ISSN Principal: 2177-2576 versão online
Data: 1º a 3 de outubro de 2025
Local: Universidade Tiradentes - UNIT, Aracaju-SE
O XLIX Encontro da ANPAD – EnANPAD 2025 – será realizado no formato presencial em Aracaju, na Universidade Tiradentes, com 3 dias de atividades e apresentações de trabalhos.
Tema Central: Sustentabilidade em gestão: Reconhecendo identidades, experiências locais e desafios globais
As organizações apresentam peculiaridades que emergem de contextos locais tais como culturais, socioeconômicos, políticos, ambientais e territoriais, desafiando a gestão a repensar a efetividade de abordagens universais para problemas que emergem das interações específicas.
No contexto do Nordeste brasileiro, local de realização do EnANPAD 2025, é interessante pensar como deslocamentos de dinâmicas econômicas e de poder, muitas vezes transformam as práticas e a realidade local, trazendo novos desafios para organizações e populações. A partir do local tem-se o campo concreto de construção das práticas, havendo, portanto, a necessidade de reconhecimento e de valorização das identidades, experiências e conhecimentos locais, para se pensar, por exemplo, respostas para as múltiplas crises concomitantes e os desafios complexos que estão diante das organizações.
Entretanto, práticas locais frequentemente enfrentam barreiras institucionais e epistemológicas que favorecem modelos de gestão pouco adaptáveis às demandas emergentes. É no território que, inicialmente, se desenvolvem e consolidam estratégias para responder incertezas, assimetrias de poder, distintas formas de governança, e mesmo, as estratégias para reduzir as desigualdades sociais e a crise ambiental, a fim de alcançar metas e objetivos globais. Isso, ainda que os territórios muitas vezes sejam espaços silenciados na construção de soluções sustentáveis, dada a complexidade de se incorporar uma lente micro em reflexões teóricas que em geral olham para níveis mais abstratos.
O evento visa promover o debate sobre essas questões, para repensarmos a gestão de forma inclusiva e conectada às especificidades territoriais e responder aos desafios de conciliar tensões e demandas globais às dinâmicas sociais, políticas e culturais locais que muitas vezes moldam estratégicas e práticas.
Clique aqui para acessar a Chamada de Trabalhos - V. 10/03/2025