Paulo Sérgio Cesar de Madureira
Edson Crescitelli
Este produto técnico-tecnológico visa apoiar o pequeno varejista alimentar na sua jornada de transformação digital, por meio de um roteiro prático estruturado em 12 etapas, com abordagem lúdica e visual baseada em um tabuleiro e “cartas de missão”. O produto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa com 12 pequenos varejistas de São Paulo, utilizando entrevistas em profundidade e análise temática com apoio do software MAXQDA. Os dados revelaram os principais desafios enfrentados pelos varejistas no processo de digitalização, como falta de conhecimento técnico, limitações logísticas e dificuldade na escolha de plataformas digitais. Com base nesses achados, foi desenvolvido um modelo adaptável que orienta o pequeno empresário desde a descoberta da necessidade de digitalização até o planejamento futuro. O roteiro tem aplicação direta no dia a dia dos varejistas e pode ser replicado em diferentes contextos.
Lúcio Mário Mendonça de Góis
CLAUDIO MARCIO CAMPOS DE MENDONCA
Objetivo: propor um modelo de governança para as contratações estratégicas do Ministério Público Federal que contribua para o alcance dos objetivos do processo licitatório trazidos pela Lei nº 14.133/2021. Metodologia: a pesquisa teve uma natureza aplicada e foi processada por meio de uma abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, apresenta-se como exploratória e descritiva e foi conduzida através de um estudo de caso único e holístico – a governança das contratações do MPF –, que partiu de uma revisão da literatura acerca da administração pública gerencial, compras estratégicas, governança e compras públicas centralizadas, passou pela análise de documentos e registros de arquivos da instituição, para propor um modelo de normativo para a governança das contratações estratégicas do MPF, que foi submetido à avaliação de especialistas no assunto por meio do método Delphi. Resultado: minuta de uma Portaria para implementação do Comitê de Contratações Estratégicas do MPF. A solução alcança os objetivos trazidos no Art. 11 da Lei nº 14.133/2021 ao prever critérios para a definição das categorias estratégicas de contratações que assegurem a seleção da proposta apta a gerar o resultado mais vantajoso para a Administração Pública, levando em consideração a análise do ciclo de vida do objeto, o incentivo à inovação e ao desenvolvimento nacional sustentável. A proposta inova ao estabelecer como produto principal do Comitê o Plano Estratégico de Contratações, de caráter plurianual, alinhado ao Plano Estratégico Institucional, que servirá de insumo para a construção do Plano de Contratações Anual e do Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Cintia Paese Giacomello
Ana Cristina Fachinelli
Rafael de Lucena Perini
Bianca Libardi
SUANE DE ATAYDE MOSCHEN
Ana Paula Fermiano
Este relato apresenta o desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico (PTT) destinado ao mapeamento de indicadores de resiliência urbana em municípios vulneráveis a desastres climáticos. A ferramenta foi elaborada em resposta às necessidades identificadas após as enchentes que afetaram centenas de cidades da Serra Gaúcha em maio de 2024. O sistema integra 117 indicadores categóricos e quantitativos, distribuídos em sete dimensões (sociais, econômicas, ambientais e de governança), estruturados com base em referenciais internacionais como ISO 37123, UNDRR/MCR, OCDE e Resilience Dashboards da Comissão Europeia. Aplicado em três municípios de diferentes portes, o produto demonstrou viabilidade técnica e operacional, mesmo em contextos com baixa capacidade institucional. A metodologia incluiu diagnóstico situacional, preenchimento colaborativo, validação técnica e análise crítica por escala de criticidade. Os resultados permitiram identificar vulnerabilidades estruturais, lacunas informacionais e oportunidades de planejamento estratégico com base em dados. A ferramenta mostrou-se replicável, adaptável e de alto potencial para apoiar políticas públicas e fortalecer a governança territorial em regiões suscetíveis a eventos extremos.
Maiara de Moraes
Nelson Roberto Furquim
O projeto desenvolveu uma solução para otimizar a gestão de horas extras em uma universidade privada brasileira de serviços educacionais e de saúde. A análise da situação evidenciou fragilidades na integração e no compartilhamento de dados entre as áreas de Administração de Pessoal e as unidades da universidade, dificultando a identificação das causas e o controle dos custos relacionados às horas excedentes. A partir do diagnóstico, foi proposta a criação de dashboards interativos utilizando a ferramenta Power BI, com base na metodologia People Analytics, consolidando informações e viabilizando a análise visual detalhada pelas lideranças. A intervenção buscou promover maior transparência, agilidade no monitoramento e embasamento estratégico para a tomada de decisões gerenciais, resultando na redução do número de etapas do processo de elaboração de relatórios e no fortalecimento da cultura orientada por dados. A solução implantada trouxe impactos positivos na gestão do capital humano e nos resultados financeiros da universidade, configurando-se como uma inovação incremental, tecnológica e organizacional. A proposta apresenta elevada aplicabilidade e potencial de replicabilidade em outras organizações que disponham de bases de dados estruturadas e cultura de gestão orientada por evidências. Com elevada complexidade na implantação, a solução mostrou aderência aos ODS 8 e 9 ao promover melhoria das condições de trabalho, modernização da gestão e uso estratégico de tecnologia na administração de recursos humanos. O projeto apresenta aderência às áreas da Administração, especialmente em Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Sistemas de Informação Gerencial e Planejamento Estratégico, integrando análise de dados à tomada de decisão organizacional.
Patrícia Lopes Santiago Silva
ALAN CARLOS COELHO FARIAS
Andrea furtado perlmutter lago
Patrick Zawadzki
Sayonara de Fatima Teston
Os arquivos judiciais concentram grande volume de processos físicos e documentos administrativos oriundos de unidades judiciais e administrativas dos fóruns. A gestão desses acervos enfrenta desafios relacionados à organização e à constante necessidade de adaptação às normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse contexto, foi elaborado um Manual de Gestão e Procedimentos para Arquivos Judiciais, concebido como Produto Técnico-tecnológico (PTT), para as divisões de arquivo dos fóruns das capitais brasileiras, com vistas à padronização, qualificação e modernização da gestão documental no âmbito do Poder Judiciário. Alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O manual contribui para a preservação documental, a eficiência administrativa, a melhoria do atendimento ao público e o bem-estar dos servidores, reforçando o papel estratégico dos arquivos judiciais na garantia de direitos, na transparência institucional e na confiança da sociedade no Poder Judiciário. Sob a perspectiva da teoria de demandas e recursos para o trabalho, o PTT apresenta-se como uma ferramenta essencial para mitigar os impactos das exigências excessivas sobre os profissionais. Este produto técnico não apenas inova em práticas arquivísticas, mas também reforça o papel dos arquivos judiciais como instrumentos estratégicos para fortalecer a transparência, a segurança jurídica e a confiança da sociedade no Poder Judiciário.
GRAZIELE ALMEIDA DOS SANTOS
DIANA VAZ DE LIMA
Este Produto Técnico-Tecnológico (PTT) propõe uma metodologia inovadora para mensuração da capacidade de gestão da Dívida Ativa como instrumento complementar de avaliação da resiliência fiscal nas unidades federativas. Diante da crescente importância da gestão da Dívida Ativa para a sustentabilidade financeira dos governos estaduais, o PTT desenvolvido busca preencher lacunas na metodologia atual da Capacidade de Pagamento (Capag), ao incorporar variáveis relacionadas à arrecadação e recuperação de créditos tributários inscritos em Dívida Ativa. A metodologia proposta é composta por quatro indicadores: Situação da Dívida Ativa (SDA), Cobrança da Dívida Ativa (CBDA), Controle da Dívida Ativa (Coda) e Recuperabilidade da Dívida Ativa (Reda), os quais se associam, respectivamente, às capacidades de antecipação, absorção e resposta do constructo de resiliência fiscal. Cada indicador é construído com base em dados extraídos dos balanços públicos e tem como objetivo diagnosticar os esforços de recuperação desses créditos. O PTT apresenta complexidade técnica e aderência institucional, além de elevado potencial inovador ao propor a inserção de uma dimensão ainda não considerada nos mecanismos formais de avaliação da Capag. Além disso, a aplicabilidade da metodologia poderá fomentar melhorias na gestão pública ao induzir comportamentos de monitoramento e avaliação da cobrança de valores a receber como um todo, contribuindo, assim, para o fortalecimento da resiliência fiscal e da sustentabilidade financeira de longo prazo dos entes federativos.
Diocélio Dornela Goulart
Rodrigo Baroni de Carvalho
Mariana Almeida Henriques
Bárbara Kawany Gonçalves Nunes Carvalho
Este PTT - Produto Técnico e Tecnológico apresenta o desenvolvimento e implementação de um modelo preditivo baseado em machine learning para otimização da gestão de estoques em uma empresa de médio porte do segmento de distribuição de materiais de construção baseada na Região Sudeste. Utilizando as plataformas Amazon Forecast e Amazon SageMaker Canvas, o estudo demonstrou como técnicas avançadas de previsão de demanda puderam ser aplicadas para reduzir rupturas de estoque e melhorar a eficiência operacional. A pesquisa comparou diferentes algoritmos preditivos, avaliando seu desempenho através de métricas como RMSE, MAPE, MASE e WAPE. Os resultados indicaram que o modelo implementado alcançou uma precisão de aproximadamente 99,31% nas previsões, proporcionando benefícios significativos como redução de rupturas de estoque, otimização dos níveis de inventário e melhoria no planejamento de compras. Este estudo contribuiu para a literatura sobre aplicações práticas de Inteligência Artificial na gestão da cadeia de suprimentos, oferecendo recomendações técnicas e gerenciais para empresas que pretendem predizer suas necessidades em gestão de estoques.
RENAN RUBIM DE CASTRO SOUZA
Cristiane Drebes Pedron
O avanço da Indústria 4.0 e da Transformação Digital tem impulsionado a adoção de tecnologias robóticas nas empresas de manufatura. Apesar da crescente implementação, muitas organizações ainda enfrentam dificuldades em identificar claramente os benefícios obtidos com esses investimentos. Este Produto Técnico/Tecnológico (PTT) apresenta um framework baseado na Rede de Dependência de Benefícios (RDB), com o objetivo de apoiar gestores na identificação e estruturação dos benefícios esperados de projetos de automatização por robôs. O desenvolvimento do framework foi embasado em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e em um estudo de caso múltiplo com quatro empresas de setores distintos da indústria de manufatura. O produto foi construído com base em evidências empíricas e em uma base teórica consolidada, buscando ampliar o entendimento prático sobre a realização de benefícios. Os resultados mostram que o framework pode orientar de forma clara e replicável o alinhamento entre os objetivos estratégicos e os resultados esperados da automação robótica. Este PTT visa contribuir com a prática da Gestão de Benefícios, promovendo maior clareza, rastreabilidade e sustentabilidade na implementação de projetos robóticos.
Ionara Oliveira Cardoso Oliveira Cruz
DIANA VAZ DE LIMA
Este relato objetiva apresentar uma solução técnico-tecnológica para melhorar a legibilidade e a compreensibilidade no relato integrado como instrumento de gestão orçamentária. A solução citada surgiu de uma extensa literatura e de resultados obtidos a partir de uma análise comparativa da legibilidade e compreensibilidade de um fragmento do Relatório de Gestão/Relato Integrado do Ministério Público Federal do ano de 2025 e sua nova versão desenvolvida pela equipe de pesquisa para o mesmo fragmento. Tendo como pressuposto que a decisão sobre onde aplicar os recursos públicos também deve embasar-se em critérios outros que não apenas o financeiro, foi inserida a temática Environmental, Social, and Governance (ESG) como elemento não financeiro. O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) desenvolvido com esta pesquisa é um framework denominado RIS (Relato Integrado Simplificado), que apresenta potencial inovador ao relacionar a Teoria da Comunicação e o Movimento Linguagem Simples na elaboração de relatórios públicos. Como resultados preliminares, a aplicação prática do PTT aumentou substancialmente o índice Flesch Reading Ease (FRE) e Análise de Legibilidade Textual (ALT) comparando os fragmentos objetos da análise, revelando que a adoção de uma linguagem simples e acessível na elaboração de relatórios públicos pode melhorar sua legibilidade e compreensibilidade. Busca também contribuir para a tomada de decisões mais assertivas quanto à aplicação dos recursos públicos, ações de sustentabilidade e demais ações estratégicas.
VALMIR VITOR VIANA FARIAS
Patrícia Leite da Silva
ALESSANDRA CASSOL
Ao reconhecer os desafios impostos por uma comunicação fragmentada, pela baixa adesão ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e pela ausência de estratégias adaptadas aos diferentes perfis de público, o Plano de Comunicação Integrado (PCI) propõe uma abordagem sistêmica, fundamentada em princípios do Marketing Holístico, do Planejamento Estratégico e da Comunicação Institucional. O objetivo central foi superar essas lacunas, ampliando a visibilidade do PDI e engajando servidores, discentes e comunidade externa. Para isso, empregou-se uma metodologia qualitativa, composta por: diagnóstico conceitual e prático; aplicação da ferramenta 5W2H para detalhar ações, canais, responsabilidades, cronograma e orçamento; e oficina formativa. Os resultados incluem um modelo replicável de canais integrados (mídias digitais, impressas, rádio/TV e eventos presenciais), segmentação de públicos, padronização visual, capacitação de multiplicadores e definição de métricas de desempenho (alcance, engajamento e feedback), apoiadas por monitoramento contínuo. A avaliação preliminar sinaliza maior clareza na comunicação do PDI, fortalecimento da identidade institucional e condições para mensuração de impactos. Como próximos passos, propõe-se a implementação piloto do PCI, coleta sistemática de dados de desempenho, ajustes cíclicos e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para monitoramento em tempo real, consolidando o PCI como prática replicável em outras instituições de ensino.
Gabriele Lovatte Maia
Paulo Lourenço Domingues Junior
O teletrabalho, adotado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em resposta à pandemia de COVID-19 e regulamentado posteriormente em 2023 através do programa de gestão e desempenho (PGD), trouxe tanto benefícios quanto desafios para a qualidade de vida dos teletrabalhadores e para a administração pública. Apesar de ganhos como redução nos deslocamentos e do aumento na flexibilidade de trabalho, questões como o isolamento social e a falta de suporte tecnológico ainda persistem. Sendo assim, este relatório técnico conclusivo apresenta um plano de ação com o objetivo de aprimorar o programa de teletrabalho, utilizando a ferramenta 5W2H para abordar problemas críticos, como capacitação, saúde e bem-estar, fortalecimento da cultura organizacional e questões relacionadas à tecnologia da informação. As ações propostas incluem treinamentos específicos para desenvolver competências essenciais, programas de saúde para mitigar riscos ergonômicos e psicológicos, iniciativas para promover a integração entre teletrabalhadores e servidores presenciais e o fortalecimento da cultura institucional. Além disso, a padronização dos processos é crucial para aumentar a eficiência e a transparência nas atividades e otimização do sistema de registro de entregas, busca simplificar a mensuração da produtividade, reduzindo a burocracia. Ao demonstrar como essas ações podem melhorar a gestão do teletrabalho com aplicabilidade na UFRRJ, este produto tecnológico evidencia a importância de investimentos em tecnologias e práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e produtivo, refletindo positivamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade e na satisfação dos servidores.
Henrique Ferreira Machado Michel
Este artigo propõe uma abordagem inovadora para a implementação estratégica em ciclos concêntricos, combinando o Balanced Scorecard (BSC) e os Objectives and Key Results (OKRs) de forma sinérgica. Partindo de uma revisão das abordagens clássicas e emergentes de estratégia, o estudo apresenta um modelo, desenvolvido a partir de uma pesquisa ação, capaz de equilibrar estabilidade e flexibilidade, abordando os paradoxos inerentes à gestão estratégica contemporânea. O modelo foi testado em ambiente real, revelando ganhos em engajamento, foco e ambidestria estratégica. O artigo contribui para a literatura ao oferecer uma metodologia replicável para organizações que buscam resiliência e adaptação sem renunciar a objetivos de longo prazo.
Washington Narciso Gonçalves Gaia
Milka Alves Correia Barbosa
O presente documento tem como escopo analisar e propor ações direcionadas à administração pública, especificamente à Universidade Federal Alagoas - UFAL, com vistas a traçar objetivos e apresentar diagnóstico situacional que discute questões concernentes ao contexto interno e externo da organização, bem como apresentar uma proposta de intervenção. As informações que fundamentam esta pesquisa foram coletadas em documentos internos, sistemas de informação e entrevistas com participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI/UFAL). Este produto técnico tecnológico tem aderência à área de Administração e afins.
José Barbosa de Lima Filho
Alessandra Carvalho de Vasconcelos
Ieda Margarete Oro
DENISE MARIA MOREIRA CHAGAS CORREA
Este material didático propõe um framework para o profissional da contabilidade com os procedimentos contábeis necessários em um processo de combinação de negócio. O material foi realizado por meio de análise documental, recorrendo à literatura nacional e internacional e às normas sobre o assunto. A pesquisa de campo foi realizada a partir da aplicação de questionário junto à profissionais especialistas de mercado e acadêmicos. As fases consistiram: 1) revisão sistemática das publicações sobre procedimentos contábeis em combinação de negócios; 2) normas societárias/contábeis e tributárias que fundamentam os procedimentos de combinação de negócios; 3) proposição de um framework com os procedimentos contábeis em um processo de combinação de negócio; e 4) validação do framework com profissionais de mercado e acadêmicos de contabilidade, especialistas em combinação de negócios. Os resultados evidenciam a complexidade e a relevância do tema de combinações de negócios para as organizações e profissionais envolvidos. Não foram identificados materiais acadêmicos ou de mercado que sistematizem todas as atividades de combinações de negócios relevantes para os profissionais de contabilidade. O framework, elaborado a partir da revisão sistemática da literatura e das normas ligadas ao tema e validado por especialistas de mercado e acadêmicos de contabilidade, traz os passos a serem seguidos pelo profissional da área dentro de uma operação de combinação de negócios. No processo de combinação de negócios, o uso desse framework por parte dos profissionais envolvidos poderá proporcionar um maior sucesso nos resultados esperados por parte da alta gestão e dos seus investidores.
Natali Morgana Cassola
Kelmara Mendes Vieira
Kalinca Léia Becker
Reisoli Bender Filho
A Sumo Educacional é uma organização social que tem por objetivo central promover a educação financeira de forma acessível e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso atua em três frentes, que abrangem uma parcela diversificada de públicos e potencializa os seus resultados. A frente “Formação de Professores da Rede Escolar”, surgiu da necessidade de melhor preparar professores para atenderem ao novo desafio imposto pela reforma da BNCC, que inseriu a educação financeira como um tema interdisciplinar nas escolas. A Sumo Educacional promove cursos de formação para professores com aulas presenciais e online. A frente “Alfabetização Financeira para Alunos da Rede Pública” atua diretamente levando a educação financeira para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio das escolas públicas da região. A terceira frente de trabalho é a "Educação Financeira para Vulneráveis” que atua diretamente com crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Visando dar suporte a essas atividades desenvolve jogos, vídeos, materiais didáticos e, atualmente, está construindo uma plataforma de ensino. Como resultados, já formou mais de 100 professores e mais de 2000 alunos. Foram mais de 50 inserções diretas em escolas de ensino fundamental e médio tratando de educação financeira e finanças pessoais.
Daniel Victor de Sousa Ferreira
CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Luciano Rossoni
Este relato técnico descreve uma iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar de Minas Gerais em parceria com a comunidade local para enfrentar a degradação ambiental nas proximidades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Motivada por demandas identificadas durante patrulhamentos de rotina, a ação buscou integrar moradores, empresários, estudantes e órgãos públicos na construção de soluções conjuntas, seguindo os princípios do policiamento comunitário. A análise das causas dos problemas foi realizada utilizando o Diagrama de Ishikawa, que mapeou fatores como perturbação do sossego, provocada pelo entretenimento noturno; a vulnerabilidade social associada à presença de pessoas em situação de rua; o acúmulo de lixo; e a falta de infraestrutura dos empreendimentos noturnos. A partir do diagnóstico, foram implementadas ações como reuniões comunitárias, campanhas educativas, parcerias interorganizacionais e a criação de uma força-tarefa para o monitoramento das intervenções. Os resultados incluem a redução significativa das ocorrências de perturbação do sossego, o aumento da sensação de segurança, a adesão de moradores e empresários às ações preventivas e o início de projetos de ensino, pesquisa e extensão na UFU voltados à segurança pública. Apesar de desafios como a dificuldade de mensuração da sensação de segurança — um aspecto subjetivo que, embora essencial, nem sempre se traduz em indicadores objetivos exigidos por lógicas gerencialistas da gestão pública — e das limitações no engajamento de todos os setores sociais, a experiência mostrou o potencial da colaboração interinstitucional para a melhoria da qualidade de vida local. O projeto apresenta possibilidades de replicação em outros contextos urbanos.
Diego Bonaldo Coelho
Este Produto Técnico-Tecnológico (PTT) apresenta o desenvolvimento e a aplicação do Canvas ALI, instrumento criado para sistematizar, de forma visual, prática e analítica, as experiências dos extensionistas no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), coordenado pelo Sebrae. Sua concepção responde a uma lacuna identificada nos artefatos bibliográficos tradicionalmente utilizados no Programa — como artigos e estudos de caso — que, embora relevantes, não captam com profundidade a atuação do extensionista, seus aprendizados e as competências mobilizadas ao longo das jornadas metodológicas. O Canvas ALI foi desenvolvido por meio de um processo colaborativo envolvendo gestores, orientadores, extensionistas e consultor acadêmico, com inspiração nos princípios das metodologias ágeis e na lógica do Business Model Canvas. Organizado em uma matriz autoexplicativa e navegável, o instrumento estrutura informações da prática extensionista, como o perfil do público atendido, os problemas enfrentados, as soluções propostas, os impactos gerados e seus insights. Seu diferencial está na valorização da experiência em campo, ao promover reflexão crítica que qualifica a trajetória individual do extensionista e alimenta a melhoria contínua do próprio Programa. Aplicado em distintas jornadas do ALI, o Canvas demonstrou sua utilidade como artefato bibliográfico e ferramenta de apoio à gestão da política pública. Para além do registro da experiência, tornou-se fonte estruturada de informações comparáveis, contribuindo para revisões metodológicas e para decisões estratégicas no Programa. Sua adoção simultânea nos planos individual (formação crítica do extensionista) e institucional (aperfeiçoamento metodológico) revela a relevância de produtos técnico-tecnológicos simples, mas consistentes, no fortalecimento da extensão tecnológica no Brasil.
Mauricio Marques Medina
Gabriela Heinz
Luis Carlos Zucatto
Este material apresenta o “Jogo do Castelo”, uma metodologia ativa baseada em jogo sério, aplicada pela Coordenadoria de Empreendedorismo (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o objetivo de sensibilizar estudantes para a importância das habilidades empreendedoras. A proposta busca suprir uma lacuna nas ações de educação empreendedora da instituição, anteriormente focadas na criação de novos negócios, com pouca ênfase no desenvolvimento de habilidades. A atividade simula um ambiente de incerteza e tomada de decisão, no qual estudantes constroem uma maquete com recursos limitados e enfrentam desafios. O jogo possibilita a vivência prática de habilidades como liderança, adaptação à mudanças, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Participaram, entre junho de 2024 e Abril de 2025, 326 estudantes de oito cursos: Medicina Veterinária (41), Relações Internacionais (43), Administração (94, em três turmas), Farmácia (47), Ciências Econômicas (21), Engenharia Civil (18), Educação Física (29), Nutrição (17) e Tecnologia em Alimentos (16). A dinâmica é concluída com uma roda de conversa, promovendo reflexão e consolidação do aprendizado. De fácil aplicação, com materiais acessíveis e baixo custo, a proposta é replicável em diferentes contextos educacionais. Este estudo discute a aderência do jogo a diversas áreas do conhecimento, seu impacto positivo na formação estudantil e seu potencial como inovação pedagógica. Os resultados indicam que o “Jogo do Castelo” contribui significativamente para a sensibilização sobre habilidades empreendedoras e pode ser uma ferramenta estratégica no ensino superior. Propõe-se, o aprofundamento de estudos sobre sua aplicação em novos contextos e formatos, incluindo plataformas digitais.
Mariana Mayumi Pereira de Souza
ADRIANA VENTOLA MARRA
Rebecca Impelizieri Moura da Silveira
Sibele Augusta Ferreira Leite
Luana Souza Hott
A destinação inadequada dos resíduos sólidos urbanos ainda é realidade em parte significativa dos municípios brasileiros, notadamente, naqueles de pequeno porte, como é o caso de Florestal/MG. Neste contexto, associações e cooperativas de catadores exercem um papel central na redução dos danos ambientais e na inclusão socioprodutiva de populações periféricas. Portanto, o presente produto técnico-tecnológico (PTT) tem como objetivo apresentar um Plano de Ação para melhoria da rede de gestão municipal de resíduos sólidos, de forma a contribuir para a estabilização de um novo arranjo onde a associação local de catadores (Astriflores) obtenha melhores condições de trabalho e maiores rendimentos, garantindo a sustentabilidade de longo prazo da própria rede. O presente trabalho faz parte de um projeto mais amplo de extensão em interface com pesquisa, sendo fruto das duas primeiras fases de uma pesquisa-ação, fase exploratória e pesquisa aprofundada. Para a construção do Plano de Ação, fundamentou-se na abordagem teórica da Teoria Ator-Rede, na abordagem metodológica da pesquisa-ação e na abordagem tecnológica em tecnologias de gestão colaborativa. Com isso, foi possível construir um plano de ação de maneira dialógica e colaborativa, com alto nível de complexidade e, ao mesmo tempo, de aplicabilidade. Além disso, as abordagens empregadas na construção deste PTT podem ser replicadas em outras realidades, principalmente, em pequenos municípios.
Camila Naves Arantes
Priscila Rezende da Costa
Luís Fábio Cavalcanti da Silva
Diversas ações foram implementadas no enfrentamento da pandemia da COVID-19, com ênfase naquelas que resultaram em patentes, consideradas indicadores de inovação. A análise do contexto de desenvolvimento dessas patentes e a organização dos respectivos arranjos cooperativos permitem identificar elementos relevantes da resposta à pandemia e fornecer subsídios para a gestão de futuras crises. Para isso, são necessárias ferramentas visuais capazes de interpretar informações técnicas e contextuais das patentes. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma aplicação para apoiar a prospecção de soluções inovadores protegidas por patentes no contexto pós-COVID-19. A metodologia emprega o protocolo Design Science Research (DSR), com foco na construção de artefatos voltados à resolução de problemas. Os dados utilizados referem-se a patentes depositadas entre 2020 e 2022, submetidas a procedimentos de tratamento e normalização para garantir consistência analítica. A aplicação foi estruturada com back-end e front-end integrados a bancos de dados e dashboards elaborados no Power BI, permitindo consultas sobre tendências tecnológicas, redes de colaboração e distribuição geográfica dos impactos. Após o desenvolvimento e validação da aplicação, foram realizados o registro do software (processo nº confidencial) e da marca (processo nº confidencial) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os resultados indicam que a ferramenta contribui para apoiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas na definição de estratégias baseadas em dados. O estudo propõe um modelo replicável de análise de informações patentárias, com ênfase na colaboração e na inovação aberta, aplicável a outros contextos emergenciais como suporte à gestão da inovação em cenários de crise.
Letícia Gianna Leite Menezes
Daniela Cíntia de Carvalho Leite Menezes
Fernando Antonio Ribeiro Serra
Maling Ebrahimpour
Isabelle Carlos Campos Rezende Cavalcante
Resumo Este estudo apresenta o desenvolvimento do jogo Build Your Brand, um produto técnico-tecnológico (PTT) concebido como ferramenta de simulação para o ensino de estratégia e empreendedorismo. Desenvolvido em um projeto de High School nos Estados Unidos, o jogo tem como base metodologias ativas e gamificação, estruturando-se em três baralhos temáticos: Ideias de Negócio, Problemas e Desafios. Cada baralho simula etapas decisivas da jornada empreendedora, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de tomada de decisão. O processo de criação envolveu estudantes, professores e pesquisadores, e sua primeira versão foi testada em uma feira escolar com mais de mil participantes, despertando interesse para aplicação em escolas e universidades. A experiência revelou alto engajamento, validação prática e potencial educacional significativo. O jogo está alinhado ao ODS 4 (educação de qualidade) e seguirá para nova etapa de aprimoramento com base no feedback das futuras aplicações. A proposta contribui para a formação empreendedora desde os primeiros ciclos educacionais, conectando cognição e ação em ambientes lúdicos e estratégicos.
Bruna Devens Fraga
Anderson Sasaki Vasques Pacheco
Laís Côrrea Oliveira
Caroline Ghellere Evangelista
Augusto Malinverni Barbieri
O presente trabalho tem como objetivo descrever a proposta de uma ferramenta para monitoramento de resultados e impactos da Operação E-ngajar, programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – campus Balneário Camboriú, que integra as disciplinas de Gestão de Projetos e Marketing Público do curso de Administração Pública. Criada em resposta às demandas sociais intensificadas pela pandemia da COVID-19, a Operação E-ngajar mobilizou mais de 100 alunos em 19 projetos sociais, atendendo 15 organizações e arrecadando mais de R$ 17 mil em doações entre 2020 e 2024. A dificuldade em sistematizar os dados e mensurar os impactos das ações motivou o desenvolvimento de um dashboard interativo, baseado na Teoria da Mudança. A metodologia adotada combina abordagens qualitativa e quantitativa, com uso de entrevistas com docentes e coordenadores, observação participante e análise documental de projetos anteriores. Os dados foram organizados em um banco de projetos e classificados segundo os quatro eixos da Teoria da Mudança: insumos, atividades, produtos e impactos. Como resultado, foi desenvolvido o Dashboard “Vamos Engajar” (DVE 1.0), que oferece visualização clara dos dados, facilitando a avaliação, o planejamento estratégico e o aprendizado institucional. O produto, inédito na UDESC, combina fundamentos teóricos e técnicos, como gestão de projetos, marketing público e tecnologias de visualização de dados. Sua aplicabilidade estende-se a outras instituições de ensino e projetos sociais, sendo uma contribuição prática relevante para a cultura de avaliação, transparência e inovação no setor público.
Joaquim Fernando Pontes III
Augusto Cézar de Aquino Cabral
sandra maria dos santos
Rossana de Assis Pinheiro
LUCIANA REIS SIQUEIRA TORRES
A Igreja Católica Apostólica Romana se enquadra no terceiro setor, um contexto crescentemente complexo, em que se mostra fundamental a profissionalização de suas atividades, mediante práticas de governança aplicadas no âmbito eclesiástico. A Igreja Católica tem seu modelo próprio de governança corporativa contido no Código de Direito Canônico e nos documentos pontifícios redigidos com essa finalidade. Alinhado a esse contexto, este PTT, estruturado a partir de uma pesquisa de campo, evidencia como ocorrem as práticas de governança na Cúria Metropolitana de Fortaleza. Na pesquisa realizada, foi feita uma adaptação qualitativa, do questionário de Nunes e D’Ângelo (2020), originalmente utilizado para mensurar o Índice de Governança Corporativa das Dioceses. Os resultados mostram que as práticas de governança na organização atendem às características desse modelo de instituição, contribuindo para a profissionalização de seus serviços. O PTT é aderente às áreas de Administração e Controladoria, por abordar um tema central no campo da gestão organizacional. Quanto ao impacto, contribuiu para as práticas de governança no tocante às dimensões abordadas. Caracteriza-se como de aplicabilidade realizada, em função da relativa facilidade com que o produto foi empregado, permitindo o alcance dos objetivos e o ajuste para replicação em contextos similares. É uma inovação na medida em se constitui como o desenvolvimento de uma técnica ou processo de implementação de governança eclesiástica, a partir de frameworks preexistentes. Para seu desenvolvimento, o PTT contou com o envolvimento dos autores e de uma gama de agentes eclesiásticos, utilizando, ainda, dados secundários, caracterizando-se, portando como de média complexidade.
Gláucia Fernandes Vasconcelos
Millena Simplício Ribeiro
Sofia Moura Machado
O Connect.AI é uma plataforma virtual que integra empresas, professores e alunos em torno da resolução de desafios reais. Empresas publicam problemas concretos e recebem sugestões de solução de diferentes regiões do país, identificando talentos e criando oportunidades de recrutamento ou consultoria. Professores acessam casos atualizados e contextualizados à realidade brasileira, podendo utilizá-los em sala de aula ou convertê-los em estudos de caso. Alunos desenvolvem pensamento crítico e competências práticas ao propor soluções, ampliando sua visibilidade e oportunidades no mercado de trabalho. A plataforma auxilia abordagens genéricas por uma metodologia interativa e contextualizada, com média complexidade, alta aplicabilidade e forte potencial de transformação educacional e organizacional.
Karla Ghellere Rodriguez
Manoela Silveira dos Santos
Fabricio Baron Mussi
Eduardo Cesar Dechechi
As compras públicas, orientadas pela Lei nº 14.133/2021, devem alinhar-se às diretrizes de desenvolvimento nacional sustentável por meio da inclusão de critérios de sustentabilidade nos procedimentos licitatórios.Este trabalho descreve o desenvolvimento de um Guia de Compras Públicas Sustentáveis, elaborado como parte de um projeto de intervenção no Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O objetivo principal do guia é orientar e capacitar os servidores que atuam nos processos de compras das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na inclusão de critérios de sustentabilidade em todas as etapas da aquisição de bens e serviços. Tem como público-alvo servidores dos setores de compras e licitações e a empresas interessadas em participar de licitações.O documento fornece diretrizes para a aplicação de critérios ambientais, sociais e econômicos, alinhando as práticas institucionais com as normativas vigentes e os Planos de Logística Sustentável (PLS) de cada instituição. O guia aborda e apresenta um checklist para facilitar a integração da sustentabilidade nas contratações públicas. Sua elaboração envolveu uma análise detalhada da Lei nº 14.133/2021, da Instrução Normativa nº 1/2010 do MPOG e do Guia Nacional de ContrataçõesSustentáveis da Advocacia-Geral da União (2024). A adoção das diretrizes propostas visa reduzir o impacto ambiental, promover a responsabilidade social e incentivar práticas econômicas sustentáveis nas IES.
JOAO VICENTE PEDROSA MOREIRA
Este artigo apresenta o Governança Forte, um instrumento criado para apoiar o fortalecimento institucional de conselhos municipais e regionais de turismo, com base em critérios objetivos de maturidade. Classificado como uma tecnologia social, o produto combina simplicidade na aplicação com alta capacidade de gerar impacto local, por meio de metodologias participativas, acessíveis e replicáveis. Sua estrutura é baseada em três dimensões — formalização, gestão e planejamento — e propõe um ciclo contínuo de aplicação e monitoramento (T0, T1 e T2), permitindo que os conselhos evoluam institucionalmente ao longo do tempo. A cada rodada de aplicação, os resultados orientam a indicação de soluções práticas, organizadas em quatro tipos de consultoria, conforme o nível de maturidade identificado. Utilizado inicialmente pelo ........ como ação no Programa ........, o Governança Forte está integrado a um sistema de inteligência de negócios, onde os indicadores são atualizados periodicamente. Mais do que medir, o instrumento oferece caminhos concretos para que os conselhos avancem de forma planejada e consistente, contribuindo para uma governança turística mais estruturada e alinhada ao desenvolvimento territorial sustentável.
Sandro Luis Freire de Castro Silva
Maria Cristina Drumond e Castro
MARCELO FORNAZIN
Cristiane Paim Marques
Rafael Moraes da Silva
Lidiane Silveira Braga Ferreira
A governança de dados na administração pública tem se tornado um elemento estratégico ao integrar aspectos legais, gerenciais e tecnológicos, visando aprimorar a qualidade dos serviços públicos e fortalecer as políticas públicas. Nas Ouvidorias Públicas espalhadas pelo Brasil, essa realidade não é diferente. No entanto, para avançar nos níveis de maturidade em dados abertos, é necessário percorrer um caminho árduo de levantamento e diagnóstico. Por essa razão, uma equipe multidisciplinar liderada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) desenvolveu um Produto Tecnológico que propõe uma metodologia inovadora para representar os fluxos de processos da Ouvidoria-Geral de uma instituição pública, atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD - Lei n° 13.709/2018), aos princípios de transparência e às diretrizes de governança. A iniciativa baseou-se em literatura sobre maturidade em políticas de dados e práticas de governança em instituições públicas, revelando o uso crescente de ferramentas de tecnologia da informação para promover a transparência administrativa. O diagnóstico identificou modelos de processos com diferentes níveis de maturidade, além de avanços significativos, como a padronização de metadados e a implementação de canais de feedback. Como resultado, foram mapeados processos relacionados ao Atendimento Fala.BR, Recurso de 1ª Instância, Atendimento via Formulário, Atendimento de Mensageria e Atendimento via Telefone. Os modelos inéditos de fluxos de processos para a governança de dados representam uma contribuição original para o setor público, podendo servir de referência para adoção em outras instituições.
Juliana Moreira dos Santos
Eduarda Pinheiro de Castro
Glessia Silva
Fernanda Salvador Alves
as interações no Sistema Local de Inovação (SLI) podem fomentar políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo local, embora sua aplicação em países menos desenvolvidos siga trajetórias distintas das observadas em nações desenvolvidas. Assim, o objetivo desse Produto Técnico-Tecnológico é realizar um mapeamento do SLI de Rondon do Pará e apresentar um guia de macro atividades para revitalizar a rua principal de Rondon do Pará. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com observação direta e análise documental para descrever em formato de relato, a intervenção proposta. Os resultados apontam a existência de atores centrais suficientes para a formação de um SLI em Rondon do Pará, sobre o qual foi feito um plano de ação para revitalizar a “Rua Principal”, denominado de Projeto Inova Rua Principal. Concluímos que a articulação consolidada entre os atores do SLI mapeado, pode resultar em uma estratégia promissora para a “Rua Principal” de Rondon se manter ativa e competitiva, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.
BRENDA CORDOVIL CORREA DOS SANTOS
Edna Torres de Araujo
victor gabriel alves corrêa
Allan Pinheiro Monteiro
Delciane Andrade Mendes
JEFFERSON MODESTO DE OLIVEIRA
Este relato apresenta a experiência de desenvolvimento e implementação de um Planejamento Estratégico Participativo no âmbito do PROFIAP/UFRA — Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, ofertado pela Universidade Federal Rural da Amazônia. O programa, vinculado à CAPES e coordenado nacionalmente pela ANDIFES, tem como missão promover o conhecimento e a qualificação em Administração Pública, integrando teoria e prática para implementar ações sustentáveis que respondam às demandas do setor público, com foco nas especificidades e desafios da Amazônia. O relato descreve o processo de construção colaborativa do produto técnico-tecnológico (PTT), que envolveu docentes, discentes e técnicos administrativos em uma dinâmica de pesquisa-ação. A metodologia adotada incluiu oficinas temáticas, consulta pública à comunidade acadêmica e sistematização de diretrizes com base em ferramentas como SWOT e Balanced Scorecard (BSC). Como resultado, foi estruturado um modelo estratégico aderente ao contexto amazônico e às exigências da pós-graduação profissional. O relato evidencia os impactos do processo, como o fortalecimento da governança acadêmica, o engajamento institucional e a criação de instrumentos de monitoramento e avaliação contínua. Também destaca o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades), e aponta o potencial de replicabilidade do modelo em outros programas de pós-graduação em administração pública.
FELLIPE SILVA MARTINS
This proposal presents FAHP-L, a web-based application that implements a level-sensitive version of the Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP) designed for strategic decision modeling in management. The tool is grounded in Chang’s extent analysis method, with a novel enhancement: a hierarchical respondent weighting scheme that adjusts individual evaluations according to organizational level (strategic, tactical, operational). This feature responds to a central gap in multicriteria decision-making (MCDM) tools - namely, the lack of mechanisms to incorporate the salience and asymmetry of decision-maker input in organizational settings. FAHP-L has been applied manually in peer-reviewed studies involving strategic resistance to IT change, public-sector outsourcing, and decisions in agribusiness. These applications show that traditional FAHP models treat all respondents equally, potentially distorting results when expert input varies in strategic relevance. By automating a correction mechanism, the app improves methodological rigor while expanding FAHP’s utility in empirical research. Developed in Python using Streamlit, FAHP-L features an intuitive interface, interactive comparison matrices, transitivity violation detection, and full export functionality for research replication. It supports evaluations of both criteria and alternatives, and provides parallel output using baseline (mainstream, traditional FAHP) and level-adjusted weights (FAHP-L) for comparisons. This innovation contributes not only to strategy research, but also to fields like governance, operations, public policy, and innovation management - where complex decisions involve diverse stakeholders with varying levels of authority. FAHP-L transforms a previously manual, error-prone modeling process into an accessible, robust decision support tool for researchers and practitioners alike.
DÉBORA MENDONÇA MONTEIRO MACHADO
Cristina Dai Prá Martens
Claudia Terezinha Kniess
Este relato apresenta um produto técnico-tecnológico desenvolvido com o propósito de diagnosticar, de modo integrado e sistematizado, o grau de inovação, empreendedorismo e transformação digital, oferecendo subsídios analíticos ao processo decisório estratégico. A construção do produto foi conduzida com base na metodologia Design Science Research (DSR), estruturada em cinco fases: (i) realização da revisão sistemática da literatura, com a análise de 329 publicações científicas; (ii) condução de três entrevistas exploratórias; (iii) desenvolvimento do método de diagnóstico; (iv) demonstração e validação iterativa da solução, envolvendo dois pesquisadores acadêmicos e sete organizações, tendo desenvolvido 11 ciclos de refinamento e melhoria na solução; e (v) avaliação ex post, por meio de grupo focal com gestores de três empresas, que atestaram a aplicabilidade, relevância e confiabilidade da solução. O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) é um sistema computacional (software) denominado EITD Diagnóstico Corporativo, registrado junto ao INPI, que operacionaliza um método para avaliar de forma estruturada o nível de empreendedorismo organizacional, o grau de inovação e a maturidade da transformação digital de empresas projetificadas.O PTT contribui com um processo de análise estruturado que possibilita analisar, de forma abrangente, as empresas com diagnósticos longitudinais, gerando recomendações estratégicas para gestores que potencialmente podem orientar ações gerenciais para alinhamentos e decisões estratégicas, ações de planejamento e processos de transformação nas organizações. O PTT pode ser considerado com médio grau de complexidade e inovação em seu desenvolvimento, com alta aplicabilidade realizada e alto potencial de replicabilidade, bem como com médio impacto realizado e alto impacto potencial.
OSWALDO FERREIRA BARBOSA JUNIOR
Este relato apresenta a construção de um artefato desenvolvido em uma Instituição de Ensino voltada à capacitação de gestores do Terceiro Setor. A criação do instrumento teve como principal motivação a necessidade de mensurar, com maior precisão, a maturidade gerencial das organizações participantes de um programa de formação que a instituição oferta há cerca de 15 anos. O objetivo foi estabelecer indicadores mais sistematizados e alinhados às reais necessidades das iniciativas sociais. O processo de desenvolvimento ocorreu entre março e dezembro de 2024. Utilizamos o método Design Science Research (DRS) com o conceito de maturidade e realizamos as etapas metodológicas: revisão bibliográfica sobre modelos de maturidade e gestão no Terceiro Setor; mapeamento e análise de artefatos existentes; realização de pré-testes; formação de um comitê técnico com especialistas da área; prototipagem do instrumento e testes de validação. Em paralelo, foi construída uma plataforma digital para viabilizar a aplicação online do artefato, de forma acessível e gratuita. O resultado final foi o lançamento, em janeiro de 2025, de uma ferramenta prática, interativa e gratuita, voltada à autoavaliação da maturidade em gestão de iniciativas do Terceiro Setor brasileiro. A expectativa é de que o artefato contribua significativamente para o fortalecimento das capacidades organizacionais das entidades sociais, apoiando sua profissionalização, sustentabilidade e impacto.
Jordy Lopes dos Santos
Mikely Gomes Albuquerque
Nayure Lopes Ribeiro
As Doenças Diarreicas Agudas configuram-se como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades sociais, sanitárias e econômicas. Nesse cenário, fortalecer estratégias de vigilância, prevenção e resposta rápida nas unidades notificadoras torna-se essencial para a mitigação desse agravo. Este produto teve como objetivo elaborar um plano de ação estruturado, baseado na metodologia 5W2H, direcionado ao enfrentamento das doenças diarreicas agudas e à qualificação da gestão por indicadores, com foco na melhoria dos desfechos em saúde coletiva. O desenvolvimento deste trabalho foi dividido em duas fases. A primeira consistiu na identificação dos principais fatores que contribuem para a ocorrência do agravo, considerando determinantes ambientais, comportamentais e estruturais. A segunda fase correspondeu à análise epidemiológica dos dados extraídos do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica para Doenças Diarreicas Agudas (SIVEP/DDA), do Ministério da Saúde, com recorte temporal em 2024. Essa análise revelou inconsistências nos registros epidemiológicos de 15 capitais brasileiras, evidenciando fragilidades no processo de notificação. O plano de ação resultante contemplou oito eixos, incluindo análise de dados, qualificação das notificações, mobilização comunitária, ações educativas, distribuição de insumos, mutirões intersetoriais, monitoramento e articulação com campanhas nacionais.
Cledison Santos Silva
FRANCIS CLEITON BALBINO DA SILVA
O presente relato descreve a Produto Técnico-Tecnológico (PTT) intitulada Cert Green: Solução Digital para Certificação da Produção Orgânica via Organizações de Controle Social. O projeto visa digitalizar e otimizar os processos de certificação de produtos orgânicos realizados por Organizações de Controle Social (OCS), por meio do desenvolvimento de um aplicativo móvel integrado a funcionalidades de planejamento de recursos (MRP), georreferenciamento, comunicação com o produtor e geração automatizada de relatórios. A metodologia aplicada envolveu diagnóstico participativo com atores do ecossistema da produção orgânica, mapeamento de processos e aplicação de princípios da engenharia reversa para construção do fluxo digital. A ferramenta foi concebida para responder a demandas reais levantadas junto a produtores rurais e certificadores, especialmente no estado de Alagoas, onde os processos ainda são majoritariamente analógicos. O impacto esperado inclui maior transparência, rastreabilidade e eficiência no processo de certificação, promovendo inclusão digital, sustentabilidade econômica e fortalecimento da agricultura familiar orgânica. A solução é replicável em outras regiões do país, contribuindo para a expansão do mercado de orgânicos e a profissionalização das OCS.
Paulo Victor da Silva Vescovi
Felipe Zambaldi
Eduardo de Rezende Francisco
A plataforma técnico-tecnológica (PTT) LongevMap foi desenvolvida com o objetivo de apoiar a gestão pública, a transparência e pesquisas no Brasil. Utilizando abordagens metodológicas modernas, como modelagem espacial e inteligência artificial, a LongevMap integra múltiplas fontes públicas heterogêneas (IBGE, DATASUS, Receita Federal, entre outras) em uma base unificada, superando problemas de interoperabilidade, granularidade e comparabilidade típicos de dados governamentais abertos. O processo envolveu rigorosos tratamentos estatísticos e modelagens espaciais, especialmente utilizando o modelo MGWR (Regressão Geograficamente Ponderada Multiescala), que ¬¬revelou de forma robusta a relação localizada de variáveis socioeconômicas, demográficas e de saúde sobre dimensões da longevidade, como a expectativa de vida, a mediana da idade dos idosos e o total de idosos per capita. Além disso, técnicas modernas como o modelo GPT-3.5 da OpenAI foram aplicadas para extrair automaticamente informações qualitativas a partir de documentos textuais fornecidos pelos Conselhos Municipais do Idoso. Disponível gratuitamente e desenvolvida integralmente em tecnologias open source, a plataforma disponibiliza aos usuários painéis interativos com mapas, gráficos e visualizações dinâmicas que facilitam a análise espacial e comparativa dos municípios. Ao fornecer dados padronizados, documentados e facilmente reutilizáveis, a LongevMap contribui significativamente para maior transparência pública, tomada de decisões baseadas em evidências, e estimula novas pesquisas sobre o envelhecimento populacional brasileiro ou outras áreas que podem reutilizar o mesmo conjunto de dados, configurando-se como um produto inovador e aplicável em diferentes contextos territoriais e acadêmicos. Palavras-chave: Inteligência Artificial; GeoAnalytics; Plataforma; Modelagem Espacial.
Duterval Jesuka
Flavio Luiz de Moraes Barboza
Geraldo Nunes Silva
Jean Carlos Domingos
Daniel Vitor Tartari Garruti
Jose Augusto Fiorucci
O mercado financeiro global, que movimenta trilhões de dólares anualmente, apresenta desafios significativos na análise de investimentos, como a complexidade dos dados, conflitos de interesse em análises humanas e a necessidade de previsões precisas e ágeis. Evidências demonstram que modelos tradicionais possuem limitações em lidar com a dinâmica do mercado, enquanto técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados têm se destacado por sua capacidade de processar grandes volumes de informações e identificar padrões não perceptíveis pelos métodos convencionais. Diante disso, a TrendPrix propõe uma solução inovadora: um aplicativo baseado em IA que integra dados históricos, indicadores técnicos e sentimentos de mercado para gerar previsões de tendências de preços e carteiras de investimentos otimizadas. A ferramenta visa aprimorar a tomada de decisão dos gestores de fundos e até mesmo investidores individuais, oferecendo análises quantitativas automatizadas, transparentes e adaptáveis sem a influência humana, com potencial para reduzir riscos e maximizar retornos em cenários reais.
Flavio Luiz de Moraes Barboza
Daniel Vitor Tartari Garruti
Eduardo Oliveira de Sousa
MAURO DE OLIVEIRA NETO
Carla Bonato Marcolin
Pablo Rogers
Este Produto Técnico-Tecnológico (PTT) consiste no desenvolvimento de um painel interativo para gestores públicos acompanharem a previsão da Condição Financeira Governamental (CFG) e evolução de indicadores financeiros de municípios. A partir da identificação de limitações nos sistemas atuais de previsão fiscal, foi concebida uma solução baseada em inteligência artificial, com ênfase na aplicabilidade prática e na transparência dos resultados. Utilizando dados históricos de arrecadação e variáveis econômicas, o modelo prevê a CFG e exibe alertas visuais sobre desvios orçamentários. A solução foi testada municípios de Minas Gerais e demonstrou capacidade de antecipar dificuldades financeiras em municípios mineiros com taxa de acertos de até 92%. Um simulador baseado em inteligência artificial é um dos diferenciais para permitir análise de cenários, permitindo um planejamento mais elaborado, ou seja, tendo a ciência de dados como um aliado. O produto é replicável e pode ser integrado a diferentes sistemas de gestão pública.
Regivan José Dantas
Brigitte Renata Bezerra de Oliveira
Ana Regina Bezerra Ribeiro
Márcio Sampaio Pimentel
Marcos Felipe Falcão Sobral
Marcelo Luiz Monteiro Marinho
Este documento tem como objetivo apresentar e descrever o processo de desenvolvimento do Produto Técnico-Tecnológico (PTT) S-CARB. Trata-se de um protocolo para a mensuração, mitigação e compensação de emissões de carbono em instituições de ensino, realizado no âmbito do SENAC Pernambuco. Fundamentado nos referenciais teóricos do Greenhouse Gas Protocol, nas diretrizes do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e na literatura especializada em governança ambiental, gestão e sistemas de informação, o relato descreve a estrutura metodológica, funcional e operacional do sistema. O S-CARB se configura como uma base integrada, que viabiliza a construção de inventários de emissões com base em quatro dimensões: elétrica, térmica, materiais e resíduos. Seu caráter inovador reside na incorporação de funcionalidades como sensores inteligentes, algoritmos de conversão, painéis analíticos e um modelo de certificação institucional em faixas de neutralidade de carbono. As principais contribuições do PTT incluem o fortalecimento da cultura de sustentabilidade, o suporte à tomada de decisão com base em dados confiáveis, a promoção da educação climática e a replicabilidade da solução em outros contextos organizacionais. O artigo evidencia, assim, o potencial do S-CARB para influenciar políticas organizacionais, institucionais e sociais, ampliar a governança ambiental e promover a transição para economias de baixo carbono no setor educacional.
CAMILA BARRETO COELHO DE ANDRADE
Luiza Reis Teixeira
A Tecnologia de Gestão Social (TGS) ora apresentada, intitulada Manual de Participação em Políticas Urbanas, busca otimizar a participação na área de urbanismo através da otimização de incidência política na área, com objetivo de subsidiar a população no que tange a efetivação do caráter deliberativo dos eventos participativos na área de urbanismo, através da suplantação de lacunas existentes na legislação que versa sobre a participação no âmbito das políticas urbanas, como por exemplo, a falta de exigência de quórum mínimo para que o poder público valide planos, projetos e estudos na área. A TGS é de suma importância para melhoria da coesão social na área de urbanismo, cuja implantação no Brasil ocorre majoritariamente pelo poder público, além disso, visa contribuir para cidades mais sustentáveis, alinhadas as demandas da população e com maior possibilidade de enfrentamento às mudanças climáticas.
Aline de Lucas
Luis Filipe Alves Araujo
Sóstenes Pereira Gomes
Denise Franca Barros
A Secretaria de Saúde do município de Jacareí enfrenta limitações na gestão de sua frota de veículos em razão do uso de planilhas impressas, que dificultam o acesso rápido às informações e geram acúmulo de dados físicos. Para superar esses desafios, foi proposta a implementação de um sistema informatizado de controle de veículos, capaz de registrar com precisão o uso de cada automóvel, os motoristas responsáveis e os respectivos itinerários percorridos. A solução permite o acompanhamento detalhado da quilometragem, otimizando o controle de manutenções preventivas e corretivas, além de contribuir para a redução de custos operacionais. A automatização dos processos administrativos promove maior agilidade, transparência e confiabilidade na gestão da frota, ao mesmo tempo em que reduz a carga de trabalho manual. O sistema foi desenvolvido com tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, Node.js, Express.js, EJS e SQL. Além de atender às demandas atuais da secretaria, a proposta representa um avanço significativo na modernização dos serviços públicos, promovendo uma gestão de dados mais eficiente e consistente. A solução também se alinha aos pilares das cidades inteligentes (smart cities), ao integrar dados de mobilidade urbana em tempo real, otimizar rotas para redução de emissões de carbono e promover transparência na gestão de recursos públicos — elementos essenciais para a sustentabilidade e eficiência urbana.
CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO
ANA REBECA VERAS BRITO FONTENELE
ISAIAS RIBEIRO GONÇALVES
Este Produto Técnico-Tecnológico (PTT) teve como objetivo desenvolver e validar um material didático voltado ao ensino de empreendedorismo para o Ensino Fundamental II, com uma abordagem crítica, interdisciplinar e contextualizada. A proposta surgiu da identificação da carência de materiais estruturados e estratégias pedagógicas que considerem o empreendedorismo como prática formativa nas escolas públicas brasileiras. A metodologia adotada baseou-se em referenciais teóricos da psicologia do desenvolvimento, pedagogia crítica e sociomaterialidade, além de práticas educacionais inovadoras. A validação do material ocorreu na Escola Novas Trilhas (ENT), em Parnaíba–PI, envolvendo a capacitação de professores e o acompanhamento de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental II. Os resultados indicaram alto engajamento dos estudantes, desenvolvimento de competências empreendedoras e fortalecimento de atitudes como autonomia e pensamento crítico. Entretanto, foram identificadas limitações na formação docente e na distinção entre projetos escolares pontuais e metodologias de ensino sistematizadas. As contribuições deste trabalho abrangem os campos acadêmico, social e prático, oferecendo uma perspectiva de empreendedorismo como dispositivo de cidadania e fortalecendo o protagonismo juvenil. Recomenda-se a ampliação da aplicação do material em outras redes de ensino e a realização de estudos longitudinais sobre seus impactos.
Mikely Gomes Albuquerque
Jordy Lopes dos Santos
Este produto técnico-tecnológico teve como objetivo integrar ferramentas da qualidade com recursos digitais para fomentar a educação no trânsito em municípios de pequeno porte, tomando como estudo de caso o município de Tomé-Açu, no Pará. O trabalho fundamentou-se em duas diretrizes principais: o diagrama de causa e efeito (ou diagrama de Ishikawa) e o ciclo de melhoria contínua (PDCA), aliados à usabilidade da plataforma digital Canva, com o intuito de desenvolver materiais educativos acessíveis e visuais. O desenvolvimento foi estruturado em quatro etapas: (1) identificação e categorização dos principais fatores que contribuem para infrações de trânsito no município, por meio de reuniões e entrevistas com 8 colaboradores do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN); (2) levantamento e análise de dados secundários sobre a frequência e tipificação dos acidentes de trânsito registrados na UPA 24 horas durante o período de fevereiro a março de 2025; (3) aplicação das ferramentas da qualidade (diagrama de causa e efeito e ciclo PDCA) para propor intervenções educativas e preventivas; e (4) elaboração de uma cartilha educativa digital utilizando o Canva, voltada à sensibilização da população quanto à importância do comportamento seguro no trânsito. A cartilha foi pensada como um recurso de apoio às ações de conscientização e poderá ser incorporada a futuras campanhas do DEMUTRAN, reforçando o papel da tecnologia e da gestão da qualidade na promoção da segurança viária.
Amaury França Araujo
Daniel Xavier de Sousa
Daniel Vitor Ferreira Silva
Deborah Rodrigues
Jaqueline Alves Ribeiro
Este relato apresenta o desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico (PTT) que propõe uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA), especificamente em modelos generativos de linguagem natural (LLMs), com o objetivo de automatizar a elaboração de pareceres administrativos em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Com foco inicial na área de Gestão de Pessoas, a proposta visa otimizar processos, garantir conformidade normativa e ampliar a eficiência institucional. O projeto articula bases teóricas contemporâneas, marcos legais relevantes e metodologias ágeis para o desenvolvimento de uma solução ética, auditável e replicável. A relevância institucional decorre da aderência do produto às diretrizes de transformação digital na Administração Pública, enquanto a relevância acadêmica se manifesta na produção de conhecimento aplicado, dialogando com os desafios e oportunidades da IA no setor público. Este produto foi concebido no contexto de um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração, o projeto foi institucionalizado por um instituto federal como uma ação estratégica da área de Gestão de Pessoas, reconhecendo seu potencial de impacto administrativo e inovação na gestão pública. Palavras-chave: inteligência artificial, gestão pública, pareceres administrativos, transformação digital, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Jefferson Luiz Bution
Fábio Lotti Oliva
A crescente complexidade dos ambientes organizacionais exige modelos que não apenas mensurem, mas instrumentalizem a Gestão de Riscos Corporativos (GRC) de forma estratégica. Este produto técnico-tecnológico apresenta o MAM-GRC, um processo/tecnologia de gestão desenvolvido como um modelo operacional para avaliar o nível de maturidade em GRC. Diferente de abordagens teóricas ou específicas por setor, o MAM-GRC é aberto e multissetorial, e visa apoiar decisões gerenciais a partir de uma visão do ambiente de valor da organização. A proposta integra perspectivas estratégicas e práticas consolidadas, desenvolvida pelo método de Design Science Research (DSR) como um artefato, a partir de pesquisa conceitual, entrevistas com gestores e profissionais experientes, e estudo de caso pela aplicação em empresas de grande porte. O modelo permite o diagnóstico de cinco níveis de maturidade em GRC e pode ser utilizado para planejar melhorias, visando o aumento de nível, e assim amplia o alinhamento da GRC à criação e manutenção de valor da organização. A implementação desse processo/tecnologia de gestão evidenciou sua capacidade de instrumentalizar a maturidade organizacional, impactando positivamente na gestão de riscos com relevância social, ambiental e econômica.
Karoline Turcatti
Janaina Macke
O território é um elemento estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável e para a promoção de vínculos sociais. No entanto, no cenário das cidades modernas, sobretudo no Sul Global, as intervenções urbanas frequentemente desconsideram a percepção das pessoas e suas experiências cotidianas no espaço. Diante disso, o Produto Técnico-Tecnológico (PTT) apresentado neste artigo propõe a incorporação do sensemaking, processo pelo qual as pessoas constroem sentido a partir da interação com o ambiente, como ferramenta para planejar e executar ações mais sensíveis, colaborativas e situadas no território. Este último é compreendido não apenas como espaço físico, mas como construção social e simbólica que reflete identidades e relações de poder. A cartilha Cidades Sensíveis configura-se como uma tecnologia social voltada a orientar intervenções urbanas a partir da percepção coletiva e da construção de sentido territorial. O PTT resulta das inquietações profissionais da autora, arquiteta e gerente de projetos, aliadas à sua formação acadêmica no mestrado em Administração, sendo fundamentado em uma pesquisa teórico-empírica aplicada a um bairro planejado em Pelotas/RS. Embora derivado desse contexto específico, a cartilha apresenta uma metodologia replicável, com diretrizes estruturadas em três etapas e 15 dimensões fundamentais do sensemaking baseado em território. Dessa forma, busca-se fortalecer o pertencimento, valorizar experiências locais, identidade e ampliar a sensibilidade das políticas públicas e estratégias urbanas às vivências sociais
Vitor Gabriel Silva Freitas
Erica Fernanda Olímpio da Silva
Maria Luciana de Almeida
A crescente demanda por eficiência e padronização no setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) evidencia a necessidade de soluções digitais que otimizem processos e minimizem falhas operacionais. Este estudo objetivou avaliar se a implementação de um programa específico, denominado OPMEWEB, é capaz de atender às demandas do setor. A análise buscou verificar se o sistema promove integração e simplificação de processos, reduz a necessidade de envio de documentos físicos, digitaliza tarefas antes realizadas manualmente e, por consequência, melhora a eficiência operacional. Com base em fundamentos teóricos sobre gestão integrada e digitalização, foi adotada uma metodologia exploratória, com análise de dados quantitativos e entrevistas qualitativas com usuários e gestores. Os resultados demonstraram redução no Tempo Médio de Entrega (TME) da documentação e melhorias na organização e produtividade, apesar de desafios na fase inicial de adaptação. Conclui-se que o OPMEWEB possui alto potencial para otimizar os fluxos operacionais, desde que as barreiras à sua adoção sejam adequadamente gerenciadas.
Lisiane Machado
Bruno Anicet Bittencourt
Kadígia Faccin
WAGNER DOS SANTOS CHAGAS
Em um cenário de inovações abertas e colaborativas emergem os ecossistemas de inovação. Movimentos globais, organizados nas últimas décadas como estratégias de desenvolvimento urbano, por meio de ação coletiva, articulados pelos atores da quádrupla hélice – universidades, empresas, governo e comunidade em geral, constituem-se em ecossistemas de inovação urbanos, visto que as cidades têm enfrentado diversos desafios e dificuldades socioeconômicas. Gerenciar os processos de inovação é uma tarefa complexa que exige a mobilização dos atores por meio da prática de orquestração articulada por um orquestrador. Nesse contexto, existe uma dificuldade em articular e orquestrar os atores inseridos no ecossistema de inovação urbano identificando-se como lacuna de pesquisa a necessidade de discussão da abordagem baseada em competência do orquestrador. Porém, a literatura não aborda com profundidade e clareza; além de não se saber como desenvolver essa competência nos indivíduos. O presente relato tem como objetivo apresentar a proposição e a validação de um método de capacitação para o desenvolvimento da competência de orquestração individual, para atuação do orquestrador, no contexto de ecossistemas de inovação urbanos, com o desenho metodológico da Design Science Research (DSR), integrando um conjunto de atividades, para propiciar experiências de aprendizagem, a partir de uma Jornada Formativa de Aprendizagem, no formato de um BootCamp, nomeado BootCamp Orchestration Lab, no metaverso Second Life, inspirado na aprendizagem baseada em fenômenos (phenomenon-based learning) e no método Change Laboratory Method, promovendo um ecossistema de aprendizagem, a partir da teoria da atividade numa perspectiva ecossistêmica.
Bruno Bondarovsky
Marcelo Marchesini da Costa
EDWARD HERMANN HAEUSLER
lucas carvalho
Fernando Antonio Dantas Gomes Pinto
Pedro Montes do Amaral
Emendas parlamentares são um tema amplamente presente na agenda pública brasileira na última década. Entre 2015 e 2024 houve uma grande ampliação do volume de recursos públicos federais controlados por parlamentares. A despeito da sua importância, ainda há muitas críticas sobre a falta de transparência na alocação de emendas parlamentares. Há um amplo desconhecimento sobre o assunto, agravado pelas diversas mudanças regulatórias e termos técnicos utilizados na gestão de emendas. Diversas plataformas governamentais apresentam dados sobre o assunto, porém de maneira fragmentada e de difícil navegação. Esse contexto levou a uma colaboração entre diferentes instituições acadêmicas, pesquisadores independentes e organizações da sociedade civil para o lançamento do projeto Melhores Emendas. O projeto contempla a criação de um grupo de pesquisa sobre o tema, a elaboração de um guia, e o lançamento de uma nova plataforma de dados sobre emendas parlamentares. Este artigo detalha a motivação e processo de criação do projeto Melhores Emendas, descrevendo resultados já alcançados, suas funcionalidades atuais, e apontando quais são os aprimoramentos propostos.
Patrícia Kelli Silva de Oliveira
Andrea Aparecida da Costa Mineiro
João Marcelo Lemes Vilhena
Sandra Miranda Neves
DAILA DOS PASSOS VITORINO
O presente estudo corresponde ao desenvolvimento de um produto/documentário, representado pela modalidade 11 (material didático) desta chamada, que tem por objetivo apresentar a temática passado-presente-futuro das universidades empreendedoras no contexto brasileiro, a partir da percepção de especialistas que ajudaram nessa construção. Esse trabalho se justifica tendo em vista a necessidade da popularização da ciência e da disseminação da cultura empreendedora de forma transversal na sociedade, a partir da atuação da universidade. O documentário foi construído a partir de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, por meio do método de pesquisa de história oral, que consiste na história do tempo presente, considerando que implica a percepção do passado como algo que tem continuidade na atualidade e cujo processo histórico não está acabado. Como resultado originou-se um produto que corresponde a uma média-metragem de aproximadamente 40 minutos, que retrata o histórico e os marcos legais e políticos ao longo dos últimos anos no cenário da inovação e das universidades brasileiras. Ademais, apresenta os desafios enfrentados como a consolidação da terceira missão (extensão/inovação), ainda em desenvolvimento e a necessidade de um diálogo mais aberto e interdisciplinar, especialmente quanto ao ensino básico e seus impactos no ensino superior. Foi identificado, também, que as universidades caminham mais rápido, mas ainda precisam acelerar mais, para entregar à sociedade soluções advindas de estudos e pesquisas que visam tornar um mundo mais sustentável nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, por meio de tendências como Deep Techs e negócios regenerativos.
Guilherme Lopes dos Santos
Murilo Alvarenga Oliveira
O estudo descreve o desenvolvimento de um modelo de prontidão digital no campus universitário do Araguaia da Universidade Federal do Mato Grosso (CUA-UFMT). Inspirado no conceito para tecnologias da Indústria 4.0, a pesquisa resultou em um sistema de autodiagnóstico web para avaliar a prontidão digital da universidade. O modelo conceitual adapta insights de modelos existentes na literatura e utiliza uma matriz 2x2 para identificar quatro níveis de prontidão digital. O sistema, composto por 24 itens, foi avaliado por especialistas do campus. Após ajustes, foi desenvolvido uma aplicação de autodiagnóstico web em Python para coletar as opiniões de docentes e técnicos do campus. Como resultado surgiu a proposição do SIAPD, resultando na avaliação em nível inicial da unidade de análise e desenvolvimento de um protótipo de aplicação web, submetido a uma prova de conceito. O produto seguiu um rigor metodológico suficiente para enfrentar a ausência de uma política que avalie e mensure o nível de prontidão digital, refletindo a realidade atual do CUA-UFMT. A produção tecnológica combina um software e um relatório técnico que descreve a concepção do modelo culminando no sistema de autodiagnóstico web.
Mauro Luiz Martens
giovani leandro zago
edson macedo carli
Clodoaldo Reis Mendonça
PEDRO HENRIQUE DURÃES MOURA
Após termos termos presenciado a maior catástrofe ambiental natural já evidenciada no contexto brasileiro, as cheias que acometeram o Estado do Rio Grande do Sul, percebeu-se a necessidade de evidenciar estudos teóricos e apresentar aplicações práticas de prevenção e remediação desses eventos traumáticos em termos humanos, sociais, ambientais e econômicos. Segundo o Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres (CRED), entre 2000 e 2023, somente no Brasil, os desastres decorrentes de inundação foram responsáveis por 3.623 mortes e um custo econômico de reconstrução de 890,5 milhões de dólares, indicando a importância de mitigação de danos causados. Assim, este relato apresenta uma proposta de Sistema para monitorar riscos ambientais e sinalizar alertas de crises e catástrofes. O projeto utilizou metodologia DSR (Design Science Research) para o desenvolvimento do sistema/aplicativo. O produto técnico-tecnológico (PTT) desenvolvido neste estudo trata-se de um Sistema/Aplicativo para monitoramento de riscos ambientais e sinalização on time de alertas de crises e catástrofes – CriSys. O sistema foi testado por profissionais de tecnologia de informação e professores parceiros ao projeto. Como contribuição, além do aplicativo desenvolvido, que gerou o registro do aplicativo no INPI. Ressalta-se o lançamento futuro do aplicativo na fase 1 para usuários de forma gratuita, o que configura contribuição social e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): 9. Indústria, inovação e infraestrutura, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 13. Ação contra a mudança global do clima e 15. Vida terrestre e 17. Parcerias e meios de implementação.
Eduardo Feitosa Bispo
Claudio Chauke Nehme
ANA PAULA BERNARDI DA SILVA
A escassez de profissionais de TI e a necessidade de aceleração da transformação digital exigem abordagens inovadoras para democratizar o desenvolvimento de soluções tecnológicas. O presente trabalho propõe um framework para capacitação e engajamento de cidadãos desenvolvedores (CDs) no contexto da hiperautomação, com foco no uso de plataformas low-code/no-code (LC/NC). Por meio de revisão de literatura estruturada, análise qualitativa e aplicação piloto em uma instituição pública brasileira (IPB), o framework integra uma estrutura formativa com modelo de apoio, governança estruturada e estratégias de engajamento. O resultado demonstra potencial significativo para direcionamento de instituições na escalabilidade de CD. Conclui-se que o framework é replicável e contribui para ambientes organizacionais mais ágeis, inovadores e seguros.
Marcus Antonio Cardoso Ramalho
Leonardo Mello Camilo da Silva
Eduardo Camilo da Silva
Ariel Levy
Luiz Felipe Leal Barebdo
ALEXANDRE PEIXOTO REBELLO
Este trabalho apresenta a implementação de uma arquitetura Lakehouse integrada com sistemas de Geração Aumentada por Recuperação (RAG) para a gestão do conhecimento organizacional em três empresas públicas brasileiras. A metodologia propõe uma abordagem estruturada em quatro camadas progressivas (Landing, Bronze, Silver e Gold), integrando tecnologias open source como MinIO, PostgreSQL, DuckDB e Delta Lake, com o modelo de linguagem DeepSeek executado localmente para processamento de consultas. A implementação do RAG na camada Silver incorpora um mecanismo de retroalimentação que enriquece progressivamente a base de conhecimento a partir das interações dos especialistas, cujas consultas e respostas são validadas, vetorizadas e incorporadas ao corpus. O diferencial metodológico reside na integração entre expertise humana e capacidades analíticas computacionais, estabelecendo um ciclo que resulta em produtos informacionais de alto valor agregado, caracterizados pela precisão técnica, fundamentação factual e contextualização adequada às necessidades específicas do projeto para tomadas de decisão baseadas em evidências.
Adihélen Santos de Melo
Danyelly Bruneska Gondim Martins
José Luiz de Lima Filho
Taciana de Barros Jeronimo
A coleta de dados de Processos Intensivos em Conhecimento (PIC) pode ser complexa, pois são processos pouco ou nada estruturados, imprevisíveis, e que precisam ser flexíveis. Faltam às metodologias de gerenciamento e modelagem de processos um suporte que viabilize essa atividade. O Diagrama de Mapeamento de Processos Intensivos em Conhecimento (DMPIC) é uma ferramenta para coleta de dados anterior à modelagem e construção de requisitos de sistemas, funcionando como uma base de conhecimento enriquecível, que torna transparente as informações, facilita a avaliação e validação dos dados e reduz o tempo de aprendizagem, podendo ser aplicado para mapear processos administrativos, de pesquisa e desenvolvimento, inclusive processos patenteáveis. Este trabalho apresenta um DMPIC aplicado a um Instituto de Pesquisa vinculado à uma Universidade Federal Brasileira. A modelagem foi prototipada com planilha, e para sua elaboração foi utilizada a abordagem Adaptive Case Management e elementos da Case Management Model and Notation. Aplicado ao Instituto de Pesquisa de uma Universidade Federal, o DMPIC viabilizou o rápido levantamento de informações, inclusive de conhecimentos tácitos, além da otimização de processos, proporcionando documentação rápida e diagnóstico ágil. Essa ferramenta inovadora permitiu identificar potencialidades dos PICs do Instituto, como aqueles passíveis de otimização, publicáveis e patenteáveis, o que permitirá aumentar a eficiência operacional, pondo o foco no objetivo ao invés do processo, e favorecendo a adaptação às mudanças e variações nos casos.
Márcio Akio Nakamura
GEOVANA ALVES DE LIMA FEDATO
LIZ VANESSA LUPI GASPARINI
Este Relatório Técnico Conclusivo, ao abordar a temática na inovação no ensino superior, destaca a urgência de estabelecer diretrizes robustas para a gestão da Propriedade Intelectual (PI) nas universidades. O foco principal é demonstrar como as instituições de ensino superior podem assumir um papel de protagonismo no desenvolvimento social e econômico, especialmente em áreas periféricas. A promoção de pesquisas alinhadas às demandas e potencialidades locais, e o incentivo à criatividade e ao empreendedorismo são utilizados como uma das estratégias nas diretrizes propostas. A colaboração entre os setores acadêmico e empresarial é enfatizada como um fator que contribui para a transferência e comercialização de tecnologias, ação que pode fortalecer o impacto social das universidades. Para operacionalizar as diretrizes e aprimorar a gestão da PI, foi sugerido um processo com a criação de um Comitê de Inovação para atuar como uma assessoria, na interface entre pesquisadores e a comunidade. Esse comitê protagoniza a realização e integração das ações propostas, na busca de interação da universidade com o ecossistema, atendendo de forma mais eficaz às necessidades da comunidade acadêmica e local. O relatório técnico conclusivo detalha mecanismos de gestão, estruturas de apoio e recomendações para capacitação de docentes e pesquisadores, visando assegurar a proteção das criações acadêmicas e promover um ambiente propício à inovação.
Arlindino Nogueira Silva Neto
Thiago Souto Mendes
Leandro José Silva Andrade
cleber jorge lira de santana
Paulo Ramon Santana de Lima
Anderson Silva Brito
Este relato apresenta o desenvolvimento e os resultados parciais da plataforma digital criada para automatizar e monitorar o ciclo completo de financiamento de projetos sociais no âmbito das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) de uma instituição financeira brasileira. O software foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de estudantes e docentes da UFBA e do IFBA, no contexto do Programa Nubank em parceria com instituições públicas de ensino superior. A plataforma contempla funcionalidades como publicação de editais, cadastro e seleção automatizada de propostas, envio de relatórios de execução, controle de contrapartidas e painel de indicadores de impacto social. A arquitetura do sistema utiliza tecnologias como Django, Next.js, PostgreSQL e serviços AWS, adotando o modelo C4 e metodologia ágil Scrum para entregas incrementais e integração contínua com os usuários. A solução encontra-se em fase de testes com analistas internos e organizações financiadas, recebendo validações positivas da área ESG do banco parceiro. A plataforma atende às necessidades operacionais, gerenciais e estratégicas do setor, contribuindo para maior eficiência, transparência e mensuração de impacto. Este relato insere-se na modalidade “Software/Aplicativo”, com aderência à categoria de “Tecnologia Social”, e reflete uma proposta inovadora de desenvolvimento colaborativo entre universidade e empresa, com potencial de replicabilidade em outras organizações que apoiam projetos sociais.
Rafael Silva Cocchiarelli
A governança eficiente das contratações na administração pública é essencial para garantir transparência, eficiência e mitigação de riscos. Este trabalho apresenta uma abordagem baseada em inteligência de dados para aprimorar o controle e a tomada de decisões em processos de contratação pública. A partir da análise de dados públicos das contratações do Estado do Rio de Janeiro entre 2020 e 2024, foram aplicadas técnicas de análise exploratória, modelagem estatística e aprendizado de máquina para identificar padrões e possíveis irregularidades. Para isso, utilizou-se um modelo preditivo de classificação baseado no algoritmo XGBoost, que demonstrou alta precisão na identificação de contratações com maior probabilidade de risco. Como resultado, foi desenvolvido um dashboard interativo que permite a visualização dinâmica dos dados, proporcionando suporte analítico para gestores tomarem decisões de forma ágil e embasada. Os achados indicam que a aplicação de técnicas avançadas de análise de dados fortalece a governança pública e aprimora os mecanismos de controle interno.
Luciane Aparecida Pereira da Silva Gonçalves
Esse produto técnico é do tipo relatório técnico conclusivo e propõe organizar a descrição do acompanhamento multidisciplinar, que integra o Programa de Aprendizagem Profissional (PAP), instrumento de qualificação profissional voltado à formação de adolescentes e jovens, regulamentado pela Lei nº 10.097/2000, complementada pelo Decreto nº 9.579/2018. A legislação determina que empresas com sete ou mais funcionários em funções que exigem formação profissional devem contratar aprendizes em proporção que varia entre 5% e 15% do total dessas funções. Em casos de frações, a lei prevê a admissão de um aprendiz adicional (art. 429, caput e § 1º da CLT). O PAP adota um modelo de formação dual, que combina a prática profissional na empresa com a formação teórica em cursos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho. Essa formação é formalizada por meio do Contrato de Trabalho Especial de Aprendizagem, que define os direitos, deveres e condições para o cumprimento da cota legal (Brasil, 2000, 2005, 2018).
Danilton Carlos da Silva
Jussara Goulart da Silva
AGAONE DONIZETE SILVA
Este artigo apresenta o desenvolvimento e a validação preliminar da plataforma digital ViewCongresso, projetada para otimizar a gestão de artigos científicos e eventos acadêmicos por meio de uma abordagem integrada, acessível e normativa. A plataforma combina ferramentas para redação conforme normas técnicas (ABNT, APA etc.), submissão de trabalhos com avaliação cega, gestão de eventos, emissão de certificados e controle financeiro com emissão de notas fiscais. Construída com base em tecnologias web como Django, Docker e bancos relacionais, a solução promove escalabilidade, segurança e experiência positiva ao usuário. A validação inicial, realizada com 38 participantes de diferentes perfis, indicou altos índices de usabilidade e satisfação. A proposta atende a uma lacuna observada em plataformas existentes, ao unificar a produção acadêmica e a organização de eventos em um único ambiente digital, com potencial de adoção nacional e internacional por instituições de ensino e pesquisa.
Ingrid Saraiva Lima
JOSIMAR SOUZA COSTA
THAYANNE LIMA DUARTE Pontes
Naiderson Ferreira de Lucena
Marina Gabriela Vergara Rivas de Moura Cunha
Este estudo de caso analisa o aplicativo "ISIS IA: Previsão Inteligente de Custos Logísticos", um protótipo (MVP) desenvolvido para estimar custos na exportação de polpas de frutas da América do Sul para a Europa. O aplicativo utiliza modelos de Machine Learning (ML), apresentando resultados de regressão linear e modelo Random Forest , considerando variáveis operacionais, econômicas e temporais. O objetivo do aplicativo é fornecer uma ferramenta interativa para simular cenários logísticos e obter estimativas de custo. A análise detalha a justificativa dos parâmetros, a implementação dos modelos, a estrutura de dados e as vantagens/limitações. O estudo contribui ao ilustrar a aplicação prática de ML na previsão de custos logísticos para um contexto específico, oferecendo insights para gestores e desenvolvedores. A metodologia adotada foi um estudo de caso exploratório e descritivo, analisando o código-fonte e dados simulados do aplicativo.
Maria Carolina Martinez Andion
Maria Júlia Pereira Spindler Guedes
Danilo José Alano Melo
Julia Furlanetto Graeff
JAQUELINE ANDRADE
Este relato refere-se aos Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs) frutos de uma experiência de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atores do sistema de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI) e dos sistemas de garantia de direitos das crianças, adolescentes e da juventude do governo de Santa Catarina para a implementação do Programa Catarinense de Inovação Social – Inspire e do Piloto do Observatório Catarinense de Inovação Social. Tal programa iniciou em 2021, a partir de um projeto de pesquisa aplicada desenvolvido em parceria com a Rede Catarinense de Centros de Inovação (CIs), visando fortalecer a inserção comunitária dos CIs e promover ações e projetos mais integrados e permanentes de inovação social nos mesmos e nas diferentes regiões do estado, bem como gerar dados, informações e conhecimento sobre inovação social e sua relação com as políticas públicas. O programa e o Observatório destacam-se como produtos tecnológicos originais e relevantes, os quais permitem relacionar os Ecossistemas de Inovação Social (EIS) e as políticas públicas nas áreas de garantia de direitos de crianças e adolescentes e juventude, podendo ser aplicados para outras áreas de política. Este relato apresenta o programa, seus eixos, bem como a metodologia, os resultados e impactos alcançados e a aplicabilidade do Piloto do Observatório Catarinense de Inovação Social, levantando aprendizados e desafios que podem ser inspiradores para outras experiências, estudos e políticas públicas de fomento à inovação social no Brasil e internacionalmente.
Diana Cruz Rodrigues
CLÁUDIA SOUZA PASSADOR
Mário Vasconcellos Sobrinho
O produto técnico-tecnológico é um jogo didático infanto-juvenil, denominado “Tecnologia Social na Escola”, com o objetivo de incentivar o engajamento dos estudantes na implementação de soluções tecnológicas sociais em escolas públicas e comunitárias. O jogo é colaborativo e inspirado em princípios da gestão social (participação social, formação para cidadania e emancipação) e da tecnologia social (aprendizagem tecnológica participativa, reaplicação e mudança sociotécnica). O jogo é um material didático desenvolvido enquanto uma tecnologia social em si, de forma participativa e multidisciplinar, estando em sua primeira etapa de desenvolvimento. A principal inovação é ter como público-alvo focal para incidência na melhoria da gestão escolar os estudantes, em vez de agentes mais convencionalmente abordados como diretores e gestores escolares. Assim, a proposta busca incorporar uma concepção de gestão democrática e inclusiva. Os materiais do jogo são um tabuleiro (desenho de escola e com diversos ambientes em que soluções de tecnologia social podem ser aplicadas) e dois conjuntos de cartas: (1) cartas de perguntas e respostas com conteúdo nivelado de temas incidentes no dia-a-dia de escolas (como inclusão sociodigital, letramento matemático, cultura, acesso à água potável, segurança alimentar, esgotamento sanitário); e (2) cartas das soluções de tecnologia social aplicáveis em escolas. O nivelamento das perguntas e respostas visa permitir a aplicabilidade do jogo em diferentes anos escolares. A complexidade no desenvolvimento do jogo está em sua multidisciplinariedade e diferentes componentes para apropriação tecnológica. O impacto esperado é a maior disseminação de tecnologia social em escolas e a aprendizagem e o engajamento de estudantes nestas.
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