Bricolagem empreendedora com uso de gamificação do projeto ALI: Estratégia para aumentar a participação no Programa Brasil Mais Competitivo
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse:
Soluções Frugais, Effectuation, bricolagem, etc. e Superação de Dificuldades e Crises no Empreendedorismo
Autores
Claudio Azevedo Peixoto Junior
Samuel Rodrigues Lima
Naiderson Ferreira de Lucena
Leonardo Mendes Lacerda de Menezes
Bruno de Souza Lessa
José Milton de Sousa-Filho
Resumo
A gamificação, como método lúdico, busca maior envolvimento dos participantes e tem ganhado espaço e aplicação em ambientes corporativos e de educação. No estudo presente, foi testado um MVP usando gamificação como adaptação a metodologia do projeto ALI. A aplicação foi realizada durante o Ciclo 2 da edição 2021-2022 do programa no Estado do Ceará. A proposta consistiu no uso de elementos de gamificação dentro da jornada da inovação do ALI, sendo uma medida prototipada diante a emergência da execução do projeto, foi realizada de acordo com a bricolagem empreendedora em um cenário de inovação frugal. Os resultados evidenciados atestam sua eficácia para envolver os participantes na jornada. A abordagem metodológica caracteriza a pesquisa como mista, de natureza experimental-analítica e tendo por método o estudo de caso. Para a obtenção dos dados foram realizadas análises comparativas entre os resultados dos ciclos 1 e 2. Os resultados indicaram aumento no engajamento. No ciclo 2 a participação conseguiu contar com 100% dos inscritos, aumentar em 19% na quantidade de ações assumidas, e a elevação no número de participantes no último encontro coletivo para 27%.
Atenção
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