Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
Luiz Alex Silva Saraiva
Neste texto, o objetivo é discutir a questão das margens na e da cidade. Para tanto, a partir de referências interdisciplinares que se entrecruzam em vários campos teóricos, a discussão proposta é referenciada nos estudos organizacionais e na forma pela qual eles abordam o fenômeno urbano. Três movimentos são feitos: discutir a margem como metáfora, a margem como limite e, por fim, a margem como a própria cidade. As principais contribuições do ensaio se voltam para a problematização urbana, inclusive no que se refere ao que é pouco mencionado como elemento constitutivo. Incluir aspectos como a margem na concepção da cidade permite a amplificação e o aprofundamento da análise organizacional no que se refere aos estudos urbanos, de modo a que a cidade que temos se aproxime da que merecemos ter.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
Luma Louise Sousa Lopes
Ana Sílvia Rocha Ipiranga
Vanessa Pereira Pinheiro
No campo dos estudos organizacionais, a cidade enquanto espaço de produção e reprodução do cotidiano vem sendo debatida a partir de diversas lentes. No entanto, algumas pesquisas não consideram que a história tenha um papel fundamental que possa influenciar o organizar urbano. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir as práticas de espaço do Mercado de Ferro da cidade de Fortaleza à luz da perspectiva histórica. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa baseada em uma ontoepistemologia processual, cuja estratégia metodológica foi a etnografia de arquivos. Os principais resultados evidenciaram uma rede de práticas identificadas como de controle, estéticas e desviantes, que atuaram de forma entrelaçada para a organização do espaço do Mercado de Ferro da cidade. Concluiu-se que o organizar da cidade é resultado das práticas constantes de atores que vivem em um equilíbrio dinâmico, onde espaços e lugares são entrelaçados.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
Ana Flávia Rezende
Luiz Alex Silva Saraiva
Luís Fernando Silva Andrade
Neste ensaio, o objetivo foi problematizar Belo Horizonte do ponto de vista racial quanto a processos de dominação e resistência mediante a discussão da produção de espaços negros por meio de blocos afro de carnaval. Após uma discussão sobre a necessidade de atrelar a questão racial à discussão da produção do espaço no Brasil, passou-se especificamente à discussão a respeito da capital mineira, uma cidade planejada para representar a modernidade republicana e abandonar as representações urbanas imperiais, processo responsável tanto por apagar a história negra do Curral Del Rey, quanto por segregar os negros, proibidos de habitar a área planejada da nova capital. Em seguida o foco se refere aos blocos afro à produção de espaços negros no contexto do carnaval belo-horizontino, uma verdadeira subversão na qual a negritude é condição de potência e não de subalternidade.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
FELIPE KAISER FERNANDES
Ana Sílvia Rocha Ipiranga
Este estudo teve como base o caso do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária (MISMEC), conhecido como a “Comunidade Quatro Varas”, situada no Bairro Grande Pirambu, nas margens da cidade de Fortaleza. A pesquisa de natureza qualitativa, fez uso de um conjunto de técnicas e métodos, entre estes o shadowing. O objetivo do estudo foi compreender como ocorrem os processos do organizar dos espaços intermediários entre a Quatro Varas. O estudo se situa no cruzamento entre as pesquisas sobre as cidades e de suas práticas e processos na área dos estudos organizacionais, visando uma maior amplitude desses estudos, em particular, ao desviar o olhar dessas pesquisas para as margens (e seus centros) das cidades brasileiras. A análise nos permitiu de apreender a Quatro Varas como uma organização aberta, com múltiplas fachadas e situada em um emaranhado de práticas, entre estas as práticas de cunho afetivo nos espaços intermediários da cidade.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
Juliani Moreno Rohem Gualberto Cardoso
Marisol Rodriguez Goia
Este trabalho apresenta as discussões levantadas a partir de um estudo de caso sobre o processo de construção histórico-cultural do Município de Cantagalo, região serrana do Rio de Janeiro, realizado por uma empresa de materiais de construção chamada Almek Center. Discute-se o modo como a empresa articulou “fato histórico”, “fontes” e “operações históricas” em dois projetos que intencionam preservar a história e as memórias da região, especialmente as ligadas ao período cafeeiro, durante o Império no Brasil: o Espaço Cultural Hermir Gil Caetano e o circuito turístico “Caminhos do Imperador”. Por meio das narrativas dos diferentes públicos envolvidos nesse “resgate histórico”, analisam-se as dinâmicas sociais e conjunturais que tanto viabilizaram quanto impuseram barreiras à condução desses projetos encabeçados pela referida organização.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
Sérgio Czajkowski Jr.
Eduardo André Teixeira Ayrosa
As cidades assumiram um papel de crescente importância no cenário mundial, fazendo com que seus gestores tenham se deparado com importantes dilemas. Destes, destaca-se a necessidade de adequar seus modelos de gestão a muitos dos primados oriundos do ideário neoliberal em prol da valorização de indicadores que atestem uma maior eficiência sem que tal processo redunde num desvirtuamento das reais finalidades estatais. Diante do cenário vigente, o principal objetivo deste artigo consiste em construir uma análise crítica dos desafios da gestão das cidades, tentando-se verificar até que ponto a busca desenfreada por modelos vitoriosos e baseados em critérios como a efetividade não têm posto em xeque a própria legitimidade do estado. Em paralelo, também foi feita uma leitura crítica em torno das reais finalidades das políticas de Place Branding, visto que uma inquietação bastante válida se volta a se desvelar as reais pretensões de seus operadores
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
Lusvanio Carlos Teixeira
Wescley Silva Xavier
Este artigo analisou a Festa do Vermelhense Ausente, realizada desde meados da década de 1950, em termos de contribuições no resgate ou fortalecimento da identidade cultural local. Foram coletadas informações e notícias sobre a festa e realizadas entrevistas com nativos do município de Vermelho Novo (MG). De abordagem qualitativa, empregamos tanto a análise documental quanto a pesquisa narrativa. Os resultados encontrados demonstram que a festa surgiu como uma tradição de expressão religiosa, voltada a reunir vermelhenses nativos que por algum motivo se ausentaram do município. Com o passar do tempo, a festa foi aumentando sua proporção e alcance de público, passando por um processo de secularização e espetacularização, principalmente a partir do momento que deixou de ser organizada pela população e foi apropriada pela administração municipal. Nesse aspecto, a festa se transformou, perdendo algumas manifestações culturais, passando a contar com artistas de renome e alterações na programação.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
CARLOS KLEBER SARAIVA DE SOUSA
VALDENIA MARIA LIMA LEANDRO SARAIVA
O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise das percepções que consumidores e permissionários do Beco da Poeira apresentam sobre formas cotidianas da economia criativa e cultural organizacional. Para tanto, desenvolvemos 3 objetivos específicos: a) Elaboramos uma etnografia do lugar: b) Refletimos sobre certos aspectos da cultura organizacional e da economia criativa, especialmente a partir da disposição de produtos nos boxes de venda, da propaganda corporal e a linguagem diárias dos permissionários; c) Analisamos o simbolismo em duas ações dos clientes: “guajarinar” e “vestir por cima”. O trabalho de campo foi desenvolvido entre os meses de março e julho de 2019. Destacamos como resultados principais a economia criativa realizada por permissionários que divulgam seus produtos por meio dos atos de “impindurar” roupas em seus boxes e de usarem seus corpos enquanto instrumento de propaganda, bem como as ações de “guajarinar” e de “vestir por cima” das consumidoras.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais e Cidades
Marcela Costa Bifano de Oliveira
THIAGO DUARTE PIMENTEL
Este estudio tiene como objetivo presentar una discusión teórica en torno al papel del turismo en la expansión del capitalismo en destinos de sol y playa de la periferia del capitalismo. Utilizamos los conceptos de solución espacial, urbanización extensiva y concentrada para analizar los espacios de la urbanización turística y los espacios conocidos como “el otro lado de la carretera”. Se parte del argumento de que el turismo es un eficiente instrumento en la expansión geográfica del capitalismo al necesitar de un complejo proceso de urbanización. Como consideraciones, identificamos que el doble proceso de urbanización generado por el turismo está directamente relacionado con la necesidad del capital de producir y absorber lucrativamente los excedentes en su búsqueda constante por acumulación. Es así que el discurso de beneficio social y reducción de la pobreza se desvanece mediante prácticas de acumulación que utilizan de manera extractiva todos los recursos posibles de ganancia.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Ana Flávia Rezende
Luís Fernando Silva Andrade
Buscando compreender como a publicação de anúncios de emprego com características fenotípicas e “boa aparência” contribuem para a perpetuação do racismo e do sexismo. Para tanto, recorremos ao pensamento afrodiaspórico aliado à decolonialidade, entendendo que a colonialidade, enquanto perpetuação de práticas que remontam ao colonialismo histórico e à escravização, promove desigualdades estruturais para a população negra, em especial para mulheres negras, já que o sexismo também se encontra fortemente arraigado na produção de nossa sociedade. Utilizamos da análise temática em um corpus de 127 anúncios de emprego. Organizamos os resultados a partir de duas categorias analíticas: (1) boa aparência e boa imagem da empresa e (2) trabalho doméstico e ideal da trabalhadora branca, as quais fornecem subsídios para se pensar como não apenas a imagem da empresa é vinculada à ausência de traços negróides em suas trabalhadoras, operando um ideal de trabalhadora branca.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Luise Bittencourt Peres
Andrea Poleto Oltramari
Entende-se nesse ensaio que a carreira migrante é entrelaçada pelos marcadores sociais de gênero e etnia que fortalecem a representação de uma carreira precária e imobilizada de mulheres no país de destino. Parte-se do pressuposto de que as teorias de carreiras são voltadas para outros tipos de mobilidades, não considerando a geográfica e suas particularidades, como a influência dos marcadores sociais. As tensões entre o gênero e a etnia se classificam em um importante ponto de inflexão inclusive dentro da teoria de carreiras, tendo em vista que estas não compõem os aspectos objetivos e subjetivos que perpassam as teorias tradicionais e que contribuem para a imobilidade das mulheres. À vista disso, considera-se que a carreira migrante sofre interferências que destacam a importância em analisa-la levando em consideração uma teoria voltada as trajetórias individuais de vida, carreira e migração.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Janaine dos Santos Braga
Josiane Silva de Oliveira
Esse trabalho possui como objetivo discutir contribuições do conceito de pacto narcísico da branquitude para as análises organizacionais. Com o auxílio dos trabalhos produzidos por autores como Guerreiro Ramos, Lourenço Cardoso e Lia Schucman, buscaremos compreender como Maria Aparecida Bento (2002) compreendeu esse conceito como algo que se liga diretamente com as relações de poder estabelecidas pela branquitude em nossa sociedade, especificamente nas organizações. Aliado ao entendimento de conceitos chave para a análise - como raça e branquitude - buscaremos compreender como esse conceito central de pacto narcísico pode afetar as relações de trabalho, bem como a forma que as organizações no Brasil estão determinadas. Como resultado da pesquisa, destacamos quatro categorias analíticas do pacto narcísico da branquitude que são especialmente mobilizados nas organizações: invisibilização, silenciamento, omissão e união.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Maycon Douglas Floriano da Silva
Josiane Silva de Oliveira
Josiane Barbosa Gouvêa
Por que pessoas brancas que estudam relações raciais tem o negro, não o branco como objeto de estudos? O que motiva uma pessoa branca a escrutinar o “outro” e não a si, quando fala sobre desigualdades raciais no Brasil? A partir destes questionamentos, objetivou-se compreender como construções identitárias das branquitudes influenciam a escolha do objeto de pesquisa da temática racial na área de Administração brasileira. Teoricamente discutimos raça e branquitude, destacando como a eugenia influenciou, e tem influenciado, a produção acadêmica brasileira. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas, com quatro pesquisadoras brancas e pesquisadores brancos da temática racial na área de Administração no Brasil. Os resultados evidenciam: eugenia e política de branqueamento garantem, na produção de conhecimento, hegemonia de pessoas brancas nas estruturas educacionais e produz “passe livre” para esse grupo social em termos de definição do que é e como o conhecimento é produzido nas universidades brasileiras.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Fernanda Mitsue Soares Onuma
Aline Lourenço de Oliveira
Júlia Moretto Amâncio
Compreender o esgotamento físico e mental de mulheres brasileiras, sobretudo, negras e proletárias, durante a pandemia da COVID-19 envolve a discussão da base material do patriarcado, que é o trabalho reprodutivo. Neste texto, nosso objetivo é discutir os impactos da pandemia da COVID-19 no trabalho feminino no Brasil considerando o modo típico de apropriação do trabalho excedente de mulheres brasileiras no capitalismo dependente. Analisamos dados de uma pesquisa brasileira sobre tempo de trabalho feminino durante a pandemia, utilizando o tempo, o corpo e a reprodução social como categorias de análise dentro da perspectiva do materialismo histórico-dialético. Sugerimos que a superexploração, essencial ao capitalismo dependente, influencia no esgotamento físico e emocional de mulheres brasileiras, arregimentando não apenas seu tempo, mas também seus corpos para o trabalho voltado à reprodução social durante a pandemia da COVID-19 e revelando a influência concomitante de opressões de classe, raça e gênero neste processo.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Nina braga cavalcanti de albuquerque
Aline dos Santos Barbosa
Poucos estudos trataram do fenômeno acerca da trajetória de carreira das mulheres pretas e pobres, apesar deste grupo ter relevante representatividade na pirâmide demográfica mundial. O poder público tem se demonstrado pouco eficiente na propositura e execução de ações afirmativas neste contexto, impactando gerações a viver tensionadas sob fronteiras da mobilidade social. A carreira, enquanto instrumento viabilizador de mobilidade social, quando negligenciada por ações públicas, perpetua lacunas sociais, como no caso das mulheres pretas e pobres. O presente estudo buscou compreender como a ausência de políticas públicas destinadas a carreira de mulheres cariocas pretas e pobres perpetua a imobilidade social e legitima as desigualdades sociais. Como contribuição, o estudo avança na compreensão teórica e empírica acerca da imobilidade social de mulheres pretas e pobres perpetuada pela inércia do poder público no desenvolvimento de políticas emancipatórias de carreira, promovendo a baixa expectativa de ascensão profissional e mobilidade social.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Marcos Braga-de-Oliveira
CLAUDIA SIRANGELO ECCEL
Este artigo objetivou analisar as percepções de pessoas LGBTQIA+ acerca das políticas de gestão das organizações onde atuam. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Procedeu-se com um questionário prévio para identificar pessoas LGBTQIA+ atualmente trabalhando no Brasil. A partir disso, 15 pessoas passaram por entre-vistas em profundidade, nas quais investigou-se como são percebidas as políticas de gestão da diversidade, bem como suas vivências no ambiente organizacional. Os resultados apontam para uma validação das práticas de gestão da diversidade como relevantes, porém, dada a existência de preconceitos explícitos e implícitos, a mera formalização de tais políticas não assegura a inclusão. Revelam que as vivências de inclusão dos entrevistados estão relacionadas a ambientes com equipes mais diversas, tanto pares quanto lideranças. Por fim, observou-se que a inclusão de pessoas LGBTQIA+ abarca especialmente lésbicas, gays e bissexuais, en-quanto as demais identidades representadas na sigla dificilmente são acessadas nas organiza-ções.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Marcelo Oliveira Junior
Camila de Assis Silva
SARAH LOPES SILVA SOUTO
Neste trabalho, objetivou-se identificar como a carreira docente de mulheres negras no ensino superior tem sido retratada pela literatura científica internacional. A metodologia utilizada foi a revisão de escopo da literatura, realizada na plataforma de dados Web of Science (WoS), na qual 14 artigos foram selecionados para esta pesquisa. Os artigos foram analisados e os seus resultados foram evidenciados em cinco categorias, a saber: (i) carreira como construção de sentido retrospectivo; (ii) carreira como meio de vincular diferentes níveis de complexidade social; (iii) carreira como uma trajetória no espaço e tempo; (iv) carreira como autoconstrução; e, (v) carreira como produto em vez de processo. Como agenda futura de pesquisa, sugere-se novos estudos relacionados às carreiras docentes de mulheres negras no ensino superior em outras bases de dados, para compreender como outros autores tratam essa temática.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Maria Nair Rodrigues Salvá
Os debates acerca das desigualdades sociais de gênero têm crescido, a nível global, para o aprofundamento de discussões que busquem a promoção da reflexão sobre a importância da equidade de gênero e das representações sociais das mulheres, em especial, na academia, na qualidade de mediadora para as transformações da sociedade. Assim sendo, este ensaio teórico buscou identificar os desafios ao processo da feminização da ciência no Brasil contemporâneo. Concluiu-se que a família (capital cultural herdado) e o sistema de ensino (capital cultural adquirido) constituem-se em um duplo desafio enfrentado pelas mulheres cientistas brasileiras, na contemporaneidade, harmonicamente orquestrados pelo Estado.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Patrick dos Santos Pereira
QUEILA REGINA SOUZA MATITZ
Este artigo tem como objetivo analisar como o vir a ser da identidade do empreendedor negro interage com a constituição de fronteiras dinâmicas dos afroempreendimentos brasileiros. Entende-se que a experiência identitária de tornar-se negro empreendedor é um fenômeno de nível processual e ocorre por meio da mobilização de eventos decorrente do organizing. Para alcançar o objetivo, partimos de abordagem metodológica qualitativa e abdutiva. Foram realizadas entrevistas com afroempreendedores brasileiros, as quais foram submetidas a análise narrativa. Para fins didáticos, os resultados foram descritos a partir da identificação e interação entre eventos do passado, presente e futuro relacionados ao vir a ser da identidade do afroempreendedor e do afroempreendedorismo. Esta pesquisa avança nos estudos decoloniais sobre desigualdades no mercado de trabalho, além do desenvolvimento e exploração do conceito de fronteiras dinâmicas de base processual.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Leidiane Carvalho Silva
Diego Costa Mendes
A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as representações sociais acerca do que é ser mulher na administração e no mercado de trabalho por parte das discentes do curso de administração da UFV. Partimos do pressuposto que a mulher encontra-se em desvantagens em relação ao homem no mercado de trabalho e na administração, e, dessa forma, acreditamos que as experiências acadêmicas e profissionais vivenciadas por elas na graduação possam contribuir para a construção das representações acerca do ser mulher nesses espaços. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso de entrevistas e do método Análise de Conteúdo, como instrumentos de coleta e análise de dados, constatamos que as discentes têm a representação de que a administração é masculina e que esse espaço não possui equidade de gênero. Tais resultados poderão contribuir para com os estudos sobre gênero e pode auxiliar no desenvolvimento de ações formativas na graduação.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Renata Elisa Feitosa Brust
Camila Bruning
Carolina de Souza Walger
O artigo apresenta um ensaio teórico no qual se analisa a formação social brasileira, ressituando a centralidade das relações raciais na realização da contradição entre capital e trabalho no Brasil. A perspectiva epistemológica, teórica e metodológica é a materialista-histórico-dialética, tal como proposta por Marx. O trabalho parte de dados que permitem caracterizar a classe trabalhadora brasileira na atualidade, a qual se configura de forma racializada. Em busca de explicar a realidade exposta em tais dados, faz-se um resgate da obra de Clovis Moura, a partir da qual é possível lançar um outro olhar histórico sobre a formação social brasileira e o racismo. Por fim, ensaiam-se reflexões sobre condições concretas e subjetivas de processos de consciência e consciência de classe, bem como possíveis táticas de luta e resistência da classe trabalhadora.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
FABIO ROLAND OLIVEIRA ALVES
Rafael Pereira Telha
Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley
O presente artigo se propõe a discutir aspectos da interseccionalidade no Brasil, com um olhar sobre a mulher negra, sociedade e mercado de trabalho, referenciando conceitos e conjunturas atuais com a obra seminal “Casa-Grande e Senzala” do sociólogo Gilberto Freyre escrita em 1933. O trabalho busca identificar vestígios atuais de ideias defendidas pelo autor e seus impactos, sobretudo, para mulheres negras. O artigo apresenta pesquisas e obras atuais que confirmam a relevância da obra de Freyre para compreensão da origem de preconceitos sobre a mulher negra. Por fim, o trabalho identifica críticas sofridas pelo autor, como a “romantização” da relação entre pessoas escravizadas e seus opressores, sem desconsiderar a importância da obra no conjunto de publicações históricas que auxiliam na compreensão de um período da história brasileira que deve ser lembrado e estudado para que nunca se repita.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Danilo Andretta
Thais Fernandes
Este ensaio teórico teve por objetivo contextualizar o fenômeno dos casais dual career e indicar possíveis contribuições para o campo a partir de uma aproximação com a discussão de masculinidades. Entende-se a necessidade de resgatar a categoria de gênero como central para contestar problemáticas persistentes nos estudos, como os conflitos trabalho-família, além de romper barreiras dos estudos de casais dual career que são predominantemente quantitativos. Ademais, o debate sobre masculinidades reforça a existência de um modelo masculino hegemônico que impera sobre as esferas trabalho-família e que pode ser confrontado a partir da ótica de masculinidades subordinadas, de modo que homens e mulheres possam construir trajetórias profissionais e manterem relações conjugais em situação de igualdade, tanto na família quanto nas organizações.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Stefânia de Castro Helmold
Carolina Maria Mota Santos
Recentes casos de violência contra o imigrante reacenderam a discussão sobre as vulnerabilidades que o processo migratório impõe aos indivíduos. O Brasil sofreu uma mudança do padrão migratório e passou a figurar como receptor de fluxos de migração sul-sul, recebendo principalmente refugiados de países em crise econômica e humanitária sendo que, em 2020, mais de 94% dos imigrantes que viviam no país eram originários de países em desenvolvimento (Cavalcanti et al., 2021). Através de uma revisão sistemática de literatura, observou-se a insuficiência de pesquisas sobre a violência contra o imigrante publicadas em periódicos de administração nacionais. Este artigo se propôs a questionar este cenário, subsidiando uma discussão sobre a necessidade da apropriação do tema pela academia de administração brasileira.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Thais Fernandes
Danilo Andretta
Heliani Berlato
Diante do crescente debate acadêmico e organizacional sobre gênero, neste ensaio voltamos nosso olhar para os sistemas de cotas de participação feminina que vem sendo adotados em diferentes países. No entanto, questiona-se a afinidade desses sistemas com a efetiva igualdade de gênero reivindicada pelos movimentos feministas. A partir disso, o objetivo foi propor uma discussão sobre as cotas de gênero nas organizações à luz dos ensinamentos da abordagem feminista de Nancy Fraser, que possui um compromisso com a justiça social e a emancipação da mulher. A articulação teórica revelou que as cotas de gênero se inserem em estruturas amparadas pelo sistema capitalista e patriarcado e, portanto, não são capazes de romper com a opressão de gênero. No curto prazo, as cotas podem cumprir o papel de aumentar o número de mulheres no topo e nas diferentes camadas das organizações, mas a longo prazo não contribui para mudanças estruturais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Guilherme Pinheiro Maria
Heliani Berlato
Este estudo teórico-empírico teve como objetivo compreender como os casais homoafetivos vivenciam a relação trabalho-família no contexto da dual-career. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com seis casais homoafetivos. No total, foram conduzidas doze entrevistas com a utilização de um roteiro semiestruturado. A partir da análise temática empregada, três categorias emergiram de acordo com a semelhança dos temas suscitados nas entrevistas. A primeira categoria revelou as vivências cotidianas dos casais ao assumirem a homoparentalidade, evidenciando situações de desconforto diante de um contexto social intolerante ao arranjo familiar homoafetivo. A segunda categoria demonstrou que as relações de trabalho dos casais foram marcadas por situações de preconceito e discriminação, perpetuadas pelas organizações e pela legislação trabalhista. Por fim, a terceira categoria verificou uma reprodução das relações apontadas pela literatura de dual-career, sobretudo, na utilização de estratégias que visam equilibrar a relação trabalho-família.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Felipe Albuquerque Sobral e Silva
Márcia de Freitas Duarte
O estudo propõe explorar como a mídia de negócios aborda e retrata a transexualidade e os sujeitos transexuais na sociedade e nas organizações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, realizada a partir da análise dos conteúdos disponibilizados na plataforma on-line da revista Exame. Sob a luz da Teoria Queer, a análise se pauta na exploração dos temas tratados e discutidos sobre transexualidade no universo organizacional, tendo como escopo a perspectiva e a visão expressas nas publicações dessa mídia específica, no período entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019. Três grandes temas se destacaram na leitura das reportagens referentes à transexualidade: Violência, Conquistas e Lutas. Constatou-se ainda o mero caráter informativo referente à temática, sem provocar críticas e reflexões e o elevado contraste em número de matérias referentes às conquistas, sugerindo uma situação mais confortável do que a realmente vivida pelos sujeitos transexuais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Cacilda Nacur Lorentz
Luciana Cristina de Souza
Míriam de Castro Possas
O cenário causado pelo COVID-19 tornou evidente a fragilidade da situação laboral dos empregados domésticos, notadamente mulheres negras, visto que a defesa de sua dignidade enfrenta desafios cotidianamente, mesmo sem o agravante da pandemia. Sob o peso de um processo colonial excludente e opressor, essas mulheres sofrem triplo preconceito: gênero, etnia e estrato social. Sujeitas muitas vezes a situações precárias de trabalho, estão mais vulneráveis do que outros segmentos sociais. Visando desenvolver a presente análise crítica da realidade brasileira, desenvolve-se uma descrição conceitual e histórica sobre a decolonialidade. Também se optou pela metodologia de pesquisa de dados indiretos junto ao CNPq e ao IBGE, por meio do método dialético entre essas bases e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O objetivo é evidenciar a urgência de políticas públicas para proteção da mulher negra no atual contexto, pois acredita-se que sem tais medidas seus direitos humanos serão gravemente prejudicados.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
PAOLA RODRIGUES DE MATOS
In Brazil 54% of people identify themselves as Blacks. The scenario inside the organizations is noticeably different. What is the public’s reaction when a company takes action on this inequality? In 2020 Magazine Luiza launched a Trainee Program exclusive for Black professionals, and we used Content Analysis to analyze the comments on the post on LinkedIn when the company announced the Program to ascertain it. Our findings show that the majority of those criticizing the initiative were men with high education level and senior positions. Their comments contained ironic and anecdotal statements. They questioned the company’s real intentions and see it as promoting racism against both Blacks and Whites. People who advocated for the Program argued based on solid facts. This group was composed mostly by young professionals who consider Brazil’s structural racism and the unfair competition for Black professionals to believe that the initiative is legitimate and much needed.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Bruna Gonçalves de Souza
Esta reflexão objetiva analisar o apagamento e a desqualificação de docentes negras, principalmente na produção de conhecimento, a partir de uma abordagem epistemológica feminista negra, com uma visão interseccional. O trabalho docente é compreendido como uma atividade multitarefa, que envolve ensino, pesquisa, extensão e administração e está inserido em um ambiente que possui o sexismo e o racismo como aspectos determinantes de quem e o que é considerado intelectual. A proposta é refletir sobre a academia e sobre qual projeto de universidade queremos construir, visto que o conceito de labirinto de cristal nos ajuda a compreender que a carreira docente de mulheres negras não está apenas dificultada no acesso e na ascensão de cargos, mas também possui uma trajetória complexa e lenta. Por conta disso, a promoção de espaços interseccionais pode promover ganhos acadêmicos, sociais e políticos para a universidade e seus membros.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Flávia de Vasconcellos Puerari
DENIZE GRZYBOVSKI
O objetivo deste artigo é compreender os desafios e as dificuldades que as mulheres empreendedoras enfrentam no segmento de alimentação, tendo a realidade e o contexto do município de Passo Fundo como espaço de pesquisa. A perspectiva analítica é do empreendedorismo feminino com um olhar do empoderamento da mulher em direção a possibilidade da igualdade de gênero. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida por meio da estratégia de levantamento de campo e abordagem qualitativa dos dados. Os dados foram analisados pelas técnicas análise categorial e análise estrutural da narrativa. Constatou-se que as mulheres iniciam um empreendimento com o desejo de realizar um sonho pessoal e pela percepção de oportunidade, esperam e percebem retorno financeiro, sentem-se realizadas apesar das dificuldades na área da gestão de pessoas, do desafio de realizar tripla jornada e da discriminação socioculturais, a qual se caracteriza como um tipo de violência.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Alexandre de Almeida Faria
Despite 50 years of theorizing diversity and diversifying this imperial theory, colonial difference and racial inequality persist and diversify within and outside organizations and academia. I write this paper through my contradictory body from the perspective of the too diverse/black to decolonize myself by re-membering a radically dis-membered, but not defeated, praxis of diversity otherwise for all within an increasingly diversified anti-black world embodying re-differentiations across racial/colonial lines in both North and South. I embrace transmodernity to move beyond dominant decolonial theory and interrogate why critical decolonial studies (CDS) denies both decolonial theory and forgets that it embodies an anti-black civilizational diversity theory/history and a re-humanizing diversity praxis in order to put forward a CDS otherwise in both South and North. In the end I invite and encourage all to move beyond multiple and intersecting unnatural boundaries and essentialist binarisms of re-differentiations that de-humanize all with diversity praxis otherwise.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Tanísia Célia Messias
Camila Ferreira Tavares da Silva
Greicy Kelly Sant'Ana Gonçalves
Paula Quinteiro Felix Sabino
O presente artigo objetivou compreender, a partir da reprodução social, a percepção sobre obstáculos e desafios enfrentados por mulheres/mães matriculadas em programas de pós-graduação stricto sensu de um campus de uma universidade federal de Minas Gerais no contexto da Pandemia de Covid-19. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário eletrônico aplicado por meio da plataforma Google Forms e uma entrevista semiestruturada realizada em plataforma online (WhatsApp). Concluiu-se que as mulheres entrevistadas não contam com uma rede de apoio familiar e institucional suficiente para que possam se dedicar às suas produções acadêmico-científicas, tendo como principais desafios enfrentados no período pandêmico a gestão da rotina e o gerenciamento dos danos relativos à saúde, resultantes então da reprodução social e da sociedade patriarcal vivenciada.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Estudos Organizacionais Interseccionais: Articulando Raça-Etnia, Gênero, Sexualidade e Classe no Mundo do Trabalho
Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte
Bianca Spode Beltrame
Maria Beatriz Rodrigues
As temáticas de carreira, gênero e sexualidade ganharam espaço nos debates acadêmicos mundiais nas últimas décadas, passando a fazer parte das discussões de várias áreas do conhecimento, entre elas a Administração. Este estudo realizou uma análise bibliométrica da produção científica na área da Administração nas temáticas “carreira”, “gênero” e/ou “sexualidade”, considerando os eventos promovidos pela Anpad, no período de 2005 a 2019. Os resultados revelaram uma tímida presença de artigos publicados nos eventos, entretanto, há crescimento no interesse acadêmico pelas temáticas nos últimos anos, especialmente entre 2018-2019. Do total de eventos realizados pela Anpad, observou-se publicações de artigos sobre as temáticas em apenas três deles, destacando-se o EnAnpad. Nos artigos, a pesquisa qualitativa foi a mais utilizada, através de propostas interdisciplinares aos estudos de carreira, utilizando diferentes perspectivas em sua abordagem. Aponta-se para a importância de estudos futuros que promovam maior articulação teórica entre carreiras e marcadores sociais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Anderson de Souza Sant Anna
The purpose of this article is to analyze, based on findings and results obtained by Janice Perlman in studies about the Catacumba favela (RJ), and in the light of the perspective of Bourdieu's theory of practical action, how the notions of habitus and dépaysement are mobilized through different strategies - stereotyping, mythification, cooptation, uprooting, disenchantment, coercion -, as well as their impacts on the disruption of traditional forms of social structuring, aggregation, agency and socialization. It also aims to highlight the categories, dimensions and variables investigated concerning the ongoing transition to the fourth industrial revolution, notably along with "marginal" strata - "outliers" - of the population of economies located on the fringes of the global economy, such as Brazil.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Carlos Cesar de Oliveira Lacerda
Ana Sílvia Rocha Ipiranga
Ulf Thoene
Para além da vocação turística, a cidade de Fortaleza é avaliada como uma das mais desiguais, delineando margens com suas diferentes vulnerabilidades. Sob o ponto de vista histórico, esta pesquisa objetiva compreender como ocorreu o organizar das margens da cidade de Fortaleza. Em termos teóricos, o trabalho encontra-se na conjunção entre os estudos sobre a cidade e a abordagem da história na administração ao se apoiar no conceito de ruínas de Walter Benjamin. A metodologia baseou-se em uma pesquisa de caráter histórico, tendo sido constituída uma coleção de arquivos. As tramas historiográficas sugerem a existência de um nexo histórico que atuou na fragmentação da cidade, organizando as margens na região oeste de Fortaleza a partir da criação dos campos de concentração. Através da reativação da memória de um passado circunstancial, o olhar das ruínas confrontou-se com os relatos oficiais, abrindo espaços onde novas possibilidades para a cidade podem ser imaginadas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Amon Barros
Management and organization studies have a long relationship with history. However, methodological and theoretical debates developed in other fields receive less attention than they should. The same is true for the use of records and archives. This article explores what can be considered an archive and some new possibilities for archival research opened by new technologies. It also suggests a path to deal with data not necessarily organized into an archive, treating them first as a data corpus and then as a dataset that might be turned into quasi-archives. I also advocate for reflexivity as a necessity to engage with records avoiding naïve epistemological realism. Finally, I strongly suggest that researchers dealing with archives and records would profit from engaging with developments in archival studies.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
ROSANA OLIVEIRA DA SILVA
Denise Franca Barros
Este artigo analisa, a partir de uma perspectiva histórica, as controvérsias existentes no mercado brasileiro de alimentos transgênicos, veiculadas no jornal O Estado de São Paulo. Partindo da Teoria Ator-Rede, seguimos atores (humanos e não-humanos), utilizando o estudo das controvérsias como ferramenta metodológica. As principais controvérsias observadas mostram interesses de atores (principalmente grandes produtores e multinacionais) a favor da produção, comercialização, regras de rotulagem menos rígidas para reduzir custos, contra a defesa de regras específicas de rotulagem e o rastreamento da produção, questionamentos sobre a segurança para a saúde humana, animal e ambiental. Outras questões relevantes são o domínio das multinacionais e vulnerabilidade de pequenos agricultores. As organizações internacionais e países ocidentais foram preponderantes para a liberação dos alimentos no país, bem como que, ao longo do tempo, as controvérsias foram esvaziadas e que os problemas reportados em pesquisas científicas (e.g., uso excessivo de agrotóxico) sequer foram mencionados.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
DANIELE DA SILVA NEUMANN
Juliane Sachser Angnes
Sandra Mara de Andrade
O artigo investiga a história das mulheres no ramo profissional das locuções de rádio com o objetivo de relatar as experiências vividas com as mudanças e desafios enfrentados nos últimos anos no mercado de trabalho. Quais foram as transformações da pós-modernidade e as motivações que as mantiveram nas carreiras de locutoras? A pós-modernidade quebrou alguns paradigmas e iniciou abertura para novos pensamentos. A pesquisa é qualitativa, a coleta de dados foi realizada com um roteiro de entrevista com perguntas abertas utilizando o método história oral de vida, sendo gravado áudio e vídeo com posterior transcrição das falas das convidadas. Observou-se que a luta é constante por igualdade de direitos, entretanto os desafios estão sendo superados no mercado de trabalho através da educação, aprendizagem e a postura feminina singular.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Vivian Cristina da Silva Zampa
Leonardo Mazzurana
Márcia Cristina Silva Flor
Leandro Galheigo Damaceno
O trabalho tem como finalidade discutir a trajetória da Fundação Centro Estadual de Formação de Pessoal, Estatística e Políticas Públicas do Rio de Janeiro (CEPERJ) de 2009 a 2021, tomando como fonte principal a memória de seus funcionários. O recorte corresponde a atual denominação da instituição, que advém da incorporação da CIDE-RJ à FESP, e às experiências de crise que coincidiram com a dinâmica da administração pública do estado e que, de modo particular, marcaram dois momentos específicos: um primeiro, ligado aos temores diante do citado processo de integração, e um segundo, relacionado à calamidade econômica que acometeu o Rio de Janeiro, especialmente a partir de 2016. A recuperação e a análise das memórias dos sujeitos envolvidos diretamente nesse processo permitiram a construção de uma narrativa própria para o período, usada não apenas como celebração, mas também para compreender o desafio e a superação como traços identitários consagrados.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Alexandre Hochmann Behar
Marcos Gilson Gomes Feitosa
A proposta deste trabalho é abordar ideologias modernas fundamentais para a constituição das bases cognitivas das organizações contemporâneas. Tal proposta se relaciona ao que entendemos por lacunas de estudos relacionados às bases históricas das organizações, assim como da influência ideológica para manipulação de indivíduos e grupos. Estas lacunas ocasionam problemas de entendimento sobre o fenômeno organizacional, além de manter e reforçar as estruturas de controle individual e coletivo estabelecidas. Por isso, abordamos elementos associados ao ideal liberal, às consequências econômicas e produtivas decorrentes da Revolução Industrial e às consequências políticas e sociais da Revolução Francesa. Com este resgate, pretendemos ampliar o debate sobre o modelo de cognição vivenciado no ambiente organizacional, assim como possibilitar desenvolvimento de novas alternativas de pensamento e ação.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Patricia Cipriano Barcellos da Silva
Aline Rocha Santana da Silva
Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley
João Felipe Rammelt Sauerbronn
Esta pesquisa se apoia na abordagem e princípios da Anti-History, visando a reconstrução das diferentes versões da história sobre as ações da Volkswagen durante o período da ditadura (1964-1985). A metodologia utilizada foi qualitativa e de caráter histórico, tendo como fonte de dados relatórios emitidos pelas entidades envolvidas na pesquisa sobre o caso. Os resultados apontam para duas versões que performaram a história, evidenciando ações distintas nas redes de atores. Os pontos de oscilação de Durepos e Mills (2017) serviram como base na discussão dos resultados desta pesquisa. Observou-se como o método histórico da Anti-History pode ser usado para interpretar o passado através da pesquisa histórica, ampliando as discussões sobre as múltiplas possibilidades do tema dentro dos estudos organizacionais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Rodilon Teixeira
Ana Heloisa da Costa Lemos
O presente artigo tem como objetivo evidenciar o potencial do emprego do método história de vida no campo da Administração, bem como contribuir com reflexões sobre os eventuais estranhamentos que podem surgir aos neófitos dessa abordagem. Com tal intuito apresentamos, em caráter ilustrativo, uma pesquisa empírica nesse campo, especificamente na área de estudos de carreira, em que foram analisados os relatos de quatro médicas ginecologistas e obstetras. As histórias de vida dessas médicas auxiliaram a compreender as influências da origem social no desenvolvimento de suas carreiras. A contribuição fundamental deste estudo deu continuidade aos trabalhos anteriores (Closs & Rocha-de-Oliveira, 2015; Jaime, Godoy, & Antonello, 2007; Rodrigues & Lopes, 2019) para aperfeiçoar a compreensão dessa abordagem, trazer novas evidências empíricas sobre peculiaridades do método, suas limitações e as ambientações necessárias aos iniciantes.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Cláudio Humberto Lessa
Georgiana Luna Batinga
Neste ensaio apresentamos como o uso das abordagens narrativas e escritas de si pode ser um instrumento de visibilidade para sujeitos-trabalhadores em situação de vulnerabilidade e trabalho precário, a partir da intersecção entre múltiplos domínios: i) a abordagem etnossociológica de Bertaux (2006) e sua clássica obra Récit de vie; ii) a Psicologia Social com o conceito construcionista de narrativa de Bruner (2004), e iii) a Análise do Discurso de linha francesa com o conceito de imaginários sóciodiscursivos de Charaudeau (2006). O objetivo é compreender como o ambiente criado a partir de narrativas de imaginários sócio-discursivos construídos oferecem um espaço para a (re)construção de atividades laborais, desigualdades sofridas/vividas nos setores de trabalho; além de observar signos-sintoma, cf. Charaudeau (2006), imaginários que sujeitos mobilizam relacionados ao processo formativo vivenciado a partir da Escrita de si e que sinalizam como esses (as) trabalhadores (as) desejam (re) inscrever a vida em novos projetos existenciais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tempo e Passado em Estudos Organizacionais: histórias e memórias de sujeitos e(m) organizações e sociedades
Mariane Beatriz Silva Teixeira
A Igreja Católica sempre foi uma instituição presente na história e política do Brasil. Nos anos 1960, após modificações em sua base e diante de um Regime Ditatorial no país, ela assumiu uma posição importante na participação política e social. Dessa forma, este trabalho propõe-se a analisar a influência dos setores progressistas da Igreja Católica nas questões políticas e nos Movimentos Sociais durante o período do Regime Militar, mediante uma pesquisa qualitativa-descritiva, análise baseada na metodologia de história oral e do método bola de neve. Os resultados apontaram que a Igreja Católica esteve presente na vida de muitos militantes desde a sua infância ou adolescência, exercendo influência na criação de uma consciência social que se estendeu a outros ambientes e a ações concretas como a participação ativa nas Pastorais, CEBs, movimentos e sindicatos, influenciando-os diretamente na luta e conquista de direitos antes inexistentes e pelo fim do Regime Militar.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Linguagem e Mudança Social
Jéssica Cristina Ceni
Natália Rese
A partir da compreensão da organização enquanto comunic(ação), é discutido neste ensaio que as organizações são estabelecidas num processo recursivo de produção e negociação de significados, os quais, por sua vez apresentarão consequências reais e que permearão as práticas e as ações organizacionais. Por isso, as organizações são resultado das produções e negociações de significado, e em outras palavras, talked into being. Defendemos que as narrativas têm lugar privilegiado no fazer organizacional e que nesse contexto, há uma prática organizativa que precisa ser discutida, a qual denominaremos de narratividade, a qual surge dos conceitos de narrativas-estórias e performatividade. Propomos essa discussão a partir do trabalho de Paul Ricoeur que figura como caminho fértil para essa discussão. Ao lançar essa ideia de forma ensaística, compartilhamos reflexões e questões de forma a buscar abrir um caminho compreensivo que possa inspirar nossas pesquisas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Linguagem e Mudança Social
Mário Marcos Menezes Silva
Luciano Mendes
O presente ensaio tem como objetivo compreender os processos de silêncio, silenciamento e silêncio cúmplice como fatores que contribuem para a perpetuação do racismo, das desigualdades e exclusões que ocorrem nas organizações. A partir da apresentação de referenciais teóricos sobre silêncio, silenciamento e silêncio cúmplice, pretende-se apresentar uma forma complementar de se compreender como os processos históricos de racismo contra pessoas pretas podem ainda estar ecoando nas organizações. Adicionalmente, pretendemos demonstrar como os estudos sobre silêncio, silenciamento e silêncio cúmplice podem oferecer alternativas de práxis para administradores e acadêmicos de estudos organizacionais, visando a mudança de práticas estruturais, de modo a quebrar o ciclo de racismo estrutural nas organizações.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Linguagem e Mudança Social
Joelma Soares da Silva
Francisco Roberto Pinto
Objetivamos compreender as práticas do trabalho docente universitário, nas dimensões pesquisa e extensão, como práticas sociais. Para tanto, descrevemos os momentos de tais práticas e explicitamos como o trabalho do docente universitário, enquanto prática social, funciona como intercessão entre contexto e eventos. O lócus da pesquisa foi a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o corpus da pesquisa são recortes de entrevistas semiestruturadas em profundidade realizadas com cinco docentes dessa instituição que desenvolvem pesquisas e/ou ações de extensão relacionadas à diversidade humana na concepção social do tema. Centramos o enquadre teórico-metodológico na perspectiva dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica (ADC) nos valendo do modelo transdisciplinar de Chouliaraki e Fairclough (1999). As práticas de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelos docentes caracterizam-se como práticas sociais, pois elas intervêm no contexto local permeado de ideologias hegemônicas e provocam mudanças sociais por meio de discursos e eventos.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Linguagem e Mudança Social
Alexandre Hochmann Behar
Marcos Gilson Gomes Feitosa
O atual contexto organizacional recebe críticas sobre destrutivos impactos de suas operações. Seja relativo ao ambiente externo ou ao ambiente interno das organizações, a intensidade é comparável a uma disputa bélica. A partir disso, resgatamos históricas conexões entre ideologias bélicas e a formatação das organizações produtivas capitalistas. A isso, destacamos aspectos cognitivos, sociais e discursivos de três momentos específicos: a lógica competitiva burguesa e o ideal expansionista do seu modelo de sociedade e outros povos; a inspiração que as organizações militares exerceram sobre a grande corporação (a partir do século XIX) e as primeiras teorizações em Administração, e; a inspiração bélica relacionada a ascensão da Guerra Fria e da transformação dos padrões de concorrência, em nível mundial. Nas considerações finais, apresentamos propostas para elaboração de uma agenda de pesquisa relacionada à temática.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Linguagem e Mudança Social
Luiz Gustavo Alves de lara
Este ensaio tem como finalidade provocar movimentos reflexivos sobre o alcance das produções acadêmicas de orientação crítica dos campos da Administração e Organizações, suas inserções como vetores de mudança e enfrentamento de crises sociais desencadeadas por ações de organizações públicas e privadas no contexto brasileiro. Para isso, utiliza-se a via ensaística inspirada na concepção de Adorno (1984/2003), movendo-se entre uma cadeia de reflexões que visam encontrar fraturas na compreensão. É assumido o pressuposto que de a compreensão é linguagem (GADAMER, 1960/2002) e que a realidade social é construída intersubjetivamente (BERGER; LUCKMANN, 1966/2004). Sendo assim, a inserção da comunidade acadêmica na construção da realidade depende do êxito com que ela se faz entender pela sociedade, a qual busca transformar. Tendo isso posto, espera-se condições para construção de outros sentidos possíveis para o termo produção acadêmica, orientados pelo que intencionamos produzir e pela busca das condições necessárias para sermos efetivos nesses propósitos.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: PLATAFORMAS DIGITAIS, ORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIA
Renata Couto de Azevedo de Oliveira
A proposta deste artigo é analisar criticamente os discursos das diaristas nos vídeos encontrados no site da plataforma Parafuzo e naqueles que fazem parte da série “Além da Profissão”, disponíveis no canal da plataforma no YouTube. O objetivo da análise é destacar e discutir as evidências do discurso neoliberal que são reproduzidas dado o contexto o trabalho doméstico informal no Brasil e sua crescente plataformização. A análise consistiu na identificação de objetos discursos e seu posterior agrupamento em duas categorias analíticas que desvelam a operação da racionalidade neoliberal na produção de neossujeitos atuantes em plataformas de serviços domésticos. Concluímos apresentando considerações gerais sobre a análise e sugestões para futuras pesquisas sobre o tema.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: PLATAFORMAS DIGITAIS, ORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIA
Gabriela Nogueira Rauber
André Francisco Alcântara Fagundes
As redes sociais online deram novos contornos à sociedade do consumo, reforçando padrões de comportamento estabelecidos. Entre as consequências, estão problemas psicológicos em determinados grupos e a visão de conquista da felicidade a partir do consumismo. Este estudo, no escopo do campo do dark side das organizações, teve como objetivo explorar as redes sociais online como dispositivo de normalização do sujeito na sociedade do consumo. Para isso, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa documental como estratégia de coleta de dados, utilizando documentos disponibilizados na internet. Os resultados apontam para os danos causados por estratégias de empresas influentes no campo da publicidade online, sem que haja responsabilização por isso.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: PLATAFORMAS DIGITAIS, ORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIA
Ananda Silveira Bacelar
Mônica Carvalho Alves Cappelle
O estudo tem como objetivo analisar como as relações socialmente construídas de gênero interferem na carreira das influenciadoras digitais na rede social online Instagram nos nichos fitness e moda. Para tanto, foi realizada uma netnografia com 12 influenciadoras. Entre os resultados do estudo, destaca-se que, embora o contexto de atuação do trabalho de influência seja majoritariamente feminino, ainda é caracterizado por padrões de uma sociedade patriarcal que permeia a atuação das mulheres. Essa realidade foi confirmada nas falas das mulheres e nos dados netnográficos que revelam os posicionamentos das influenciadoras para obter visibilidade de acordo com o que é interessante para o público: reproduções de padrões estéticos, imagens feminizadas e exposição corporal.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: PLATAFORMAS DIGITAIS, ORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIA
Gloria Maria de Sousa dos Santos
Sidnei Paixão dos Santos
Daniella Munhoz da Costa Lima
Este estudo apresenta algumas das teorizações ligadas ao conceito de Pierre Bourdieu e Michel Foucault usando-os como lente para analisar os fundamentos das noções básicas do poder simbólico e do poder disciplinar que são debatidos e esmiuçados em suas obras. Adotando-os como referência para refletir sobre o surgimento de um fenômeno social que se apresenta nas relações sociais virtuais e suas implicações: a cultura do cancelamento. A metodologia utilizada é bibliográfica e documental com viés de análise de conteúdo de interações captadas em redes sociais. Proponha-se abordar os conceitos de poder com contribuições para as práticas do chamado "cancelamento virtual" em que agentes e sujeitos às vezes agem como o "supliciado em Foucault", às vezes como "dominante e dominado em Bourdieu". Conclui-se que nas relações virtuais os indivíduos são levados a serem condicionados e constrangidos dentro das relações e por forças externas, que muitas vezes nem sequer são percebidas conscientemente.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: PLATAFORMAS DIGITAIS, ORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIA
Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna
JURANDIR PEINADO
Ianaira Barretto Souza Neves
Francis Kanashiro Meneghetti
A chamada economia de plataforma se baseia na presença de ecossistemas digitais, que são controlados por um número restrito de organizações em quase todos os mercados imagináveis. Assim, observamos que essas organizações proprietárias de plataformas concentraram grande poder sobre outras. Para analisar o exercício desse poder, desenvolvemos um estudo de abordagem mista. Na primeira etapa, mais de 500 respondentes, todos usuários de uma importante plataforma de food delivery brasileira responderam um questionário buscando mensurar qual o impacto das avaliações que estão disponíveis na plataforma a respeito dos estabelecimentos, em suas decisões de compra. Na segunda etapa, analisamos o conteúdo dos documentos contratuais que estabelecem a relação entre a plataforma e seus empreendedores. Os resultados mostram que as avalições têm grande impacto sobre a decisão dos consumidores usuários, mas as decisões sobre o processamento e apresentação das avaliações aos demais usuários cabem exclusivamente à organização proprietária da plataforma.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: PLATAFORMAS DIGITAIS, ORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIA
Ianaira Barretto Souza Neves
Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna
Juliana da Rosa Maia Ressetti Vianna
O advento da pandemia levou as organizações a adotarem formas de home office, incrementando o uso de recursos tecnológicos voltados para controle e vigilância dos trabalhadores. O presente estudo analisou de que forma uma organização justifica o lançamento de um recurso tecnológico para home office, chamado de cápsula do trabalho. O estudo de caso instrumental contou com a análise de dados secundários compostos por vídeos, artigos e documentos. Duas categorias principais emergiram da análise de dados: Quando o home atrapalha o office e controle do home(m) para garantir o office. Os achados da pesquisa mostraram que a pandemia permitiu um novo espírito no home office, em que os elementos característicos das residências devem ser eliminados em prol da produtividade, e os recursos tecnológicos desenvolvidos para o controle do trabalho remoto controlam e vigiam as próprias ferramentas que viabilizam o trabalho remoto.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Paulo Frederico Homero Junior
A agenda neoliberal de reformas tem progressivamente ressignificado a universidade pública como uma organização prestadora de serviços, cujas pesquisas são determinadas pelas exigências de mercado. Na contabilidade, o distanciamento entre a pesquisa acadêmica e a prática profissional tem sido discutido há décadas, e a ascensão do positivismo como paradigma dominante na pesquisa contábil é apontada como fator decisivo para a consolidação e manutenção desse distanciamento. O objetivo deste artigo é investigar como esse distanciamento é representado discursivamente por lideranças do campo acadêmico brasileiro. Para tanto, empregamos a Análise Crítica do Discurso para investigar o primeiro Fórum Acadêmico-Profissional da ANPCONT, realizado em 12 de junho de 2020. Nossa análise evidencia que os interlocutores propõem um modelo de atuação acadêmica que se confunde com a consultoria empresarial, indicando que parcela relevante da comunidade acadêmica contábil brasileira se alinha ao programa neoliberal de apropriação privada do conhecimento gerado pelas universidades públicas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Gabriela Buffon
Mário César Barreto Moraes
Martha Kaschny Borges
As Instituições Comunitárias de Educação Superior, possuem a característica de atender as demandas locais e promover o desenvolvimento regional. O intuito deste artigo foi identificar e analisar as publicações científicas sobre as ICES. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa descritiva. Para operacionalizar a revisão de literatura integrativa foi utilizado o método SystematicSearchFlow (SSF). Após a operacionalização utilizando SSF foram analisados 32 artigos científicos, disponibilizados em bases de dados científicas. Os principais resultados são quanto às discussões sobre o papel das ICES para a educação superior, a democratização do seu acesso, a sua importância para a comunidade local, o fomento para o desenvolvimento local/regional. A conclusão das análises envolve uma mudança na perspectiva das pesquisas realizadas nos últimos dois anos, em que as publicações centraram suas discussões no papel da educação superior comunitária e da expansão da mercantilização da educação superior.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
roger de bem jaeger
Takeyoshi Imasato
O presente estudo de caso visa a analisar a formação e os tipos de estratégias inerentes ao processo de financiamento da UFRGS. Contextualmente, a Universidade encontrava-se em uma conjuntura de instabilidade e incerteza, configurada pela redução relativa das receitas disponibilizadas pelo Tesouro Nacional e pela permanência da Emenda Constitucional nº 95/2016, apontando para uma possível ruptura no modelo vigente. Ao longo do trabalho, demonstra-se que o financiamento da UFGRS é resultado da combinação entre o financiamento orçamentário, efetivado pela Lei Orçamentária Anual, e o financiamento externo, que se materializa pela execução de projetos de interações acadêmicas. Como conclusão, apresentamos nossa proposição de que, no financiamento da UFRGS, coexistem estratégias relacionadas ao financiamento orçamentário e estratégias relacionadas ao financiamento externo, apresentando diferenças significativas em seus processos formativos. Ademais, sugerimos que essa proposição possa ser ampliada a outras Instituições Federais de Ensino Superior que desenvolvam projetos de interações acadêmicas com alguma consistência.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Johnnata Cavalcante Silva
Márcia Zabdiele Moreira
O objetivo geral deste artigo foi identificar o que pode influenciar na ocorrência de tensões na identidade profissional de professores da pós-graduação stricto-sensu brasileira. Para o método da pesquisa, seguiu-se uma abordagem qualitativa, descritiva-exploratória, utilizando-se de uma vinheta para a coleta dos dados, que foram analisados de acordo com um framework da análise de conteúdo. Participaram do artigo doze professores vinculados a programas de pós-graduação stricto-sensu de nove estados do Brasil. A coleta ocorreu online, utilizando o Microsoft Sway e o Microsoft Forms. De forma a auxiliar na identificação dos tópicos mais frequentes nas respostas dos participantes, fez-se uso do software QDA Miner (Versão 6.0.10). Foram identificados 4 elementos capazes de influenciar a ocorrência dessas tensões, sendo eles: “Falta de assistência”, “Precarização do trabalho docente”, “Sobrecarga de trabalho” e “Produtivismo acadêmico”. No estudo, apresentam-se ainda as contribuições teóricas, sociais e sugestões para novas pesquisas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Fernando Eduardo Kerschbaumer
Marcello Romani-Dias
Aline dos Santos Barbosa
Brazil is in the tenth position in the ranking of countries with the highest number of international students; is the twelfth largest economy in the world; has the sixth largest population on the planet, and the fifth largest territory. However, few studies address the internationalization of Brazilian students, especially on a theoretical basis. Hence, we used a qualitative approach, based on multiple sources of evidence, in order to analyze the experiences of Brazilian international students, in the light of the theory of planned behavior; we sought to understand their choices and the challenges they face. Our results indicate the characteristics that mark their experiences: overvaluation of internationalization and of foreign universities; fear of prejudice; dependence on intermediaries for internationalization; the family as a source of inspiration and concern; the heterogeneity in language use and cultural adaptation; the prevailing local findings; and the ease of establishing networks in the medium term.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
DIEGO RUSSOWSKY MARÇAL
Leander Luiz Klein
Kelmara Mendes Vieira
Este trabalho tem o intuito de estudar as relações causais existentes entre práticas de gestão Lean sobre a melhoria continua e eliminação de desperdícios, e destes sobre a performance organizacional em uma Insituição de Ensino Superior (IES). Foi realizada uma pesquisa do tipo survey e por meio da análise fatorial confirmatória (AFC) foram validados os construtos de primeira e segunda ordem, além do modelo integrado final. Esta análise foi feita com o objetivo de validar, ou não, hipóteses criadas a partir da literatura já existente sobre o tema. Por fim, foram apontadas as contribuições teóricas do trabalho e algumas sugestões de gestão para a Instituição, no sentido de melhorar a sua performance organizacional.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Gabriel Adolfo Garcia
Patrícia Inês Schwantz
Leander Luiz Klein
Kelmara Mendes Vieira
Este estudo buscou avaliar relações causais entre práticas Lean e seu efeito para a redução do desperdício de conhecimento em Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa por meio da aplicação de um questionário, obtendo-se 837 respostas. Os dados foram analisados através de estatística multivariada com suporte dos softwares SPSS® (v20) e AMOSTM (v20). Verificou-se que as hipóteses H1, H2, H3, H4, H5, H6 e H7 foram confirmadas. De outro lado, as hipóteses H8 e H9 não foram confirmadas, indicando que, das práticas Lean testadas, somente o treinamento e melhoria contínua não impactam significativamente no desperdício de conhecimento. Os resultados deste estudo fornecem uma importante contribuição no que se refere às possibilidades de redução do desperdício de conhecimento, indicando possibilidades que possam qualificar ações, além de agregar valor aos serviços prestados.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Elylian do Rêgo Maciel Pereira
Maria Lêda da Silva Coelho
MATHEUS BATISTA DO NASCIMENTO
RODOLPHO BELARMINO DA SILVA
Taciana de Barros Jeronimo
Virna de Souza Godoy Oliveira
A gestão das universidades federais adotou o ensino remoto como estratégia para minimizar eventuais prejuízos pedagógicos aos discentes em decorrência da pandemia trazida pela COVID-19. Dada a ausência de diretrizes no documento estratégico da instituição analisada para nortear esse formato de ensino e, considerando as diferenças em relação à educação a distância, esta pesquisa teve como objetivo analisar o Período Letivo Excepcional (PLE) sob a ótica de estratégias emergentes, a partir da visão dos discentes de um curso de graduação de uma universidade federal. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo por meio de um questionário eletrônico estruturado, via Google Forms. Com base nas respostas obtidas, foi possível inferir que, na visão do público-alvo, os impactos do PLE foram mínimos, no entanto, convém destacar a necessidade de aprofundar dimensões relativas à dificuldade técnica e à interação professor-aluno em futuras pesquisas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Stefani de Souza
Mário César Barreto Moraes
Fernanda Geremias Leal
Neste estudo, propusemos uma reflexão teórica com argumentos que compreendem os estudos baseados na prática como uma perspectiva promissora para analisar a extensão na internacionalização de uma universidade pública federal. Situada em uma conjuntura mais ampla, a complexidade da instituição universitária e do ambiente social contemporâneo demandam lentes de análise abrangentes. As lentes da prática são potencialmente oportunas para o estudo do fenômeno, sendo a extensão uma dimensão aplicada do conhecimento gerado pela pesquisa e ensinado na sala de aula. Argumentamos que, tomando a prática como unidade de análise e construção epistemológica, podemos conhecer fenômenos sociais que emanam das práticas de extensão na internacionalização. Utilizamos como exemplo os projetos EIRENÈ da UFSC e propusemos a realização de estudos futuros que empreguem metodologias da prática para a análise empírica do fenômeno.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
JUCELIA APPIO FRIZON
TERESA EUGÉNIO
NELSON NATALINO FRIZON
Neste artigo examina-se o impacto das iniciativas green campus, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), e a proatividade do estudante em relação ao Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa, do tipo survey, com abordagem quantitativa foi realizada via google forms com estudantes vinculados a IES pertencentes a Rede Campus Sustentável – Portugal (RCS-PT). O total de 301 estudantes participaram voluntariamente da pesquisa (57.5% mulheres; 69,5% na faixa etária de 15-25 anos; 68.5% cursando licenciatura; 73% no domínio científico de Ciências Sociais e Humanidades). No resumo do modelo de regressão linear múltipla, o R² ajustado foi significativo (p-value da ANOVA) e explicou 13.5% da variância dos dados. As estatísticas de ajuste geral corroboraram a hipótese que as Comunicações das iniciativas de DS da IES (β=.316***), Operações green campus (β=.173***) e Abordagem sobre DS em sala de aula (β=.125**) tem efeito positivo e significativo na Proatividade do estudante em relação ao DS.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Rossano Wagner de Lima Botelho
Júlia Moretto Amâncio
A regulamentação da assistência estudantil na esfera governamental, admitindo-a como uma política pública, é um fato relativamente recente. Sob o signo do discurso da democratização, se inaugura a fase da expansão da assistência estudantil a partir da aprovação do Plano Nacional de Assistência Estudantil/PNA, no ano de 2007, no rastro da institucionalização do REUNI, em 2006. O caminho de pesquisa busca identificar as particularidades das reformas universitárias, em especial a dos anos 2000, e analisar os nexos possíveis entre a expansão da assistência estudantil e as propostas do REUNI e o do “sistema” ENEM/SISU. A partir de pesquisa de natureza quantitativa, de caráter experimental, se referindo ao período que compreende aos anos 2013 ao ano de 2018, demonstrou-se que o Programa Institucional de Bolsas da UFLA contribui positivamente na redução da evasão, no rendimento acadêmico e na taxa de sucesso de seus beneficiários.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Ives Romero Tavares do Nascimento
Raimundo Dalmir Luiz de Souza (in memorian)
Mairla Santos de Alencar
Wegilla Pinheiro Inácio
Este ensaio é oriundo de uma investigação científica que tem como objeto o processo de criação de quatro universidades federais brasileiras que foram montadas com foco no desenvolvimento territorial. Importam as noções de território, aceitando em destaque serem o resultado de diferentes forças sociais e relações humanas, numa ideia de unidade ao mesmo tempo heterogênea e polissêmica. Pela experiência das universidades analisadas, ilustra que este tipo de organização é capaz de comportar diferentes territórios sem dar-lhes distinção, de modo que metaforicamente se comportem como uma matriosca, o conjunto de bonecas do leste europeu que se encaixam umas dentro das outras. Nessa visão, estabelece-se neste ensaio a base analítica que tem servido como um dos pilares da investigação-base, notadamente no que toca à universidade enquanto organização/instituição, educação e cultura. Ao final, estabelecem-se as considerações finais que condensam os principais contributos deste trabalho e sugerem outras possibilidades de compreensão e análise territorial.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Raimundo Dalmir Luiz de Souza (in memorian)
Ives Romero Tavares do Nascimento
Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão da sustentabilidade na Universidade Federal do Cariri por meio de sua Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade, vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento. De posse de literatura especializada, documentos oficiais e entrevistas com atores-chave que atuam e atuaram nesse setor administrativo, procedeu-se com a disposição de um estudo de caso e, por meio da triangulação dos dados coletados, identificou-se haver um rol de atividades e ações positivas e que colocam a UFCA num contexto de contribuição aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Olga Marques Souza Lessa Delamonica
Marina Dantas de Figueiredo
Neste trabalho de reflexão teórica, propõe-se, que o olhar para o para a subjetividade seja enquadrada na perspectiva das práticas, a medida em que se deseja falar do tornar-se, na prática, de um tipo de sujeito: o docente. Buscamos compreender esse tornar-se docente no âmbito da gestão, visto ser este um campo de conhecimento em que os componentes práticos são proeminentes e tendem a ser valorizados, na dicotomia entre teoria e prática. Assim, esse trabalho se justifica pela necessidade ainda não satisfeita de se compreender o que é ser professor na área de gestão e como se dá esse tornar-se, entremeado de questões subjetivas, tanto quanto coletivas, institucionais e culturais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Universidade, Sociedade e Estado na Contemporaneidade
Elisa Pereira Murad
Daniela Meirelles Andrade
O artigo tem como objetivo analisar o processo da Ação Empreendedora Social (AES) em dois projetos protagonizados por estudantes brasileiros. A abordagem da AES contribui para evidenciar ações em que indivíduos, de maneira coletiva e cooperativa, geram valor social. A análise compreende um estudo de caso de abordagem qualitativa sobre duas iniciativas empreendidas por estudantes da educação básica em conjunto com seus professores, buscando resolver problemáticas de suas realidades. Para isso, foram realizadas análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com educadores, educandos e um coordenador de uma organização social. Para análise de dados, adotou-se a análise de narrativa, a partir de categorias desenvolvidas em conjunto com o contato com o campo, embasadas pela teoria. Conclui-se que AES é uma forma de possibilitar experiências de aprendizagem em que crianças e jovens atuam como protagonistas sociais, intervindo no meio, desenvolvendo competências e gerando transformações.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Economia Política e Governança Global
Romulo Carvalho Cristaldo
Neste artigo teórico, procura-se analisar duas perspectivas ontológicas de administração política que se apresentam concorrentes entre si. De um lado, sugere-se que a administração política corresponde ao conjunto de princípios imanentes de gestão do modo de produção capitalista. De outro, que a administração política se refere à gestão feita pelo Estado da dinâmica do capital. Este trabalho se fundamenta numa revisão de literatura, por meio de uma abordagem dedutivo-explicativa. Chega-se a uma proposição de que essas perspectivas não são, de fato, concorrentes, mas complementares. Isto, pois, classes e frações de classe concorrem entre si por meio da proposição de projetos de administração política, que integram uma ideia de programação econômica e social a partir do Estado, à princípios pretensamente universais de gestão.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Economia Política e Governança Global
Pedro Henrique Rodrigues de Sousa
O presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma escala de mensuração do princípio da intercooperação, visando prover aos pesquisadores do campo do cooperativismo uma medida válida e confiável. Para isso seguiu-se quatro etapas principais: domínio conceitual; validação teórica; validação semântica e validação estatística. Propõe-se que o princípio da intercooperação seja mensurado por duas escalas distintas. A primeira, denominada de “Intercooperação Horizontal”, apresentou resultado de Confiabilidade Composta igual a 0,81 e Variância Média Extraída igual a 0,68; a segunda, denominada de “Intercooperação Vertical”, apresentou resultado de Confiabilidade Composta igual a 0,96 e Variância Média Extraída igual 0,69. Após as análises, as escalas de intercooperação propostas apresentaram indicativos de validade e confiabilidade.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Economia Política e Governança Global
TELMA FERREIRA FARIAS TELES COSTA
Arnaldo Provasi Lanzara
Este artigo, construído como ensaio teórico, tem como objetivo discutir as limitações para a definição do conceito de capacidades estatais. Parte-se da premissa de que tal questão provém da própria natureza do conceito, permeado por méritos doutrinários-ideológicos dos atores imbricados nos processos decisórios do Estado. Para validar essa hipótese, adota-se a metodologia de análise proposta por Gomide, Silva e Pires (2014) que agrupa os estudos sobre capacidades estatais em tres categorias comunicantes, sem considerar uma linha cronológica, mas tão somente os descartes e retomadas teóricos: uma abordagem histórica, uma abordagem que focaliza o conceito de governança e, por fim, uma abordagem estatista-desenvolvimentista. As considerações finais apontam para a necessidade de aprofundar as discussões sobre as capacidades estatais, o que significa primordialmente negar narrativas que endossam a descrença na política, no Estado, em seus atores e nas possibilidades de atuação em favor de superação do atual status quo.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Organizações, Economia Política e Governança Global
Paulo Everton Mota Simões
O trabalho em andamento tem por objetivo realizar um gesto de interpretação que confronte o dizer da Braskem com dizeres outros que o contrapõem, tendo em vista o desenvolvimento sustentável como modelo socioambiental vigente na economia-mundo capitalista. Parte do pressuposto de que o relatório Brundtland forjou um modelo socioambiental, cujo objetivo central é remover a contradição entre crescimento capitalista e sobrevivência da Natureza. Utiliza-se o aporte teórico e metodológico da Análise do Discurso Pêcheutiana, cujos procedimentos teórico-analíticos são definidos à luz do materialismo histórico. No modelo socioambiental vigente, as grandes corporações, como é o caso da Braskem, realizam uma apropriação privada dos bens naturais coletivos, pois necessitam aumentar sua produtividade e alcançam esse fim ao transformar bens não mercantis em mercadoria, ao mesmo tempo em que transferem os danos socioambientais à sociedade. A parceria entre Estado e mercado, no atual modelo socioambiental vigente, faz com que o poder do Estado
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Rafael Antunes Fidelis
A transição do pensamento organizacional entre os séculos XX e XXI foi marcada por mudanças sociais significativas. Esse cenário impulsionou o fortalecimento das redes de organizações, em consequência das facilidades tecnológicas e das necessidades mercadológicas. Tal fato exige novas percepções sobre os conceitos teóricos das redes organizacionais, evidenciando a importância de examinar as características intrínsecas de centralidade e poder. Assim, este ensaio teórico analisa as relações de poder no âmbito das redes organizacionais, sob a óptica da teoria pós-moderna. Esta análise apresenta diversos elementos característicos de organizações e de pessoas na construção do conceito de poder na contemporaneidade. Portanto, esta discussão é relevante para as organizações na medida que possibilita o entendimento das preferências e das motivações dos atores nas relações de poder. Por fim, o presente estudo disponibiliza uma variada agenda de pesquisas futuras sobre o tema.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Rafaela Gonçalves Freitas
Eduardo Paes Barreto Davel
A criatividade no plural é foco de um interesse crescente de pesquisas em Administração, mas as produções acadêmicas permanecem dispersas, sem uma consolidação e compreensão dessa perspectiva. O objetivo deste artigo é revisar, integrar e consolidar as produções acadêmicas sobre criatividade no plural em Administração. A pesquisa se sustenta em uma revisão sistemática da produção acadêmica nacional e internacional em Administração. A análise da pesquisa organizou a produção acadêmica em quatro categorias para consolidar e melhor entender a criatividade no plural: a criatividade em grupo, criatividade em equipe, criatividade coletiva e criatividade colaborativa. A análise das categorias revelou duas abordagens centrais da criatividade como: resultado e processo. Os resultados contribuem para a consolidação de um entendimento integrado da criatividade no plural.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Ricardo Vinicius Cornélio dos Santos e Carvalho
Ana Paula Paes de Paula
Francisco de Goya elaborou, no século XVIII, 80 gravuras que compunham uma série chamada Os Caprichos, desenhos satíricos que representavam um elogio à razão iluminista contra uma Espanha inquisitorial. Na gravura “O Sonho da Razão produz Monstros”, porém, Goya apresenta uma crítica adicional. Trata-se de uma crítica à própria racionalidade. Neste desenho de Goya, a razão adormece, sonha com luzes, mas produz trevas. O presente ensaio teórico vale-se desta alegoria para pensar a Administração, como ciência, nos tempos atuais de recrudescimento do autoritarismo. Discute-se, então, a necessidade de uma vigilância crítica da razão na Administração, i.e., de uma responsabilidade ética da produção do conhecimento na área. Defende-se que o sonho da racionalidade combinado ao sono da crítica permite a produção monstros como o autoritarismo burocrático, que ganhou força recentemente com a ascensão de governos de extrema-direita, inclusive no Brasil.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Fabiana Florio Domingues
Luiz Alex Silva Saraiva
O objetivo deste ensaio é propor o encontro da cartografia e da Teoria dos Afetos como possibilidade teórico-metodológica para pesquisas qualitativas nos Estudos Organizacionais. Trazemos a cartografia a partir da filosofia da diferença de Deleuze e Guatarri como o mapear processos de subjetivação, identificando as linhas que compõem um rizoma. Discutimos a Teoria dos Afetos sob a ótica de Moriceau ao buscar uma perspectiva afetiva para fugir do mundo das representações e assumir pesquisadores, pesquisados e leitores como participantes e coprodutores do território pesquisado em um movimento ético-estético, a reflexividade. As principais implicações do texto são de ordem ontológica, epistemológica e teórica, destacando-se a questão das diferenças como central para considerar que ser, conhecer e explicar as organizações passa por um lugar necessariamente de pluralidade e de afeto.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Cristiane Aparecida da Silva
Jose de Arimateia Dias Valadao
Gisleine do Carmo
Vanessa de Souza Silva
Este artigo aborda a temática inovação de base a partir de uma revisão de literatura. Considerando que a inovação de base é um tópico emergente nas pesquisas acadêmicas, este estudo teve como objetivo verificar a discussão sobre a temática e dirimir inconsistências da literatura por meio de análise crítica e síntese integrativa. Foram estruturadas sete características e cinco possíveis equívocos ligados ao tema, que estão descritos na seção de discussão dos resultados. Além disso, foi proposta uma agenda de pesquisa com cinco sugestões para investigação futura e uma relação de quatro potenciais ações de implicação prática destinadas aos atores envolvidos em um processo de inovação de base. Esta pesquisa pode oferecer contribuições teóricas quanto aos seus resultados, além de contribuições para a prática, no que tange às sugestões de ações a serem desenvolvidas por atores ligados a um processo de inovação de base.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Cristiane Aparecida da Silva
Jose de Arimateia Dias Valadao
Gisleine do Carmo
Vanessa de Souza Silva
Este artigo aborda a temática Adequação Sociotécnica por meio de uma revisão integrativa de literatura. O objetivo foi entender os motivos que levam pesquisadores a utilizarem esse aporte teórico nos estudos em tecnologias sociais. O processo de revisão baseou-se na realização de análise crítica e síntese integrativa de literatura. Foram identificados três pressupostos base: inclusão social, contraposição às tecnologias convencionais e construcionismo. Também foi proposta uma agenda de pesquisa com cinco sugestões para investigação futura. Acredita-se que esta pesquisa possui contribuições teóricas quanto aos seus resultados e indicação de possibilidades para estudos de tecnologias sociais sob o enfoque de abordagens sociotécnicas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Acsa Keren Hosken Gusmão
Daiane Ferreira Arantes Beraldo
Jose de Arimateia Dias Valadao
O objetivo do trabalho consiste em conhecer a produção científica que revisam a literatura no que tange aos Estudos Críticos em Administração; expandindo as buscas para o alcance de todas as literaturas que agrupam a temática proposta. Foram utilizadas técnicas bibliométricas; e as análises abrangem o período de 1988-2021. Os resultados demonstraram que os Estados Unidos e Inglaterra lideram o ranking dos países com maior volume de publicações. Os periódicos “Human Relations” e “Critical Care Medicine” foram os que mais publicaram. Management e Business foram as áreas de pesquisa acerca do tema proposto. A análise de dados coletados na Web of Science (WoS) demostra que apesar de alguns trabalhos relevantes, a pesquisa ainda se mostra incipiente. E, mesmo com a tendência temporal de crescimento, há alguns picos de baixa, demonstrando que estes estudos ainda precisam de mais incentivo dentro da área acadêmica.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Jéssyca Fraga Vieira
Arthur Gabriel Guedes Rocha
Este ensaio teórico tem como objetivo discutir a experiência estética dos sujeitos como uma forma de compreender a produção de sentidos plurais nas organizações, a partir de uma análise cultural. Para isso, empreendemos uma análise teórica da abordagem cultural nos estudos organizacionais, bem como uma análise teórica acerca do conceito de experiência estética. Posteriormente, através de uma estrutura conceitual, teorizamos como a experimentação das agências corpóreas e materiais, numa perspectiva situada, produzem sentidos plurais nas dinâmicas organizacionais. Entendemos que este ensaio teórico contribui com os estudos organizacionais culturais que analisam a produção de sentidos plurais nas organizações, assim como contribui com temáticas dos estudos organizacionais que jogam luzes para as produções subjetivas nas organizações.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
ELINALDO LEAL SANTOS
Renata Fagundes de Souza Araújo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o lugar, o conceito e o sentido da gestão no âmbito da ciência administrativa. Para tanto, parte da premissa que o conceito empreendido pelo mainstream é insuficiente para tratar dos problemas do nosso tempo. O estudo busca responder duas questões: quais indicadores são essenciais para definir uma boa gestão? Quais autores são imprescindíveis para a compreensão do conceito de gestão? Ainda, na perspectiva de verificar o que pensa a comunidade científica sobre essas questões, realizou-se uma pesquisa de campo junto a um grupo de docentes da área, e com suporte técnico da Plataforma Gephi 0.9.2 elaborou-se duas redes semânticas. Os resultados apontam que a ciência administrativa encontra-se numa fase pré-paradigmática, caminhando para um entendimento da gestão como seu objeto científico, mesmo prevalecendo, ainda, o sentido reducionista (tecnicista) do que seja gestão.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Adller Moreira Chaves
ELINALDO LEAL SANTOS
Gabriela Pereira Lima
Este artigo tem como propósito contribuir com o debate sobre a visão de agentes da área de Administração sobre o conceito do mesmo. Fundamentando-se através da discussão epistemológica sobre ciência, arte ou prática, tendo como base um estudo teórico-empírico, a pesquisa perguntou para consultores o que é Administração. Assim, realizou-se uma pesquisa de campo junto a um grupo de 14 consultores da área de Administração na cidade de Vitória da Conquista-BA e, com o suporte técnico da Plataforma Gephi 0.9.2, elaborou uma rede semântica com as respostas para este artigo. Os resultados apontam que a ciência administrativa encontra-se numa conceituação fluída e prevalecendo, ainda, o sentido reducionista (tecnicista) que confunde esse fenômeno mais geral com seu sentido específico refletido no gerencialismo.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Mariana Carneiro Fraga
Ana Luíza de Souto Silva
Este ensaio teórico busca analisar a transformação do conceito de ambiente nas teorias organizacionais, e investigar, a partir das literaturas recentes, contribuições para os desafios da relação organização-ambiente na era pós-industrial. Neste sentido, lança-se mão das perspectivas teóricas que passaram a dominar a teoria das organizações nos últimos 50 anos – moderna, simbólica e pós-moderna. Evidencia-se que ambientes e organizações são sistemas complexos que se sobrepõe, e englobam diferentes realidades sociais, culturais e econômicas a partir da composição de dimensões normativas, simbólicas e subjetivas na relação ambiente-organização. O artigo aponta a necessidade de debates teóricos que possam investigar as novas composições fronteiriças entre ambiente e organizações, bem como o papel das determinações sociais para novos delineamentos das teorias das organizações.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Matheus Machado
Fabio Bittencourt Meira
Embora frequente os artigos da área de Management e Estudos Organizacionais (MOS), o termo ‘Organização Alternativa’ (OA) reveste-se de caráter ambíguo. Neste ensaio enfrentamos o problema de buscar um conceito, no âmbito do rigor científico e da perspectiva da história dos conceitos. Uma busca sistemática do termo na literatura da área do MOS permitiu problematizar um distanciamento do significado seminal de crítica institucional em favor da sedimentação de uma perspectiva de resistência à ordem estabelecida. Resulta daí certa indeterminação do significado numa abordagem normativa fraca das resistências. Assim, privilegiam-se projetos de inspiração não universalista, que fortalecem e resguardam singularidades socioculturais. Mas ainda resta um déficit na caracterização e no enfrentamento das forças sociais dominantes. Um terceiro aspecto torna-se por vezes saliente quando, em referência a alegadas qualidades de solidariedade e reciprocidade, o enfoque restrito às características internas e locais leva a uma romantização das formas precárias de organizar a subsistência.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
José Edemir da Silva Anjo
Resumo: Objetivo: identificar a organização do campo da estética organizacional no cenário da produção científica brasileira a partir da base Spell. Metodologia: Amparado na perspectiva da abordagem qualitativa, o método de revisão sistemática de literatura foi escolhido com base no protocolo PRISMA, para a compreensão do fenômeno por meio do mapeamento do campo científico investigado. Resultados: Os dados nos levaram a identificação de tendências existentes no campo da produção científica nacional em torno da perspectiva estética organizacional de Antonio Strati. Contribuições: Esta revisão representa um esforço teórico para identificar novas intersecções temáticas e prover novos olhares sobre os fenômenos organizacionais a partir da estética organizacional. Pode-se destacar o desenvolvimento de estudos sobre estética organizacional com as temáticas já consolidadas e emergentes, ou ainda negligenciadas, como um caminho possível à compreensão de fenômenos organizacionais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Eduardo Bizzo de Pinho Borges
This conceptual paper aims to establish the theoretical parameters for research aiming to understand how platforms for collaborative governance emerge and evolve in organizations. Platforms for collaborative governance are defined as organizations or programs with dedicated resources for facilitating the development of multiple collaborative governance initiatives. These platforms should be a sound strategy for public administration to respond to crises rapidly, innovatively, and resourcefully. The paper showcases a conceptualization and a measurement strategy for Platforms for Collaborative Governance by applying Goertz's (2020) methods. Furthermore, the paper explores the relationship between platforms for collaborative governance and innovation, developing a preliminary model for platforms for collaborative governance.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Stela Freesz
THIAGO DUARTE PIMENTEL
O presente trabalho conceitual busca analisar o conceito de ecologia organizacional na perspectiva teórica, a partir de uma revisão sistemática de literatura da produção brasileira e latino americana existente no portal de periódicos da Capes. Para tanto, foi exposto o momento de criação da teoria de ecologia organizacional, identificadas características da teoria em questão, visualizado os autores mais conhecidos, identificado a importância da teoria, comparação desta teoria com outras teorias criadas anteriormente, identificados suas principais contribuições e limitações, bem proposto um quadro esquemático interpretativo desta teoria. Adicionalmente, são levantadas questões pertinentes para continuidade de estudos sobre o tema. Como consideração final tem-se que, embora recente, a teoria de ecologia organizacional tem ganhado espaço mediante outras teorias das organizações na administração. Com a ideia de organização como organismo vivo, cada vez mais a relação com o ambiente torna-se notória.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Kárita Barbosa dos Santos
Rodrigo Miranda
O estudo apresenta uma leitura alternativa para os estudos organizacionais a partir do viés do anarquismo. Anarquistas já haviam pensado em uma sociedade sem chefes ou patrões, diferente do sistema político burocrático centralizador dominante. Os estudos organizacionais parecem ter uma influência de cunho liberal e conservadora que faz com que estudos alternativos sejam colocados à margem. O anarquismo apesar de enfatizar a práxis libertadora, não é comumente lembrado nos estudos de administração. Assim, é necessário descobrir as razões para este fenômeno. O problema do estudo é: quais textos e autores utilizaram o anarquismo nos estudos organizacionais? O texto visa analisar a produção bibliográfica nacional sobre o anarquismo e de práticas anarquistas nos estudos organizacionais. Pode-se perceber que existe falta de espaço desta corrente de pensamento e pouca conversa sobre as possibilidades de atuação prática de formas organizativas que tem inspiração em seus ideais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
Daiane Pereira da Fonseca
Karim Marini Thomé
Among the many theories used in organization studies, the Actor-Network Theory (ANT) emerges, focusing on understanding how human and non-human elements build knowledge through their socio-material interactions, and not necessarily through an objective reality. through socio-material arrangements. This framework, for some scholars, is contrary to the dominant paradigm in organizational studies, the functionalist. This article focuses in the opposite direction, and demonstrates how the elements of the ANT dialogue with the characteristics of functionalism. For this, the particularities of the social construction and of the ANT are raised, in order to show the dialogue with the functionalist paradigm. As a result, it was identified that the points of convergence between the functionalist paradigm and the ANT are the deterministic aspects and the sociology of regulation. Finally, it is emphasized that the ANT’s particularity most criticized by researchers may be the theoretical aspect that will allow the expansion of Organization Studies.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Epistemologias e Teorias em Estudos Organizacionais
CARLOS KLEBER SARAIVA DE SOUSA
VALDENIA MARIA LIMA LEANDRO SARAIVA
Esta pesquisa faz reflexões sobre a corporalidade e a brasilidade presentes na campanha eleitoral de Lula da Silva em 2006. De forma específica, recortamos três objetivos: 1) Realizar um debate teórico conceitual sobre a abordagem etnográfica de imagens; 2) Analisar a corporalidade de Lula da Silva e dos apresentadores de sua campanha na televisão; 3) Refletir sobre as relações de brasilidade presentes nesse campo analítico imagético. Sublinhamos que desenvolvemos uma etnografia da propaganda para melhor coletar e apreciar os significados da corporalidade e brasilidade evidenciados na campanha eleitoral citada. Os resultados a que chegamos demonstram que a corporalidade de Lula da Silva é culturalmente híbrida e que a pluralidade étnica dos apresentadores denota uma violência simbólica a partir da qual, uma das matrizes formadoras do povo brasileiro tem mais destaque que as demais: o “branco”.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Modos de (r)existência em práticas de organizar no cotidiano
Ítalo da Silva
Pâmela Karolina Dias
Elisabeth Cavalcante dos Santos
Nosso objetivo neste artigo é relacionar a discussão da corporeidade, intenções e afetos como dimensões analíticas para os estudos das práticas organizacionais, particularmente no que se refere à (re)criação de relações de poder quando promovem inclusões ou exclusões na prática. O corpo se tornou um caminho para compreender as relações de inclusões e exclusões existentes nas práticas organizacionais, provenientes dos modos como afetamos e somos afetados pelo outro, e por nós mesmo, de modo intencional ou não. Assim, buscamos evidenciar quais intencionalidades podem demarcar a corporeidade e como a distribuição desigual de (des)afetos podem (re)criar relações de poder nas práticas organizacionais. Chamamos de intencionalidade corporal-afetiva a nossa proposta de relação analítica imbricada entre corpos, intenções e afetos como principal contribuição para área dos Estudos Organizacionais de maneira geral, e a área dos EBP de maneira mais específica. Palavras-chave: Práticas organizacionais. Intencionalidade corporal-afetiva. Desafetos. Afetos.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Modos de (r)existência em práticas de organizar no cotidiano
EDUARDO EIDAM MILIAN
Gentrificação é um processo de segregação urbana que expulsa a população mais pobre dos centros da cidade para as margens. Em uma perspectiva interseccional com gênero, se observa como o comportamento patriarcal condiciona a existência das mulheres em todos os aspectos da sua vida. No encontro com questões LGBTQIA+, há um universo de relações ainda a ser explorado. O objetivo deste artigo é compreender as imbricadas relações de gênero e identidade com os efeitos da gentrificação. Conclui-se que ainda há uma persistência de pensamentos misóginos e preconceituosos, que controla as identidades a serem assimiladas pelo capital. Mesmo quando rompe algumas barreiras, a perspectiva do homem branco é sempre privilegiada. A partir dos resultados, sugere-se a implementação de políticas públicas voltadas para a redução dos efeitos perversos da gentrificação e a atribuição de uma perspectiva social na análise deste problema, diminuindo a força do mercado financeiro sob o Estado.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Modos de (r)existência em práticas de organizar no cotidiano
Marcos Paulo de Oliveira Corrêa
A emergência do neoliberalismo e a demarcação de espaços heterotópicos apresentam um trajeto no qual as estruturas sociais passaram por importantes transformações. Nos estudos organizacionais, as relações de poder e as suas resistências ainda têm sido exploradas, de modo periférico e fragmentado. Nesse panorama, este ensaio teórico tem como principal objetivo explorar a emergência do neoliberalismo, as estratégias de sobrevivência dos indivíduos diante de complexas relações de poder e a importância das heterotopias. A metodologia escolhida para a construção deste ensaio foi, sobretudo, bibliográfica, além de fontes complementares. A construção do sujeito e da liberdade, desde o liberalismo, e ainda como desafio no neoliberalismo, remetem à articulação entre subjetivação e resistência ao poder. As resistências e a demarcação de espaços heterotópicos apontam para a necessidade de vencer o modelo de sociedade atual, tornando mais tangível o rompimento do fio que une nossas vidas à economia.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Modos de (r)existência em práticas de organizar no cotidiano
Anderson Luís do Espírito Santo
Maria Carolina Martinez Andion
Este trabalho tem por objetivo demonstrar o agir participativo democrático nos territórios rurais. Através de um trabalho etnográfico, fundamentado numa análise pragmatista, demonstraremos como as famílias que vivem nos assentamentos Taquaral (Corumbá/MS) e 72 (Ladário/MS) enfrentam variadas situações problemáticas e se desdobram para que a Reforma Agrária e a agricultura familiar se efetivem. Ao (re)discutir a natureza político-institucional dos assentamentos, visão dominante que obriga as famílias assentadas serem importantes protagonistas das dinâmicas de desenvolvimento rural no Brasil e de geração de riquezas no campo, veremos que o acesso à terra nem sempre permite o crescimento econômico desejado pelos formuladores da política. Ao focalizar nas dinâmicas sociais (experiências e práticas), perceberemos que os assentamentos são um território de luta, suor e sangue. O acesso à terra é apenas uma das etapas, contudo, a luta para efetivar a Reforma Agrária é diária e demanda uma luta por inclusão, ser visto e percebido.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Modos de (r)existência em práticas de organizar no cotidiano
Rúbia Goi Becker
Simone Alves Pacheco de Campos
A partir da perspectiva da agroecologia, este ensaio tece uma articulação teórica entre as artes do fazer que resistem a lógica de produção e consumo hegemônico, abrindo fissuras no modo de vida citadino, frente as quais emerge um espaço diferencial: a feira agroecológica. Argumenta-se que a feira agroecológica emerge no espaço abstrato pela fratura provocada nele ao serem incorporadas diferenças a discussão acerca do modo de vida agroecológico, como uma forma de resistência à lógica de acumulação. Entendida como espaço diferencial, a feira agroecológica expressa em suas práticas espaciais dinâmicas de resistência que (re)constroem concepções de mundo, tendo como referência o compartilhamento de inquietações e fazeres cotidianos contra-hegemônicos. Busca-se contribuir com o campo de Estudos Organizacionais trazendo para o debate a produção de espaços diferenciais, em que a feira agroecológica revela-se como importante.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Modos de (r)existência em práticas de organizar no cotidiano
Denise de Oliveira
ADRIANE VIEIRA FERRARINI
Este estudo analisou as inovações sociais desenvolvidas em um coletivo de agricultores, identificando elementos propiciadores à geração da inovação social ao longo de uma trajetória de 30 anos, que resistiu e superou inúmeras adversidades, desde a invasão da Fazendo Anonni no Rio Grande do Sul, vivências difíceis em acampamento e a criação de uma cooperativa, em que opressões de gênero foram enfrentadas, métodos de produção foram desenvolvidos, gestão experimentada e recriada. De abordagem qualitativa, utilizou-se pesquisa documental e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os achados evidenciam inovações sociais nas experiências da cooperativa, devido ao desenvolvimento de uma cultura de inovação que envolvem novas maneiras de produzir e de viver e que os processos de formação permanente e a prática coletiva e autogestionária da economia solidaria foram os propiciadores à geração desta cultura.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Pedro Henrique Rodrigues de Sousa
Edgar Reyes Junior (in memoriam)
A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a influência dos relacionamentos com cooperativas centrais no fomento à inovação das cooperativas singulares. Para isso foi realizado um estudo exploratório-descritivo, operacionalizado por meio de uma abordagem quantitativa e a partir um paradigma epistemológico positivista. Os dados foram coletados junto a 213 cooperativas e analisados através de análise de variância e regressão linear. Ademais, através da análise fatorial, foram avaliadas a validade e confiabilidade dos constructos investigados. Identificou-se que as cooperativas centrais exercem influência sobre a inovação das cooperativas singulares, principalmente se estas mantiverem expressivos laços relacionais, como mais amplamente observado no cooperativismo de crédito. A cooperativa central pode atuar na centralização de atividades de inovação, bem como viabilizar a formação de redes fechadas, de modo a minimizar comportamentos oportunistas e favorecer a transferência de conhecimentos e recursos entre cooperativas que estejam a ela vinculadas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Vinicius Brasil Taborda
Luiz Gustavo Alves de lara
Neste artigo argumentamos a necessidade de se refletir criticamente sobre o uso do termo Responsabilidade Social Corporativa e apontamos a razoabilidade da dissociação de ações de Responsividade Social Corporativa. Para ilustrar essa demanda, exploramos o caso do acidente da Refinaria Getúlio Vargas (REPAR) no ano 2000. Essa refinaria pertence à Petrobrás, empresa pública listada no ISE-BOVESPA, portanto comprometida com a Responsabilidade Social. Partindo do pressuposto de que a linguagem em uso produz efeitos na sociedade e considerando o prognóstico de colapso social e ambiental em função das atividades predatórias comportadas pelas formas hegemônicas de gestão, analisamos os discursos dos relatórios de sustentabilidade daquela empresa emitidos entre 2001 e 2020. Concluímos que a imprecisão no uso do termo dificulta a compreensão de ações responsivas da empresa. Portanto, apontamos para a necessidade do avanço conceitual desses termos em Estudos Organizacionais com possibilidades de mudança social a partir desses novos recursos simbólicos.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Larry Silva Pereira
Cristiane Betanho
EDUARDO GIAROLA
Compras públicas sustentáveis que tenham a agricultura familiar local como participantes configuram uma política pública inovadora que une duas necessidades: a das entidades públicas, de fornecerem à população, conforme seus objetivos institucionais, produtos agrícolas de qualidade, atendendo a critérios sustentáveis; e também as necessidades do produtor rural familiar, que precisa ampliar mercados para vender seus produtos. Desta forma, o artigo tem por objetivo avaliar a participação da agricultura familiar local nos processos de compras públicas do IFTM – campus Uberlândia, identificando se houve aumento ou diminuição de sua participação nos processos de compra. De forma secundária visa discutir os sucessos e dificuldades, propondo soluções e ampliando formas de interação comercial para além dos programas de fomento à alimentação, já instituídos pelo governo federal.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Alexandre Francisco Tochetto Botelho da Silva
Luciano Rossoni
A autoridade organizacional é tão internalizada que mesmo quando subordinados recebem ordens injustas, raramente as desobedecem. No entanto, resta uma dúvida: será que ela é tão internalizada ao ponto de tornar esses indivíduos resignados, respondendo pouco negativamente a ordens injustas? Para responder esta questão, nós conduzimos dois experimentos de vinhetas. No primeiro (294 casos), checamos se a validade de uma ordem endossada era capaz de, ao mesmo tempo, aumentar a obediência e reduzir as respostas emocionais negativas. No segundo (357 casos), reproduzimos a mesma análise com a validade pela autorização. Também analisamos se a legitimidade da autoridade e a propriedade da ordem aumentam a obediência e a resignação, considerando também que a propriedade, por ser intrínseca, era capaz de ter efeito mediador. Nossos resultados apontam que a legitimidade e a propriedade levam a obediência e a resignação, em que a validade apresenta efeitos distintos entre obedecer e responder negativamente.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Geraldo Magela Jardim Barra
O objetivo deste estudo é analisar as ações coletivas das associações de interesse privado nas cadeias de suprimentos de cafés especiais como enfoque nas certificações. O estudo foi desenvolvido por meio de um estudo exploratório sobre a principal associação deste setor no Brasil. Os resultados demonstram que a associação contribuiu para a coordenação de cadeias de suprimentos de cafés especiais ratificando estudos anteriores baseados na teoria dos custos de transação. O apoio de suas certificações têm sido um fator importante para proporcionar força competitiva aos seus membros. Ademais, esta associação tem atuado na mudança de imagem no setor de cafés no que se refere à qualidade do café especial brasileiro. A trajetória percussora da associação na coordenação de ações coletivas nas cadeias de suprimentos de cafés especiais com intuito de prover segurança alimentar “da xícara ao grão” retrata o novo papel das Associações de Interesse Privado.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Georgiana Luna Batinga
Marcelo de Rezende Pinto
O mercado é um lugar historicamente situado, definido por um conjunto de leis, normas e acordos criados e modificados por diversos atores que operam trocas mercantis e simbólicas. A delimitação desses espaços de troca, formação de preços, interações e dimensões valorativas é o conceito de mercados usado nessa pesquisa. Entende-se que pequenos produtores rurais são importantes atores na curta cadeia de abastecimento alimentar que une produtor ao consumidor. No entanto, eles ainda são marginalizados nessa cadeia produtiva e isso pode afetar a sustentabilidade alimentar e a subsistência de pequenas redes agroalimentares. Dessa forma, esse estudo objetivou compreender o fenômeno criação de mercados a partir de interações sociais estabelecidas entre os atores envolvidos, identificando oportunidades para agregar maior valor a pequenos agricultores em uma cadeia de valor agrícola. Os resultados apontam para a valorização da herança biocultural como um atributo que garante a sustentabilidade social e favorece a inclusão econômica.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Daniel Victor de Sousa Ferreira
Luciano Rossoni
Boa parte da discussão acerca da análise da cultura em estudos organizacionais tem partido de uma discussão inócua acerca de se sua natureza é compartilhada ou fragmentada, causando imprecisões que pouco contribuem para a sua compreensão. No entanto, avanços recentes nas formas de compreender como a cultura se manifesta por esquemas culturais cognitivos têm possibilitado novas maneiras de pensar a análise cultural. Tais estudos restauram a concepção de que a cultura como cognição se manifesta de modo declarativo e não declarativo, em que, neste estudo, buscamos construir um percurso analítico e metodológico para acessar tais modos. Defendemos que pesquisas que considerem os modos não declarativos podem desafiar os pressupostos subjacentes à literatura existente, possibilitando definições mais úteis e precisas. Para ilustrar como a análise dos aspectos declarativos e não declarativos podem ser conduzidos, e em quais condições são relevantes, tomamos como exemplo as organizações policiais militares.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Mercados, Organizações e Instituições
Clarissa Cabral Leite
Alexsandra Silva
JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
O objetivo do estudo é verifica se as cooperativas de crédito brasileiras aderem e praticam os requisitos de governança cooperativa exigidos pelo Banco Central do Brasil. Como metodologia, foi aplicado um questionário binário com (17) dezessete questões adaptadas da pesquisa do Banco Central do Brasil, a partir de dados secundários em 95 cooperativas classificadas em melhor nível de segmentação junto ao Sistema Financeiro Nacional, no ano de 2020. Os resultados indicam há uma evolução das cooperativas de crédito, com índice de adesão de 76,50% aos requisitos de governança, além disso, foi possível identificar que existe um grande incentivo da gestão para os cooperados participarem das Assembleias Gerais, porém há pouca publicidade das diretrizes estabelecidas nestas reuniões, bem como sobre a remuneração da diretoria e conselheiros.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Felipe Gouvêa Pena
Maraísa da Silva Soares Costa
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
Daniel Francisco Bastos Monteiro
O rompimento da barragem na cidade de Brumadinho - MG (2019) trouxe uma série de consequências para a comunidade local, como prejuízos ambientais incalculáveis, mortes de trabalhadores e moradores, ameaça e perigo para a saúde das pessoas, danos para residentes e empresas do entorno, além de efeitos a médio e longo prazo para a sociedade. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo analisar como a charge enquanto gênero discursivo é capaz de revelar as múltiplas dimensões do crime corporativo praticado em Brumadinho no ano de 2019. Para atender a esta pesquisa qualitativa de caráter teórico-empírico, analisaram-se oito charges relacionadas à tragédia, considerada um crime corporativo. As charges problematizam o referido crime, trazendo diferentes eixos de análise e compreensão. Entende-se que o texto contribui para o campo de estudos, visto que análises sobre crimes corporativos e uso de charges como corpus de investigação ainda são incipientes no contexto brasileiro.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Fabio Melges
MAURILIO BARBOSA DE OLIVEIRA DA SILVA
Elcio Gustavo Benini
Joao Bosco de Moura Filho
Diante do impacto ambiental gerado pelo processo de produção de carne vermelha, bem como das questões éticas ligadas ao consumo de animais, este ensaio investigou a literatura pertinente à temática a fim de identificar os principais obstáculos relacionados à concepção e implementação de uma agenda política de redução do consumo de carne vermelha. Argumentamos que a instituição de orientações ético-políticas e hábitos correspondentes ultrapassam as questões que têm alimentado a agenda política, esta pautada em alternativas proteicas e nos tradicionais instrumentos de política ambiental. Concluímos que diante da paulatina descoletivização e a desincrustação do econômico das relações sociais é necessário criar novos espaços de ação coletiva, de se instituir o Comum, este enquanto princípio político e prático, assim como uma articulação ampla e dialética que considere os fundamentos e as relações entre a estrutura socioeconômica hegemônica e as formas culturais, políticas e institucionais correspondentes.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Ana Paula Silva dos Santos
Fernando Batista Pereira
Larissa Lemos Dias
O cenário do Antropoceno, caracterizado pelo fim da estabilidade terrestre antes experimentada no Holoceno, fomenta o debate acerca de ações e movimentos que mitiguem as consequências ainda incertas do período. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apontar, diante do contexto das Conferências do Meio Ambiente e da Nova Agenda Urbana, como as Secretarias do Clima localizadas em Niterói e em Alfenas podem contribuir para o alívio do clima terrestre, bem como para uma sociedade mais justa e sustentável. Para isso, foi utilizado da metodologia descritiva e de ensaio teórico a fim de explicitar as ações das Secretarias e de instigar a reflexão sobre a atuação que se espera das cidades no século XXI. Com a análise da proposta das conferências multilaterais e dos movimentos das Secretarias, é possível apontar que essas desempenham um movimento sistêmico e resiliente, com vistas para um futuro comum desejável.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Larissa Lemos Dias
EVERTON RODRIGUES DA SILVA
Ana Paula Silva dos Santos
O modelo de desenvolvimento tradicional adotado pelas nações têm sido alvo de críticas que nos levam à urgência de se pensar novos modos de existência na busca de soluções para um futuro mais sustentável. Nesse sentido, vemos surgir pontos de partida que se apresentam como possíveis respostas às velhas questões perpetuadas no imaginário popular e aos novos problemas que emergem frente ao contexto do Antropoceno, como é o caso dos Sistemas Agroalimentares Sustentáveis (SAS). O Brasil se apresenta como um importante país para a consolidação da agricultura de baixo impacto, uma vez que é local de diversas iniciativas que propõem modos sustentáveis de existência. Dessa forma, este trabalho se propõe a construir um instrumento que seja capaz de diagnosticar e analisar os SAS neste território, ciente de que adaptações biorregionais serão necessárias.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Sibeli Cardoso Borba Machado
TIAGO HENNEMANN HILARIO DA SILVA
NEI ANTONIO NUNES
Simone Sehnem
Jacir Leonir Casagrande
Este estudo pretende colaborar na compreensão de como a Economia Circular pode motivar fatores de inovação social na Artemisia, que é uma organização sem fins lucrativos pioneira na disseminação de fomento em negócios de impacto social. Em se tratando de metodologia, os procedimentos de pesquisa são de cunho qualitativo, exploratório e descritivo, e, como estratégia de pesquisa, o estudo de caso único. A principal contribuição teórica é a junção dos dois temas do estudo. As contribuições práticas foram a apresentação de um estudo inédito para o perfil da organização estudada, como também às organizações de impacto social. Por fim, a comprovação que a EC motiva fatores de IS na Artemisia. Já às limitações levantadas foram a pequena amostra de entrevistados. E, a sugestão de pesquisas futuras é a replicação deste estudo em outras organizações do terceiro setor, estudos de casos múltiplos e a possibilidade de um estudo quantitativo mais abrangente.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Ricardo Pereira
Débora Cardoso da Silva
Anneliese Migosky Maia
Carolina Santana
FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO
Growing environmental degradation, social inequality and distrust in business is the environment that surrounds organizations. This reality makes organizations review their way of acting, through the definition of organizational purpose, in order to help them face many of these challenges, increasing awareness of their central role in society. The present study suggests a conceptual model to internalize and disseminate the purpose in organizations, through a theoretical essay, based on the principles of Ikigai, which deals with the guiding values for the pursuit of individual purpose.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Ednael Macedo Felix
A exploração econômica da natureza e o uso de recursos geoecológicos como bens e serviços de consumo servem à compreensão do Antropoceno em um cenário onde fauna, flora, solos e rochas, são convertidos em insumos, catalogados, precificados e comercializados. O objetivo é discutir a exploração econômica de recursos geoecológicos pela lógica do desenvolvimento econômico e sua relação com a aceleração do Antropoceno. Para tanto, toma como referência Rist (2002), e os recursos geoecológicos em Alves (2007) e Paula, Silva e Gorayeb (2014), e o Antropoceno em Steffen et. al. (2011; 2016) e Haraway (2016). A pesquisa é documental e de campo, realizada entre junho e julho de 2021, em um geossítio na Chapada do Araripe no Cariri cearense. Constatou-se interferência humana, com danos ambientais e geológicos. Assim se contribui com a discussão quanto à relação desenvolvimento-uso-transformação de recursos geoecológicos em torno da aceleração do Antropoceno.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
KATHIA MORGANA SOUZA CARDOSO
Maria Conceição Melo Silva Luft
FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
O presente estudo tem o objetivo de analisar as publicações que tem relações do desenvolvimento sustentável e tecnologias no viés organizacional. A metodologia realizou-se por uma revisão bibliográfica com estudo de cunho qualitativo por meio da construção de uma revisão da literatura, por um levantamento de periódicos fornecidos no portal da Capes, pela base de dados da WoS, o portal da ANPAD/Spell e o Portal do Google Acadêmico para realizar uma análise descritiva na relação do tema. Foram selecionados 08 artigos para a revisão da literatura e análise dos textos. Os resultados encontrados identificaram que a academia e as organizações se preocupam em fomentar o desenvolvimento sustentável e o tema pode motivar estudos para futuras pesquisas para melhor desenvolver essa relação desenvolvimento sustentável e tecnologias.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Jussara Jessica Pereira
Filipe Cabacine
Buscamos neste ensaio refletir as influências do antropocentrismo e da colonialidade na concepção humana de natureza e seus efeitos no campo da Administração. Apresentamos três questionamentos que estruturam nossas reflexões: 1) Como o interesse da administração pela natureza e biodiversidade, através de conceitos como sustentabilidade, responsabilidade social corporativa (RSC), greenwashing, environmental, social and governance (ESG) podem ser associados a visões antropocêntricas e coloniais na literatura de Gestão e Estudos Organizacionais?; 2) Seria a visão antropocêntrica e colonial capaz de explicar a persistência do imperativo do lucro nas organizações capitalistas, mesmo com a influência das perspectivas “sustentáveis”?; 3) Como outras perspectivas da relação humano-natureza podem nos auxiliar a construir novas maneiras de aprender e fazer teoria na Administração e, em especial, nos Estudos Organizacionais? Reafirmamos aqui a necessidade de uma reintegração na relação humano-natureza, e de uma superação da perspectiva de apropriação e de subalternidade da biodiversidade e de corpos outros.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Frederico Dornellas Martins Quintão
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
André Luiz Freitas Dias
A mineração na América Latina remete a práticas de colonização que ainda produzem reflexos nos dias de hoje. Brumadinho é um caso emblemático sobre esse processo. A cidade é marcada pela existência de povos tradicionais, agricultores, reforma agrária em áreas de mineradoras, museu de arte em antigas cavas, mineração em área de preservação e mais recentemente um rompimento de barragem devastador. O objetivo do estudo é compreender como os modos de vida e existências tem se organizado e resistido face à Minero-Dependência. Adotou-se a metodologia de estudo de caso aprofundado, ouvindo a população mais vulnerável e acompanhando mobilizações coletivas. Os resultados apontam que Brumadinho é um território com forte histórico de resistência a mineração, com alternativas socioeconômicas de vida estabelecidas desde a criação da cidade e ainda presentes no dia de hoje. O rompimento da barragem evidenciou vulnerabilidades existentes e trouxe novos conflitos.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Dinâmicas organizativas e socioambientais no Antropoceno
Fábio Freitas Schilling Marquesan
Letícia Dias Fantinel
Apesar de ainda não ter sido oficializado como época geológica, o Antropoceno é sentido por todos, ainda que de modo brutalmente desigual. Situados na América Latina e cientes das assimetrias de poder relacionadas ao fenômeno, temos que o objetivo desta pensata é propor possibilidades de articulação entre interessados no tema para o estabelecimento de diálogos direcionados ao viver no Antropoceno (problematizando essa condição, não apenas aceitando-a passivamente). O fundamento teórico no qual nos embasamos se situa em trabalhos como os de Banerjee (2003, 2008, 2011), Ergene, Calás e Smircich (2018), Haraway (2016), Shrivastava (1994) etc. As reflexões emergentes apontam para eixos temáticos que dialogam com interesses já consolidados no campo, mas que não se encerram neles. Nesse quadro, a principal contribuição do trabalho reside na proposição de um espaço de diálogo que permita que se construam agendas de pesquisa alinhadas aos interesses e possibilidades do campo dos Estudos Organizacionais brasileiros.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Trabalho reprodutivo, parentalidade e a relação entre o público e o privado no neoliberalismo
Carla Sandra Aguiar Siqueira dos Santos
Fernanda Mitsue Soares Onuma
Neste estudo, buscamos compreender o aumento da população em situação de rua na pandemia a partir das categorias analíticas expropriação, reprodução social e neoliberalismo. Para tal, conduzimos entrevistas semiestruturadas com quinze pessoas em situação de rua em um município de Minas Gerais, visando identificar suas percepções sobre medidas de atendimento a esta população adotadas durante a pandemia. A Análise de Conteúdo revelou duas categorias analíticas: pessoas há mais tempo em situação de rua e as que perderam suas moradias a partir da pandemia. Os resultados apontam à expropriação capitalista diante do contexto neoliberal de crise de acumulação, acirrado pela pandemia e que atacou, sobretudo, as condições de reprodução social, explicando o aumento da população em situação de rua. Esperamos contribuir para a compreensão do processo de aumento do contingente populacional em situação de rua no Brasil, bem como para a reflexão crítica acerca das dinâmicas capitalistas que o geram.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Trabalho reprodutivo, parentalidade e a relação entre o público e o privado no neoliberalismo
Aline Cangira Medeiros
Caio Correia dos Santos Quina
Fernanda Mitsue Soares Onuma
A aceleração do processo de Globalização, institui um modelo de política criminal que se baseia no controle de políticas sociais voltados para os pobres, tendo como outra alternativa, a instituição de uma política criminal. Uma dessas consequências seria o aumento significativo do encarceramento feminino, que segundo estatísticas nacionais, a maioria de mulheres presas estão por crimes de menor grau ofensivo à sociedade. Dado isso, este ensaio teórico busca compreender como a Mundialização do Capital, ou seja, a Globalização e o Neoliberalismo, garantem a acumulação de capital por via do encarceramento feminino. O que se percebe é a geração de uma política de administração da pobreza em função ao capitalismo global, que utiliza da massa sobrante de trabalhadores, principalmente de mulheres de cor, a ocuparem postos de serviços cada vez mais precários e sem direitos, além de garantir que arquem com os custos da reprodução social.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Trabalho reprodutivo, parentalidade e a relação entre o público e o privado no neoliberalismo
Alyne Gonçalves Siqueira Luz e Silva
Aline Lourenço de Oliveira
A violência contra a mulher é um fenômeno histórico, fruto da desigualdade dos sexos que se estabelece num contexto patriarcal marcado por contradições. Por um lado, os interesses do sistema patriarcal que permeia as relações da sociedade; por outro, defende-se a ideia de que o papel/lugar das mulheres restringe à atividades domésticas, desconsiderando, que essas tornam-se alvos vulneráveis também na esfera do trabalho produtivo. Nesse sentido, o objetivo é oferecer reflexão sobre violência contra a mulher num cenário patriarcal, especificamente, no espaço universitário. Para este estudo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, questionando como que o patriarcado torna as mulheres vulneráveis e frágeis, sendo mais suscetíveis à violência até mesmo num ambiente acadêmico de nível superior? Este projeto pretende contribuir para a produção acadêmica feminista e, em particular, contribuir para o esclarecimento de que à violência contra a mulher ainda está presente em todo lugar da sociedade.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Trabalho reprodutivo, parentalidade e a relação entre o público e o privado no neoliberalismo
FERMINA AURELIA GARCIA CHARCA
Aline Lourenço de Oliveira
Con la finalidad de pensar al respecto del crecimiento de la población carcelaria femenina, se utilizó la teoría de la reproducción social y los conceptos de fracturas sociales de José Carlos Mariátegui. La estrategia de investigación adoptada fue el análisis del contenido de estudio del Código de Ejecución Penal, actualizado con el Decreto Supremo Nº 003-2021-JUS, que resultó en las siguientes categorías de análisis: criminalización de la pobreza, fracturas sociales, feminización de la pobreza, reproducción social. Se concluye que la población carcelaria femenina está desprotegida e in-visibilizada en una generalización masculina, el discurso estructurante que desde las instituciones se reproduce la reproducción social, el documento analizado es absolutamente precario frente a una realidad totalmente compleja y no consigue atender las demandas, necesidades de la población carcelaria.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Trabalho reprodutivo, parentalidade e a relação entre o público e o privado no neoliberalismo
Kellen Cristina de Abreu
Júlia Moretto Amâncio
Lidiane Souza Santos
O surgimento da sociedade capitalista se deu por meio do processo de acumulação primitiva, que ocorreu com a privatização da terra, em um movimento que ficou conhecido como “cercamentos”. Isso é sabido na literatura clássica. O que ainda não é amplamente definido nesse processo é o papel da mulher. E, portanto, a questão central se torna a seguinte: qual o papel da mulher no desenvolvimento e manutenção da sociedade capitalista contemporânea? Buscando fomentar essa discussão, este trabalho é um ensaio que objetiva problematizar o papel da mulher como produtora e reprodutora da mercadoria capitalista mais essencial: a força de trabalho (FEDERICI, 2017). Avançando nessa temática, este estudo procura ainda abordar o papel da assistência social na formação da sociedade capitalista e nos dias atuais, levando em consideração a centralidade da mulher nessas políticas e seu papel para o desenvolvimento da sociedade.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Trabalho reprodutivo, parentalidade e a relação entre o público e o privado no neoliberalismo
Lidiane Souza Santos
Nathália de Fátima Joaquim
Kellen Cristina de Abreu
O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política pública de transferência de renda condicionada que tem o objetivo de beneficiar famílias em situações de pobreza e extrema pobreza. O debate sobre pobreza também perpassa sobre a questão de gênero, onde há uma feminização da pobreza, conceito cunhado inicialmente por Diane Pearce em 1970. Para que as mulheres consigam adentrar e permanecer no mercado formal de trabalho e para que haja uma suavização das atividades com o cuidado da família, é necessário que haja a desfamiliarização das mesmas. Essa proposta é apresentada por Esping-Andersen (1991). Por isso, há uma grande discussão a respeito da exigência do cumprimento das condicionalidades do PBF, visto que elas reforçam o papel da mulher dentro da família e vai ao contrário do que Esping-Andersen propõe ao pensar em políticas sociais.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Trabalho reprodutivo, parentalidade e a relação entre o público e o privado no neoliberalismo
Fernanda Barcellos Mathiasi
THIAGO DUARTE PIMENTEL
El objetivo de este trabajo es mapear las principales características cualitativas torno al trabajo – adjetivado de bueno, malo, decente, precario – a fin de elaborar una síntesis teórica que pueda subsidiar la producción ulterior de formas de medición de la calidad laboral. Bajo la pregunta de investigación es: ¿Cuáles son las características cualitativas del trabajo en el sistema capitalista contemporáneo? se realiza un análisis histórico-bibliográfico y se discuten las características cualitativas del trabajo - bueno, malo, decente, precario – según las definiciones oficiales-institucionales y de la comunidad de expertos académicos. Al final se produce un cuadro síntesis lo cual se espera tener en cuenta y haber agrupado todas las principales características del trabajo. Esperase que esta matriz pueda subsidiar futuros estudios rumbo a la conversión de las categorías en indicadores y su medición.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
RAYSSA CLEIDE DE OLIVEIRA
Elisabete Stradiotto Siqueira
O presente estudo tem como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre a utilização da Responsabilidade Social Corporativa no setor bancário no período de 2011 a 2021. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática na base de dados dos Google Acadêmico, para verificar o estado da arte em relação a RSC no setor bancário. Com a análise de dados foi possível identificar que o tema se destacou mais nos anos de 2015 e 2016, com um total de 9 artigos publicados no ano de 2015 e 6 artigos publicados no ano de 2016. Foi observado uma homogeneidade em termos metodológicos, mesmo os estudos quantitativos ganhando destaque com suas análises estatísticas e uso de questionários. Uma das contribuições da presente pesquisa é mostrar que as práticas da RSC no setor bancário são indispensáveis, pelo fato de ajudar na diminuição dos impactos socioambientais, aumentar seus negócios e a cartela de clientes nessas instituições.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Caio Coelho
This research conducts a case study on Odebrecht to answer the question of what happens to an individual who joins a corrupt organization. This case study is based on the concepts of a corrupt organization, the continuum of destructiveness, moral disengagement, and rationalization. We analyze four books, artifacts on Odebrecht’s culture and videos on 49 Odebrecht executives’ plea bargain testimonies. The results describe the paths employees undertake in the organization by acquiring its internal set of values, beliefs, and assumptions. This research shows that the continuum of destructiveness starts when employees come in contact with unethical behavior in the organization and that their rationalization mechanism changes with time in the organization. At any point, executives can quit or blow the whistle; however, with time, it becomes difficult to exercise either of the options. Future studies can provide an understanding of how moral disengagement affects progress in the continuum.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Pedro Henrique Rodrigues de Sousa
A inovação do contexto cooperativista vem se tornado uma importante fonte de vantagem competitiva. No entanto, dificilmente uma cooperativa deterá todos os ativos e competências necessárias para o desenvolvimento da inovação. Logo, as relações de cooperação mostram-se adequadas, pois podem viabilizar a realização de trabalhos em conjunto e parcerias para a inovação, ampliando, assim, a relevância de atores intermediários na intercooperação. A pesquisa objetivou avaliar o papel das organizações estruturantes nas relações intercooperativas em atividades de inovação. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa. Foram investigadas sete organizações cooperativas, sendo quatro singulares, uma central e duas organizações estruturantes. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. O estudo revelou que a intercooperação viabilizada pelas organizações estruturantes favorece a transferência de conhecimentos e recursos novos e diversificados, já vez que elas atuam como intermediárias em buracos estruturais entre atores não redundantes.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Rafael Santana Galvão Oliveira
Gustavo Forapani
Patrick dos Santos Pereira
Há divergência sobre qual deve ser o papel social das organizações. Apesar da responsabilidade de seus agentes em melhorar os rendimentos de seus acionistas, existe a preocupação em trazer benefícios à sociedade. Assim, esta pesquisa analisou a responsabilidade social universitária, através de Relatórios de Sustentabilidade modelo Global Reporting Initiative (RSGRI), com o propósito de compreender a influência da adoção e divulgação de práticas de responsabilidade social na gestão empresarial. Realizou-se pesquisa documental, analisando dois RSGRI (2018 e 2019) de quatro organizações do setor educacional. Os resultados indicam atenção das organizações acerca de aspectos estratégicos da responsabilidade social em termos de mercado, assim como revelam desleixo em relação às necessidades dos stakeholders e da sociedade em geral. Esses achados apontam para a necessidade das organizações estudadas conhecerem melhor a realidade em que estão inseridas e proporem transformações socioambientais para além dos fins mercadológicos.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Gonzalo Pardo Beneyto
Maria Angeles Abellan Lopez
El presente artículo tiene como objetivo la reconstrucción histórica del neoinstitucionalismo sociológico, un enfoque poco utilizado en la producción científica en lengua castellana, pero que presenta muchas posibilidades tanto por sus desarrollos teóricos como por la facilidad para vincularse a los distintos fenómenos político-sociales. En este artículo, se realizará una revisión de la literatura sobre sus usos en los actuales trabajos, se sintetizarán algunos de sus desarrollos teóricos y prácticos y se demostrará cómo las ciencias sociales han recurrido a este enfoque para generar una gran cantidad de investigaciones plurales y heterogéneas.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
ERIDINAIDE MACHADO NEGROMONTE
Verônica Macário de Oliveira
Este artigo teve como objetivo analisar a trajetória política e estratégica sobre Consumo Sustentável nas últimas duas décadas, direcionando uma agenda de pesquisa. Busca-se compreender como as evoluções teóricas estão relacionadas dentro das perspectivas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico na plataforma Web of Science, no período 2001 a 2021, compreendendo o termo “Sustainable Consumption”. Totalizando 102 artigos, analisados quanto às publicações, citações, autores mais referenciados e áreas com maior número de pesquisas. Com recurso do software VOSviewer® foram mapeados países e palavras-chave. Os resultados indicaram forte participação de instituições europeias e integração de nações em desenvolvimento socioeconômico. A rede bibliométrica demonstrou que a evolução do termo Consumo Sustentável decorre in progress e, associado a outros sintagmas da literatura, ampliou as percepções para práticas e estilos de vida condizentes com as perspectivas dos ODS.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
PAULA PAYÃO FRANCO
Camila Bruning
Carolina de Souza Walger
O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções em assédio moral em organizações de trabalho publicada em periódicos da área de Psicologia no Brasil. A fonte de dados foi a plataforma PePSIC e os critérios de elegibilidade dos artigos disponíveis foram (i) estudos sobre assédio moral (ii) realizados em organizações de trabalho. Para avaliação e síntese dos estudos foi utilizada a metodologia PRISMA. Como resultado, foram identificados 30 artigos sobre assédio moral no trabalho, dos quais 16 apresentam possibilidades de intervenção. Identificou-se 24 diferentes proposições de intervenção em situações de assédio moral no trabalho, sendo 12 com foco exclusivo no assédio moral interpessoal, 6 de intervenções com foco no assédio organizacional e outras 6 que contemplam esses 2 tipos de assédio. A partir dos resultados sugerem-se reflexões quanto a agenda de pesquisa e necessidades de construção para a Psicologia sobre a temática.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Roberto Bazanini
Miguel Eugenio Minuzzi Vilanova
Arnaldo Luiz Ryngelblum
Esse ensaio investigativo discorre sobre as perspectivas e tendências da Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) como fator de criação de valor na ótica do modelo de saliência da teoria dos stakeholders no agronegócio no Brasil. A revisão sistemática da literatura buscou identificar a evolução do campo de pesquisa em ESG nos últimos anos. Posteriormente, constatou-se que a aplicabilidade da ESG como perspectivas e tendências na criação de valor somente se tornam efetivas no paradigma Stakeholders Capitalism contrapondo-se aos princípios da Doutrina do Interesse do Acionista arraigados ainda em nossa cultura empresarial. Os resultados parciais da pesquisa apontam crescimento significativo das publicações sobre a ESG nos países desenvolvidos com ênfase na divulgação das ações das empresas e agregação de valor, fatores esses, que confirmam a interação entre os pressupostos da ESG e o modelo de saliência para a criação de valor para todos os agentes envolvidos no empreendimento.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
PRISCILLA FARIAS PITTS
Adrianne Garcia
Este artigo apresenta a evolução do conceito da responsabilidade socioambiental até os dias atuais e como o movimento B está integrado ao papel social das organizações. Pautas como mudanças climáticas, pobreza e desigualdade social estão na mira das organizações que desejam atuar de forma ética e responsável, assim buscam a certificação B para comunicar à sociedade o empenho em “ser melhor para o mundo”. Os estudos sobre as empresas B estão avançando na academia e o aumento do número de certificações sinaliza que o movimento está em expansão. Por essa razão, torna-se cada vez mais necessário aprofundar o debate sobre o movimento B e como as organizações e sociedade são impactadas. Diante desse contexto, sugerimos a metodologia de pesquisa-ação como um dos caminhos viáveis de pesquisas em estudos organizacionais podem contribuir, sobretudo na prática, para ações mais concretas que gerem práticas organizacionais sustentáveis para a sociedade em que vivemos.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Marina Dantas de Figueiredo
Fábio Freitas Schilling Marquesan
The environmental crisis requires scholars and practitioners of business to probe their actions and look for the causes of the current state of affairs. In this paper, we state that normal-science perspective on the organization-nature relationship may have guided the environmental issue beyond the imperatives of change pointed out in the late 1980s / early 1990s. Through a theoretical review of Paul Shrivastava's work, which is exemplar of the paradigmatic reflection and the political orientation of scholars at the time, we aim to analyze how academic work have theoretically framed business acting, driving to the environmental crisis. We conclude that Shrivastava’s thought over the organization-nature relation was powerful enough to endorse an attempt of paradigmatic shift in the Organizational Theory toward ecocentrism. However, the impetus wanes and Shrivastava adopts less radical guidelines, favoring reconciling business-as-usual activity with environmental concerns. So, he acted on both fronts: radical ecocentrism and greening business.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Tairine Vieira Ferraz
Carlos Eduardo Cavalcante
José Ricardo Costa de Mendonça
Patrícia Trindade Caldas
Objetivou-se refletir sobre a relação existente entre motivação do trabalho voluntário e seus impactos sobre a cidadania no âmbito de ONGs vinculadas à educação no estado da Paraíba. Com abordagem quantitativa, identificaram-se motivações voluntárias, atitudes e comportamentos cidadãos para, através de técnicas estatísticas, discutir como cada uma delas afeta as expressões de cidadania nos grupos pesquisados. O referencial teórico possibilitou explorar concepções de cidadania, sua construção no cenário brasileiro, compreender os voluntários como agentes-chave da participação cidadã e que valores motivacionais influenciam o tipo de engajamento. Os resultados apontam que as motivações mais recorrentes para voluntários se relacionaram à aprendizagem e a altruísmo, que existe uma leve tendência para que o grupo de voluntários expresse atitudes e comportamentos cidadãos. O trabalho contribui efetivamente para a inserção da discussão sobre fomento ao desenvolvimento da consciência cívica e inclui o debate da participação cidadã como tema relevante para discussão acadêmica.
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: FUNÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Ana Flávia Martins de Lima
Este ensaio teórico baseia-se nos estudos organizacionais pós-colonialistas, mais especificamente no conceito de necrocapitalismo desenvolvido por Banerjee (2008), para propor uma contribuição teórica à criminologia verde por meio da elaboração de um modelo de análise dos crimes corporativos ambientais no contexto do Sul Global. A análise baseia-se nas aproximações entre o conceito de necrocapitalismo e a criminologia verde e oferece um caminho possível e inédito para os pesquisadores do Sul Global.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.