Saback de Souza (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
ELIZABETH MATOS RIBEIRO (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Francisco Marton Gleuson Pinheiro (Curso de Ciências Contábeis / Universidade do Estado da Bahia) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Romilson do Carmo Moreira
Custos de Transação Políticos: Uma Análise dos Serviços Urbanos de Infraestruturas nos Municípios Brasileiros e Portugueses
Paulo Vitor Lucca (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Cláudia Cristina Silva da Costa Afonso
Inácio Andruski-Guimarães
PARA ALÉM DA PUNIÇÃO: O FENÔMENO DO ENCARCERAMENTO EM MASSA NO BRASIL
Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Marina Tereza da Silva Coelho (Graduação / FJP - Fundação João Pinheiro)
Alicia Maricel Oliveira Ramos (Curso de Administração Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Lucas Daniel Oliveira dos Santos
Platforms for Collaborative Governance: an organizational strategy
Eduardo Bizzo de Pinho Borges (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
GOVERNOS LOCAIS E A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: O CASO DAS CAPITAIS NORDESTINAS
JOSÉ IRIVALDO ALVES OLIVEIRA SILVA (PPGA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO / UNIVERSIDADE FEDERAL DE Campina Grande - UFCG)
Marcelo Bruno Bedoni de Sousa (Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
TALDEN QUEIROZ FARIAS (Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
Local Climate Change Plans in Brazil: The Role of Risk Management Capacity and Transnational Municipal Networks
Ana Paula Santos
Jose Antonio Puppim de Oliveira (Mestr e Dout em Admin Pública e Governo / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Impacto das Políticas e Planos Municipais sobre os Indicadores de Acesso ao Saneamento Básico
Juliana Maria de Araújo (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Suely de Fátima Ramos Silveira (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa) - (Programa de Pós-Grad. em Economia Dom. -PPGED / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Marco Aurélio Marques Ferreira (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Capacidades estatales municipales en Brasil y resultados de la implantación de los ODS
Eduardo José Grin (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
AprenderCom Diversidades sobre Políticas Públicas de Cuidados: Posicionalidade e Reflexividade Crítica na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS)
Edgilson Tavares de Araújo (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
Rosana de Freitas boullosa (PPGDSCI / UnB - Universidade de Brasília)
LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS (Alimentos, Nutrição e Saúde / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Índice Geral de Cursos Versus Qualidade na Educação Superior: O Caso das Instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás
Hugo Ferreira Ginu (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP / UFG - Universidade Federal de Goiás)
FERNANDO NUNES BELCHIOR (Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção / UFG - Universidade Federal de Goiás)
Vicente da Rocha Soares Ferreira (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás) - (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás)
POLÍTICAS AFIRMATIVAS: diversidade no ensino superior
Amanda Ribeiro Carolino (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
CLÁUDIA APARECIDA AVELAR FERREIRA (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) - (Prog de Pós- Grad em Geografia= PPGG / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
A Influência Das Organizações Internacionais Na Formulação De Políticas Públicas: FAO, Banco Mundial e a Lei de Terras do Piauí.
cosmo da silva junior (Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional -PPGCI/UFPB / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
Thiago Lima (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
A Cooperação Brasileira Internacional para o Desenvolvimento (Cobradi) Durante o Governo Lula: Uma Análise Exploratória da Cooperação em Educação com Angola.
Maria Elisa Huber Pessina (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr em Admin – PPGA / UNIFACS - Universidade Salvador)
Maria Cândida Arrais de Miranda Mousinho
Reformas administrativas em Portugal e na Espanha: entre pontuação e incrementalismo
Leonardo Secchi (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Joaquim Croca Caeiro
Ricardo Ramos Pinto
Inovação no Setor Público em Santa Catarina: o Caso do Projeto “Educação na Palma da Mão”
Fabiana Veni Tobias (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Fabrício da Silva Attanásio
Luiz Eduardo Schmitt (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Micheline Gaia Hoffmann (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Ciências comportamentais aplicadas às políticas públicas: cocriação de soluções para auxiliar na redução do absenteísmo no serviço de emissão de Carteira de Identidade em Minas Gerais
Débora Silva de Miranda
Larissa Ribeiro Braga
Giovanni Batista Andrade Resende
Josiane Godoy Ferreira Cândido Corrêa
Inovação na Gestão Pública para a Transformação Digital do Controle da Cadeia do Carvão Vegetal
Giovanna Nogueira Machado Schffer (Servidor efetivo / Estado de Minas Gerais)
Débora Silva de Miranda
Isabela Romancini Ribeiro (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental / Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Minas Gerais) - (Graduação em Administração Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Fernanda Peixoto Petrocchi da Costa (Servidora Pública / Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão)
Trabalho Acadêmico e a Pandemia Global: Analisando a Liderança Transformacional, Cultura Organizacional, Práticas de Enfrentamento da COVID-19 no Work – Life Balance
Thiago Ribas de Lima (Prog de Pós-Grad em Admin/Centro de Ciências Sociais Aplic – PPGAd/CCSA / FURB - Universidade Regional de Blumenau) - (Servidor Público / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Campus Recife))
Giancarlo Gomes (Prog de Pós-Grad em Admin/Centro de Ciências Sociais Aplic – PPGAd/CCSA / FURB - Universidade Regional de Blumenau)
O que afeta a Intenção de Turnover? um Estudo com Servidores ligados à Justiça
EDICREIA ANDRADE DOS SANTOS (PPGCC / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Jonatas Dutra Sallaberry (Prog de Pós-Grad em Contab/Centro Socioeconômico – PPGC/CSE / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) - (Escuela Internacional de Doctorado / Universidad de Murcia)
Daiane Antonini Bortoluzzi (15 / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Leonardo Flach (Prog de Pós-Grad em Contab/Centro Socioeconômico – PPGC/CSE / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Mayla Cristina Costa Maroni Saraiva (Programa de Pós-graduação em Contabilidade -PPGCont / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
O Papel Do Clima Emocional Na Primeira Resposta Organizacional Ao Puplic Wicked Problems (PWP)
Fagner de Oliveira Dias (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Edgar Reyes Junior (in memoriam) (57 / UnB - Universidade de Brasília)
Sentidos do Trabalho e Vínculos Organizacionais: Estudo com Jovens Trabalhadores
GABRIELA MARTINS PEREIRA (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Michelle de Souza Rocha (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Prazer e Sofrimento no Trabalho e Gerações: comparando enfermeiros jovens e experientes de Manaus (Brasil)
Kely Cesar Martins de Paiva (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Marcelo de Souza Ramos
Thaís Pinto da Rocha Torres (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Fabiula Meneguete Vides da Silva (Departamento de Administração / Universidade Federal do Amazonas)
Gabriel Fernandes Faria
Valores Humanos e Gerações: um estudo comparativo com enfermeiros
Kely Cesar Martins de Paiva (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Michelle Regina Santana Dutra (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Gabriel Fernandes Faria
Vínculos Organizacionais e Gerações: um estudo comparativo com enfermeiros de Manaus (Brasil)
Samara de Menezes Lara (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) - (Graduação / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Marcelo de Souza Ramos
Mirian Serrão Vital (Curso de Administração / Universidade do Estado do Amazonas - UEA) - (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Jéssica Ferreira Fernandes (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Acesso à Justiça Mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação em Contexto Periférico: proposição de um quadro analítico de múltiplas dimensões
KATY MARIA NOGUEIRA MORAIS (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Diana Cruz Rodrigues (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
EDEN DO CARMO SOARES JUNIOS (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Aline Mendonça da Silva (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
A Importância da Avaliação de Desempenho para as Organizações da Sociedade Civil
Cleverson Cidney Silva da Costa (Programa de Pós-Graduação em Administração / Universidade Federal de Campina Grande)
Patrícia Trindade Caldas (Programa de Pós-Graduação em Administração / UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)
Considerations about the use of algorithms for bureaucracy and the burdens for citizens
Maiara Oliveira Marinho (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) - (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Bureaucratic reputation
Alketa Peci (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
1964: Golpe ou Revolução? Disputas Discursivas Para (Re)escrever a História e seus Efeitos sobre as Políticas de Reparação, Verdade e Memória no Brasil
Bruno Dias Magalhães (Graduação em Administração Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Amarílis Busch Tavares (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Doutorado / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) - (Departamento de Migrações / Ministério da Justiça e Segurança Pública)
INTERDIÇÃO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: O BRASIL EM CONTEXTO
João Mendes da Rocha Neto (57 / UnB - Universidade de Brasília)
Constitucionalizando a emergência, aprofundando o direito da crise: considerações sobre o claustrofóbico rebaixamento dos gastos públicos no Brasil
TELMA FERREIRA FARIAS TELES COSTA (PROFIAP - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / UFF - Universidade Federal Fluminense) - (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - LINHA DE PESQUISA: FINANÇAS PÚBLICAS, TRIBUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO / UERJ)
Arnaldo Provasi Lanzara (Mestrado Profissional em Administração Pública / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Fatores Socioeconômicos e Endividamento dos Municípios de Minas Gerai
Neiva dos Santos Andrade (Centro de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Contabilidade / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
João Estevão Barbosa Neto (CEPCON / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) - (PROFIAP - Mestrado Profissional em Administração Pública / Universidade Federal de Alfenas)
A Ineficiência Das Renúncias Fiscais Sob a Ótica da Teoria da Agência
Alexandre Calvet Lima (Mestr Prof em Admin Pública / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Joaquim Rubens Fontes Filho (Mest Executivo em Gestão Empresarial / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Painel de Indicadores para os Municípios do Estado do Tocantins: Abordagem a partir dos Índices Firjan de Desenvolvimento Municipal e Firjan de Gestão Fiscal
Werley Teixeira Reinaldo (Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) / Universidade Federal do Tocantins)
ANA LUCIA DE MEDEIROS
Análise da Conformidade do Gasto com Pessoal na Região Metropolitana de Fortaleza
Mikael Ferreira dos Santos
Francisco Ivander Amado Borges Alves
Jackeline Lucas Souza (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
CAPACIDADE BUROCRÁTICA E BUROCRACIA DE MÉDIO ESCALÃO UMA AGENDA DE PESQUISA EM NÍVEL MUNICIPAL
Gislaine Thompson dos Santos
Luciana Pazini Papi (PPGPP / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Mutaro Seidi
Desafios à Proteção de Dados Pessoais na Administração Pública: uma Revisão de Escopo
Maria Cristina Marques (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração / UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
Erasmo Moreira de Carvalho (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração / UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
Osmar Siena (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração / UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
IS IT A PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP FOR INTEGRATED SLUM UPGRADING INTERVENTION FEASIBLE?
Erick Elysio Reis Amorim (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Alexandre de Almeida Faria (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
Processos decisórios apoiados em inteligência artificial: Um estudo de caso sobre Parceria Público-Privada para implantação de cidades inteligentes
Liliane Campos de Souza Araújo (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Jane Henriques Gonçalves Marinho Gomes (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
Uajara Pessoa Araujo (125 / CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
SISTEMA DE COTAS EM DEBATE: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CEFET/RJ CAMPUS VALENÇA
Bruna Maria da Silva
Alexandre Matos Drumond (Administração / CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)
Bárbara Romeika Rodrigues Marques (COEME Campus Valença / CEFET RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) - (PPGE (Doutorado) / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
Patrício Pereira Alves de Sousa (Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CefetRJ))
Efeitos da Pandemia de Covid-19 sobre a Situação no Mercado de Trabalho de Egressos da Política de Cotas do Ensino Superior Público Brasileiro
José Roberto Abreu de Carvalho Junior (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Wescley Silva Xavier (PPGAdm/UFV / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Política de Cotas e Entrada do Mercado de Trabalho: uma análise comparativa entre cotistas e não cotistas egressos da Universidade Federal de Viçosa
Patrícia Bierrenbach Souza Manarini (Graduação em Economia / Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa)
Ana Paula Rodrigues Diniz
Wescley Silva Xavier (PPGAdm/UFV / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Dimensões da Implementação Local de Políticas Públicas: Constructos fundamentados na Teoria da Administração Política
Jefferson Reis Guimarães Andrade (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Curso de Administração / Universidade Tiradentes - UNIT)
ELIZABETH MATOS RIBEIRO (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Contribuições Conceituais e Metodológicas da Administração Política para a Análise do Setor Automotivo Brasileiro
Ricardo Luiz dos Santos Junior (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Reginaldo Souza Santos (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Campos de Arapiraca / UFAL- Universidade Federal de Alagoas)
O papel da polícia no Estado Democrático de Direito: perspectivas críticas sobre a preservação da ordem a partir da formação do agente policial-militar à luz da Administração Política da Segurança Pública.
HILDERIM DOS SANTOS TOMAZ (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
A Administração Política Petista: uma abordagem sobre os mandatos presidenciais do Partido dos Trabalhadores (PT)
Emerson de Sousa Silva (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Reginaldo Souza Santos (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Campos de Arapiraca / UFAL- Universidade Federal de Alagoas)
Avanço Teórico do Campo de Conhecimento da Gestão Social: uma Análise Integrativa
Gisleine do Carmo (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Jose de Arimateia Dias Valadao (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Cristiane Aparecida da Silva (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Vânia Aparecida Rezende
Jose Roberto Pereira (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Empreendedorismo Social e a prática de Ações Empreendedoras desenvolvidas por Gestoras de Organizações Sem Fins Lucrativos em Vitória da Conquista - BA
Kelliane de Jesus Nascimento (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)
Almiralva Ferraz Gomes (Administração / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Rita de Cássia Oliveira Lima Alves (Administração / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB)
Aline Záide Pinheiro Matos Santos
Weslei Gusmão Piau Santana (Departamento de Ciências Sociais Aplicadas / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Gestão Social na Execução Penal: Análise da Atuação do Conselho da Comunidade de Teresina-PI
FAGNER MARTINS DE SANTANA (PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA - PPGP / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI)
FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA (PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) - (PROFIAP- UFPI / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)
Fabiana Pinto de Almeida Bizarria (FLF / Faculdade Luciano Feijão) - (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública / Universidade Federal do Piauí)
Maria Vilma Coelho moreira Faria (Bacharelado em Administração Pública / Universidade da integração internacional da lusofonia Afro-brasileira)
A Água como Bem Comum: uma Revisão Integrativa da Literatura Internacional
Camila de Assis Silva (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Jose Roberto Pereira (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
VALDERÍ DE CASTRO ALC ÂNTARA (Administração / Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG))
Participação Cidadã como Ferramenta de Inovação no Serviço Público por meio da plataforma Colab.
INDIRA DUTRA DE ALMEIDA CABRAL DE OLIVEIRA (Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS / UPE - Universidade de Pernambuco)
Héllen Bezerra Alves Barbosa (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Fagner José Coutinho de Melo (Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS / UPE - Universidade de Pernambuco)
ADEMIR MACEDO NASCIMENTO (Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS / UPE - Universidade de Pernambuco)
O Portal De Dados Abertos Do Banco Central: Um Estudo À Luz Da Difusão De Inovações
ROBERTO MAURO DE OLIVEIRA BARBOSA (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília)
Cleidson Nogueira Dias (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UnB - Universidade de Brasília) - (Secretaria de Inovação e Negócios / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa))
Marina Figueiredo Moreira (57 / UnB - Universidade de Brasília)
Bento Alves da Costa Filho (132 / Alfa - Centro Universitário Alfa)
Características das inovações no setor público promovidas por Organizações da Sociedade Civil: estudo de caso do Observatório Social de Brusque
Bruna Hamerski (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Diego Augusto Souza Cabalheiro (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Práticas de Governo Eletrônico no Município de Uberlândia-MG: uma análise das Mudanças Impostas pela Pandemia de COVID-19
Mariana Vidal Reis (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Livia Alves Ribeiro (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Luciana Carvalho (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia) - (Mestr e Dout em Admin de Empresas / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Análise das Práticas de Governança Eletrônica nos Portais Governamentais das Capitais Nordestinas
Maria Gabrielle Soares Gomes
MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS (Prog de Pós-Grad em Gestão Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PPGP/CCSA / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Karoline de Oliveira (Políticas Públicas / Universidade Federal do ABC Paulista)
Eficiência e produtividade em uma câmara municipal da região metropolitana de Fortaleza/Ceará
Paulo Henrique Nobre Parente (Ensino / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Francisco Alan Jones Araújo Barroso
José Glauber Cavalcante dos Santos
Fatores Psicossociais de Proteção no contexto de trabalho e a função de Business Partner
Silvana Regina Ampessan Marcon (Psicologia / UCS - Universidade de Caxias do Sul)
LILIA APARECIDA KANAN (PPG em Ambiente e Saúde / Universidade do Planalto Catarinense)
JANAINA BRESOLIN MACIEL (Mestr e Dout em Admin / UCS - Universidade de Caxias do Sul)
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL DO ASSÉDIO MORAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, NO RECORTE TEMPORAL DE 2010 A 2019
Sabrina Guimarães de Vargas (PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Gabriel Adolfo Garcia (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Ana Maria Heinrichs Maciel (GRADUAÇÃO ADM / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Taiani Corrêa da Costa (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
DIOGO COELHO MOREIRA
LUCIANA FLORES BATTISTELLA (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
A MEDIAÇÃO SEQUENCIAL DA IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GRH E BEM-ESTAR NA RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS DE GRH, INTENÇÃO DE TURNOVER E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL PERCEBIDOS
Sónia P. Gonçalves
Manuela Faia Correia
Estudo da Relação entre o Trabalho e o Uso de Álcool e Tabaco pelos Servidores Públicos de Minas Gerais
Paula de Pinho Tavares Proença
Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Entre Tapas e Beijos: dores, delicias, desejos e quimeras da produção científica em administração pública no Brasil
Participantes:
Andrea Leite Rodrigues (Editora Chefe Cadernos de Gestão Pública e Cidadania)
Alketa Peci (Editora Chefe RAP, Revista de Administração Pública)
Antonio Brunozi (Editor Chefe APGS, Administração Pública e Gestão Social)
Abertura e Premiação
Coordenador
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PPGA/PUC Minas)
Comitê Científico
Suely de Fátima Ramos Silveira (PPG-ADM/UFV) - (PPGED/UFV)
Suylan de Almeida Midlej e Silva (PPGA/UnB)
Thiago Ferreira Dias (PPGP/CCSA/UFRN)
Efeitos da (In)Congruência entre a Teoria Implícita de Liderança e a Liderança Real para a Satisfação no Trabalho de Servidores Públicos
Mario Jorge Di Renna Santos (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Liliane Magalhaes Girardin Pimentel Furtado (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense) - (Instituto COPPEAD de Admin – COPPEAD / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Denise Medeiros Ribeiro Salles
Mudança Organizacional no Setor Público: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Filipe Florentino de Moura (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Liliane Magalhaes Girardin Pimentel Furtado (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Admin, Ciências Contábeis e Turismo - PPGAd/EST / UFF - Universidade Federal Fluminense) - (Instituto COPPEAD de Admin – COPPEAD / UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)
People Analytics: Uma Revisão Sistemática de Literatura
KATIA REGINA SOUZA SIMOES (AUTARQUIA FEDERAL / DNIT)
Marina Bagatin de Souza Moreira do Prado (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Simone Cristina Ramos (PPGOLD - Programa de Pós Graduação em Gestão, Organizações, Liderança e Decisão / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Análise da Reestruturação do Setor Administrativo das Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí sob a Ótica da Teoria Contingencial
Sayara de Sousa Brito (Programa de Pós Graduação em Administração Pública / Universidade Federal do Piauí)
Cláudio Said Barros de Souza (Mestrado Profissional em Administração Pública / Universidade Federal do Piauí)
Erica Uchôa de Andrade Silva (PROFIAP / UFPI)
Evangelina da Silva Sousa (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará) - (MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / UFPI)
Governança Pública e Participação no Município de Varginha-MG: crítica ao exercício democrático nos Conselhos Municipais
Janaina de Mendonça Fernandes (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Universidade Federal de Alfenas)
Fernanda Mitsue Soares Onuma (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) / UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas/MG)
Kátia Maise Chagas (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia / Universidade Federal de Alfenas)
Desenho Institucional: Uma análise do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina
Sulivan Desirée Fischer (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Izadora Estruzani Queiroz de Melo (Administração Pública / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Impulsionadores Da Colaboração: Proposição Preliminar De Um Instrumento Diagnóstico Em Políticas Públicas
Plinio dos Santos Souza (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Josiel Lopes Valadares (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Acompanhamento da Gestão dos Serviços Públicos e Políticas Públicas, relato de uma experiência Subnacional
Fabiane Louise Bitencourt Pinto (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Alexandre Vasconcelos Junqueira
Maria Aparecida Fortes de Almeida Presidio
Patricia Oliveira Borges da Silva Almeida
REPENSANDO O PROCESSO ORÇAMENTÁRIO BRASILEIRO À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DE GUERREIRO RAMOS
Elaine Cristina de Oliveira Menezes (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Fabiano Maury Raupp (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Denise Ribeiro de Almeida (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Ana Rita Silva Sacramento (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Análise da distribuição espacial da taxa de mortalidade infantil no território gaúcho após a implementação das políticas de assistência à primeira infância (PIM e PCF)
Fabiene Silva Batista Rosa Guasch (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Kalinca Léia Becker (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Influência dos Gastos Públicos Sociais sobre o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal: análise dos municípios de São Paulo no período de 2005 a 2016
Elen Cristina Dos Santos Silva
Sandro Braz Silva (Nenhum / UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) - (Nenhum / UNIFESP - Universidade Federal de SP)
Marcelo Rabelo Henrique
Wendell Alves Soares
Antonio Saporito
Gestão Democrática da Escola Pública: uma Análise Bibliométrica
Ricardo Lucas Pereira (Gestao Organizacional / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Veronica Angelica Freitas de Paula (54 / UFU - Universidade Federal de Uberlândia) - (Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional / UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
Porta de entrada no mestrado profissional: uma análise qualitativa de editais de processos seletivos do campo de públicas no Brasil
Leandro Péterson Silva Vital (Gestão de Organizações Públicas - PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Denise Ribeiro da Fonseca da Pieve (Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas - PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Luis Carlos Zucatto (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) - (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Suporte Organizacional e Desempenho sob a perspectiva de Servidores Técnicos-Administrativos em Educação.
JOSELY DE SOUSA ALVES (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Governança Local e Aprimoramento de Capacidades Estatais no Contexto da Pandemia de Covid-19
Lara Silva Laranja (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional / UnB - Universidade de Brasília)
Ana Paula Antunes Martins (Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos / UnB - Universidade de Brasília)
MAGDA DE LIMA LUCIO (Programa de Pós Graduação em Governança e Inovação em Políticas Pùblicas / UnB - Universidade de Brasília)
Políticas Públicas e os Fatores Condicionantes dos Óbitos por Covid-19 à luz da Abordagem da Gestão de Crises
Juliana Maria de Araújo (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Marco Aurélio Marques Ferreira (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Os Desafios da Implementação da Política Pública de Saúde no Brasil: Uma Análise sobre a Descentralização e Coordenação do Sistema Único de Saúde no Brasil
DAIANE LIMA DA SILVA (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás)
Vicente da Rocha Soares Ferreira (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás) - (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás)
UMA ANÁLISE DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS MINEIROS NA POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS
Gabriela Federman Hoffer
Bruno Lazzarotti Diniz Costa (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
AÇÕES PÚBLICAS PARA O ENFRENTAMENTO ÀS DESIGUALDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA: um estudo sobre os Estados do Nordeste do Brasil
MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO (Prog de Pós-Grad em Gestão Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PPGP/CCSA / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
MARCONI NEVES MACEDO (Prog de Pós-Grad em Gestão Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PPGP/CCSA / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Intersetorialidade e transversalidade: um olhar sobre o Brasil Carinhoso (2012-2015)
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz (Pós graduação em Gestão Pública ; Mestrado em Educação / Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e Universidade Cidade de São Paulo)
Mariana Mazzini Marcondes (Prog de Pós-Grad em Gestão Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PPGP/CCSA / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Os Aspectos Psicossociais da Pobreza e as Políticas de Proteção Social: onde estão as pontes?
Eduarda da Silva Moreira
Carla Bronzo (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Currículo Fichado e Carteira de Trabalho Assinada pelo Subemprego
MAYARA ELISA RICHTER RIBEIRO (Graduação / UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná)
Maria Gabriela Monteiro (Curso de Administração / UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná )
PANDEMIA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO HOME OFFICE: os desafios da cultura organizacional diante dos novos modelos de trabalho
Diego Pereira Costa (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Jacson Lourenço Silva Castro (Grduação / UFOP)
Jose de Arimateia Dias Valadao (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Comunidades, Negócios, Governos e Laboratórios de Inovação: uma questão de lógica?
Alessandro Carlos da Silva Junior (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Magnus Luiz Emmendoerfer (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Antônio Vagner Almeida Olavo (Programa de Mestrado e Doutorado em Administração / Universidade Federal do Amazonas) - (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Construção e Execução do Curso Piloto: Capacitação para Gestores Públicos com foco no empreendedorismo e na inovação
Daniela Meirelles Andrade (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Isabela Abigail Silva Santos
Maria Luiza Silva Ribeiro
Leticia Ellen Noronha de Souza Peixoto
Lara Cristina Borges Rios
O Papel das Políticas Públicas para o Fortalecimento dos Sistemas Nacionais de Inovação: Um Ensaio Teórico
André Mateus Bertolino (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
Danielle Denes dos Santos (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA ABORDAGEM DE DESEMPENHO DE VALOR NO PROCESSO DE REFORMA DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
VANESSA DE SOUZA FRAGA (Coordenação de desenvolvimento de pessoas / INSS)
Francislene dos Santos (ESCOLA VIRTUAL DO INSS / INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL) - (Mestrado em Educação / Universidad Europea del Atlántico - ESPANHA)
Pragmatismo e Inovação: A Resolução dos Problemas Públicos Complexos
JULIA VIEZZER BARETTA (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Micheline Gaia Hoffmann (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Modelos de Análise da Cultura de Inovação em Organizações Militares: Avanços e Limitações da Literatura
Gabriela Alves de Borba (Pós-Graduação em Ciências Militares / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército)
Gestão por Competências na Administração Pública: um Modelo de Mediação Moderado
Rodilon Teixeira (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG / PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos (Mestr e Dout em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG / PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Jhony Pereira Moraes (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) - (Escola de Negócios e Hospitalidade / FADERGS)
Competências Profissionais e Gerações: um estudo comparativo com enfermeiros
Kely Cesar Martins de Paiva (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Marcelo de Souza Ramos
Fabiula Meneguete Vides da Silva (Departamento de Administração / Universidade Federal do Amazonas)
Carolina Trópia Aladim (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Jéssica Ferreira Fernandes (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Seleção por Competências: Uma Análise do Cargo de Assistente em Administração em uma Instituição de Ensino Superior
Maxsuel César Bonatto (PPGAU - Programa de Pós-graduação em Administração Universitária / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Isadora de Souza Bernardini (Prog de Pós-Grad em Contab/Centro Socioeconômico – PPGC/CSE / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta (PPGAU / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) - (Em fase de projeto / UFFS)
MARCOS BAPTISTA LOPEZ DALMAU (PPGAU - Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Identidade Profissional e Estigma: Um Estudo Com Policiais Militares
Rodrigo Santos Cardoso (Prog de Pós-Grad em Gestão de Políticas Públicas/Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH / USP - Universidade de São Paulo)
Andrea Leite Rodrigues (Prog de Pós-Grad em Gestão de Políticas Públicas/Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH / USP - Universidade de São Paulo) - (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc Sup de Agricultura “Luiz de Queiroz” - PPGA/ESALQ / USP - Universidade de São Paulo)
Tereza Cristina Batista de Lima (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Rafaela de Almeida Araújo (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Guerreiro Ramos parentético - textos inéditos sobre um tema recorrente
Participantes:
Ariston Azevedo (EA/UFRGS)
Frederico Lustosa da Costa (UFF)
Reginaldo Souza Santos (UFBA)
O território como elemento da ação pública: A experiência do CEU Jardim Ana Maria em Santo André
Mayra Carolina Ataide de Oliveira (Pós Graduação em Políticas Públicas / Universidade Federal do ABC)
FORMAS DE ARTICULAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE DECISÕES EM SITUAÇÃO DE CRISE: O CASO DO ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM BRUMADINHO, MINAS GERAIS
Ana Luiza Santos Terra (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Ivan Beck Ckagnazaroff (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Desastres são uma Questão Política e de Política: uma pensata para uma agenda de pesquisa em Administração Pública
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Avaliação da Governança nos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais na Perspectiva da Metodologia da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais
Leonardo Ribeiro Bosco Dumont (Graduação / FJP - Fundação João Pinheiro)
Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática: Externalidade de Poder Negativa em Políticas para Adaptação Climática no Brasil
Danielle Sandi Pinheiro (Desenvolvimento e distribuição / UnB - Universidade de Brasília)
O que se Entende por Governança Universitária?
GRAZIELE ALANO GESSER (PPGADM / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Rafael Pereira Ocampo Moré
Pedro Antônio de Melo (15 / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Governança no Institutos Federais de Ensino: análise da transparência passiva
Rubens Carlos Rodrigues (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza) - (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Thicia Stela Lima Sampaio (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Uma aplicação do método multicritério PROMETHEE II para avaliação do desempenho de municípios do Vale do Paraíba em Alagoas
Edson Batista da Silva Filho
Planejamento Estratégico e Governança: Uma Revisão Sistemática
Matheus Gomes de Sousa Ferreira (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação / Universidade Federal de Mato Grosso)
Paulo Augusto Ramalho de Souza (Prog de Pós-Grad em Admin / USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
Vergilio Prado Sogabe (Graduação / UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) - (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Capacidades Burocráticas e Desempenho do Planejamento Governamental Local: uma análise da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS
Luciana Pazini Papi (PPGPP / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Carolina Cunha César (PPG Políticas Públicas / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Guilherme Horstmann (PPG Políticas Públicas / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Pablo Ziolkowski Padilha (Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
MONITORAMENTO E IMPLICAÇÕES DA EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DA META 16 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rubens Rodrigues Fernandes Junior (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás)
Weber Tavares da Silva Junior (Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFG - Universidade Federal de Goiás)
A Interiorização da Educação Superior: Desafios e Oportunidades Vivenciadas Pelos Egressos Redencionistas da UNILAB
Maria Audeires de Lima Silva
Maria Vilma Coelho moreira Faria (Bacharelado em Administração Pública / Universidade da integração internacional da lusofonia Afro-brasileira)
GESTÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE AS VARIÁVEIS PREDITORAS NO FENÔMENO DA RETENÇÃO E EVASÃO DE ESTUDANTES EM PERFIL DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
Gilmar Sarmento da Silva Junior (- / Universidade Federal de Alagoas) - (- / Rede Educação)
Marcos Charles Pinheiro Baltazar (Coordenação de Logística / Ifal - Instituto Federal de Alagoas)
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ESTADO DE RONDÔNIA
Caren Stela Máximo Batista (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração / UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
HAROLDO DE SÁ MEDEIROS (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração / UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
Gleimiria Batista da Costa Matos (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração / UNIR - Universidade Federal de Rondônia)
Formação da Agenda do Orçamento Participativo Híbrido de Volta Redonda-RJ à Luz do Modelo de Múltiplos Fluxos
Ana Claudia Pedrosa de Oliveira (Faculdade de Estudos Sociais / Universidade Federal do Amazonas )
Julia Delgado Barboza (PROFIAP / UFF - Universidade Federal Fluminense)
THAIS SOARES KRONEMBERGER (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP / UFF - Universidade Federal Fluminense)
Avaliação Democrática de Políticas Públicas: retomando a discussão conceitual
Anderson dos Santos Vieira (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Diana Cruz Rodrigues (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Perpetuação ou Emancipação? uma Análise do Desenho das Políticas Públicas para Mulheres nos Planos Plurianuais 2016-2019 e 2020-2023 do Governo Federal
RAFAEL BARBOSA DE AGUIAR (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas / UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Luciana Leite Lima 301977/2019-1 (Políticas Públicas / UFRGS)
Lizandro Lui (Mestrado e Doutorado em Administração / FGV/EBAPE - Fundação Getulio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas)
A Ação Empreendedora no Setor Público: uma Análise da Interação Família-Escola em Instituições Educacionais Públicas
Camila de Assis Silva (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Daniela Meirelles Andrade (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Juvêncio Braga de Lima (Programa de Doutorado e Mestrado em Administração/PDMA / FUMEC - Universidade FUMEC)
Policy Entrepreneurship and Street Level Bureaucrats: a possible conciliation?
James Rocha Rodrigues de Melo (Programa de Pós Graduação em Administração / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Josiel Lopes Valadares (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Empreendedorismo Corrupto: Uma Nova Terminologia A Partir Do Empreendedorismo Criminoso?
Vinícius Batista Gonçalves
Daniela Meirelles Andrade (65 / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
FEDERALISMO E PROJETOS DE INFRAESTRUTURA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO
Raquel de Assis Mayrink (Doutorado em Políticas Públicas / ENAP)
Capacitação Municipal no Brasil: Resultados da segunda etapa do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM II
Luiz Paulo Rigueira de Morais (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Suely de Fátima Ramos Silveira (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa) - (Programa de Pós-Grad. em Economia Dom. -PPGED / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Estruturas de governança: um retrato dos municípios brasileiros e portugueses
Paulo Vitor Lucca (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública / UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Cláudia Cristina Silva da Costa Afonso
Inácio Andruski-Guimarães
Transformação Digital e Políticas Educacionais na Pandemia: Qual o Respaldo para Educação Superior Remota?
Rodson Daniel Campos Ferreira (Programa de Educação Tutorial / UNINOVE - Universidade Nove de Julho)
Julio Araujo Carneiro da Cunha (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA / UNINOVE - Universidade Nove de Julho)
Aceitação de Sistemas de Informação e Influência no Desempenho Individual em Instituição de Ensino Pública Brasileira
Welber Ribeiro da Silva (Programa de Doutorado e Mestrado em Administração/PDMA / FUMEC - Universidade FUMEC)
Cristiana Fernandes de Muylder (Prog de Pós-Grad em Admin / UFU - Universidade Federal de Uberlândia) - (Programa de Doutorado e Mestrado em Administração/PDMA / FUMEC - Universidade FUMEC)
Rosely da Costa Amaral (Programa de Doutorado e Mestrado em Administração/PDMA / FUMEC - Universidade FUMEC) - (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Antonio dos Santos Silva (Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento de Ensino / Universidade Vale do rio Verde - Unincor)
O Impacto do Job Design sobre os Comportamentos Inovadores de Gestores Públicos Portugueses
Marcelo Vegi da Conceição (Mestrado em Economia e Políticas Públicas / Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL))
Maria Teresa Delgado Calapez
Sobrevivendo à pandemia de Covid-19: o novo arranjo do trabalho de servidores públicos municipais na Amazônia Setentrional
ADREANA SILVA COSTA
JAQUELINE SILVA DA ROSA (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm / UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) - (PRONAT / UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR)
Georgia Patrícia da Silva Ferko (PRONAT / Universidade Federal de Roraima)
Daiane Tretto da Rocha (Administração / UFRR-Universidade Federal de Roraima)
Luis Cláudio de Jesus Silva
Antonio José Leite de Albuquerque
Teletrabalho e Pandemia: Passado, Presente e Futuro
Péricles Nóbrega de Oliveira (IF Sertão-PE / IF Sertão-PE) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Diva Ester Okazaki Rowe (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Síndrome de Burnout em Tempos de Pandemia: um Estudo com Servidores Públicos em uma Instituição de Ensino
Sabrina Guimarães de Vargas (PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Ana Maria Heinrichs Maciel (GRADUAÇÃO ADM / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
LUCIANA FLORES BATTISTELLA (Prog de Pós-Grad em Admin Pública - PPGAP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Taiani Corrêa da Costa (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
DIOGO COELHO MOREIRA
Simone Bochi Dorneles (Curso de Bacharelado em Administração / Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul)
Resistências Ao E-Learning Na Capacitação De Servidores Públicos
Rayane Paula Mendes (GRADUAÇÃO / UFC - Universidade Federal do Ceará) - (GRAD / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Tereza Cristina Batista de Lima (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Rafaela de Almeida Araújo (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Capacidade Estatal para Implementação de Políticas Públicas: Um Balanço da Literatura Brasileira
Ágnez de Lélis Saraiva (Doutorado em Educação - Inc. Social / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ANTIGAS E NOVAS GRAMÁTICAS POLÍTICAS EM DISPUTA NAS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE
JOÃO PAULO DOS SANTOS DA SILVA (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Diana Cruz Rodrigues (Mestr e Dout em Admin - PPAD / UNAMA - Universidade da Amazônia)
Perspectivas da Administração Pública Contemporânea sob o enfoque da Governança
Leandra Vilela Rodrigues Chaves (. / .)
Panorama da Trajetória do Financiamento da Saúde Pública no Brasil
Naialy Patricia Rodrigues (PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM ENGENHARIA DE PRODUCAO - CAA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Alane Alves Silva
sueli menelau de novais (Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo – PPGIC / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) - (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Transparência dos Recursos de Emendas Parlamentares na Modalidade Transferência Especial: um Estudo à Luz da Teoria da Agência
Fabiano Maury Raupp (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Ana Rita Silva Sacramento (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
GRAZIELA LUIZA MEINCHEIM (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Transparência do legislativo local: um estudo de caso na Câmara Municipal de Rio Paranaíba/MG
Rodrigo Silva Diniz Leroy
Suzana Flaudelina de Castro (Instituto de Ciências Humanas e Sociais / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Vagner Alves Arantes (Ainda não estou associado a PPGs. / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Transparência Ativa no Governo do Estado do Rio Grande do Norte durante a Pandemia de Covid-19
João Paulo da Silva Mariz (Trabalho Final de Curso / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
MARIA DO SOCORRO VALENTIM (Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais - PPGCS / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Edivaldo do Nascimento Duda (CERES Caicó/RN / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - (PPG em Ciências Contábeis / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
Sócrates Dantas Lopes (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis / UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
SALMO BATISTA DE ARAUJO (64 / UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - (66 / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
A QUALIDADE DAS AUDITORIAS INTERNAS GOVERNAMENTAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO PERÍODO DE 2000 A 2021
GISLAINE BORGES (Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas - PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Leander Luiz Klein (Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas - PPGOP / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Relação entre o Índice de Governança Pública do Tribunal de Contas da União e a Eficiência do Gasto Público nas Instituições Federais de Ensino
Pedro Henrique Almeida de Souza Rocha (PPGAP / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Janderson Martins Vaz (Programa de Pós-graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Controle Interno e Governança Pública: Análise Estrutural em Instituições Públicas Federais Brasileiras
ROBERTO LEOPOLDO NOGUEIRA BRILHANTE
FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA (PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) - (PROFIAP- UFPI / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)
Fabiana Pinto de Almeida Bizarria (FLF / Faculdade Luciano Feijão) - (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública / Universidade Federal do Piauí)
João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento (Programa de Pós Graduação em Gestão Pública / Universidade Federal do Piauí)
Análise da capacitação profissional do Auditor Interno nas Universidades Federais Brasileiras
Rubens Carlos Rodrigues (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza) - (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Thicia Stela Lima Sampaio (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Governo e Campanhas de Marketing Social no Combate e Prevenção à violência doméstica contra a mulher
Rodrigo Genovês Varanda (Curso de Mestr Acadêmico em Admin - CMAA / FNH - Centro Universitário Unihorizontes)
Caissa Veloso e Sousa (Curso de Mestr Acadêmico em Admin - CMAA / FNH - Centro Universitário Unihorizontes)
Ações Governamentais na Prevenção do HPV: uma análise da percepção de pais e responsáveis por crianças e adolescentes
Rúbia Dias da Silva Amaral (Mestrado / Unihorizontes)
Caissa Veloso e Sousa (Curso de Mestr Acadêmico em Admin - CMAA / FNH - Centro Universitário Unihorizontes)
Avaliação dos Efeitos Econômicos das Aquisições da Agricultura Familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar para os Municípios Mineiros
Cinara Tatiana Simonino (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Luana Ferreira dos Santos (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
O papel dos stakeholders na aprovação de regras fiscais: uma análise de tentativas de implantar o teto de gastos no Brasil
Girley Vieira Damasceno (57 / UnB - Universidade de Brasília)
Ricardo Correa Gomes (Mestr e Dout em Admin Pública e Governo / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo)
Place Branding e Stakeholder Engagament. O papel dos Stakeholders nas Políticas Públicas Urbanas
Sérgio Czajkowski Jr. (Prog de Mestr e Dout em Admin - PMDA / UP - Universidade Positivo)
APRENDIZAGEM EM REDES DE GOVERNANÇA: impressões preliminares da oficina de capacitação do OGA Brasil
Cristina Camila Teles Saldanha (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) - (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Fernanda Matos (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Alexandre de Pádua Carrieri (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD / UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
A AMAZÔNIA E O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL COM A UNIÃO EUROPEIA
PAULO THIAGO NUNES BEZERRA DE MELO (Unidade Acadêmica de Serra Talhada / UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) - (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
O Panorama dos Estudos sobre Desenvolvimento Econômico em Regiões de Fronteira: Breves apontamentos
Rosa de Barros Ferreira de Almeida (Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC) / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) - (docente da UFMS em capacitação (doutorado) / UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Silvio Antonio Ferraz Cario
Fordlandia: de Projeto de Internacionalização e Internalização da Borracha à Cidade Fantasma no Brasil.
Marcelo Fontes Vasconcelos (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr em Admin – PPGA / UNIFACS - Universidade Salvador)
Maria Elisa Huber Pessina (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr em Admin – PPGA / UNIFACS - Universidade Salvador)
Framework conceitual para análise das Colaborações Público-Privadas em Contextos de Crise e Turbulência
Hugo Pedro Guornik de Oliveira (Prog de Pós-Grad em Gestão de Políticas Públicas/Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH / USP - Universidade de São Paulo)
Patricia Maria Emerenciano de Mendonça (Prog de Pós-Grad em Gestão de Políticas Públicas/Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH / USP - Universidade de São Paulo)
Fenômenos da Coprodução: uma evolução temática no segmento da Educação de 2011 a 2021
Dêyse Lucena Victor de Souza (PPGA / UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)
Patrícia Trindade Caldas (Programa de Pós-Graduação em Administração / UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)
Governança de Festas Populares: Desafios e Potencialidades da Governança Colaborativa
Aétio Barbosa Almeida Filho (CIAGS / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Eduardo Paes Barreto Davel (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (CIAGS / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
FEIRAS E DESENVOLVIMENTO: UM META-ESTUDO
Débora Regina Schneider Locatelli (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Magnus Luiz Emmendoerfer (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Implementação da Gestão de Riscos: Estudo de Caso em uma Empresa de Economia Mista Prestadora de Serviço Público
PAULO HENRIQUE VIEIRA GOMES (Programa de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT) / UnB - Universidade de Brasília) - (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Sabrina Leitão Mainardi (Compliance e Gestão de Riscos / UNESA - Universidade Estácio de Sá) - (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Anna Karine Moitas (Graduação em Ciências Contábeis / UNIFOR - Universidade de Fortaleza) - (Compliance e Gestão de Riscos / UNESA - Universidade Estácio de Sá)
LEAN OFFICE NO EXÉRCITO BRASILEIRO: uma proposta de intervenção no Hospital Geral de Salvador em comparação com outras organizações.
Alex Nogueira de Carvalho (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Denise Ribeiro de Almeida (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Planejamento Estratégico nas Universidades Federais do Nordeste Brasileiro: Uma Análise em Contexto de Cortes Orçamentários
Cláudio Said Barros de Souza (Mestrado Profissional em Administração Pública / Universidade Federal do Piauí)
Jean Carlos da Silva Sousa (Mestrado Profissional em Administração Pública / Universidade Federal do Piauí)
Alexandre Rabêlo Neto (Programa de Pós Graduação Administração Pública / Universidade Federal do Piauí - UFPI) - (Programa de Pós Graduação em Gestão Pública / Universidade Federal do Piauí - UFPI)
Carreiras em modo sui generis: um estudo das carreiras de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de Belo Horizonte-MG e região
Marco Aurélio Amaral de Castro (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Kamila Pagel de Oliveira (Mestr em Admin Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Permanência e Entrincheiramento na Carreira de Servidores Públicos: Um Estudo em uma Agência Reguladora de Serviços
DANIELE DE OLIVEIRA DA SILVA (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Tereza Cristina Batista de Lima (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Emiliano Sousa Pontes (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Rafaela de Almeida Araújo (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
O Quadro de Pessoal do Cargo de Secretário-Executivo de uma Universidade Pública Federal
Stefani de Souza (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG / UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina)
Irineu Manoel de Souza (15 / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Fernanda Geremias Leal (Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas / UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
Análise Longitudinal de Perfis Latentes: a Influência da Qualidade de Vida no Trabalho sobre Comprometimento e Entrincheiramento organizacionais em Multigrupos
Maria Dajuda Costa Passos (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Diva Ester Okazaki Rowe (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Portugal - Colômbia - Brasil: Interfaces teóricas e empíricas entre Gestão Pública, Governança Local Participativa e Gestão Social
Participantes:
Rogério Roque Amaro (Professor do Instituto Universitário de Lisboa-Iscte, pesquisador do Centro de Estudos Internacionais-CEI/Iscte) - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/rogerio-roque-amaro/cv
Karem Sánchez de Roldán (Professora da Universidad del Valle-Univalle, pesquisadora do Grupo de Investigación Humanismo y Gestión/Univalle) - https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000171263
Jeová Torres Silva Júnior (Professor da Universidade Federal do Cariri-UFCA, pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social-LIEGS/UFCA) - http://lattes.cnpq.br/8240104026100491
Moderadora
Verônica Macário de Oliveira (Professora da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão Socioambiental-NIEGS/UFCG) - http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
Informações Adicionais:
Contatos: jeova.torres@ufca.edu.br / veronicamacario@gmail.com
Resumo:
Esta mesa visa expor as contribuições de experiências e discussões teóricas em torno dos avanços na efetivação de uma cidadania deliberativa e democracia participativa na gestão das politicas e serviços públicos. Será a oportunidade de conhecer e traçar uma comparação da conjuntura em torno da governança local e da gestão social em contextos ibero-americanos. A gestão social tem uma dimensão de alcance mais vasto, pois funciona como uma alternativa à gestão pública na perspectiva de uma ampliação da democracia direta e governança cidadã nos espaços decisórios do Estado. Assim, esperamos com a mesa discutir com a audiência as interfaces e as fronteiras, teóricas e empíricas, entre gestão pública, governança local participativa e gestão social, a partir da trajetória dos três pesquisadores convidados.
Interações socioestatais e descentralização democrática: desafios no Brasil e em Portugal
Conferencistas
Joaquim Croca Caieiro (ISCSP-UTL)
Carolina Andion (ESAG/UDESC)
Moderadora
Suylan Midlej (PPGA/UnB)
Debatedor
Marcelo Marchesini da Costa (Insper)
Resumo:
Diante da crise que a democracia vem passando em todo o mundo, um amplo debate sobre novas formas de governar e de governança emerge no âmbito da administração pública em âmbito internacional, reforçando a importância de outros olhares para as relações entre Estado e sociedade, que vá além de uma visão normativa e de modelos prévios presentes nos discursos teóricos tradicionalmente adotados no campo como “Administração Pública Burocrática”, “Nova Administração Pública” ou, ainda, a “Nova Governança Pública”. Tais modelos, embora forjados na realidade de países do Norte e em geral de países de língua inglesa, acabam sendo tomados como “exemplares”, sendo adotados em diversas outras realidades de forma acrítica e têm rebatimentos nas práticas e nos padrões de relações socioestatais e da administração pública. Neste painel, buscamos compreender a reinvenção das democracias e dos sistemas de administração pública, com foco na descentralização, no Brasil e em Portugal, dois países de referência no universo lusófono. Em particular nos interessa discutir o espaço atual, bem como alcances e limites das teorias e práticas de “experimentalismo democrático” na administração pública na esfera local (dos municípios) nos dois países e o debate teórico atual sobre a temática.
Mudança Organizacional nos Projetos de Centralização de Serviços no Governo de Minas Gerais
Lília Dantas Gonçalves (Graduação em Administração Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Mauro César da Silveira (Graduação em Gestão Pública / FJP - Fundação João Pinheiro)
Avaliação do Sistema de Gestão Pública no Almoxarifado de uma Instituição de Ensino Superior
Jonas Marcelo de Carvalho Simão (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal de Itajubá)
José Henrique de Freitas Gomes (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal de Itajubá)
Impacto na Arrecadação dos Municípios do Sudoeste do Paraná com a Implantação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Evandro De Nez
Vitória Rodrigues de Oliveira
Celso Rodrigo Ferreira
Proposta de um Instrumento Fundamentado em Modelos de Excelência para Avaliação da Gestão Pública em Ambientes de Almoxarifado
Jonas Marcelo de Carvalho Simão (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal de Itajubá)
José Henrique de Freitas Gomes (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal de Itajubá)
A Ascenção da Capivara: o uso das Redes Sociais pela Prefeitura Municipal de Curitiba-PR
Maria Eduarda Miranda Barbosa
ANDRE LUIS DE CASTRO (Administração / UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná)
ESCOLARIDADE DOS SOLICITANTES DO e-SIC: IMPLICAÇÕES PARA O CONTROLE SOCIAL
Leonardo Silva Maia (Mestrado Contabilidade / UnB - Universidade de Brasília)
Índice de Transparência dos Consórcios: Estudo nos Consórcios Públicos em Saúde do Estado do Ceará
Antonio Rafael Valério de Oliveira (Servidor Efetivo - Contador / UFCA - Universidade Federal do Cariri) - (Programa de Pós-Gaduação em Administração e Controladoria – PPAC Profissional / UFC - Universidade Federal do Ceará)
MILTON JARBAS RODRIGUES CHAGAS (PROGRAMA DE DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL / UnB - Universidade de Brasília)
A Group Decision Model for Diagnosing the Barriers to Achieving Goals in Result-Based Public Management
Natallya Levino (Administração / Universidade Federal de Alagoas)
Marcele Elisa Fontana (Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo – PPGIC / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)
MADSON BRUNO DA SILVA MONTE (PROFIAP - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)
Walter Araújo de Lima Filho
Home Sweet Office? Percepção do desempenho dos trabalhadores do Serpro durante a COVID-19
ANA NERY ALVES DANIEL (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / UECE - Universidade Estadual do Ceará)
Elias Pereira Lopes Júnior (Graduação em Administração / UFCA - Universidade Federal do Cariri)
O Desempenho dos Trabalhadores do Serpro: o que mudou com o surto da Covid-19?
ANA NERY ALVES DANIEL (Prog de Pós-Grad em Admin - PPGA / UECE - Universidade Estadual do Ceará)
Elias Pereira Lopes Júnior (Graduação em Administração / UFCA - Universidade Federal do Cariri)
Are There Too Many Ph.D. Graduates in Brazil? A Systems Model of Brazilian Ph.D. Population Growth
Mateus Cerqueira Anício Morais (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa) - (Computer science and business analytics / State University of New York-University at Albany)
Magnus Luiz Emmendoerfer (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Roberto Max Protil (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Renewables and the Oil and Gas Companies : A Study of Energy Transition and Policy Mixes in Brazil
ALEXANDRE NOGUCHI (Prog. de Pós-Graduação em Administração/PPGADM / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Farley Simon Mendes Nobre (PPGOLD / UFPR - Universidade Federal do Paraná)
Implementação como Avaliação: O Caso da Política de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo
Claudia Cerqueira
Cristina de Miranda Costa (Mestr e Dout em Admin Pública e Governo / FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo) - (Assessoria - Dersa Desenvolvimento Rodoviário S. A. / Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo)
Juliana Arnaut de Santana
Preguiça Fiscal dos municípios ou ausência de Capacidades Estatais? Efeitos sobre o IPTU arrecadado pelas prefeituras de Minas Gerais
Luiz Paulo Rigueira de Morais (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Fernanda Maria de Almeida (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Governança Pública Municipal: proposição para aplicação de um índice sintético
Ana Maria Vicente da Silva (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA / UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) - (GEGIT / Universidade Federal de Campina Grande)
Gesinaldo Ataíde Cândido (Programa de Pós-graduação em Adminsitração / Universidade Federal de Campina Grande) - (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural: O Caso do Município de Aracoiaba, Ceará
Maria Damiana de Oliveira Alexandre
Maria Vilma Coelho moreira Faria (Bacharelado em Administração Pública / Universidade da integração internacional da lusofonia Afro-brasileira)
O Efeito da Posição no Campo na Elaboração de Políticas Públicas: uma análise bourdieusiana do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (2011-2020)
THIAGO DUARTE PIMENTEL (Progr de Pós-Grad em Admin/Fac de Admin e Ciências Contábeis/Curso de Mest Acad em Admin/PPGA/FACC/CMAA / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) - (PPG em Ciencias Sociais / UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)
Marcela Costa Bifano de Oliveira (Ciencias para el Desarrollo la Sustentabilidad y el Turismo / Universidad de Guadalajara - CUC)
Fabíola Cristina Costa de Carvalho (turismo / Univerisadad de Guadalajara.México)
ESTUDO SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO EnANPAD
Rubens Carlos Rodrigues (Prog de Pós-Grad em Admin de Empresas - PPGA / UNIFOR - Universidade de Fortaleza) - (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Thicia Stela Lima Sampaio (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC / UFC - Universidade Federal do Ceará)
Mensuração de Desempenho em Programas de Pós-Graduação Profissionais: Proposição de um Framework a partir das novas Perspectivas de Autoavaliação da CAPES
lisias andre de vieira e silva (Mestrado Profissional em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Denis Renato de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública / UFLA - Universidade Federal de Lavras) - (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFLA - Universidade Federal de Lavras)
Em busca do Estado da Arte da Epistemologia da Administração Pública Brasileira: um estudo introdutório
Cláucia Piccoli Faganello (Prog de Mestr em Admin e Negócios/Faculdade de Admin, Contab e Economia – PPGAd/FACE / PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Edimara Mezzomo Luciano (Prog de Mestr em Admin e Negócios/Faculdade de Admin, Contab e Economia – PPGAd/FACE / PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Eder Henriqson
Avaliação da Capacidade de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Institutos Federais de Ensino
ANGELA GAMA DIAS DE OLIVA (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública / UFRB)
Análise dos Desafios da Gestão de Empreendimentos Odontológicos: Contribuições da Administração Política
Silvana Marcia Pinheiro Santos Coelho (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
ELIZABETH MATOS RIBEIRO (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)
Reginaldo Souza Santos (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia) - (Campos de Arapiraca / UFAL- Universidade Federal de Alagoas)
Factors That Have Affected the Microcredit Default in Brazil – A Case Study
Cristiano Soccol de Farias
POLÍTICAS PÚBLICAS E CICLO DE VIDA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: O caso do APL de Couro e calçados de Campina Grande - PB
Débora Karyne Da Silva Abrantes (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA / UFPB - Universidade Federal da Paraíba)
Sandra Maria Araújo de Souza (GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO / UEPB) - (GRADUAÇÃO ADM / UEPB)
CAPITAL SOCIAL E DESEMPENHO INSTITUCIONAL: O RELACIONAMENTO ENTRE OS AGENTES DA LEI FEDERAL DE INCENTIVO AO ESPORTE
ROBSON COELHO GUERREIRO (Secretaria de Esportes e Lazer / Prefeitura Municipal São Bernardo do Campo) - (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA / UNINOVE - Universidade Nove de Julho)
Julio Araujo Carneiro da Cunha (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA / UNINOVE - Universidade Nove de Julho)
Interface entre Desenvolvimento Local e Atividade Turística: perspectivas emergentes da produção nacional
Marília Cláudia Oliveira Paes de Lima (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Ana Cláudia Azevedo (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Rodrigo Gava (Progr de Pós-Grad em Admin - PPG-ADM / UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Processo de Urbanização do município de Ingá/PB: uma análise dos fatores determinantes na perspectiva do Desenvolvimento Regional
Leandro Luiz de Souza (PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)
Rui da Silva Barbosa (PPGDR - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional / UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)
Uma reflexão em torno da governança pública: delimitação conceptual, modelo de governação e inovação na administração pública
Conferencistas
Elisabete de Carvalho (ISCSP-ULisboa)
Pedro Cavalcante (IPEA)
Sara Carrasqueiro (AMA)
Moderadora
Sandra Firmino (ISCSP-ULisboa)
Resumo:
Na década de 1990, o conceito de governança emerge na literatura e no discurso dos atores de políticas públicas, sob significados diversos, motivando a discussão em torno da sua precisão conceptual. Volvidos mais 20 anos, poder-se-ia pensar que o debate sobre o conceito estaria encerrado, mas, no contexto lusófono, o esclarecimento em torno da precisão conceptual parece estar por assegurar, conforme demonstram diversos trabalhos como Cavalcante (2018), Mota e Bittencourt (2019), Olivieri et al. (2019), Teixeira e Gomes (2019) ou Pereira e Ckagnazaroff (2021). Na senda desta discussão, esta mesa pretende contribuir para o debate e esclarecimento em torno da governança pública, tendo por base os seguintes tópicos: qual o significado de governança pública?; que expressões tem assumido no exercício da governação pública dos países lusófonos?
Reunião Divisão APB/Anpad e ISCSP-ULisboa e Fórum Lusófono de Gestão e Administração
Coordenador
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PPGA/PUC Minas)
Comitê Científico
Suely de Fátima Ramos Silveira (PPG-ADM/UFV) - (PPGED/UFV)
Suylan de Almeida Midlej e Silva (PPGA/UnB)
Thiago Ferreira Dias (PPGP/CCSA/UFRN)
EnAPG4170 Tema 4
Repensando o Processo Orçamentário Brasileiro à Luz dos Pressupostos de Guerreiro Ramos
Elaine Cristina de Oliveira Menezes (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável/UFPR)
Fabiano Maury Raupp (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG/UDESC)
Denise Ribeiro de Almeida (NPGA/UFBA)
Ana Rita Silva Sacramento (NPGA/UFBA)
EnAPG4346 Tema 3
Social innovation, experimentalism and public governance: an ethnographical approach to study public arenas in the city
Maria Carolina Martinez Andion (Prog de Pós-Grad Profissional em Administração/Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas/ESAG/UDESC)
EnAPG4377 Tema 6
A Group Decision Model for Diagnosing the Barriers to Achieving Goals in Result-Based Public Management
Natallya Levino (Administração / Universidade Federal de Alagoas)
Marcele Elisa Fontana (PPGIC/UFPE)
Madson Bruno da Silva Monte (PROFIAP/UFAL)
Walter Araújo de Lima Filho
O IX EnAPG será realizado on-line por meio da plataforma Zoom. Por gentileza, verifique os pré-requisitos de utilização da plataforma para verificar se seu computador está pronto para utilizá-la.
Todo o evento será realizado através do ZOOM, a plataforma é de simples compreensão e utilização, para saber se está pronto para utilizá-la basta clicar no link abaixo e participar de uma reunião "teste" que é disponibilizada pela própria plataforma, nela você poderá testar áudio e vídeo e se familiarizar com a utilização da mesma.
Clique aqui para testar o ZOOM
É necessário ter uma velocidade de internet de no mínimo 2.5 Mbit/s, mas com velocidades menores você consegue acessar, porém poderá ter perda de qualidade e falhas na conexão, portanto recomendamos que verifique a velocidade da internet clicando no botão abaixo.
Clique aqui para testar sua velocidade
Atenção: Para acessar os links de acesso das salas virtuais do evento é necessário estar com a inscrição quitada e logado no site da ANPAD. Os links estarão disponíveis no dia do evento.
É proibida a divulgação dos links de transmissão das sessões. Os links são exclusivos para os inscritos no evento.
Dúvidas? Entre em contato
E-mail: eventos@anpad.org.br
Tem certeza de que deseja excluir $type $name?
Esta ação não poderá ser desfeita!
Para confirmar a exclusão $type $name, digite a palavra $word abaixo e confirme.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.