Angelica Pigola
Priscila Rezende da Costa
Luís Fábio Cavalcanti da Silva
In recent years, investments in cybersecurity capabilities (CC) have emerged as an essential practice in reducing cyberattacks and optimizing the usage of technologies. Therefore, optimal investments in capabilities must be determined according to the cybersecurity scenario of firms. This application pursues an understanding of the effectiveness of the iterative learning process in investments in CC . Through a simulator game, participants can overcome challenges related to uncertainties of cyber incidents to decision-making in cybersecurity capability investments. In this sense, this simulator highlights the relevance of learning about CC investments in any context to avoid resource losses and time to uncover the complexities related to incident responses.
CLAUDIO MARCIO CAMPOS DE MENDONCA
O objetivo deste trabalho foi descrever um Canvas criado para formação profissional na área de planejamento estratégico ágil. Utilizado inicialmente em disciplinas de estratégia empresarial em uma Universidade Federal, bem como, validada com microempresários. A ferramenta Easy Strategic Canvas – ESC, fonte de pesquisa desse artigo, foi desenvolvida em meados do mês de abril do ano de 2020, inicialmente para formação de universitários do curso de Administração, desde então vem sendo utilizada em diversos treinamentos sobre planejamento estratégico. Essa ferramenta foi elaborada a partir da integração de outras três ferramentas de gestão, já amplamente difundidas e aplicadas no mercado organizacional, por serem inteligíveis e simples de manusear, quais são: SWOT, OKR e 5W2H. Também foi desenvolvido um estudo é descritivo e exploratório, com abordagem ao problema ocorrendo de forma quantitativa e qualitativa, posto que, inicialmente, realizou-se uma pesquisa baseada na escala de Likert, com alunos do curso de administração de uma Universidade Federal, em seguida, elaborou-se um instrumento de coleta de dados em forma de entrevista semiestruturada fundamentada no referencial teórico, que foi aplicado individualmente para 05 microempresários atuantes em diversos setores do mercado. No tratamento dos dados coletados foi realizada a análise de conteúdo, na qual os resultados apontaram um nível de satisfação geral, evidenciando que a ferramenta é de fácil compreensão, aplicação e análise, bem como, proporciona uma visão ampla, mutável e acessível do planejamento empresarial.
CLAUDIO MARCIO CAMPOS DE MENDONCA
O objetivo foi descrever o processo de integração de quatro tipos de Canvas para sistematização da ideia de um negócio empreendedor ao projeto, para isso foram utilizados os seguintes Canvas: Business Model Canvas – BMC; Canvas Proposta de Valor - CPV; Easy Strategic Canvas – ESC e Project Model Canvas – PMC. Cada um desses modelos oferece perspectivas e ferramentas distintas para diferentes aspectos do planejamento de negócios, desde a concepção da proposta de valor até a gestão estratégica e a implementação de projetos. Também foi desenvolvido um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu com mestrandos da disciplina “Empreendedorismo em Setores Tecnológicos” do mestrado PROFNIT de um ponto focal da região amazônica. A partir de uma análise de pesquisa qualitativa e quantitativa foi possível fazer comprovações junto à teoria de Gestão Visual, afirmando que a metodologia se torna eficaz na idealização de um negócio, se tornando uma ferramenta essencial para a formação de ideias até a elaboração do projeto. De acordo com os entrevistados, foi possível perceber que o processo de integração facilita as possibilidades de sucesso do negócio, ao conseguir mapear áreas que são as fragilidades e os pontos fortes do projeto. Através disso, criar estratégias para prever situações e fazer maximizar ou mostrar os diferenciais e o ponto forte do produto ou serviço que está sendo construído.
EBER DA SILVA DE SANTANA
CLAUDIO AFONSO PERES
Ananda Maria Pinto Gomes
stephany farias cascaes
Elizanias da Silva Costa
O presente relato trata de apresentar o Produto Técnico-Tecnológico (PTT) Sistema Web para Administração e Gestão de Informações da União dos Povos Indígenas de Coari - Amazonas (SIS-UICAM), criado por professores, alunos egressos e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com a União dos Povos Indígenas de Coari -Amazonas (UICAM), com o objetivo de otimizar o gerenciamento das informações sobre as aldeias e os povos indígenas do município. O percurso metodológico trouxe um considerável grau de novidade e complexidade, fruto da necessidade de aplicação de conhecimentos científicos, técnicas e expertises próprias da área de programação em informática a um contexto inovador para os profissionais da área. O recurso dialógico e intercultural por intermédio do reconhecimento e valorização das diferenças foi de fundamental importância para a elaboração de um produto que resultou em soluções práticas bastante eficientes para a área da administração no âmbito da associação indígena beneficiada. O Sistema Web foi criado a partir das linguagens de programação PHP e Javascript, além do HTML (Linguagem de Marcação de HiperTexto), CSS (Cascading Style Sheets, ou, Folhas de Estilo em Cascatas) e o Framework Bootstrap. O resultado do produto fornece dados relevantes, de forma clara, sintetizada e organizada e à medida que os dados vão sendo inseridos, vai-se aumentando a percepção dos benefícios que o sistema irá possibilitar, ou seja para facilitar os direitos indígenas ou mesmo no campo da pesquisa e produção científica.
Nelson jose rosamilha
Luciano Ferreira da Silva
Este relato objetiva apresentar uma solução técnico-tecnológica para diagnosticar competências de profissionais de projetos, considerando as especificidades de cada tipo de projeto na taxonomia de Bloom. A solução inclui uma patente de invenção e um programa de computador, que permitem identificar, avaliar e desenvolver competências específicas para diferentes tipologias de projetos. A metodologia envolveu uma revisão sistemática de literatura, análise patentária e validação empírica por meio de estudo de caso e diagnóstico de competências de profissionais em diversas tipologias de projetos. Na fase inicial ocorre a concepção e proposição das competências demandadas dos profissionais de projetos de acordo com uma ou mais tipologias específicas. Na sequência, na fase de parametrização, as respectivas competências seguem para graduação de importância de acordo com cada tipologia de projeto. Ainda nesta fase, as competências são graduadas conforme os níveis da taxonomia de Bloom, o que permite determinar relevância e nível de aplicação de cada competência segundo o contexto. A gestão operacional do processo de diagnóstico é uma fase recursiva de envio de questionário para calibrar o instrumento de avaliação das competências no sistema. Com o instrumento calibrado, segue-se para as fases de coleta, análise e relatório, as quais são fases de compilação das respostas e emissão dos relatórios de diagnóstico de competências de acordo com cada tipologia específica de projetos. Em suma, a solução desenvolvida representa uma ferramenta valiosa para a gestão de competências, promovendo uma alocação mais eficiente de recursos humanos e uma maior eficácia na entrega de projetos.
Lincoln Sposito
Luciano Ferreira da Silva
Este relato objetiva apresentar uma solução técnico-tecnológica para gestão de indicadores de sucesso em projetos condicionado ao contexto do projeto. A solução citada foi o desenvolvimento de um sistema com base na proposição de um modelo e processo sistêmico apresentados a partir de uma revisão sistemática de literatura de 135 artigos. Foram estudas 109 escalas de sucesso em projetos e 1300 itens foram inseridos em uma matriz para a compreensão das especificidades de cada instrumento. A última etapa realizada foi um estudo de caso para validação do processo sistêmico desenvolvido. O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) desenvolvido com esta pesquisa é um programa de computador denominado de SGISP (sistema de gestão de indicadores do sucesso em projetos), que foi registrado no Instituto Nacional de Produção Industrial (INPI). Assim, para validação do sistema foram considerados dados de um projeto real para percorrer as etapas do processo e para uso das diversas funcionalidades existentes no sistema desenvolvido. O SGISP permitiu a seleção de indicadores para a avaliação do sucesso do projeto e associá-los aos critérios de sucesso. Com a utilização do SGISP pode ser realizada a mensuração do sucesso em diferentes momentos do tempo e por diversos stakeholders com interesses distintos nos objetivos do projeto. O PTT traz como contribuição um processo de análise estruturado e holístico que possibilita analisar de forma abrangente o projeto e o manuseio do conjunto de informações no sistema SGISP.
Jairo Moura dos Santos
caio peixoto chain
O Vendor Managed Inventory (VMI) é uma abordagem para gestão de cadeias de suprimentos amplamente difundida no setor privado, sendo utilizada em indústrias alimentícia e automotiva, lojas de departamentos, supermercados, entre outros. Essa metodologia apresenta diversas vantagens tanto para fabricantes quanto para distribuidores e varejistas de uma cadeia de suprimentos. O VMI já é utilizado no setor público com grande aceitação para a gestão de programas de imunização e apoio à saúde pública. O presente relatório traz recomendações para a implementação do VMI como solução alternativa para a gestão integrada de compras de materiais no IFAM. O objetivo principal foi propor um modelo para gestão integrada das aquisições com base no VMI. A análise incluiu a estrutura atual do sistema de compras do órgão, envolvendo a estrutura interna de suprimentos, seus membros, fluxos de pedidos e informações. Além disso, foram levantados os processos de aquisição de bens por pregão eletrônico, identificando os itens frequentemente adquiridos pela maioria das unidades administrativas e definindo um perfil de compras. Foram apresentados indicadores de tempo de espera e economias nas compras, e identificados os grupos de materiais mais adequados para uso com o VMI. O estudo revelou insights importantes sobre o comportamento das compras do órgão no período de 2016 a 2020 e apresenta orientações para auxiliar na identificação do perfil de compras e quais produtos podem ser adequados para utilização com o VMI, considerando o arranjo institucional e os objetivos almejados com as funções de compras no campo de abrangência da instituição.
MICHELE CARDOSO CONTIERO
Arnaldo Provasi Lanzara
A Ebserh, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Educação, administra 41 hospitais universitários e é a maior rede de hospitais públicos do Brasil. Sua estrutura organizacional inclui a previsão de órgãos colegiados, essenciais para atender demandas específicas e complexas que não podem ser resolvidas isoladamente. É neste contexto que se propõe, como produto técnico-tecnológico, a minuta-padrão de Regimento Interno para os Órgãos Colegiados da Ebserh, que representa uma solução estruturada e eficiente para os desafios de uniformização e padronização normativa. O modelo é adaptável, garantindo conformidade normativa, comunicação interna eficiente, inovação e melhoria de processos. O desenvolvimento deste produto envolveu uma análise detalhada dos normativos estruturantes da Ebserh, pesquisas documentais e bibliográficas sobre técnicas legislativas e comunicação oficial. A minuta-padrão é uma ferramenta valiosa para a gestão dos órgãos colegiados da Ebserh, promovendo celeridade processual, economicidade e eficiência, com potencial de aplicação em outros entes, entidades e órgãos da administração pública.
VALDEMILSON DE ASSIS ALVES DE ARAUJO
Isabel Cristina Scafuto
Fernando Antonio Ribeiro Serra
Este estudo teve como objetivo propor um artefato que relacione a efetividade da transferência do conhecimento e a personalidade do profissional de projetos para fomentar o sucesso do projeto. Para isto, foram realizados três estudos anteriores aqui não detalhados. No Estudo 1 foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura onde foi possível identificar o gap de pesquisa para os Estudos 2 e 3, ou seja, criar um (Artefato) mais completo de transferência do conhecimento entre projetos e relacionar com aspectos comportamentais do profissional de projeto. No Estudo 2 foi possível identificar as escalas de transferência do conhecimento na área de gestão de projetos e compará-las para validar a escala adequada ao estudo. No Estudo 3 foi testado o efeito mediador da efetividade da transferência do conhecimento entre a personalidade do profissional de projeto e o sucesso do projeto. Neste, indicou-se que o traço de personalidade de conscienciosidade do profissional de projeto tem um impacto direto em três dimensões de sucesso do projeto e uma mediação parcial pela efetividade da transferência do conhecimento no cliente do projeto. Posteriormente, foi possível desenvolver o artefato que relacione a efetividade da transferência do conhecimento e a personalidade do profissional de projeto para fomentar o sucesso do projeto. Os três estudos possibilitaram a geração de um Produto Técnico Tecnológico–PTT. A ferramenta auxilia para identificar e compreender os quatro perfis profissionais baseados em estabilidade emocional para efetividade da transferência do conhecimento, os profissionais de projetos podem melhorar seu desempenho colaborando para o sucesso do projeto.
JOSE DA SILVA AZANHA NETO
RENATO PENHA
A evolução da mentalidade organizacional ao longo dos anos desempenha um papel essencial no controle e monitoramento da gestão de projetos, especialmente no contexto de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo deste produto tecnológico foi desenvolver um Framework de Métricas Ágeis como ferramenta de apoio a gestão ágil de projetos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e metodologia empírica, utilizando a técnica de focus group, realizada com praticantes de gestão de projetos ágeis em diversas organizações. Os resultados indicaram que o FMA é um framework baseado em métricas ágeis eficaz para feedback e no processo de melhoria contínua tanto do time de projetos quanto da organização. Além disso, os resultados evidenciaram que o FMA pode ser aplicado em diferentes níveis de maturidade e escala em projetos ágeis, demonstrando aderência a práticas ágeis como Design Sprint, Lean Inception, Design Thinking, Scrum, Kanban, Extreme Programming e DevOps. Como contribuição prática, esta pesquisa oferece insights sobre o uso de práticas ágeis e liderança efetiva em projetos, visando aprimorar a aplicação de métricas ágeis nas organizações. No âmbito acadêmico, esta pesquisa enriquece o conhecimento sobre liderança em projetos ágeis e o uso de ferramentas ágeis como Kanban e DevOps. O FMA é resultado de uma patente de invenção depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Jose da Assuncao Moutinho
Roque Rabechini Junior
Marcio Jose dos Santos
A produção de conhecimento em Project Studies é continuamente desafiada a combinar rigor científico e relevância prática. Neste contexto, um programa de pós-graduação profissional em gestão de projetos apresenta-se como um ambiente adequado para abordar essa questão. Este trabalho visa desenvolver um framework para o Ecossistema de um Centro de Pesquisa Universitário em Project Studies (CPU-PS), a fim de potencializar os benefícios das pesquisas realizadas. O desenvolvimento do produto tecnológico foi conduzido sob o paradigma da Design Science e operacionalizado por meio de um método Design Science Research. A abordagem prescritiva foi usada para identificar, projetar, desenvolver, demonstrar e avaliar o framework. O framework do Ecossistema do CPU-PS é estruturado em quatro macro-elementos: Project Studies; Processo de Geração de Impacto; Circunstâncias, Governança e Gestão; e Contexto. Estes macro-elementos foram subdivididos em sessenta elementos, proporcionando uma estrutura simultaneamente holística, integrativa e processual. As atividades desenvolvidas neste ambiente fomentam a cocriação de conhecimento entre acadêmicos e profissionais através de uma abordagem engaged scholarship. O framework desenvolvido proporciona um entendimento mais profundo do ecossistema de gestão universitária, beneficiando o próprio centro de pesquisa, acadêmicos e atores externos. Facilita a discussão, planejamento, execução e avaliação da cocriação de conhecimento em Project Studies.
Luana da Silva Alves
Sandro Luis Freire de Castro Silva
Saulo Barbará de Oliveira
O uso dos dados nos diversos setores da sociedade impõe a necessidade de se compreender as vantagens e benefícios da incorporação de Tecnologias de Informação Comunicação (TICs), especialmente no setor de saúde, onde a vida humana é o bem mais valioso. Apesar dos avanços, parte das instituições de saúde ainda não conhecem o potencial dessas tecnologias, tanto para gerar insights como para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. As informações extraídas dos dispositivos tecnológicos podem gerar impactos positivos como, por exemplo, a redução de custos operacionais, de forma dinâmica e eficiente, impactando diretamente na prestação de um serviço de saúde de qualidade. No Brasil, o desafio para a implementação dessas tecnologias é grande, já que boa parte desses artefatos são projetados por países desenvolvidos que, na maioria das vezes, possuem perspectivas de saúde distintas do contexto brasileiro. Por essa razão, a necessidade de inovação é imprescindível. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar um artefato tecnológico inovador desenvolvido com equipamentos reaproveitados e projetado para apoiar a gestão das demandas de exames laboratoriais nas unidades hospitalares do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O produto tecnológico demonstra como a inovação pode ser um caminho para a melhoria da Gestão da Saúde Pública no Brasil, além de evidenciar a necessidade de investimentos que viabilizem cada vez mais o uso de dados para a tomada de decisões não só nesse âmbito, mas também em outros campos estratégicos que compõem a Administração Pública, como educação e desenvolvimento social.
Andrei Henning Salmoria
César Ricardo Maia de Vasconcelos
JOYCE MARIELLA MEDEIROS CAVALCANTI
Este relato trata de um produto técnico-tecnológico (PTT) não patenteável cujo objetivo foi apresentar um Framework para avaliação de um programa de mentoring. Para isso, uma pesquisa foi desenvolvida no Programa de Especialização Operacional (PESOP) da Força Aérea Brasileira (FAB) a partir da percepção dos atores envolvidos (coordenadores, supervisores, mentores e mentorados). A escolha pelo PESOP e pelos envolvidos se deu pela recente implementação de um programa de mentoring na especialização dos oficiais aviadores da FAB. Ao aplicar uma metodologia de abordagem quantitativa, descritiva e que utilizou como instrumento de pesquisa um questionário on-line em escala do tipo Likert de cinco pontos distribuída a todos 141 participantes do PESOP no ano de 2021, o resultado encontrado foi um framework validado através de análises fatoriais exploratória e confirmatória intrabloco. Pelo caráter inovador deste PTT, recomenda-se sua replicação em diferentes contextos em que o mentoring seja utilizado como ferramenta na Gestão do Conhecimento.
Aldrei Duarte de Almeida
Rômulo César Reisdorfer da Silva
Maikol Rodrigo Rossi
Debora Bobsin
A fiscalização de contratos administrativos é uma tarefa sensível e essencial para a Administração Pública. Dificuldades na fiscalização eficaz desses contratos podem resultar em prejuízos significativos para a máquina pública. Este artigo propõe o desenvolvimento de um aplicativo mobile para melhorar a atuação dos fiscais de contrato na Administração Pública. Baseado em um estudo de caso realizado na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro (EASA), foram identificadas as principais necessidades e desafios enfrentados pelos fiscais de contrato. O aplicativo proposto oferece funcionalidades como inspeção de contratos, arquivamento de fiscalizações, consulta a legislações específicas, acesso a mementos, checklists, relatórios e FAQs. A implementação dessa ferramenta visa aumentar a eficácia e a transparência na fiscalização de contratos administrativos, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e responsável.
Alcides Luiz Neto
Este relato objetiva apresentar uma solução técnico-tecnológica para classificar o nível de competência profissional de profissionais de diferentes especialidades em contexto de projetos com apoio de inteligência artificial. Os procedimentos metodológicos foram estruturados com base em três estudos conectados. A primeira fase revisou a teoria de aquisição de habilidades de Dreyfus e Dreyfus (1980) para gerar um modelo conceitual para classificação do nível de competência profissional. A segunda fase buscou entender com base num estudo patentário como pode ser realizada a avaliação de competências. Na terceira fase foi desenvolvido e validado um sistema de classificação do nível de competência profissional. O produto desta pesquisa gerou uma patente de invenção que foi depositada no INPI. No sistema foi utilizada a sequência de Fibonacci, disponibilizando um mecanismo de ajuste de atitude e diagnóstico que pode direcionar o profissional e as organizações em ações e investimentos adequados para potencializar o desenvolvimento do nível profissional. Além disso, o sistema utilizou uma estrutura conceitual sólida com o auxílio de uma inteligência artificial generativa para potencializar a personalização das recomendações pós-diagnóstico. Assim, a aplicação do processo desenvolvido possibilitou a criação de relatórios respostas individualizadas com recomendação de evolução e planos de ação contando com a utilização de IA generativa. O produto técnico-tecnológico auxiliará na identificação de potenciais talentos, melhorando a retenção e direcionando corretamente os investimentos em desenvolvimento do nível de competência profissional.
Flavia Galindo
ROBERTA COTA VITORINO
O relato deste PTT apresenta a solução prática ao problema investigado na dissertação de mestrado da autora, que sugere a construção e adoção de um Plano de Comunicação de Crises para as Indústrias Nucleares do Brasil – INB. Um documento contendo as elaborações teórico-práticas será entregue à Gerência Institucional de Comunicação Social da INB, com o propósito de contribuir para o atendimento de atribuições descritas no documento institucional intitulado “Manual da Organização”. De maneira original, o ptt uniu a literatura de gestão de crise à literatura de comunicação de crise para suportar a proposição das soluções sociotécnicas. A comunicação de crises é fundamental para as empresas nucleares para fomentar boas práticas que fortalecem ativos intangíveis como identidade, imagem e reputação, ativos que devem ser percebidos positivamente pelos públicos de interesse da organização. Como método, articulou-se a triangulação de dados documentais, bibliográficos e de entrevistas realizadas com gestores, empregados e representantes das comunidades onde a INB está inserida. Com base nas análises e inferências no campo, na discussão dos resultados e no referencial teórico, os processos do Plano de Comunicação de Crises para a INB têm cinco tópicos interdependentes: Apresentação, Comitê de Crise, planejamento, Atuação e Avaliação.
Carla Condé Marques e Oliveira Bernhard
Beatriz Quiroz Villardi
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é dirigido pelo Reitor, cinco Pró-Reitores, e um Diretor Geral para cada um dos 17 campus e um polo, que formam a alta gestão. Por meio de uma estrutura organizacional multicampi e descentralizada, os gestores da alta gestão do IFAM são ordenadores de despesa, responsáveis, em 2022, pela execução de um orçamento de R$ 410.893.259,00; e pela gestão de 1.844 servidores e 11.997 matrículas ativas segundo dados do Relatório de Gestão de 2021 e 2022. Sem contar com oferta prévia de capacitação específica para o exercício dos cargos da alta gestão, estes gestores iniciam o exercício de suas atividades sendo demandados sobre questões gerenciais alheias a sua formação de origem. E a gerenciar desafiados pela logística amazônica que impõe diversos obstáculos, como o custo amazônico. Assim, por meio de pesquisa qualitativa aplicada, descritiva e propositiva orientada por epistemologia interpretativista, e análise qualitativa indutiva dos dados empíricos, emergiram cinco categorias descritivas de 1ª ordem que orientaram a elaboração do presente produto tecnológico: i) o contexto da alta gestão; ii) dificuldades enfrentadas; iii) aprendizagem gerencial; iv) competências gerenciais e; v) sugestão de capacitação associadas a processos de aprendizagem identificados. Está composto de trilhas de aprendizagem e aprendizagem em ação, considerando a realidade organizacional gerencial específica para os gestores iniciantes e em exercício desenvolverem suas competências articulando teoria e prática refletindo sobre suas ações, assumindo responsabilidades no seu processo de formação, reconhecendo as necessidades e interesses de cada gestor, em alinhamento dos objetivos institucionais.
Luiz Pereira Pinheiro Junior
KRISTIAN CAPELINE
MARJORIE MARIANA DE ABREU
Jeferson Freitas
THIAGO HENRIQUE DOERR
O relato aborda a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação básica como uma oportunidade promissora para a administração pública. A IA está sendo explorada para melhorar o ensino e a aprendizagem nas escolas, proporcionando soluções personalizadas e eficazes. Essas tecnologias podem analisar o desempenho dos alunos, identificar dificuldades individuais e adaptar os materiais de ensino de acordo. Além disso, a IA pode automatizar tarefas administrativas, otimizando a gestão escolar. Nesse sentido, esse relato tem como objetivo apresentar um Curso para Inteligência Artificial na Educação, como formação docente em administração e tecnologia. A administração pública pode aproveitar essa tendência para aprimorar a qualidade da educação, aumentar a eficiência operacional e democratizar o acesso ao aprendizado. Em suma, a integração da IA na educação básica pode revolucionar a forma como os alunos aprendem e como as escolas são administradas, mas requer um planejamento cuidadoso e colaboração entre os setores público e privado.
Tatiana Carneiro da Cunha de Elias
Cristina Dai Prá Martens
Pedro Jose Martins Alvarez Fernandes
Este documento apresenta uma proposta de avaliação do comportamento intraempreendedor, do sucesso de projetos e da cultura organizacional intraempreendedora, que permite às organizações a realização de diagnóstico e de plano de melhorias visando o sucesso de projetos. Esta proposta é embasada em um estudo que avaliou a influência do comportamento intraempreendedor no sucesso de projetos e se a cultura organizacional intraempreendedora interfere no relacionamento entre o comportamento intraempreendedor e o sucesso de projetos. Os resultados indicam que quanto maior é o comportamento intraempreendedor de qualquer membro da equipe do projeto, maior é o sucesso do projeto, bem como que altos níveis de cultura organizacional intraempreendedora permitem que esta relação de influência ocorra. Como resultados, é apresentado o Produto Técnico-Tecnológico (PTT) Instrumento de Diagnóstico do Comportamento Intraempreendedor, do Sucesso dos Projetos e da Cultura Organizacional Intraempreendedora, como forma de um Produto não patenteável. Sobre os critérios de avaliação do PTT, ele é aderente à área de Administração, tem alto grau de impacto realizado, alta aplicabilidade, médio grau de inovação e médio grau de complexidade.
cleberson Braida bastianello
Julia Richter
Debora Bobsin
O presente estudo constatou que a violência contra a mulher está atrelada a fatores históricos e culturais, ao passo que, este fenômeno do “patriarcado” já vem enraizado há muito tempo na sociedade. Por outro lado, a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, e por este motivo, o desenvolvimento de diversos dispositivos para reportar casos de violência contra mulheres vem crescendo abruptamente e sendo utilizado para a prevenção de violência doméstica. Com base nessas informações levantadas, se buscou desenvolver um dispositivo de segurança, por meio da utilização do Aplicativo, em um celular, no intuito de auxiliar as mulheres em situação de violência doméstica, projeto conhecido como “Todas Nós Marias”. A pesquisa buscou verificar sua eficácia, considerando sua abrangência, uso e segurança para as mulheres, no tocante desenvolvimento e a efetividade das Medidas Protetivas de Urgência - MPU, estabelecidas com o intuito de preservar a integridade física, psíquica e moral das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, consoante a Lei 11.340/2016, conhecida como Lei Maria da Penha, em especial o “Botão do Pânico”, adotado pelo CIOSP de Santa Maria/RS. Por fim, pode-se concluir resumidamente que, embora não se possa afirmar o grau de eficácia do Botão do Pânico, esta pode ser considerada uma prática promissora, uma vez que, ensejou uma sensação de segurança às mulheres. No entanto, há necessidade de maior estudo e acompanhamento, bem como investimento por parte do Poder Público, para que a sociedade possa utilizar a ferramenta em tela.
Marina Leite Vieira Lima
Fábio Almeida Ferreira
A construção civil é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e, nos últimos anos, o principal gargalo do setor tem sido a baixa qualificação profissional dos operários. Sendo o operário um elemento indispensável no processo produtivo, torna-se necessário investir em ações de TD&E que estimulem o desenvolvimento de competências profissionais e estejam adequadas às particularidades desse público-alvo. Para isso, o produto técnico-tecnológico (PTT) abordado no artigo utiliza a Gamificação como ferramenta de TD&E para facilitar o aprendizado dos operários, bem como motivar e valorizar esse público, além de melhorar as condições de trabalho no canteiro de obras. O produto técnico-tecnológico (PTT) se trata de um guia para orientar a elaboração de treinamentos gamificados que estimulem o desenvolvimento de competências profissionais dos operários da construção civil. O guia é fruto das inquietações da autora deste artigo em suas experiências profissionais e foi desenvolvido como Tecnologia Social, fazendo parte da sua dissertação de mestrado profissional. O PTT se baseia em uma pesquisa teórico-empírica, o que proporciona uma aproximação significativa com a realidade vivida no canteiro de obras e. ainda que foque nesse contexto é passível de ser replicável em outros, pois apresenta uma metodologia teórico-prática com 13 passos para elaborar treinamentos gamificados para qualquer público.
Alexandre Araujo Cavalcante Soares
Antonio Messias Valdevino
KARLA JULIANA PINHEIRO MELO
A Arbo Academy é uma ferramenta que se propõe a trabalhar dentro da perspectiva de Ensino e Pesquisa em Administração. Enquadrada como uma ferramenta que atua dentro dos sistemas de apoio à educação, a Arbo Academy opera uma plataforma digital que permite a utilização da metodologia ativa da correção por pares (peer assessment), consistindo em atividades acadêmicas com questões abertas, em que a correção é feita pelos pares, no caso os próprios alunos, sob supervisão do docente. Nesse sentido, a ferramenta se mostra como importante e pode ser utilizada para fins educacionais e mercadológicos, subsidiando interação entre os pares, compilação de avaliações, reconhecendo os saberes dos alunos e promovendo o engajamento destes.
José Luis Dalto
Julio Araujo Carneiro da Cunha
marco antonio ferreira
Reginaldo Fidelis
O AGRO-PM Circular é um software desenvolvido no software Microsoft Excel® com o objetivo de promover a economia circular no agronegócio por meio da gestão de projetos. Composto por 106 questões de resposta binária, "sim" ou "não", o software gera automaticamente um relatório detalhado com ações sugeridas para facilitar a implementação de práticas sustentáveis no agronegócio. O desenvolvimento do software seguiu uma abordagem metodológica rigorosa, fundamentada em três estudos: Estudo 1, uma RSL, onde foi possível identificar a lacuna da pesquisa e o estado da arte, Estudo 2 o desenvolvimento de um framework teórico validado por 24 especialistas em um painel Delphi, e o Estudo 3 realizado por meio de entrevistas não estruturadas com 18 profissionais do agronegócio. É composto de seis etapas - Diagnóstico, Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento. A validação do software envolveu testes piloto com usuários selecionados, cujo feedback foi incorporado para aprimorar a funcionalidade e a usabilidade do produto. O registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) protegerá a propriedade intelectual do software, assegurando o reconhecimento de sua inovação. A escolha do software Microsoft Excel® foi fundamentada em suas características de simplicidade, ampla popularidade, intuitividade, e facilidade de uso, fatores que potencializam sua aceitação pelo público-alvo. O AGRO-GP Circular oferece uma solução prática e estratégica para os desafios de sustentabilidade no agronegócio, contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor, e espera-se que se torne um recurso importante para profissionais e empresas do agronegócio.
Bruna Devens Fraga
O diagnóstico da Rede InovaGov Santa Catarina oferece uma análise detalhada dos laboratórios de inovação no Estado. Através de entrevistas com gestores, são apresentados os contextos, estruturas de gestão, objetivos e focos de atuação de cada laboratório. O ImpulsoLab, criado em 2020 pelo Ministério Público de Santa Catarina, visa fomentar a inovação interna e, futuramente, externa, focando em melhorias de processos. O Inova Lab SC, fundado em 2018, é vinculado à secretaria de ciência, tecnologia e inovação, trabalhando com inovação aberta para resolver problemas de administração pública. O Lince, do Tribunal de Contas, instituído em 2022, concentra-se em pessoas, processos e tecnologias, promovendo parcerias e capacitação interna. O JudLab, do Poder Judiciário, fundado em 2020, aplica conceitos de inovação aberta e fechada para melhorar a gestão interna e atendimento ao público. A análise dos resultados destaca o impacto significativo do estudo na compreensão e aprimoramento dos laboratórios de inovação, beneficiando tanto servidores públicos quanto cidadãos. As informações coletadas podem servir de modelo para a criação de novos laboratórios em outros estados e orientar políticas públicas de inovação. O estudo se diferencia por sua abordagem inovadora, explorando como os laboratórios foram estabelecidos e os resultados que alcançam. A diversidade de estruturas e focos de atuação de cada laboratório adiciona complexidade à análise, exigindo uma compreensão detalhada de seus contextos específicos. Em conclusão, o estudo fornece um guia estratégico para futuras iniciativas de inovação no setor público, documentando a realidade atual e oferecendo um modelo replicável para outras regiões.
Luana da Silva Alves
Sandro Luis Freire de Castro Silva
Saulo Barbará de Oliveira
O uso dos dados nos diversos setores da sociedade impõe a necessidade de se compreender as vantagens e benefícios da incorporação de Tecnologias de Informação Comunicação (TICs), especialmente no setor de saúde, onde a vida humana é o bem mais valioso. Embora tenha havido avanços, muitas instituições de saúde ainda não reconhecem o potencial dessas tecnologias tanto para gerar insights quanto para apoiar a tomada de decisões estratégicas. As informações extraídas dos dispositivos tecnológicos podem gerar impactos positivos, como a redução de custos operacionais de maneira dinâmica e eficiente, impactando diretamente a qualidade dos serviços de saúde. No Brasil, o desafio para implementar essas tecnologias é significativo, pois muitos desses artefatos são projetados por países desenvolvidos que frequentemente têm perspectivas de saúde diferentes das do contexto brasileiro. Por isso, a inovação é essencial. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar um artefato tecnológico inovador, desenvolvido com equipamentos reaproveitados e projetado para apoiar a gestão da ouvidoria pública do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse produto tecnológico demonstra como a inovação pode melhorar a gestão da saúde pública no Brasil e evidencia a necessidade de investimentos para viabilizar o uso de dados na tomada de decisões, não apenas nesse setor, mas também em outros campos estratégicos da Administração Pública, como educação e desenvolvimento social.
Flavia Rocha Figueiredo Neves
ALICE ERTHAL
Iara Raquel Garcia Silva
Organizações de alta performance buscam o diálogo e debatem sobre as melhores ideias, reduzem seus níveis hierárquicos e buscam constantemente o aprendizado a partir de seus erros, se desafiando perante seus concorrentes e buscando por novas tecnologias. As lideranças do futuro precisarão assumir seu papel de protagonista, a partir de uma mentalidade de crescimento, estimulando o potencial e o desenvolvimento humano — seu e de seu time —, usando a empresa onde atuam como um celeiro de talentos e estimulando o poder de transformação das pessoas. Assim, este projeto tem como objetivo a implementação de um novo negócio, dedicado à expansão da consciência e transformação humana, sendo capaz de influenciar as organizações ao longo da sua jornada de evolução para um futuro mais potente. Esse novo negócio acredita no uso de metodologias mais abrangentes e integrativas para a expansão da consciência e transformação humana, cuidando da saúde física e mental, e estimulando o autoconhecimento contínuo das pessoas. Além disso, utiliza tecnologia de ponta para auxiliar na exploração e avaliação do indivíduo e da organização, visando construir um programa de desenvolvimento e crescimento totalmente adequado à demanda do cliente.
Thyago bachim
Mauro Luiz Martens
Rodrigo Franco Gonçalves
Marcio Cardoso Machado
Walter Cardoso Satyro
Com o desenvolvimento dos processos produtivos ao longo das últimas décadas, as máquinas-ferramentas foram evoluindo e hoje é impossível não visualizar no dia-a-dia as novas facilidades oriundas das evoluções tecnológicas, a exemplo dos sistemas IoT (Internet of Things). Estimar quando haverá a falha prévia de qualquer máquina é fundamental para a maximização dos resultados da companhia e consequentemente a minimização dos custos operacionais. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema IoT (Internet of Things) para gerenciamento on-line de spindles em operação, para prover dados confiáveis para a gestão da manutenção no contexto da indústria 4.0. O desenvolvimento do sistema se deu por meio da metodologia de Design Science Research (DSR). Desta forma, com a revisão sistemática da literatura foi desenvolvido o artefato/sistema teórico do tipo método para monitoramento on-line em spindles em operação e sua implementação foi demonstrada e validada via estudo de caso com observação participante em uma indústria automotiva. A principal contribuição da pesquisa é o artefato/sistema desenvolvido e validado e, o método de manutenção preditiva associado. Com o artefato, é demonstrado o comportamento normal dos spindles em operação contribuindo tanto para a academia como para a prática na indústria, no sentido de avanço do conhecimento e prevenção de falhas catastróficas em máquinas ferramentas. O Produto técnico tecnológico desenvolvido e validado na prática se enquadra na categoria de software e com relação aos critérios se classifica como de alta aderência, alto impacto, alta aplicabilidade, alta complexidade e médio grau de inovação.
Mariana Mickosz Ravedutti Paul
Agnes Bibielly Dias Grabowski
ALINE KELY DE CAMARGO FRANCISCO,
A e.feito Social é uma startup dedicada ao impacto social e tem como objetivo conectar contribuintes do imposto de renda a projetos sociais aprovados pelo Poder Público. No Brasil, a legislação permite destinar parte do imposto para áreas como cultura, esporte e saúde, mas apenas uma fração ínfima é efetivamente utilizada, devido à falta de conhecimento e barreiras burocráticas. Para resolver esse problema, a e.feito Social criou a Plataforma e.feito Social, uma solução que simplifica o processo de destinação do imposto de renda para pessoas físicas, promovendo transparência e eficácia na alocação dos recursos. A startup se remunera através de comissões sobre as transações intermediadas, conforme previsto em lei, a qual integra o valor dos projetos. Além disso, a e.feito Social está em fase de desenvolvimento da Plataforma e.feito Empresas, um espelho da Plataforma atual, porém destinada a incentivar a filantropia corporativa colaborativa, conectando empresas e colaboradores a projetos sociais. Esta plataforma visa fomentar a destinação do imposto de renda dos colaboradores e promover a responsabilidade social corporativa. Atualmente, está em fase de validação do MVP (Produto Mínimo Viável) para garantir que atenda às necessidades dos usuários e entregue o valor esperado. A e.feito Social está empenhada em escalar suas operações e consolidar parcerias estratégicas para ampliar sua base de usuários e maximizar o impacto social em todo o país. Sua atuação exemplifica o uso da tecnologia social para promover mudanças positivas, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida das comunidades brasileiras.
CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO
Marcelo de Souza Bispo
O estudo surge em meio ao contexto do Brasil de 2022, marcado pelo retorno do país ao Mapa da Fome em 2023 e pelas persistentes disparidades socioeconômicas. Diante desse cenário, surge a necessidade premente de abordagens inovadoras para promover o desenvolvimento e a inclusão social. O objetivo central da pesquisa é apresentar o processo de construção de uma Tecnologia Social a partir da pesquisa científica. Que tem como participantes da pesquisa um público que vive na invisibilidade social, os nanoempreendedores, um grupo marginalizado tanto economicamente quanto socialmente. Para alcançar esse objetivo, adota-se uma abordagem abrangente de pesquisa etnográfica e sensorial, incluindo observações de campo, técnicas de sombreamento, entrevistas e análise evocativa de dados. A metodologia permitiu uma compreensão mais aprofundada dos desafios enfrentados pelos nanoempreendedores assim como orientou o desenvolvimento da Tecnologia Social - FOP. Os resultados obtidos ressaltam a importância da pesquisa científica na identificação e solução de problemas sociais, bem como o valor da inovação social e políticas públicas para promover a inclusão e o desenvolvimento humano sustentável. A Tecnologia Social desenvolvida, denominada Farofa Social - FOP, representa um avanço significativo no combate à invisibilidade social e à pobreza, evidenciando o impacto transformador da ciência quando direcionada ao bem-estar coletivo.
Helena Farias Ribeiro
Henrique Carvalho Oliveira
Carla Bonato Marcolin
Jaluza Maria Lima Silva Borsatto
A Agenda 2030, quando do seu lançamento, incluiu as Universidades como importantes agentes de transformação sustentável, pela sua atuação no tripé pesquisa, ensino e extensão. Contudo, o desafio de realizar pesquisas de impacto e fazer os resultados chegarem na comunidade local ainda é grande, e de difícil mensuração. Buscando desenvolver um método de avaliar a contribuição das Universidades para a Agenda 2030, este trabalho analisou a relação entre os ODS presentes nas pesquisas e nas ações de extensão da Universidade Federal de Uberlândia. Verificou-se um alinhamento entre os principais ODS mais e menos desenvolvidos pela Universidade, demonstrando que a pesquisa é base para a disseminação de conhecimento e de impacto na comunidade por meio da extensão. A metodologia aqui desenvolvida é replicável para qualquer instituição de ensino superior que atue com pesquisa e extensão, e pode auxiliar na demonstração e no monitoramento contínuo do impacto das Universidades na sociedade.
Rafael de Macêdo Alves
Luiz Fernando Câmara Viana
Tatiane Alves de Melo
A customização de softwares de gestão pode não ser uma alternativa financeiramente viável para micro ou pequenas empresas. Nesse contexto, este manuscrito descreve a melhoria de um processo de emissão de ordens de produção em uma indústria alimentícia do Distrito Federal com uso de scripts para planilha eletrônica. Trata-se de uma empresa quadragenária que utiliza um Enterprise Resource Planning (ERP) compacto e pré-configurado. A solução foi proposta durante a realização do estágio obrigatório de um estudante de um curso de Tecnólogo em Logística de uma Instituição Federal de Ensino. Os scripts desenvolvidos possibilitam o tratamento de pedidos com dois cliques do usuário. Como resultado, o processo de emissão de ordens de produção está mais eficiente e o que poderia levar algumas horas, é realizado em poucos segundos. A melhoria implementada pode servir de referência para a proprietária do ERP, bem como para outras micro ou pequenas indústrias que emitam ordens de produção manuais ou automatizadas que não atendam às necessidades dos usuários finais.
Diego Pereira Costa
Daniela Meirelles Andrade
O ensino de práticas empreendedoras em salas de aula é associado à aplicação de diversas metodologias que contribuem para diferentes experiências entre os envolvidos. Assim, este artigo propõe apresentar a construção do Tabuleiro do Empreendedor (TdoE) que é um produto tecnológico baseado no empreendedorismo e no uso do lúdico, que no caso é a criação de um jogo que permite transformar a sala de aula em um espaço criativo de construção e investigação, a partir das vivências e experiências dos estudantes acerca do contexto problematizado. Idealizado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender as inquietações de um dos autores, o TdoE inicia com a apresentação de conceitos de empreendedorismo, onde o instrutor provoca os participantes a comentarem sobre o contexto no qual estão inseridos e, que é significativo para eles, envolvendo tanto o contexto pessoal quanto o profissional. A aplicação envolve as instruções preliminares, o desenvolvimento do jogo dentro de um contexto pré-estabelecido entre os jogadores e, por fim, a socialização da descoberta para os demais participantes. Logo, o TdoE tem demonstrado ser uma metodologia para o ensino do empreendedorismo, tanto pela possibilidade de gerar propostas inovadoras com potencial valor quanto por possibilitar mudanças na realidade local. Dessa forma, é importante destacar que o jogo foi criado para a EJA, contudo, vem sendo testado e aplicado em diferentes contextos, tanto no ensino tecnológico quanto na graduação e pós-graduação, o que tem possibilitado aperfeiçoá-lo, a fim de transformá-lo em um aplicativo.
Cristina Doritta Brandão Majorana
Renata Benigna Gonçalves
Fernando Luis Abegao Neto
Ricardo Zagallo Camargo
O software desenvolvido (chatbot) teve como objetivo minimizar a alta demanda da secretaria de pós-graduação Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino e Pesquisa da cidade de São Paulo. O desenvolvimento do produto seguiu uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas e levantamento documental. Para a análise de processos, foram desenvolvidos um diagrama de Ishikawa e um diagrama lógico, seguidos da proposta de solução do problema com a implementação de um chatbot, que permite melhorar a eficiência das respostas na secretaria e reduzir o tempo de espera das solicitações de estudantes, gerando índices elevados de satisfação. Além dos benefícios imediatos para a secretaria de Stricto Sensu, a proposta permitiu a articulação entre estudantes do mestrado profissional, que idealizaram o chatbot; e o curso de graduação em sistemas de informação da instituição, que colaborou com o desenvolvimento do protótipo, ensejando a interdisciplinaridade e troca de conhecimentos entre os diferentes níveis educacionais. Como contribuição tecnológica potencial, o protótipo do chatbot de ser adaptado para implementação em secretarias de outras instituições, ou ainda em outros departamentos que sofram com o excesso de demandas simples, que podem ser solucionado com uso de inteligência artificial.
Caroliny Oliveira Cordeiro
Carolina del Carmen Leal Ordonez
Adriane A. Farias Santos Lopes de Queiroz
A pesquisa analisa a viabilidade de implementação de uma empresa especializada em construção com terra em Campo Grande – MS. O setor da construção civil exerce expressivos impactos ambientais, sendo responsável por altas emissões de gases poluentes e extrativismo predatório de matérias-primas e, em resposta, há uma crescente demanda de mercado por métodos e materiais que minimizem esses danos. A terra, como matriz construtiva apresenta se como uma solução mais sustentável para a indústria da construção, a qual estudos indicam vantagens como a diminuição de CO2 e energia incorporada na cadeia produtiva. No entanto, a implementação de um empreendimento de construção com terra ainda estaria dependente da superação de outros fatores limitantes de cunho técnico, empresarial e mercadológico, e iniciativas como o Living Lab. MS do Sebrae podem atuar como facilitadores, oferecendo apoio para a viabilização de negócios inovadores. Palavras-chave: Sustentabilidade; Construção com Terra; Viabilidade Empresarial.
Ricardo Thielmann
Thais Xavier de Paiva Ferreira
Na estrutura do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Divisão de Processos de Aquisição (DIPRA), possui atribuição de analisar instrução de processos de compras, a fim de verificar se o artefato final de planejamento, o Termo de Referência (TR) ou Projeto Básico (PB), está em conformidade com os requisitos formais de licitação e contratação previstos na legislação. Percebeu-se, por meio de um levantamento dos processos de compras gerados no Instituto entre 2018 e 2021, que, em todos os anos, mais de 50% das instruções processuais demandaram ajuste no TR ou PB. Observou-se a existência de problema na transferência e no compartilhamento de conhecimento de aspectos administrativos para o artefato final de planejamento, resultando em retorno dos processos para ajuste do artefato final pela equipe de planejamento e, consequentemente, retrabalho. Por meio de um questionário aplicado em servidores e gestores que atuaram como integrantes administrativos entre 2018 e 2021, realizou-se levantamento da percepção quanto à adoção das iniciativas de gestão do conhecimento (GC) para o desenvolvimento do planejamento de uma compra pública no INPI, assim como possíveis facilitadores e barreiras à implementação de ações de GC. Com base no resultado obtido, as propostas de intervenção consistem no estabelecimento de uma estrutura de governança em compras públicas para ser um núcleo permanente de projetos de GC no tema, em formas de lidar com obstáculos e facilitadores identificados e na adoção das ferramentas revisão pós-ação, lições aprendidas, melhores práticas, memória organizacional e educação corporativa.
Jose Jorge Lima Dias Junior
Marcus Williams Aquino de Carvalho
Raquel Vigolvino Lopes
Williams Pessoa dos Santos
José François Alves Ferreira Júnior
Este Produto Técnico/Tecnológico (PTT) refere-se a um software denominado Ecograd, desenvolvido para melhorar a qualidade dos cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O Ecograd é uma plataforma tecnológica que oferece aos gestores das IFES acesso a informações, métricas e indicadores fundamentais para subsidiar decisões na gestão da graduação. Este PTT resulta de um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação iniciado em 2020 e em constante evolução. O desenvolvimento do Ecograd envolve desafios como: (1) lidar com diversos tipos e volumes de dados; (2) criar metodologias e modelos para definição de indicadores e métricas na gestão acadêmica; (3) desenvolver aplicações analíticas interativas para visualização de informações; e (4) realizar investigações empíricas, quantitativas e qualitativas, visando a evolução da maturidade analítica da gestão das graduações nas IFES. A plataforma é composta por vários módulos que utilizam dados brutos disponíveis em bases de dados governamentais e os transformam em informações úteis para os gestores, ampliando seu conhecimento sobre a sua IFES. A partir dos resultados e evidências obtidas na avaliação e validação do PTT, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo, e considerando os feedbacks para melhorias e as percepções dos participantes, foi possível obter uma boa medida de confiança de que a plataforma está em um bom estado de maturidade, demonstrando aplicabilidade para uso em todas as IFES. Atualmente, a plataforma é utilizada por 65 IFES, contribuindo de forma significativa para a melhoria da gestão acadêmica nas instituições.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.