A trajetória de um professor da Educação Superior envolve um mosaico heterogêneo, complexo e diversificado de contextos institucionais. Os programas stricto sensu têm como objetivo formar futuros pesquisadores e professores, a partir de atividades relacionadas à pesquisa, ao ensino e a extensão. Nessa trajetória, emergem angústias relacionadas ao "ser" e "fazer" acadêmico: novos formatos de curso; contratos precários; fluência digital; proficiência em didáticas; reduzido apoio para o aprimoramento didático; competição acadêmica; assédio moral.
Os professores da Educação Superior assumem um número extraordinário de responsabilidades: ensino e orientação; elaboração de pareceres, participação em grupos de pesquisa; pesquisa e publicação; extensão, gestão acadêmica etc. Os PPG tem contribuído para que os egressos desenvolvam competências requeridas para tantas responsabilidades? Em que medida assumir múltiplas responsabilidades contribui para a desvalorização profissional e para o adoecimento dos acadêmicos?
Parte dos PPG se concentra no desenvolvimento de competências de pesquisa, mas, a grande maioria dos egressos permanecem exercendo responsabilidades docentes em cursos de graduação. Qual é a contribuição dos PPGA para a formação didático-pedagógica dos mestrandos e doutorandos?
A centralidade da formação para a pesquisa em detrimento da formação para o desenvolvimento de competências pedagógicas é flagrante! Isso não é intrigante quando o processo de ensino-aprendizagem não está restrito à universidade e se revela cotidianamente nos ambientes de trabalho?
Neste tema nos interessa particularmente, mas não exclusivamente, as seguintes temáticas:
- Formação do professor
- Processos de ensino-aprendizagem na graduação e na pós-graduação
- Processos de avaliação institucional na graduação e na pós-graduação
- Condições de trabalho no ensino superior
- Competição acadêmica e produtivismo
- Assédios moral e sexual
- Políticas públicas da educação superior
- Dilemas da pós-graduação em administração e contabilidade
- Educação a distância